Caldeirão da Bolsa

Lisboa é uma das bolsas mais caras da Europa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Lisboa é uma das bolsas mais caras da Europa

por luiz22 » 11/2/2005 10:40

Potencial para ganhos limitado

Lisboa é uma das bolsas mais caras da Europa

A Bolsa de Lisboa está entre as praças financeiras da Zona Euro onde o preço das acções é mais elevado em relação aos lucros das empresas. Apesar de ser um dos mercados que deverá registar maior crescimento dos lucros em 2005.

11-02-2005, André Veríssimo

A Bolsa de Lisboa é um dos mercados europeus em que o preço das acções é mais elevado em relação aos lucros estimados para as empresas em 2005. A conclusão faz parte de um estudo da casa de investimento americana Lehman Brothers, divulgado esta semana.
“ Os mercados em que o preço das acções é mais caro na zona euro são a Itália, a Grécia, a Áustria, a Finlândia, a Irlanda e Portugal”, escreve Ian Scott, analista da Lehman Brothers.
Esta conclusão resulta da análise do Price Earnings Ratio (PER)dos mercados da moeda única europeia, usando as estimativas de lucros para o ano corrente. O PERé o rácio entre a cotação e os lucros por acção de uma empresa ou mercado. Quando se comparam diferentes empresas do mesmo sector ou mercado, é possível aferir se estão a transaccionar com desconto ou, por outro lado, estão caros. Isto é, se os accionistas estão ou não a pagar demais pelos lucros e desta forma identificar oportunidades de investimento.
Com um PER estimado para 2005 de 14,1, a Bolsa de Lisboa está entre as mais caras da Europa. O que significa que terá também um potencial de valorização limitado. A lista é liderada pela Itália, com um PERde 15,6. As praças financeiras mais baratas são a Holanda (12,1), a Alemanha(12,9), a Bélgica (13) e a França (13,5).
Numa união monetária o lógico será preferir os mercados com maiores taxas de crescimento económico e taxas de inflação mais elevadas. E estes são, de facto os países com o PER mais elevado. Mas os dados demonstram que o crescimento dos lucros tem sido mais acentuado nos países com menor inflação e aumento do Produto Interno Bruto (PIB).
“ Desde o início da União Económica e Monetária, em 1999, existiu uma relação inversa entre o crescimento nominal do PIB e o crescimento dos lucros”, conclui Ian Scott. Para o analista “os investidores em acções não têm beneficiado de uma exposição às economias de maior crescimento na Europa”.
Irlanda, com um crescimento do PIB próximo dos 14%, Grécia, com um crescimento acima dos 8% e Portugal, com um crescimento de cerca de 4,5% são os três países em que os lucros das empresas menos cresceram. A excepção é Espanha, que obteve um crescimento económico acima dos 8% e uma das maiores subidas dos lucros da zona euro.
“ Portugal é um exemplo de um país que gozou de um crescimento económico relativamente forte, e cujo mercado viu o PER subir, mas onde o crescimento dos lucros foi inferior ao da economia e dos lucros no resto da Europa”, afirma Ian Scott.
Pelo contrário, Alemanha, França, Bélgica, Itália e Áustria gozaram de um maior ritmo de aumento dos lucros, com um crescimento mais baixo do PIB.
Preferência pelas grandes empresas dos grandes mercados
“ Com alguns dos mercados europeus mais pequenos a terem um começo de ano forte, aconselhamos os investidores a terem cuidado ao relacionarem um melhor desempenho económico com uma performance mais positiva das acções”, diz Ian Scott.
Não esquecer que Lisboa foi a Bolsa que mais valorizou em Janeiro. O facto de Portugal estar entre os países que mais deverá ver os lucros das cotadas crescer em 2005 (18%) não diminui o facto de estar “caro”.
Por outro lado, “o PERmais baixo pago por mercados como a Alemanha e a França são suportados por um crescimento continuado e forte dos lucros”, afirma o analista da Lehman Brothers.
Ian Scott acrescenta ainda que as acções de empresas de média dimensão estão muito perto do pico, o que pode reforçar a atractividade das maiores e mais maduras empresas dos países do coração da Europa.



O que é o PER?
O Price Earnings Ratio (rácio entre preço e lucros) é igual à divisão da cotação pelos lucros por acção de uma empresa ou mercado. Este indicador permite aferir quanto é que os investidores estão a pagar pelos lucros. Quando comparado com o restante mercado, com o sector em que se insere ou com o seu valor histórico, o PER de uma empresa permite perceber se a cotação está muito alta ou baixa. Isto é, se a empresa estará a transaccionar com um desconto ou, por outro lado, está cara.

Maioria das empresas do PSI-20 mais caras que o mercado
O Price Earnings Ratio (Rácio entre cotação e lucros por acção) permite comparar o valor atribuido às empresas com o do mercado em que se inserem.
O valor do PER para a Bolsa de Lisboa em 2005, calculado com base nas estimativas de consenso de lucros para o ano inteiro, é de 14,1.
Olhando para o PER estimado para as empresas do PSI-20, vemos que a grande maioria tem um valor mais elevado do que o mercado em que se insere. O que poderá ser um indício de estarem a transaccionar a um valor demasiado alto.
Só o BCP, a Jerónimo Martins, o BES, a EDP, o BPI e a Gescartão têm PERs abaixo do valor do mercado. A empresa de embalagens de cartão é a empresa com o menor preço para os lucros estimados.
No extremo oposto está a Sonaecom, com um PER de 62. Segue-se a Media Capital com 42,31 e a PT Multimédia que fecha o Top 3 com 40,16.
As empresas de media e telecomunicações são as que apresentam um PER mais elevado, com a Novabase e a Impresa a terem o quinto e sexto valor mais elevado.
Uma análise completa ao PER deve passar pela comparação sectorial e do valor actual com o histórico. Dados que a Reuters não disponibiliza.
Olhando para os sectores mais representados no PSI-20, vemos, por exemplo, que o BPI é o banco que transacciona com um múltiplo mais baixo. A Cofina é a empresa de media mais barata.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, bpcolaco, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, joingue, latbal, m-m, macau5m, malakas, MR32, nov, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, SerCyc e 186 visitantes