Caldeirão da Bolsa

Publicidade enganosa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por marafado » 12/2/2005 4:29

saiba mais
Campanha vista à lupa



Aniversário

Os 60 anos da TAP são comemorados com a promoção de 60 mil bilhetes, vendidos durante 60 dias, a 60 euros (sem taxas), incluindo ida e volta. Estima-se que ontem tenha sido vendido cerca de um terço das passagens.

destinos

A companhia aérea coloca há disposição voos para Madrid, Barcelona, Paris, Bruxelas, Amesterdão, Luxemburgo, Frankfurt, Munique, Copenhaga, Oslo, Estocolmo, Genebra, Zurique, Veneza, Milão, Roma, Praga, Budapeste e Londres.taxas

O preço do bilhete está sujeito a várias taxas a taxa de combustível (10 euros), taxa de segurança (20 euros), taxas de aeroporto (10 ou 15 euros, dependendo do aeroporto de partida) e taxa de emissão (22 euros no balcão).

cidades mais procuradas

As capitais europeias mais procuradas foram ontem Madrid, Barcelona, Bruxelas, Luxemburgo, Roma, Praga e Budapeste.

Vagas

Ontem, à hora de fecho da loja do Marquês de Pombal, já não havia lugares para viajar na Páscoa e no Verão para destinos como Praga, Budapeste, Roma ou Veneza.

chamadas telefónicas

O call-center recebeu mil chamadas, entre as 08.00 e as 12.00 e atendeu mais de 800. Ou seja, 20% das pessoas não foram atendidas.

internet

A partir de ontem podem ser feitas reservadas através da Internet apenas para Madrid, Barcelona, Bruxelas e Roma. Os restantes destinos só estarão disponíveis online a 17 de Fevereiro.

datas

Os bilhetes podem ser comprados até 12 de Abril, com 21 dias de antecedência sobre a data de partida, o que significa que as viagens só começarão a 4 de Março. Mas podem ser utilizadas até ao final do ano. A empresa coloca à disposição dos clientes 10 lugares por voo.




Campanha vista à lupa

Promoção da TAP obriga a horas extraordinárias

Publicidade enganosa?

Almonty fica com controlo das minas da Panasqueira

Indesit troca salários e máquinas por rescisões

Sonae vende Gescartão e encaixa 98 milhões

Vendas Novas Investimentos de 20 milhões

PT, BCP e EDP em alta

Economia portuguesa dá sinais de retoma

Euro vai cair para 1,24 dólares
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

Publicidade enganosa?

por marafado » 12/2/2005 4:28

Publicidade enganosa?



"O consumidor tem toda a informação sobre o custo final dos bilhetes e estes estão acessíveis?" É esta a pergunta que os técnicos da associação de consumidores Deco querem fazer aos responsáveis da TAP. Vão pedir uma reunião na segunda-feira para se certificaram de que a companhia aérea não está a fazer publicidade enganosa. "A promoção deve ser transparente. Se existem restrições, têm que ser noticiadas. Queremos saber se estão a fornecer todas as informações aos utentes para perceber se há publicidade enganosa, o que viola a Lei da Defesa do Consumidor", disse ao DN Ana Tapadinhas, jurista da Deco.

Na prática, o preço real do bilhete ultrapassa o dobro da promoção, 60 euros, devido às taxas. Em algumas viagens não compensa o tempo de espera para aproveitar o "saldo", nomeadamente na deslocação para Londres. Segundo disse ao DN Vera Godinho, agente da Star Viagens, o bilhete ida e volta normal custa cerca de 205 euros e através desta promoção ronda os 160. Além de que se tem de pagar logo.

Esta não é a primeira vez que a Deco é obrigada a actuar nas tarifas de avião. Em Novembro de 2003, a Air Luxor também anunciou passagens aéreas a 29 euros para as principais rotas europeias, mas os consumidores queixaram-se dos preços muito mais elevados e da impossibilidade de se conseguir um destes bilhetes.

"Reunimos com os responsáveis da companhia, verificámos que estavam a fazer publicidade enganosa e tiveram que alterar os textos", explica Ana Tapadinhas.

* Céu Neves
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, As_paus , Google [Bot], hugob0ss, J.f.vieira, latbal, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 798 visitantes