Caldeirão da Bolsa

BCP Investimento lança primeiros «warrants» sobre matérias-p

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por donjuan » 17/2/2005 16:41

Apoio 2 das propostas do djovarius:
- Maturidades mais longas
- Brent

Também eu investiria num produto que aliasse estas 2 características novas.

Força MM's!
I love the ups and downs of the market...

Registado: 9/9/2003 11:12

por djovarius » 17/2/2005 16:21

Ovos, não há muito o que dizer, a sugestão está feita.

Complementar estes warrants estruturados com outros "plain vanilla".

Mudar o activo subjacente: em vez do sweet light, passaria a ser o brent de Londres.

Certos MM`s europeus usam o brent como subjacente, quando se trata de petróleo, o que considero correcto, até porque sendo um produto cotado em Londres, não tem os imponderáveis do fuso horário.

Esta é a minha modesta contribuição, senhores MM`s :|

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por TRSM » 17/2/2005 15:47

Investidores particulares podem investir no crude em Nova Iorque
BCP Investimento lança primeiros «warrants» sobre petróleo (act)
A Euronext Lisbon tem a partir de hoje disponíveis à negociação os primeiros «warrants» estruturados sobre matérias-primas, sendo o subjacente escolhido o petróleo, anunciou hoje a entidade gestora da bolsa portuguesa.

--------------------------------------------------------------------------------

Ruben Bicho
rbicho@mediafin.pt

(actualiza com comunicado do BCP e tabela com os warrants disponíveis)

A Euronext Lisbon tem a partir de hoje disponíveis à negociação os primeiros «warrants» estruturados sobre matérias-primas, sendo o subjacente escolhido o petróleo, anunciou hoje a entidade gestora da bolsa portuguesa.

O BCP Investimento irá emitir três «warrants» do tipo «put» (opção de venda) e três do tipo «call» (opção de compra) sobre o petróleo, sendo estes produtos admitidos à negociação no mercado EasyNext Lisbon.

Há já alguns meses que o BCP Investimento tinha previsto lançar este tipo de produtos no mercado português, tendo a oferta sido adiada até que todas as condições para a negociação estivessem reunidas.

Explicação do BCP Investimento
Estes warrants têm a forma de turbo-warrants com stop loss, que permite aos investidores beneficiarem de variações de preços iguais às do activo subjacente desde que a barreira stop-loss não seja atingida. A barreira stop-loss é atingida se o preço do petróleo descer (no caso de um call warrant) ou subir (no caso de um put warrant) até um valor pré--definido. Nesse caso o warrant extingue-se e o investidor recebe um valor residual.

Apesar de o petróleo ser negociado em dólares, os warrants do Millennium bcp eliminam o risco cambial do investimento em moeda estrangeira. O investidor, ao adquirir warrants do Millennium bcp só está exposto às variações do petróleo. Por cada dólar que o crude variar, o warrant variará 10 cêntimos de Euro, uma vez que existe uma paridade de 10 para 1, respectivamente. Cada 10 warrants equivalem a 1 barril de petróleo. Assim, se um investidor comprar 10 warrants, por cada dólar que o petróleo varie, o investidor ganha ou perde € 1.

Em 2004, o crude registou o dobro da volatilidade do mercado de acções europeu, o que é mais um factor de atracção para os investidores. Comparando com o PSI20, o crude registou o triplo da volatilidade deste. Para além da volatilidade, o petróleo integra uma classe de activos até agora inacessível para os investidores particulares nacionais - as mercadorias ou matérias-primas - podendo, portanto, contribuir para a diversificação de uma carteira de investimento.
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (90.9 KiB) Visualizado 2745 vezes
untitled.bmp
untitled.bmp (90.9 KiB) Visualizado 2745 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por Ovos Moles » 17/2/2005 15:31

Djovarius, como este forum é um dos melhores frequentados do mercado em termos de participantes e como acredito que os próprios Market makers visitam regularmente o Caldeirão, porque não dares ideia para a criação do produto ideal. Define subjacente, strikes, maturidades e tipo de instrumento, se calhar ainda vais ficar supreendido com aquilo que se faz em Portugal. Lembro-me prefeitamente quando à cerca de dois anos vieste ao caldeirão falar de todo o tipo de warrants que existiam e acredita, que de uma forma mais lenta, têm vindo a ser introduzidos no mercado as variantes deste produto: já contamos com Vanilla, Turbo, Elevator, Inline e Stop-loss venham os Basket e os Bond.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por djovarius » 17/2/2005 15:21

Bom, nesse caso, está certo.

Eu é que não gosto desse tipo de situação. Prefiro W cuja maturidade seja superior a 3 - 4 meses.

Faltam em Portugal, outro tipo de W, que existem nalguns mercados, onde se permite uma alavancagem maior, quase sem efeito de volatilidade.

Turbos? Só se muito longe do knock-out, mas nesse caso, também se perde muita da elasticidade.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por donjuan » 17/2/2005 15:13

Mas o facto de ser vanilla ou TW ou vanilla tem que ver com o perfil de pay-off que o investidor pretende. Não com o risco que quer assumir.
O facto de vanilla produz um segundo risco, o de volatilidade. E penso que será muito mais eficiente termos produtos que nos oferecem os riscos isoladamente e que escolhemos quais queremos correr. Exemplo disso é a boa aceitação da característica "quanto". O não ter risco cambial agrada.
Eu se quero apostar no direccional do petróleo vou preferir um turbo a um vanilla. Eu se quiser apostar na volatilidade do petróleo, vou ter de cosntruir uma carteira dinâmica de vanillas para me expurgar o risco direccional do petróleo. E isto porque, aí sim, infelizmente não existem produtos que nos dêem uma exposição directa ao movimento da volatilidade, o tal isolamento do risco de que falei.
Sinceramente, prefiro em TW. É mais fácil fazer as contas e mais transparente de como se ganha ou perde. Não estou exposto a volatilidade e também não quero estar.

por djovarius » 17/2/2005 15:02

donjuan,

Acho que me expliquei mal.
Eu não estava a falar de money management.
É óbvio que não se trata de pôr todos os ovos no mesmo cesto.

Trata-se somente de dar a oportunidade de escolha entre warrants normais e turbos, para diferentes perfis de investidor. Aliás, activos como DAX, EUR/USD, entre outros, têm as duas opções.

E isso, independentemente da % sobre a carteira que se investe.

Um abraço

dj

por Ovos Moles » 17/2/2005 14:59

visitante, na minha primeira mensagem eu anexei a ficha técnica, onde podes ter acesso a toda a informação desta emissão

por Visitante » 17/2/2005 14:51

obrigado O.M.
Visitante

por Ovos Moles » 17/2/2005 14:48

Os códigos são os seguintes:

7169P Call Strike 36 Barreira KO 38
7170P Call Strike 38 Barreira KO 40
7171P Call Strike 40 Barreira KO 42

7172P Put Strike 52 Barreira KO 50
7173P Put Strike 54 Barreira KO 52
7174P Put Strike 56 Barreira KO 54

por Visitante » 17/2/2005 14:41

Onde posso ver a cotação no Euronext?
;-)
Visitante

por donjuan » 17/2/2005 14:36

Eu nao acho mal ser turbo. A alavancagem é aquela que cada um quer. Se o produto tiver uma alvancagem de 10x, eu em vez de por lá 1000 contos ponho só 100 contos e guardo 900 contos no banco. Até me podem ser bem úteis se por acaso precisar deles por uma outra razão qualquer, até mesmo do foro pessoal!

O portuga é que tem de aprender a não meter todo o dinheiro num produto independentemente do risco que tem. Exemplo: com a PT a 9.50, o tuga compra 1000, gasta 9500 euros. Se tiver um warrant da PT a 0.95 EUR, já compra 10000 warrants e gasta os mesmos 9500 euros. É óbvio que depois admira-se quando a coisa corre mal...

por djovarius » 17/2/2005 13:48

Ora bem, as coisas chegam a Portugal tarde, mas chegam.

Mas há que fazer um lamento.
Então e para quem gosta de produtos alavancados menos arriscados??

Ou será que tudo tem de ser alvo de uma especulação?

É muito triste que só haja emissão de TW sobre o petróleo, isto porque lá fora, existem imensos Warrants "plain vanilla" sobre esse activo subjacente e, naturalmente, com maturidades mais alargadas.
Eu seria investidor neste produto, mas TW... não obrigado !!

Ou então, o investidor português adora o perigo extremo !!! :roll:

Uma coisa que parece boa se for o que penso, é a seguinte:
"A TAXA DE CÂMBIO usada para converter o MONTANTE DE
LIQUIDAÇÃO do Warrant Estruturado de dólares dos EUA para EURO é de
1:1. Isto é, a taxa de câmbio está fixa e 1 dólar dos EUA será convertido em 1
EURO."

Se há fixação de cambio, como parece pelo texto acima, há um aspecto positivo. Os warrants não conhecem alterações de valor pela via cambial, o que é importante neste tipo de activo.
Se assim for, saude-se este factor "quantum" que deveria existir em diferentes activos não cotados directamente na nossa moeda.

Abraço

djovarius

Turbo stop-loss sobre petrol

por Ovos Moles » 17/2/2005 11:20

Já recebi por e-mail a ficha técnica deste produto, ainda para mais o engraçado é que lançaram com stop-loss, estou tentado a inaugurar as puts vamos lá ver.
Anexos
Ficha Tecnica Turbo _CRUDE_MAR05_.pdf
(28.93 KiB) Transferido 266 Vezes

por donjuan » 17/2/2005 11:20

Amanhã não... É já hoje...

Já estão a negociar!

BCP Investimento lança primeiros «warrants» sobre matérias-p

por TRSM » 17/2/2005 10:54

BCP Investimento lança primeiros «warrants» sobre matérias-primas
A Euronext Lisbon terá a partir de amanhã disponíveis à negociação os primeiros «warrants» estruturados sobre matérias-primas, sendo o subjacente escolhido o petróleo, anunciou hoje a entidade gestora da bolsa portuguesa.

--------------------------------------------------------------------------------

Ruben Bicho
rbicho@mediafin.pt

A Euronext Lisbon terá a partir de amanhã disponíveis à negociação os primeiros «warrants» estruturados sobre matérias-primas, sendo o subjacente escolhido o petróleo, anunciou hoje a entidade gestora da bolsa portuguesa.

O BCP Investimento irá emitir três «warrants» do tipo «put» (opção de venda) e três do tipo «call» (opção de compra) sobre o petróleo, sendo estes produtos admitidos à negociação no mercado EasyNext Lisbon.

Há já alguns meses que o BCP Investimento tinha previsto lançar este tipo de produtos no mercado português, tendo a oferta sido adiada até que todas as condições para a negociação estivessem reunidas.

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, bpcolaco, hugob0ss, jprgodinho, latbal, niceboy, novato, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 656 visitantes