Caldeirão da Bolsa

Alguem vai amanha ao Seminario AT nos Mercado Capitais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/2/2005 16:32

Bem, sobre o seminário, tinha ficado de deixar as minhas impressões e aqui vão elas:

O interesse do Seminário resumiu-se à apresentação do Tom Dorsey e é apenas a isso que me irei referir.

Ficou logo de inicio bem patente que o Tom Dorsey é um orador hábil e experiente, cativando o publico presente e criando com ele uma certa empatia, prendendo a sua atenção.

A apresentação foi interessantezinha mas teve alguns pontos negativos e menos positivos: a apresentação foi muito curta tocando apenas ao de leve na maior parte dos assuntos e foi demasiado demorada a explicar o básico (como se constrói um gráfico Point & Figure).

Talvez o mais interessante tenham sido mesmo algumas ideias chave transmitidas pelo Tom Dorsey como por exemplo a sugestão de que o sucesso nos mercados se obtém por métodos e caminhos originais, próprios que deverão ser apurados e consolidados. No caso dele, dedicou practicamente uma vida inteira aos gráficos Point & Figure (desde a década de 50) e tudo o que faz, em termos de análise, está com eles relacionado. Embora se considere um analista técnico, não domina as outras vertentes da análise técnica.

O Tom Dorsey levou a utilização dos P&F ao limite, aplicando-os de uma forma mais versátil e flexível do que simplesmente analisar o gráfico do activo XPTO no formato P&F.

Como é óbvio, não vou aqui explicar o método dele (até porque a apresentação foi superficial) mas transpareceu que existe uma estratégia global, organizada e racional distinguindo sectores, momentos e estados do mercado e formas concretas de abordar cada um desses estados do mercado.

O seminário teve portanto alguns aspectos interessantes, não se dando o tempo por perdido. Mas foi tudo bastante superficial e os mais curiosos e interessados teríam que dedicar bastante mais tempo a estudar o assunto (métodos e estratégias baseados em gráficos P&F) para ficar com uma opinião mais concreta e substancial.

Sobre o Tom Dorsey em si, pareceu-me um individuo sério, racional e dedicado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 14/2/2005 23:33

Assim tá melhor...
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Certo marco

por Viana » 14/2/2005 23:33

Esquece... Tens razao. 100 milhoes de contos. Devo estar :shock:
Viana

Para marco

por Viana » 14/2/2005 23:31

Ele gere 800 milhoes de Euros (aproximadamente 500 milhoes de DOlares) ou seja, 160 milhoes de contos.
Viana

por Jacsilva » 14/2/2005 18:36

sou esse visitante que fui ao seminario
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por Visitante » 14/2/2005 18:34

eu fui o que posso partilhar é o seguinte :
apresentação de um livro de João Paulo Peixoto de AT
e Thomas J. Dorsey a falar do ponto e figura em inglês
Visitante

por MarcoAntonio » 14/2/2005 18:34

Viana, 500 milhoes de euros são 100 milhões de contos.
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

e...

por Viana » 14/2/2005 18:30

De referir que este analista gere uma carteira superior a 500 milhoes de Euros (aproximadamente 800 milhoes de USD) - 160 milhoes de contos, com uma rentabilidade media anual (composta) de 30%. Penso que brevemente vamos ter um fundo fechado mas com possibilidade de venda/compra gerido por ele.
Viana

Amanha

por Viana » 14/2/2005 18:27

Amanha vai ser replicada a entrevista do Tom Dorsey ao Jornal de Negocios no website do jornal. Penso que a entrevist resume perfeitamente e muito concretamente a essencia de gerir uma carteira e a importancia da AT vs AF.
3 pontos interessantes sáo: - Saber quando temos a bola em nosso poder e por isso vamos na ofensiva ou quando é o adversario que tem a bola e entao temos de estar na ofensiva. Quando temos a bola ai devemos escolher bem a estrategia para marcar golo.
- Outro ponto é a diferença entre a AF e AT e um exemplo de um grande analista da AF.
- Por fim tudo se resumo a disciplina necessaria para cumprir o plano ate ao fim, por isso este analista diz que nunca se engana mesmo quando perde, pois perder, tambem faz parte do plano (um dos resultados possiveis e analisados) o importante e ganhar mais do que perder, ou seja, cortar as perdas e deixar correr os ganhos.
Viana

por MarcoAntonio » 14/2/2005 18:16

Eu fui e posso partilhar mais tarde a minha apreciação sobre o que foi apresentado.
Imagem

Administrador Fórum

por Touro » 14/2/2005 18:10

Há alguém que tenha ido a este seminário e que esteja disposto a partilhar a sua opinião sobre o mesmo?
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Visitante » 10/2/2005 7:58

OK, vou pôr aqui outro post datado de 12/10/2000 escrito pelo forense "Tio Patinhas" no "Casual Forum", que achei alguma piada acerca do Bull & Bear e rezava assim :

" Já pensaram porque é que se chama BULL aos que esperam que o mercado suba, e BEAR aos que acreditam que o mercado vai descer?
Gostava de partilhar convosco a minha interpretação, que é muito pessoal e subjectiva:

O touro é um animal criado especialmente para procriar. Pasta, preguiça e procria. Por vezes, e nos países latinos (portugal, espanha, argentina, etc.) são criados unicamente para a tourada.
Estes têm, à nascença o seu destino traçado! Nascem, comem, crescem, comem, fortalece, vai à arena, corre, marra, é picado e, por fim morre...toda a gente aplaude.

Na arena, o touro começa forte, possante, mas é facilmente enganado. Cansa-se atrás de algo que não percebe (forcados, homens que lhe troca as voltas com um pouco de tecido, cavaleiros, bandarilhas, etc.), mas ataca de forma desorganizada, indo atrás de tudo o que lhe aparece pela frente, sendo muitas vezes direccionado pelo homem. Depois...bem, depois vem o matador de capa vermelha aliciar o bicho. O touro, de uma forma inocente, investe contra ele. O matador brincado um pouco com ele, dando-lhe a ideia que alguma vez conseguirá marrar contra o seu alvo, espeta-lhe uma espada, atingindo-o de morte...morte que sempre foi o seu destino, apesar de ter tido uma boa vida.

Já o urso, para começar, na sua grande maioria das raças, é uma espécie protegida. Quando criado e treinado pelo homem é meigo e amigo.
Na sua forma selvagem, é um animal que sabe passar por dificuldades. É paciente quando caça e quando pesca. Adapta-se a todas as situações, quer nas mais frias (do Árctico) que nas mais normais (florestas).
É solitário por natureza, mas quando encontra outro da sua raça, é sociável.
Do homem quer distância, pois sabe que ele é perigoso e inimigo. Mas quando confrontado com ele, eleva-se, com apenas duas patas, atingindo alturas impressionantes, disposto a lutar até à morte.
No auge do seu instinto de sobrevivência, isto é, quando procura alimento, o urso anda sempre na sombra, sempre à espreita do melhor momento, selecciona a altura de investir no seu ataque, procurando não ir atrás de tudo o que se mexe, selecciona e concentra-se no seu alvo. Ao atacar, cai sobre a sua vitima, imobilizando-a debaixo dele, não lhe dando a mínima hipótese de fuga.
É claro que o urso também morre. Mas pela sua natureza, tem uma vida mais emocionante, menos dependente, mais cuidadosa e selectiva.

Quando feridos, um procura refugiar-se para tentar sarar as feridas, o outro investe sobre o oponente, iludindo-se sobre a sua sobrevivência.

É assim que vejo os dois animais. "

Cumprimentos

JB
Visitante

por Visitante » 10/2/2005 7:40

Por falar no K. (antigo forense, em foruns que já nem existem...) lembrei-me de consultar o meu arquivo e encontrei, entre muitas outras matérias deste e doutros forenses um post do "K." que foi editado no "casual forum" em 24-10-2000.

Tinha como título a "Responsabilidade do Investidor" e versava o seguinte :

"Será porventura unânime considerar que o investidor de sucesso tem as seguintes qualidades:
Método, Disciplina e Responsabilidade.

Sobre o método muito se discute. Fundamental, técnico, misto ou mecânico. Todos resultarão desde que bem aplicados.
Sobre a disciplina já se começa a falar. A forma comum de a obter é à custa de dolorosas pancadas. É o que Mark Douglas define como "Painfull forced awareness". Há hoje uma acesa discussão sobre o assunto. Psicoterapia comportamental, psicanálise, Hipnoterapia e Programação Neurolinguística são onde os traders habitualmente recorrem para controlarem as suas emoções e seguirem o seu método. Fora disso há um reduzido número de eleitos que consegue fazê-lo naturalmente. Muito poucos, porem.

Eu hoje gostaria de abordar o tema da responsabilidade, dada a enorme importância que reconheço ter.
Quando um investidor perde, a sua tendência natural é encontrar uma racionalização que lhe permita compreender a perda. Uma desculpa, pondo em termos mais directos. O próprio "Grande Circo da Bolsa" funciona assim. E os investidores são inclinados pelos media a assim pensarem. A PT caiu por causa do aumento de capital, o petróleo isto, as taxas de juro apanharam o mercado desprevenido, etc. Tudo racionalizações feitas à posteriori. Ora, nos mercados racionalizações à posteriori não ajudam nada. Porque por muito que desejemos, não se pode negociar o passado.
Quando perdemos, perdemos porque ou fizemos um erro na forma como interpretámos o movimento do mercado (o preço no tempo), porque não seguimos o nosso método (o que é a pior forma de perder) ou porque a situação que negociàmos encaixava dentro da percentagem de incucessos que faz parte de qualquer bom método. Seja como for, a RESPONSABILIDADE da perda, será sempre nossa.

Caro Colega Especulador:

Se alguma vez se vir a culpar....as notícias, o governo, a sogra, a mulher (ou marido), o seu corretor, o mau sistema da corretora on-line, a falta de liquidez, os bancos,os "manipuladores de mercado",as influências de "Gurus", a má sorte, o tempo, os insiders, a fraca logística ou falta de tempo, ou "ELES"...pelas suas perdas, aproveite o sinal e PARE com aquilo que está a fazer, descanse, observe o mercado de fora, reequacione os seus métodos e faça a sua introspecção. Chegará certamente à conclusão de que não foi o mercado que lhe retirou o dinheiro, mas sim você que o fez a si próprio.

Nota: Eu não quero dizer com este post que o mercado não seja manipulado. Eu prefiro dizer que há interesses específicos por parte de todos os intervenientes. Só que uns são mais fortes do que outros. A acumulação de um certo papel pode ser visto como manipulação por alguem envolvido numa posição nesse papel. No entanto, o que se passa é que alguem tem de comprar largas quantidades e tal requer mnuito trabalho e não pode ser feito a rapar papel no mercado. Um observador frio detectará a situação e definirá os em que a acumulação permitirá projectar o preço.
É normal que grandes investidores que possuam largas quantidades de um papel, comprem mais quando este sobe, estando assim a contribuir para a valorização da sua carteira pela especulação do título. Também é normal que investidores que possuam grandes quantidades de acções a descoberto, vendidas a um preço elevado, reforcem as suas posições short quando as cotações baixam, contribuindo assim para o medo no mercado e valorizando as suas carteiras.
É normal também que um grupo de financeiros force em baixa o preço de um título no mercado, aproveitando as más condições naturais deste, para ganharem base negocial com o estado. Aconteceu em 99 com a PT e este ano novamente com a EDP.
É normal que os institucionais não comecem a cobrir os shorts agora, como está a acontecer nos EU e noutros mercados, quando sabem que o Nasdaq ainda vai corrigir um pouco mais, tendo assim oportunidade de valorizarem as suas carteiras e de entrarem compradores a preços mais baixos.
Isto é pura e simplesmente o normal funcionamento do mercado. É assim em Portugal e em todo o mundo. Sempre o foi e sempre será. Existem muitos intervenientes, com diferentes objectivos, estratégias e opiniões. Se assim não fosse, o preço era uma constante.

Bons negócios, K. "

Cumprimentos

JB
Visitante

Excelente ideia...

por XCalibur » 10/2/2005 2:35

mas ficaram muitos e bons posts do (meu antigo) companheiro de sala de trading K, do Cem e tantos outros, no antigo fórum da emerging-trade. Era óptimo reaver esses posts nem que fossem compilados para ficheiros tipo txt para arquivo.

Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

por maisum_CALD » 9/2/2005 22:23

E ao sétimo dia... Essa não vale!...:-).

Tá combinado.
Um abraço

Registado: 23/9/2004 1:02

por arnie » 9/2/2005 22:17

maisum

aí está uma ideia bastante interessante

procura por aí posts daqueles que o K tão bem sabia fazer, ou do toto1, mas aqueles em que ele falava do trading propriamente dito e não aqueles em que ele ofendia tudo e todos :P

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Ulisses Pereira » 9/2/2005 21:44

Da minha parte tenho todo o interesse, Maisum.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por maisum_CALD » 9/2/2005 21:41

Olá arnie. Tenho umas preciosidades por aí guardadas.
Bons tempos passados com esse arruaceiro do toto a dar luta a tudo e todos, era o Cem, era o K, o Pedrinho, o José A. B. Machado, mais tarde o Patacôncio, eheheh.

Se o pessoal estiver interessado posso ir postando por aí umas coisitas.

Um abraço

por arnie » 9/2/2005 21:17

Jazus maisum, onde foste tu para encontrares esse post? Isso já tem uns aninhos bons.

Grande toto1 :mrgreen:
Era concerteza a pessoa mais arrogante que conheci até hoje (na net) mas abriu as portas a muito boa gente, moi incluido, para outras areas, longe dos indicadores e afins :wink:

Um seminário de AT é sempre algo de louvar neste nosso país. Mais deveria ser feito, mais seminários, feiras onde investidores pudessem ter contacto com corretoras e produtos destinados ao trading/investimento nos mercados de capitais. No nosso país não existe uma real cultura de investimento e acontecimentos destes seriam um passo correcto para o futuro.

Não sei até que ponto, com os intervenientes do seminário, se pode aprender algo de palpavel para a negociação do dia a dia, mas tudo o que seja feito para fomentar o estudo da AT no país, é e será sempre bem vindo.

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Jacsilva » 9/2/2005 20:23

vou ver se vou pois vivo a 100 mts do local
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

Para confirmação de presença

por Dark » 9/2/2005 20:06

Caros forenses interessados,

Após contacto com o IESF, pediram para confirmar a presença junto da Dr.ª Ivone Mateus.

imateus@iesf.pt

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

Para Touro,

por Bcpista » 9/2/2005 19:57

obrigado pela atenção, e já sei onde fica.

quando coloquei a minha dúvida, ainda não tinha reparado no mapa aqui colocado. agora não há problema.

cumps

P.S. o visitante que fez ontem o reparo a favor das suas prestações, fui eu mesmo...Bcpista.
Bcpista

por maisum_CALD » 9/2/2005 16:02

Não resisti e fui lá atrás buscar um post do Paulo Pinto c/ simpática resposta do toto1 ... e tb do arnie a colocar o toto na linha, eheheh

Autor Paulo Pinto
Assunto: Volatilidade tendência e momentum
00/09/03 15:48

Volatilidade tendência e momentum são as principais características da cotação passíveis de serem medidas. Tirando os indicadores técnicos que usam volume quase todos os outros são simples permutas destes 3 indicadores de base. O MACD por exemplo mede o momentum e a tendência as Bollinger bands medem volatilidade e tendência e os osciladores com médias móveis medem momentum e volatilidade.

A Tendência é a mais fácil característica de ser observada e no entanto a mais difícil de seguir. Todos reconhecem uma tendência pela direcção de uma média móvel ou justamente pelo traçar de uma recta de tendência. O problema é quando a tendência começa a estar em dúvida, e isso acontece quando os preços se encostam às médias móveis ou às rectas de suporte. Uma observação atenta dos gráficos mostra que esses níveis são justamente oportunidades. Durante uma tendência os preços costumam encontrar suporte bastas vezes nessas médias móveis ou nas rectas de suporte antes de retomarem o seu trajecto até que uma dessas vezes a tendência muda. Isto quer dizer que na grande maioria das vezes quando se compra nos momentos em que parece ir quebrar a tendência existem lucros a ser retirados do mercado. Uma das vezes haverá prejuízos mas isso é o custo de quem pretende negociar em bolsa. Não conheço nenhum sistema capaz de reconhecer um falso alarme de uma verdadeira alteração de tendência. O momentum é o altímetro da força do movimento. Inícios de movimento com maior momentum tendem a prolongar-se mas na descida os mesmos movimentos tendem a esgotar-se mais facilmente porque o pânico é mais forte que a ganância.

A volatilidade foi popularizada por Welles Wilder no seu livro New Concepts com o indicador ATR Average True Range. O True Range é calculado subtraindo a cotação mínima do dia ao máximo do dia. O ATR mais não é que uma média móvel da volatilidade diária.

Estes são os princípios que estão subjacentes ao sistema dos famosos Turtles. Nos anos 80 um grupo de traders sem experiência treinados por Richard Dennis fizeram milhões e dólares. O principio base do sistema Turtle assentava na técnica conhecida por regra de Donchian e que preconizava comprar quando o mercado fazia um novo máximo e vender quando este fazia um novo mínimo. Esta não era uma estratégia muito sofisticada mas o que tornou a técnica dos Turtle famosa foi a confirmação dada por indicadores nomeadamente volatilidade tendência e momentum.

A lógica de um sistema deve adaptar-se às características de cada indivíduo. Se prefere fazer muitas operações de compra e de venda use indicadores voláteis que lhe permitirão muitos pequenos lucros com menos risco por operação logo menos prejuízos por operação também. Se ao contrário prefere deixar a tendência correr utiliza indicadores menos voláteis.

toto1
00/09/04 12:10
ESTE ARTIGO E TIPICO DE "ANALISTA" E DE TRADING NAO TEM RIGOROSAMENTE NADA. Senao vejamos:

VOLATILIDADE e o nosso (o dos traders) melhor amigo. Porque? Simples: Quanto maior for a diferenca entre o high e o low mais comida nos dao a comer... eis porque os "analistas" gostam de dizer que volatilidade e coisa muito ma! Nao entendem, porque nao negoceiam. Na verdade o melhor mercado e o mercado VOLATIL! Understand?!

Segundo aspecto: o ATR mede a volatilidade. E dai? Big deal! Serve para que? Alguem e capaz de me dizer?

Terceiro: "regra de Donchian" como esta descrita neste artigo e falsa. O autor refere-se e a uma OUTRA Coisa que ja estudei e e de Keltner (to keltner is to take the previous high/low). Funcionou ha 15 anos. Vai la ao Nasdaq 100 ou ao S&P com essas ideias que ficas teso! Os Turtles fizeram dinheiro (e nao foi o dinheiro de que as pessoas falam) quando foi MUITO facil. Hoje NAO fazem. TURTLES = TRETAS!

Ja agora que para os que nao sabem nao serem comidos por estas tretas: O Dennis e homossesuxual, e pessoa de MUITO mau trato, e um invejoso e um ordinario. Querem saber como e que SEMPRE fez dinheiro? Ah, nao sabem? Eu SEI! E assim: Os milionarios Americanos gostam de diversificar e entao ha anos que os brokers de futuros os "pescavam". Hoje a practica e proibida. Para dar a volta a proibicao eles tem uma designacao de CTA's (COmmodity Trading Advisors) que nao e mais nem menos que "portfolio manager" mas dos ORDINARIOS. A rentabilidade media anual do nosso "amigo Dennis tem sido de menos de 30% ao ano. Ah! mas ele cobra 1.5% do capital ao ano como "despesas de manutencao" e 50% dos lucros.
E que nos States ha muito estupido com dinheiro...

arnie
00/09/05 20:32
Toto,cuidado,estás a falar com o "dono e Sr." deste forum e do site emerging-trade.pt :-))

Agora uma pergunta:para ti um analista não pode ser um trader????????? Pois para se ser um trader convém ser tb um analista,ou basta ler-mos os posts de alguns senhores,para podermos ser traders tb????

PS:por favor quando escreveres se não te der muito trabalho escreve as palavras com acentos,pois o sentido melhora bastante.

Pro_F
00/09/06 11:58
arnie, o toto1 não utiliza acentos porque (desconfio!)não se encontra em Portugal. Está certamente num país anglófino.

um abraço Pro_f.

PS1: toto1 - Am I right?
PS2: toto1, continua pois estou a achar interessante (novos ângulos de observação do mercado)

toto1
00/09/07 18:56
My Dear Prof F:

With regards to the first question I am forced to deny and at the same I will decline to indicate any more.

Lastly, I thank you very much for your most kind comments.

With Best Regards, Yours Sincerely,

Pedro
The Momentum Trader

por MarcoAntonio » 9/2/2005 15:13

Eu conto estar presente pois recebi um convite nesse sentido de uma das pessoas da organização do evento...

Relativamente ao Almoço, Ovos Moles, tinha ficado combinado falar-se disso depois das eleições. Chegou-se a marcar uma data provisória mas entretanto surgiu as eleições e várias pessoas pediram para se tentar marcar para mais tarde.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 9/2/2005 15:12

experimentem solicitar inscrição para este endereço octavio.viana@tvtel.pt
Visitante

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], bpcolaco, hugob0ss, latbal, niceboy, novato, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 669 visitantes