Caldeirão da Bolsa

Atenção - BURLA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Trata-se de crime organizado e pensado .....

por Xanax » 28/2/2005 17:39

por profissionais da burla que aprenderam este esquema no Leste. O mais engraçado é que a Santa Casa tomou conhecimento deste esquema e não alertou quem devia.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

Já que estamos numa de fraude/burla ....

por Xanax » 28/2/2005 17:35

Este esquema é brutal e qualquer comerciante cai que nem um Patinho, atenção isto passou-se em Portugal á seis meses a esta parte e comenta-se que terá já defraudado centenas de pequenos comerciantes, ora vejam, eu acho dilicioso e muito bem esgalhado !!!! Quem não cairia ?????
1º Cenário - Identificação do alvo - Comerciantes que vendam loteria.
2º Cenário - Homem a rondar os quarenta anos bem apresentado solicita lista de prémios da semana para conferir prémio.
3º Cenário - Mulher apressada solicita revista ou tabaco.
Facto : Na altura em que o comerciante vende o tabaco ou a revista á senhora apressada o homem de quarenta anos troca lista de prémios oficial por uma sua manipulada e falsificada.
4º Cenário - Passadas 2 horas, Homem de cinquenta anos bem parecido, solicita lista ao comerciante e rejubila com prémio de 500 € (atenção que este montante só pode ser resgatado na Santa Casa).
5º Cenário - A cenoura: Premiado solicita desconto do prémio junto do comerciante em troca de 100 de loteria e o restante em cash, Quem não cai ????
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por saxo » 28/2/2005 16:51

a continuação (diariodigital)

"
A Polícia Judiciária (PJ) deteve este fim-de-semana no Porto dois casais pela prática de burlas em todo o país, calculadas em dezenas de milhares de euros. O líder do grupo induzia representantes de empresas ao pagamento de alegadas dívidas ao Estado em atraso.

Através do telemóvel o líder, de 38 anos, e intitulando-se Juíza ou quadro superior da Administração Pública, induzia aqueles representantes ao pagamento levando-os ao depósito de tais quantias em contas bancárias, das quais apenas fornecia o NIB, e que eram, logo de seguida, levantadas através das cadernetas e/ou cartões multibanco.
As contas bancárias eram obtidas de outras pessoas, que angariavam na comunidade de toxicodependentes e que lhas facultavam, com os respectivos cartões ou cadernetas, a troco de pequenas importâncias em dinheiro.

O facto de se identificar como Juíza, tratar-se de uma dívida antiga não muito elevada (não excedendo de cada vez os 3.000.00 euros), apresentar uma argumentação muito treinada e convincente, suportada com informação previamente obtida (editais retirados dos jornais, números de telefones e de fax de instituições o Estado, entre outras) convenceu muitos dos contactados a fazer os depósitos nas contas indicadas.

A Polícia Judiciária calcula que tenham sido burladas várias centenas de empresas, uma vez que esta actividade vem decorrendo há cerca de dois anos.
"

Registado: 10/5/2004 13:42

Sim!

por maya » 5/2/2005 0:38

Sim tem razão!

Mas existe um instituto de Direito das Obrigações, que é o Enriquecimento sem Causa... onde aquele que vÊ um acrescimo injustificado no seu patrimonio é obrigado a "devolver" este, ao lesado!

Ora se bem me recordo(o que enriqueceu) não conseguiria provar que houve uma causa para este acrescimo de património... e desde que seja provado pelo que empobreceu a ausencia desta causa (uma doação seria uma causa válida - mas regra geral se alguem faz uma doação tem um motivo) parece-me que o que enriqueceu seria obrigado a devolver...

Claro que a par deste processo civil existiria um penal..por Burla.. mas essa é outra história...
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

por saxo » 5/2/2005 0:21

Sim, pelo NIB pode chegar à pessoa.

O problema é provar que foi resultado de uma burla. Eu posso transferir dinheiro para alguém só porque me apetece...

A não ser, obviamente, que existam muitas mais queixas.

Vou dizer para eles darem o número à PJ.

Boas!

por maya » 4/2/2005 23:23

Só tenho uma questão.. no caso de ser feita a tranferência para esse nib.. parece-me que (por esse nib) a pj conseguiria sempre chegar ao "esperto" não?

Claro que há formas de contornar isso... Nomeadamente pelo sistema de layers.. contudo não acredito que esses "espertinhos" tenham algo assim, dado que é algo que demora algum tempo a criar.. e nunca por um valor tão baixo!
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

Burlas

por Emanuel Santos » 4/2/2005 22:59

Este esquema já não é propriamente novo, já surgiu no jornal Tal & Qual uma reportagem sobre casos semelhantes, há coisa de, talvez, meio ano.
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por MarcoAntonio » 4/2/2005 22:05

scpnuno Escreveu:...
sobre chamadas com origem num telemovél, é possivel fazer a localização / identificação da conta bancária de onde são originados os carregamentos para o telemovél.
...

Exacto.

Por isso, tão importante como o alerta é contactar as autoridades competentes.

Eles chegam lá...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por scpnuno » 4/2/2005 22:02

Posso acrescentar, até por uma experiencia pessoal de uma queixa que apresentei ao Ministério Publico sobre chamadas com origem num telemovél, é possivel fazer a localização / identificação da conta bancária de onde são originados os carregamentos para o telemovél. Agradeço o alerta, se compartilhadas estas experiencias, cada vez mais se limita o espaço de manobra dos burlões. Um abraço

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 4/2/2005 21:58

Acerca do numero do contacto, penso que essa informação devia ser passada à Polícia Judiciária pois eles têm certamente mecanismos para chegarem ao utilizador, mesmo que se trate de um cartão recarregável (é possível localizar o telemóvel, etc).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 4/2/2005 21:56

É impressionante como os profissionais das burlas exploram as possibilidades mal elas surgem.

É evidente, pelo que relata, que se trata de uma burla. E de uma burla bastante grave.

Estou certo que ainda vai dar que falar...
Imagem

Administrador Fórum

Atenção - BURLA

por saxo » 4/2/2005 21:50

Boa noite

Soube hoje de uma situação que para mim é um esquema fraudulento. Soube-o na "primeira" pessoa pois passou-se na empresa da minha mulher.

Vou contar de forma resumida.

Uma senhora liga e pede para falar com o responsável financeiro da Empresa. Diz que está a falar do tribunal e que tem à sua frente um despacho para assinar para congelar as contas da empresa, dada a existência de uma dívida fiscal. A única forma de evitar esse congelamento é o pagamento imediato da dívida, transferindo o dinheiro para uma conta, sendo dado o NIB. Na empresa solicitaram então que fosse enviado um fax com os dados da conta e do processo. Tal fax nunca chega. As tentativas para contactar novamente a pessoa não resultam, desligando ela novamente o telefone.

Notas adicionais:
-O valor da dívida era de cerca de 1000 euros o que permitia o pagamento imediato por parte de grande parte das empresas.
-O telemóvel da pessoa (913017464) é um telemóvel de cartão recarregável, sem registo na operadora. Estranho para um tribunal
-A data da dívida (por azar deles) era anterior à data da existência da Empresa.
-Caso tivesse sido dado o NIB por telefone e efectuada a transferência, não existiam dado para confirmar a fraude. Um fax sim. Por isso, ele nunca terá chegado.

Fica o aviso de mais um esquema fraudulento.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 708 visitantes