Noticias de 7 de Fevereiro de 2005
Nova Iorque encerra no vermelho
7-2-2005 20:52
Nova Iorque encerra este inicio de semana no vermelho, não conseguindo manter os ganhos da semana passada. A Qwest Communications International Inc. liderou as quedas das acções das operadoras.
A Qwest caiu 9,48 por cento, depois do Wall Street Journal ter noticiado que a sua oferta pela MCI Inc. ainda não obteve resposta. Esta perdeu 0,14 por cento.
A WellPoint Inc. recuou 3,23 por cento, ao ter apresentado uma queda nos seus lucros de quarto trimestre.
A Reserva Federal anunciou que o crédito ao consumidor cresceu 1,8 por cento em Dezembro, menos do que os economistas tinham previsto. Na globalidade do ano de 2004 o crédito cresceu 4,6 por cento.
O Dow Jones fechou inalterada e o Nasdaq a perder 0,22 por cento.
BolsaPt.com
Dólar impulsiona Europa
7-2-2005 17:7
Os mercados europeus fecharam em alat, com a valorização do dólar face ao euro a gerar optimismo entre os investidores relativamente à competitividade das exportações europeias para os Estados Unidos, o que impulsionou as empresas que dependem em grande parte das vendas naquele país.
Mediante os analistas, "um dólar mais forte é muito positivo para os mercados accionistas, uma vez que permite aos investidores a compra dos títulos das exportadoras sem se terem de preocupar com os efeitos cambiais nos resultados destas empresas".
Assim, a Philips somou 1,2 por cento e a Sodexho valorizou 4,17 por cento.
O Ibex avançou 0,42 por cento; o MIB progrediu 0,45 por cento; o CAC cresceu 0,60 por cento; o Dax ganhou 0,62 por cento; e o FTSE subiu 0,78 por cento.
BolsaPt.com
Euronext encerra em alta seguindo Europa
7-2-2005 16:48
A bolsa nacional encerra em terreno positivo, tendo beneficiado dos ganhos da tecnológica liderada por Paulo Ramos e do seu elevado número de títulos transaccionados. As 'blue chips' estiveram igualmente a impulsionar o índice, tal como a Impresa que igualou um máximo de Março de 2001. Assim, o PSI-20 fechou a ganhar 0,16 por cento para os 8056,44 pontos.
A ParaRede esteve em destaque na sessão devido à sua subida, mas encerrou a resvalar 2,38 por cento. A subida registada durante a sessão, segundo um analista, deve-se à "previsão de 'cash-flow' positivo em 2004 e à possibilidade da empresa pagar dividendos aos accionistas em 2006".
Nos 'pesos-pesados', o BCP subiu 0,96 por cento, seguido pela PT que cresceu 1,26 por cento, enquanto a EDP tombou 0,87 por cento.
A operadora nacional revelou hoje que a PT Multimédia conta já com cinco interessados na compra da Lusomundo Media e com acesso a informação adicional em 'data-room', sendo possível que mais entidades venham a manifestar o desejo de adquirir o capital da empresa. A PT Multimédia decresceu 0,20 por cento.
A Impresa também esteve em foco crescendo 0,17 por cento, depois de ter igualado um máximo desde Março de 2001 nos 6,09€.
A restante banca travou mais ganhos, com o BES a recuar 0,37 por cento e o BPI a deslizar 0,63 por cento.
BolsaPt.com
Novis reforça presença junto do segmento das microempresas
7-2-2005 19:48
O barómetro dataE anunciou hoje que a Novis reforçou a presença junto das microempresas portuguesas, posicionando-se como a operadora de telecomunicações escolhida por 13,3 por cento do total destas empresas no quarto trimestre de 2004.
"No quarto trimestre de 2004, entre todas as microempresas nacionais, 13,3 por cento confirmaram ser clientes da Novis", divulgou hoje a operadora de comunicações fixas da Sonaecom, citando dados do barómetro elaborado pela consultora dataE.
A nota revela que o reforço da Novis foi responsável pelo aumento da quota de mercado conjunta dos operadores alternativos face à Portugal Telecom (no segmento de microempresas), de 30,6 para 31,1 por cento.
BolsaPt.com
AC aprova fusão de Unilever Bestfoods na Fima
7-2-2005 18:17
A Autoridade da Concorrência aprovou a fusão da Unilever Bestfoods Portugal na FimaVG, detida pela anglo-holandesa Unilever e pela retalhista portuguesa, Jerónimo Martins, informa um comunicado da companhia nacional.
A operação de integração da Unilever Bestfoods na FimaVG envolveu um investimento de 80 milhões de euros por parte da Jerónimo Martins e a diminuição da posição da Jerónimo Martins, de 60 para 51 por cento, no capital da anglo-holandesa Unilever.
O acordo celebrado em Dezembro pelas duas empresas "vem fortalecer a parceria com mais de 50 anos entre a Jerónimo Martins e a Unilever" e aumentar a eficiência potenciada pelas sinergias com a Bestfoods Portugal, diz a Jerónimo Martins.
Permite à Fima a "integração efectiva de um conjunto de marcas alimentares de referência", como a Knorr, a Maizena e a Alsa.
BolsaPt.com
Actividade na construção cai 4,2% em 2004
7-2-2005 17:57
A actividade no sector da construção civil e obras públicas recuou 4,2 por cento em 2004 e este ano iniciou-se sem quaisquer sinais de retoma, revelou hoje a síntese de conjuntura da associação do sector, AICCOPN.
A AICCOPN adiantou, contudo, que a "travagem do ritmo depressivo do sector", já que a taxa de variação média em 2004 foi menos negativa em 3,2 pontos percentuais face ao registado em 2003.
Quanto ao emprego, a associação contabiliza a perda de 32,5 mil postos de trabalho no conjunto do ano passado.
O ano de 2005, este "começou sem sinais de uma nova dinâmica, mantendo o arrefecimento sentido no final de 2004", refere a síntese.
BolsaPt.com
Novo Código de Trabalho incentiva mão-de-obra barata
7-2-2005 15:51
O líder do PCTP-MRPP, Garcia Pereira, disse esta segunda-feira que o novo Código de Trabalho favorece a «destruição da contratação colectiva» e incentiva a «mão-de-obra barata», durante uma reunião com o Sindicato do Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT).
«O novo Código de Trabalho aposta no desaparecimento da contratação colectiva», afirmou Garcia Pereira, sublinhando que o documento promove a «mão-de-obra barata, sem direitos e explorada intensivamente» e a «destruição sucessiva do tecido produtivo», adianta a agência Lusa.
BolsaPt.com
7-2-2005 15:51
O líder do PCTP-MRPP, Garcia Pereira, disse esta segunda-feira que o novo Código de Trabalho favorece a «destruição da contratação colectiva» e incentiva a «mão-de-obra barata», durante uma reunião com o Sindicato do Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT).
«O novo Código de Trabalho aposta no desaparecimento da contratação colectiva», afirmou Garcia Pereira, sublinhando que o documento promove a «mão-de-obra barata, sem direitos e explorada intensivamente» e a «destruição sucessiva do tecido produtivo», adianta a agência Lusa.
BolsaPt.com
Movimento cívico quer encerramento ao domingo já em 2005
7-2-2005 15:36
O Movimento Cívico pelo Encerramento do Comércio ao Domingo exigiu hoje, no Porto, que a Assembleia da República legisle ainda este ano no sentido do encerrar todos os estabelecimentos comerciais ao domingo, informa o Diário Económico.
Nesse sentido, o movimento, que engloba a título individual várias personalidades ligadas a associações e sindicatos do sector, vai entregar na Assembleia da República que tomar posse após as eleições do dia 20 uma petição com mais de 15 mil assinaturas.
As assinaturas, adiantou hoje o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Norte (Cesnorte), foram recolhidas nos últimos três anos de actividade do movimento, que nasceu no Porto no ano 2000.
O objectivo, salientou Jorge Pinto, é travar a perda sistemática de postos de trabalho no sector do pequeno e médio comércio, que soma já cerca de 200 mil (de 700 para 500 mil) nos últimos quatro anos.
BolsaPt.com
PT deverá ter cortado 625 postos de trabalho em 2004
7-2-2005 13:50
A Portugal Telecom deverá apresentar resultados «decepcionantes» no quarto trimestre, com as margens no Brasil a continuarem pressionadas e com o abrandamento no negócio de telecomunicações móveis e de media em Portugal.
Segundo o «Jornal de Negócios» que cita a Morgan Stanley, a PT terá cortado 625 postos de trabalho na rede fixa, gastando para isso 156 milhões de euros.
«Acreditamos que os resultados do quarto trimestre da PT vão ser algo decepcionantes», diz a Morgan Stanley, no seu «research». O banco de investimento espera que o quarto trimestre «seja o pior deste ano, em termos relativos e absolutos, com uma descida superior a 3% no EBITDA em termos homólogos, contra o crescimento de 4,4% registado em Setembro».
As principais razões apontadas para esta perspectiva negativa são a «descida das margens no Brasil, resultando em nova queda no EBITDA, e o significativo abrandamento nas telecomunicações móveis domésticas e no negócio dos media».
BolsaPt.com
Zona Euro: Vendas a retalho descem em Janeiro
7-2-2005 20:38
As vendas a retalho na Zona Euro recuaram pelo quinto mês em seis em Janeiro, revelou o índice de gestores de compras da Bloomberg, diminuindo a previsão para uma recuperação dos gastos dos consumidores.
O índice caiu para uma taxa sazonalmente ajustada de 49,9 pontos face aos 50,6 de Dezembro. As leituras abaixo dos 50 pontos indicam uma contracção.
BolsaPt.com
EUA: Crédito ao consumidor aumenta 1,8% em Dezembro
7-2-2005 20:16
O crédito ao consumidor nos EUA subiu em Dezembro, anunciou a Reserva Federal. P crédito subiu 3,1 mil milhões de dólares, ou 1,8 por cento à taxa anual, em Dezembro para uma taxa sazonalmente ajustada de 2,104 biliões de dólares.
O crédito ao consumidor em Novembro foi revisto em alta de 2 mil milhões, mais alta do que a estimativa da FED.
Os economistas tinham previsto um aumento de 8 mil milhões de dólares em Dezembro. Na globalidade de 2004, o crédito subiu 4,6 por cento à taxa anual.
BolsaPt.com
Euronext deve apresentar brevemente proposta para compra da LSE
7-2-2005 19:26
A plataforma pan-europeia deve desvendar dentro de pouco tempo a sua proposta para adquirir a operadora da bolsa inglesa, enquanto que a Deutsche Börse está a terminar a sua ronda negocial com os accionistas de referência da London Stock Exchange (LSE) e com as autoridades inglesas.
Há muito que a Euronext afirmou estar interessada na aquisição da LSE, mas nunca se quis comprometer ao apresentar uma proposta.
BolsaPt.com
Governo de Cabo Verde planeia criação de empresa com petrolíferas
7-2-2005 19:2
O Governo de Cabo Verde encontra-se em negociações com petrolíferas para a criação da Companhia Logística de Combustíveis de Cabo Verde (CLCC), com vista à importação, armazenamento e distribuição de combustíveis entre as ilhas do arquipélago.
A criação da empresa foi recomendada por um estudo feito em 2002, com financiamento do Banco Mundial (BM), que tinha por objectivo analisar o impacto da subida dos preços do petróleo na economia do arquipélago e apontar as melhores formas de os minimizar.
Não sendo possível controlar os factores que determinam a alta desses preços no mercado internacional, o estudo recomendou a necessidade de melhorar o sistema de importação, reservas e distribuição dos combustíveis utilizados no país.
BolsaPt.com
Bush propõe fortes cortes orçamentais
7-2-2005 18:41
George W. Bush propôs hoje ao Congresso um orçamento no valor de 2,5 biliões de dólares, o qual prevê fortes reduções da despesa federal em vários programas domésticos, como os subsídios à Agricultura e à Habitação.
Mediante os analistas, com este programa George W. Bush tenciona colocar sob controlo o défice orçamental norte-americano, o qual aumentou para valores recorde durante a sua presidência.
A proposta de orçamento hoje apresentada ao Congresso - a qual é classificada pela Casa Branca como a "mais austera" desde a era Reagan - prevê um corte das despesas nacionais (excluindo as relacionadas com a segurança nacional) na ordem dos 0,7 por cento.
BolsaPt.com
Axonyx cai com falhanço de medicamento para tratar doença de Alzheimer
7-2-2005 16:29
As acções da Axonyx Os títulos da farmacêutica norte-americana estão em queda após a empresa ter comunicado que o Phenserine, tratamento para a doença de Alzheimer, não passou nos testes feitos em pessoas com sintomas 'fraco' a 'moderado' da doença, apesar dos pacientes terem mostrado sinais de recuperação.
Este teste foi feito em 384 pacientes durante dois meses.
BolsaPt.com
Telefónica entre as empresas interessadas na Cesky Telecom
7-2-2005 16:12
O Fundo Nacional de Propriedade checo revelou hoje que já recebeu propostas preliminares de cinco empresas interessadas na privatização de 51 por cento do capital detido pelo Estado na operadora Cesky Telecom. Uma das interessadas é a espanhola Telefónica seguida pela Swisscom, a Belgacom e os consórcios PPF/J&T/Inway e Blackstone/CVC Capital Partners/Providence.
BolsaPt.com
WellPoint e Humana com lucros acima do esperado
7-2-2005 15:14
A WellPoint Inc. e a Humana Inc. apresentaram descidas nos lucros do quarto trimestre de 2004, ficando estes mesmo assim acima das estimativas dos analistas.
De acordo com as empresas, a WellPoint Inc. obteve um lucro de 184,5 milhões de dólares e a Humana Inc. um resultado de 47,1 milhões de dólares, contra os 208,8 e 66,3 milhões de dólares obtidos no período homólogo de 2003, respectivamente.
A WellPoint atribui a quebra do seu resultado aos custos do pagamento da sua dívida e das despesas relacionadas com a sua fusão com a Anthem Inc., da qual resultou a maior seguradora do sector da saúde no país, com 28 milhões de clientes.
A Humana justificou por seu lado o seu comportamento com o facto dos lucros do seu contrato com a Tricare (o programa de seguros de saúde do exército dos EUA) ainda não terem sido contabilizados.
Os analistas consideram que os resultados de ambas as empresas, embora melhores do que o esperado, são "mistos" em que as boas notícias e as más se contrabalançam.
BolsaPt.com
Wall Street deve abrir no verde
7-2-2005 13:10
Os analistas prevêem que a praça nova-iorquina abra em alta ligeira, mas sem tendência verdadeiramente definida, pois a queda do preço do barril do petróleo pode não ser suficiente para suportar as desvalorizações das exportadoras que sofrem que a valorização do dólar face ao euro.
BolsaPt.com
CE quer acelerar reforma do mercado de trabalho em Espanha
7-2-2005 13:55
O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Joaquín Almunia, pediu a Espanha para acelerar a reforma do mercado de trabalho. A ideia é reduzir o trabalho temporal e aumentar a ocupação feminina.
Além disso, Bruxelas quer também que o país vizinho aumente a qualificação da sua mão-de-obra, tendo em conta as novas tecnologias e a inovação.
Segundo Joaquín Almunia, a economia espanhola está numa situação de «clara vantagem», uma vez que está a crescer acima da média da União Europeia e tem uma finanças públicas equilibradas, além de condições financeiras favoráveis, apesar da inflação ser superior à dos parceiros e penalizar a sua competitividade.
BolsaPt.com
Lucro da Puma sobe 44%
7-2-2005 13:40
O resultado líquido da fabricante de equipamento desportivo ascendeu, em 2004, a 257,3 milhões de euros, graças à melhoria das vendas e resultados operacionais da empresa.
Apesar de ter sido o menor crescimento dos últimos cinco anos, o lucro da empresa superou as estimativas dos analistas, os quais esperavam um resultado de 251 milhões de euros.
Nos últimos cinco anos, o lucro da Puma expandiu-se 25 vezes e as vendas mais do que quadruplicaram.
BolsaPt.com
Telefónica encaixa 823 milhões com plano de venda de imobiliário
7-2-2005 13:10
A Telefónica concluiu o plano de venda de activos imobiliários, encaixando 823 milhões de euros, depois de ter alienado 307 propriedades. A operadora deu início ao plano de «eficiência imobiliária» em Setembro de 2002 com o objectivo de rentabilizar o seu património.
O programa deveria terminar no Verão de 2006, mas os responsáveis deram como encerrado o processo alegando que os objectivos propostos foram cumpridos, restando apenas a venda de alguns edifícios.
No final de 2004 a empresa tinha um encaixe de 823 milhões de euros o que compara com o objectivo inicial de 860 milhões de euros.
BolsaPt.com
Indonésia estuda saída da OPEP
7-2-2005 12:55
O governo da Indonésia está a ponderar sair da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, anunciou o ministro do petróleo, Purnomo Yusgiantoro.
«Há opiniões que devemos sair da OPEP» afirmou Purnomo. A Indonésia é o único país asiático membro da OPEP fora do Médio Oriente.
«Organizámos uma equipe para estudar se devemos ou não manter-nos na OPEP. O resultado vai ser apresentado numa reunião, porque há assuntos políticos que têm de ser resolvidos», avançou o mesmo responsável.
Os opositores à manutenção da Indonésia na OPEP alegam que a produção de petróleo do país está a falhar e que às vezes precisa de importar mais petróleo do que aquele que exporta. A produção de petróleo diária caiu para menos de um milhão de barris o que compara com mais de 1,3 milhões em 2000. Purnomo saiu da presidência da OPEP no ano passado.
BolsaPt.com
CE espera poder manter previsões de crescimento para 2005
7-2-2005 12:40
O comissário europeu para os Assuntos Monetários afirmou hoje ter esperanças de que o Executivo comunitário possa deixar inalteradas as suas expectativas de expansão do PIB dos Doze para este ano nos 2%, aquando da elaboração das suas Previsões da Primavera.
Segundo Joaquin Almunia, «oxalá possamos manter as nossas previsões [de um crescimento] de 2% e dar alguns sinais de optimismo».
«Se tivéssemos de efectuar hoje as nossas previsões, estas provavelmente manter-se-iam nos 2%», adiantou.
Nas previsões de Outono divulgadas em Outubro, a CE avançou com uma previsão de crescimento do PIB da Zona Euro de 2% em 2005, devendo agora o Executivo comunitário divulgar as suas previsões da Primavera no próximo dia 21 de Março.
BolsaPt.com
Prisa reforça posição na Sogecable
7-2-2005 12:20
A Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNVM) anunciou que o grupo de media espanhol aumentou em 0,24% a sua participação na operadora de televisão por cabo, detendo agora 23,64% do capital da Sogecable.
A Prisa passa assim a deter cerca de 29,78 milhões de títulos, depois de ter adquirido 300 mil acções no valor de cerca de 9,7 milhões de euros.
BolsaPt.com
Acções do Manchester sobem 6% com nova oferta de compra de Glazer
7-2-2005 11:55
Os títulos do Manchester United somaram 6% depois do empresário desportivo norte-americano Malcolm Glazer ter feito uma nova oferta de compra do clube de futebol britânico.
O Manchester apreciava 4,38% para 280 pences, depois de as acções terem avançado um máximo de 5,87%, o maior ganho dos últimos três meses.
O empresário, dono do clube de futebol americano Tampa Bay Buccaneers, apresentou uma «proposta detalhada». A oferta de Glazer pode avaliar as acções do clube em 300 pences cada uma, noticiou o jornal «Sunday Telegraph». A capitalização bolsista do clube vale cerca de 748 milhões de libras.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, bpcolaco, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, joingue, latbal, m-m, macau5m, malakas, MR32, nov, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, SerCyc e 184 visitantes