Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

PTC

por JAS » 28/2/2005 23:08

Cheira-me que ela amaanhã sobe mas é graças à PTM/Lusomundo.

E eu fiquei de fora das duas...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

E a Pt?

por jarc » 28/2/2005 23:00

Hoje esteve quase a ir lá. Como o mercado não estava de feição os resultados da telefónica foram recorde mas o último trimestre ficou abaixo das expectativas. Os lucros da Pt talvez dupliquem mas... :lol: :lol:

Registado: 23/7/2003 16:05

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 28 Fev

por JAS » 28/2/2005 18:50

E lá se acabou um mês em que o PSI perdeu 1,58%, o DAX ganhou 2,25% e a Carteira ficou num mísero +1%...
Mas antes a mais do que a menos.

Hoje apenas movimentei o DAX. Comecei bem e acabei mal...
Acertei em que a 4375 era de entrar em puts mas saí aos 4360 e foi cedo demais. De qualquer forma foi um negociozinho de quase 15% entre 0,60/0,59 e 0,66.
(este put acabou o dia a 1,04!!! Grrrrrrrrrr!!!)
Depois falhei porque entrei no call a 1,01 e reforcei a 0,92.
Fechou mesmo baratinho a 0,65...
Fico com eles para o mês que vem ou seja para amanhã.

JAS
Anexos
cart 02-28.png
cart 02-28.png (30.88 KiB) Visualizado 717 vezes

PTC

por JAS » 27/2/2005 14:22

Não sou só eu a olhar para os 9,00...

Um abraço,
JAS

Carteira

por jarc » 26/2/2005 16:02

Exacto, foi quarta-feira, tenho aqui assinalado o dia em que piquei lá a 0.33.
Sim, acho que é altura de começares a mexer-te na cadeira (ou esperar pela confirmação), talvez o mercado vá mesmo para cima. Ou, melhor dito, vá pelo menos outra vez lá acima.

Re: Carteira

por JAS » 26/2/2005 1:50

jarc Escreveu:Pois é, o 7323I chegou ontem a 0.12. Quando dá certo tudo bem. Claro que no fecho de ontem fechar a posição era inevitável, a menos que o capital investido fosse uma ninharia.

Isso foi anteontem.
Ontem ainda era arriscado mas bastante menos.

jarc Escreveu:A propósito de risco mais calculado não te parece que está na altura de abrir as hostilidades na PT?

Acho que foi no mês passado, numa das vezes em que saí da PTC, que disse que esperava por ela aos 9,00.
Houve por aqui um Visitante que me mandou esperar sentado.
Não é que eu ligue muito a essas coisas mas achas que já é altura de me levantar?

Um abraço,
JAS

Carteira

por jarc » 25/2/2005 22:00

Pois é, o 7323I chegou ontem a 0.12. Quando dá certo tudo bem. Claro que no fecho de ontem fechar a posição era inevitável, a menos que o capital investido fosse uma ninharia. A propósito de risco mais calculado não te parece que está na altura de abrir as hostilidades na PT?

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 25 Fev

por JAS » 25/2/2005 20:15

Foi a semana do pós-eleições, que pouco terão influído, mas em que o PSI foi arrastado pela Europa numa queda acentuada.
Se tinha saído de alguns títulos por opção ou por stops já voltei a eles.
A rentabilidade da Carteira foi de 12 a 7% mas já recuperou para os 10%. Contra 4% do PSI e apenas 2% do DAX.

BCP
JAS Escreveu:A força compradora voltou aos cof's e eu voltei ao BCP.
Recomprei a 2,09 ou seja com 0,05 a menos, nada mau.
E entrei cheio de força com a táctica de vender algumas, assim que possível, para baixar o b.p. e ficar com uma posição não superior a 30/35%.

Hoje já subiu e eu aproveitei para passar para os 30%, como previsto, baixando o b.p.
Como acordei tarde só consegui vender a 2,11.
Graficamente estamos num ponto em que as MME´s parecem indicar uma inversão em alta mas 2ª feira ainda pode ser bom dia para compras.
Cotação=2,11 > MME.5=2,106 ~ MME.15=2,105

JMT
JAS Escreveu:Continuo a achar que a consolidação nem sequer dará grande correcção.

Quase que passou incólume a toda a agitação das bolsas...
Uma semana depois a MME.5 está ao mesmo valor e a MME.15 aproxima-se.
A consolidação está a chegar ao fim e devemos ir para cima, digo eu.
Já recuperei a posição, pode subir...
Cotação=10,76 ~ MME.5=10,75 > MME.15=10,72

BRI
JAS Escreveu:Ter levado (...)com um stop ficou-me atravessado...

Aparentemente ainda em Bear mode mas eu aposto em que já fez o fundo e que se está a iniciar a inversão.
Reforcei a posição a 6.71.
Cotação=6,68 < MME.5=6,747 < MME.15=6,892

SEM
JAS Escreveu:Mantive a posição na convicção de que se irá valorizar, mais no médio prazo do que no curto.

Arrefeceu mas nem sequer sofreu muito durante as quedas.
Tem tido baixo volume pelo que nem vale a pena olhar para os indicadores...
Cotação=4,74 ~ MME.5=4,745 > MME.15=4,720

PTM
JAS Escreveu:Nesta tinha um stop-loss aos -3% e também foi accionado.
Venda aos 19,25.
Esquisita esta queda quando há boas perspectivas para a venda da Lusomundo... Mas não pago mais para ver.

É o que se chama ser enganado por informações mal dadas...
Na PTM andaram a dizer que não tomavam qualquer decisão para já e afinal tomaram na PTC sobre ela.
Deu subida, é claro, e eu fiquei de fora.
Graficamente ainda não está bonita mas para lá caminha.
Cotação=19,55 > MME.5=19,35 < MME.15=19,55

DAX
Com o fecho de ontem dos states era mais que previsível esta subida de hoje.
O 7323I, o tal que há 2 dias esteve a 1 ponto do KO valorizou-se hoje 162%!!!
Mas só ganhou isso quem os comprou ontem e no Café da Esquina houve um felizardo de parabéns...
Como não acordei para a abertura tive que esperar pela "hora dos puts" contentando-me em conseguir o negociozinho dos 5% no intraday...
Compras do put a 0,86/0,88 e vendas a 0,94/0,92 despachando as últimas apressadamente a 0,83.
Entretanto até já tinha comprado o call a 0,80 que vendi próximo do fecho a 0,86. Antes de tempo pois os States entraram em subida e ele ainda foi a 0,98 antes do final da negociação.
De qualquer forma estes tradezinhos, de pouca monta, sempre vão enchendo o saco.

Bom fim de semana.

JAS
Anexos
cart 02-25.png
cart 02-25.png (30.45 KiB) Visualizado 1277 vezes

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 24 Fev

por JAS » 24/2/2005 21:52

Poucos movimentos hoje.
Mas continuo com "boa mão" para o DAX...

DAX
Reentrei no 7323I a 0,36 e saí a 0,47.
Tal e qual como ontem fiquei com a taça. Ou seja vendi no máximo do dia, o que é apenas sorte e não sabedoria.
No final da sessão entrei no put 7309I e voltei a acertar. 1,24 a 1,31.
Mais uma vez foi pena andar tão ajuizado e a arriscar tão pouco nos TW's pois em 2 sessões renderam-me mais de 100%...

No resto a carteira está toda verdinha mas ainda é cedo para se ver se as entradas de ontem foram acertadas ou não.

JAS
Anexos
cart 02-24.png
cart 02-24.png (24 KiB) Visualizado 1414 vezes

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 23 Fev

por JAS » 23/2/2005 19:17

Hoje não poderia haver alertas no telemóvel pelo que até acordei tarde e muito bem disposto.
Ou seja no meu estado habitual...

E até diria que o dia me teria corrido extraordinariamente bem se não estivesse ainda tão escaldado do dia de ontem.
Assim não arrisquei muito o que foi uma pena.

BCP
A força compradora voltou aos cof's e eu voltei ao BCP.
Recomprei a 2,09 ou seja com 0,05 a menos, nada mau.
E entrei cheio de força com a tactica de vender algumas, assim que possível, para baixar o b.p. e ficar com uma posição não superior a 30/35%.

JMT
Nada a dizer, os supermercados continuam a vender mais lá do que por cá...
Recuperei a posição habitual com uma compra a 10,69.

BRI
Ter levado ontem com um stop ficou-me atravessado...
Recomprei a 6,70.

SEM
Vende cimento mas não chove e sem água não fabricamos massa...
Mantive a posição.

DAX
Quando acordei já o 7324I tinha ido a 1 ponto do KO.
Safou-se por pouco.
Mas olhando para o gráfico achei que o DAX ia subir. E estava com tanta convicção que até resolvi meter-me num arame de altissimo risco comprando a 0,25...
Vendi a 0,33 e toda agente me criticou por ter saído tão cedo... Mas saindo não há ataques de coração e o trade já me tinha dado 32%...
Não contente com isto voltei a entrar a 0,40 e a sair a 0,48 estabelecendo o máximo do dia. Foram mais 20%.
Se tivesse arriscado mais ainda estaria mais bem disposto.

JAS
Anexos
cart 02-23.png
cart 02-23.png (29.62 KiB) Visualizado 1576 vezes

por Visitante » 23/2/2005 11:24

Eu acho que não faz sentido criticar um produto. Cada produto tem a sua vantagem e desvantagem. Faz mais sentido criticar um individuo que use um produto destes sem saber exactamente como funcionam.

Quem investe 10000 Euros num Turbo e levar um knockout perde o investimento. Se tivesse investido numa posição semelhante em Futuros tb os teria perdido, ou possivelmente até mais porque os Futuros não fazem knock out e o investidor tem a obrigação de fechar a sua posição ao preço do spot, seja qual for. É claro que podia esperar até o spot subir e ganhar todo o investimento de volta....mas que fazer se o subjacente não subir mais? Para mim os turbos têm esta vantagem, obrigam-nos a fechar a posição e não perder mais do que estamos dispostos a perder. Quem não gostar de risco tem sempre a possibilidade de deixar o dinheirinho numa conta bancária.
Visitante

por Visitante » 22/2/2005 23:49

De facto pior que warrants só turbo warrants, é proibído errar! O declive da curva do p/l aumenta para as perdas e vai decrescendo para os ganhos. É como subir um escorrega, basta tropeçar...

Não quero criticar a carteira ou o uso dos produtos estruturados mas os produtos em si. Já pensou usar futuros em vez de varrantes?
Visitante

por Jacsilva » 22/2/2005 20:28

Jas infelizmente para mim não ficaste só no tw 4325

motivo para pensar nos tw pois este ano até tenho vergonha de dizer o que já foi pro caneco.
um abraço e melhores dias virão
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 22 Fev

por JAS » 22/2/2005 20:15

Uma das coisas que me deixa mal disposto para o dia todo é acordar com alertas no telemóvel.
Levei com um KO e com 2 stop-loss logo de madrugada...

BCP
O que ontem consegui ver nos cof´s confirmou-se hoje e foi bastante mais violento do que eu podia esperar.
De qualquer forma ainda não reentrei.

JMT
Nada de novo, resistiu quase incólume às quedas do PSI.
Nenhum movimento.

BRI
Tinha stop-loss aos -2% e foi accionado.
Venda total a 6,65.
Foi pena pois até recuperou no final da sessão.

PTM
Nesta tinha um stop-loss aos -3% e também foi accionado.
Venda aos 19,25.
Esquisita esta queda quando há boas perspectivas para a venda da Lusomundo... Mas não pago mais para ver.

SEM
É um título defensivo que também parece indiferente ao resto do PSI.
Mantive a posição.

DAX
No 7324I levei KO mas a posição já era apenas remanescente pelo que o prejuizo adiccional não foi significativo. Ossos do ofício...
No 7323I reduzi logo de manhã a 0,59 mas acabei por fechar a posição a 0,54.
Prejuízo também neste.

Altura para parar e meditar?

JAS
Anexos
cart 02-22.png
cart 02-22.png (24.36 KiB) Visualizado 1921 vezes

Carteira

por jarc » 21/2/2005 22:42

Estive a balançar entre a Brisa e a Edp, mas acabei por reforçar na Edp. O volume na correcção da Brisa não é de hoje e a recomendação desfavorável para as utilities só a agravou.
A Assembleia Geral de Março da Edp é decisiva, em termos de estratégia global e pode ser animadora com a recompra de acções próprias, portanto vou esperar para ver. E quem espera até aqui talvez tb espere pelos dividendos.

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 21 Fev

por JAS » 21/2/2005 18:39

Esperava que o PSI reagisse bem aos resultados das eleições mas afinal foi...uma excelente 2ªfeira e como tal "um bom dia de compras excepto para o peixe".

BCP
Os cof's deixaram de ter a força dos últimos dias e eu fechei a posição a 2,14.
Foi pena ainda não estar convencido disso quando esteve a 2,15/2,16.
Tentei a recompra a 2,11 mas não foi lá no fecho.

JMT
Ter vendas espalhadas lá por cima às vezes dá prémio.
Levaram-me umas a 10,90 mas já recomprei parte a 10,80.

PTM
Em vésperas de decisão sobre a venda da Lusomundo, e com excelentes propostas em cima da mesa, eu não acredito em queda.
Reforcei com compras a 19,65, depois 19,50 e ainda no fecho a 19,41.

SEM
Nenhum movimento.

BRI
Amanhã saem os resultados e os Analistas estimam que eles são muito bons.
Se as Scuts não vierem a ter portagens, o que eu duvido, os automobilistas não irão pagar, mas isso apenas segnifica que continuará o Estado a pagar e com juros.
Se hoje a Brisa caíu por "simpatia" com o sector, e que expliquem isso pela "subida dos juros" quando simultaneamente dizem que o "Euro cai porque o BCE mantém as taxas", não me convence que haja razão para a queda...
Claro que comprei... A 6,77 e nem aproveitei a totalidade dos saldos.

DAX
Como previsto mudei-me logo de manhã para um TW menso arriscado.
Venda do 7324I a 0,52, (sem fechar totalmente a posição pois é possível que ainda volte a ele...)e compra do 7323I a 0,88.
Ainda bem que fiz a mudança sem pressas e esperei que o DAX ainda viesse um bocadinho mais abaixo.

Vamos ver se amanhã continuamos em queda ou se as comprinhas de hoje dão flôr...
Ainda estou a pensar que devia ter juntado umas PTC's...

JAS
Anexos
cart 02-21.png
cart 02-21.png (25.68 KiB) Visualizado 2164 vezes

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 18 Fev

por JAS » 19/2/2005 1:19

Foi uma semana em que a Carteira assumiu muito maior risco do que tem sido corrente neste ano e em que, no computo geral, saíu a perder dessa aposta.

BCP
JAS Escreveu:Continua com uns cof´s cheios de força e eu mantenho a posição

Acho que nos 4 ou 5 anos em que tenho acompanhado assíduamente os cof´s nunca vi semelhante coisa.
Ver 10 ou 20 ordens na compra e somarem quase 5M nunca se viu, que eu me lembre...
Gráficamente continua muito bullish no curto prazo com a cotação acima das médias e estas bem ascendendentes.
Mantive a posição.
Cotação=2,15 > MME.5=2,137 > MME.15=2,109

JMT
JAS Escreveu:Continuo a achar que a consolidação nem sequer dará grande correcção.

Para já isto mantém-se pois numa semana quase nem mexeu.
De qualquer forma não está tão bem pois a MME.5 está descendente o que faz prever a continuação da consolidação.
Como podemos ter uma semana algo agitada se os resultados das eleições não derem maioria, e como é fácil deitar abaixo estas acções pouco voláteis, eu reduzi a posição para os habituais 30% vendendo as supérfluas a 10,74.
Cotação=10,74 ~ MME.5=10,75 > MME.15=10,68

PTM
JAS Escreveu:Continua estaccionária com os 20,00 a resistirem satisfatoriamente

Os 20,00 deixaram de resistir e ela caíu mas não muito.
Graficamente não está nada bonita com as MME's coincidentes e já ambas descendentes.
De qualquer forma vejo-lhe uns ténues sinais de possível inversão já a este nível e, tendo uma posição pequena, resolvi reforçar hoje a 19,67.
Cotação=19,68 ~ MME.5=19,84 = MME.15=19,84

SEM
JAS em 16Fev Escreveu:Foi um bom palpite a entrada de ontem. Subida de 3% hoje e com volume. Fico a ver o que isto dá.

Está sem grande volume mas continuam a haver puxadas.
Mantive a posição mas pela convicção de que se irá valorizar no médio prazo do que no curto.
Graficamente está mais que bullish mas não acredito muito nos indicadores para este tipo de acções.
Cotação=4,85 > MME.5=4,812 >> MME.15=4,706

DAX
Hoje foi um dia complicado com o meu TW a ser o mais transaccionado e a oscilar entre 0,35 e 0,72!!!
Se comecei o dia na posição de vendedor por ser 6ª feira, reduzindo a posição entre 0,65 e 0,62, não resisti a tentação de recomprar uma parte quando veio parar aos 0,40. Compra a 0,43/0,45.
Rapidamente cheguei à conclusão que a recompra tinha sido asneira... Por acaso nem causou grande prejuízo pois vendi esses mesmos a 0,44 antes do fecho.
No final da sessão tinha uma posição mais reduzida mas ainda algo arriscada pois estou a escassos 34 pontos de um KO.
Não acho natural que isso aconteça logo na abertura de 2ª feira e talvez nem haja grandes variações no DAX com os States fechados.
De qualquer forma, se alguém está neste TW, parece aconselhável mudar para um strike mais longínquo com uma abertura em baixa.

Bom fim de semana e votem bem. Ou seja em quem não nos dê cabo da bolsa...

JAS
Anexos
cart 02-18.png
cart 02-18.png (30.48 KiB) Visualizado 2303 vezes

Re: Acho mal

por JAS » 17/2/2005 20:55

Dwer Escreveu:Lá por as acções da JMT estarem a 10 e picos não tem nada que lhes chamar superfulas. Elas até são muito cool. São supercalmas, pouco dadas a grandes oscilações.
Acho um despautério dizer que estão fulas, quanto mais superfulas.

Primeiro vamos ao português pois parece que ando a utilizar a palavra como se pronuncia e não como se deve escrever.

Superflua = Que está a mais

Deter uma posição acima de 33% em qualquer título é um exagero por muito que acredite nele.
Quando, por haver saldos, chego a posições superiores, fico com algumas superfluas...

Um abraço,
JAS

Acho mal

por Dwer » 17/2/2005 19:14

Lá por as acções da JMT estarem a 10 e picos não tem nada que lhes chamar superfulas. Elas até são muito cool. São supercalmas, pouco dadas a grandes oscilações.
Acho um despautério dizer que estão fulas, quanto mais superfulas.

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 17 Fev

por JAS » 17/2/2005 18:17

Um dia de sobressaltos no DAX...

Movimentos do dia:

JMT
Continuei a vender as supérfulas aproveitando as puxadas que ocorrem no fecho. Hoje foi baixinho e a 10,76.

SEM
Dá-me ideia que a puxada acabou e vendi 25% a 4,88.

DAX
Começou bem, foi por aí acima e eu vendi a 0,70 os comprados ontem pois a posição estava demasiado pesada.
Quando já estava muito satisfeito por ter o trade positivo o DAX tombou. Lá tive que reforçar a posição a 0,51 mas despachei-os logo a seguir a 0,56.
No final do dia estava com as mesmas de ontem mas baixando o b.p. em 0,04.
De qualquer forma ainda não estou nada descansado pois continuo com o trade fortemente negativo e amanhã já é 6ª feira...

JAS
Anexos
cart 02-17.png
cart 02-17.png (23.87 KiB) Visualizado 1329 vezes

????

por JAS » 16/2/2005 22:18

Reditus, no tópico da minha Carteira?
Deve ser engano.

Sobre ela não penso nada nem quero pensar.

JAS

por MarcoAntonio » 16/2/2005 18:58

Anonymous Escreveu:Quanto é que pensam que a Reditus (RED) poderá valorizar este ano ? Afinal, do PSI-20 é das que tem uma performance mais negativa até ao momento!!! :P

Só se considerar como ponto de partida o início do ano.

Mas isso é irrelevante quando sabemos que a Reditus explodiu no fim do ano passado. Portanto, foi mesmo das que mais subiu e continua a ser das que mais subiu nos últimos meses, mesmo considerando a correcção que se deu durante este ano já.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 16/2/2005 18:43

Quanto é que pensam que a Reditus (RED) poderá valorizar este ano ? Afinal, do PSI-20 é das que tem uma performance mais negativa até ao momento!!! :P
Visitante

Carteira JAS*2005 - Mês 02 - Capital X - dia 16 Fev

por JAS » 16/2/2005 18:38

Dia negro para a Carteira que perdeu mais de 4% apesar das subidas da JMT e da SEM.

BCP
Continua com uns cof's lindos e sendo assim eu deixo-me estar.

JMT
Bela puxada no fecho e eu aproveitei para vender algum excedente a 10,80...

SEM
Foi um bom palpite a entrada de ontem.
Subida de 3% hoje e com volume.
Fico a ver o que isto dá.

DAX
Lá tive que neutralizar os TW que acabavam hoje.
O seu valor final é 2,19 o que me dá uma perda ligeira e que foi recuperada no put 7310I com um negócio entre 1,27 e 1,40.
No 7324I estou a perder e bem. Mas não acredito na queda e reforcei a 0,50.
Amanhã vão-me fazer madrugar pois começa a haver risco de levar um KO...

JAS
Anexos
cart 02-16.png
cart 02-16.png (32.2 KiB) Visualizado 1587 vezes

por Sir » 16/2/2005 10:52

Caro visitante,

A formula correcta de um taxa é sempre (Sf-Si)/ Si * 100.

Si= Situação inicial
Sf= Situação final

Bons negocios,
O maior prazer dum Homen inteligente é fazer de idiota diante de um Idiota que faz de inteligente

Registado: 7/10/2004 12:51

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 765 visitantes