JMT - Consolidando...
15 mensagens
|Página 1 de 1
É uma questão de perfil de risco. Eu estou convencido que a JMT tem todas as condições para subir mais no curto-prazo pelo que penso que uma entrada mesmo nestes níveis é de considerar...
Como é evidente, nada é garantido. E como é evidente uma entrada agora é mais arriscada do que se tivesse sido tomada anteriormente (nomeadamente durante a consolidação ou na quebra dos 10€).
Como é evidente, nada é garantido. E como é evidente uma entrada agora é mais arriscada do que se tivesse sido tomada anteriormente (nomeadamente durante a consolidação ou na quebra dos 10€).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estão a confirmar-se as perspectivas positivas para o título que hoje se encontra a realizar novos máximos após uma saudável fase de consolidação.
Tomando por base um pendão de alta teríamos como target de muito curto-prazo a zona dos 11.20€. Já em termos de curto/médio-prazo encontra uma provável resistência digna de relevo apenas pelos 12€.
Fica o gráfico actualizado...
Tomando por base um pendão de alta teríamos como target de muito curto-prazo a zona dos 11.20€. Já em termos de curto/médio-prazo encontra uma provável resistência digna de relevo apenas pelos 12€.
Fica o gráfico actualizado...
- Anexos
-
- JMT-20050203a.png (20 KiB) Visualizado 697 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Sobre a 'bandeira de alta' na JMT
Touro Escreveu:Passo a citar o que o Murphy diz sobre o assunto:The flag usually occurs after a sharp move and represents a brief pause on the trend. The flag should slop against the trend.
Agora eu pergunto: onde está a pequena correcção contra a tendência? O que vejo (para já) é uma consolidação em rectângulo após uma subida impulsiva de dois dias aquando da rotura da resistência dos 10E.
Touro, em primeiro lugar a consolidação ainda não terminou pelo que não sabemos exactamente como irá ser.
O que é indiscutível é que esta consolidação é, para já, a brief pause after a sharp move . Ou seja, está perfeitamente dentro da filosofia do padrão...
Mais, o padrão tanto pode evoluir para uma bandeira como para um pendão (não é obrigatório no caso do pendão que a consolidação seja em counter-trend, pode ser apenas lateral (havendo mesmo autores que admitem a bandeira quando a consolidação é lateral).
Aliás, estes padrões são considerados geralmente em conjunto, por duas razões:
Mais para mais, correcção existe (não sendo para já num canal descendente, o que não invalida por si só o cenário geral).
Se quisermos ser exactos/precisos, tal como se apresenta até este momento, o cenário mais verosímel é o de um pendão. Eu tenho estado a falar dos dois cenários desde o princípio (aliás, englobo-me naqueles que consideram os dois padrões basicamente a mesma coisa).
Posto isto, eu não vejo sequer onde está a questão...
Quase tudo o que lhe posso aconselhar é em Inglês.
Em Português só se for o Curso aqui do Caldeirão, mas está longe (só dou formação no Porto).
Algumas referências:
Online: Pode consultar o Stockcharts, tem uma secção sobre iniciação à Análise Técnica (principais conceitos, padrões, etc) que considero bastante bem elaborada.
Livros:
John Murphy - "Technical analysis of the financial markets"
AT em geral, numa abordagem que aprecio bastante (um dos meus formandos conseguiu um exemplar em espanhol, em portugues não há).
Edwards and Maggee - "Technical analysis of stock trends"
Sobre padrões, particularmente. Uma grande referência.
T.N.Bulkowski - "Encyclopedia of Chart Patterns"
Também especificamente sobre padrões. Trata-se de uma abordagem estatística (estudo estatístico) aos padrões. Excelente referência (embora seja importante considerar uma referência e não levar demasiado a sério aqueles valores). Este e o anterior e penso que não é preciso mais para os padrões.
Steve Nison - "Japanese Candlestick charting techniques"
Especificamente sobre Candlesticks. Há mais livros deste autor mas o que eu tenho é o de cima e considero uma excelente referência para esta área em particular e não é preciso mais.
Sobre AT especificamente aconselharía este lote. Claro que há outros livros de qualidade sobre estratégias e filosofias de investimento, experiencias de traders de sucesso ou que abordem a psicologia do investidor. Só AT não chega (AT é uma ferramenta de análise, o trading como um todo tem mais vertentas para além da ferramenta de análise).
Em Português só se for o Curso aqui do Caldeirão, mas está longe (só dou formação no Porto).
Algumas referências:
John Murphy - "Technical analysis of the financial markets"
AT em geral, numa abordagem que aprecio bastante (um dos meus formandos conseguiu um exemplar em espanhol, em portugues não há).
Edwards and Maggee - "Technical analysis of stock trends"
Sobre padrões, particularmente. Uma grande referência.
T.N.Bulkowski - "Encyclopedia of Chart Patterns"
Também especificamente sobre padrões. Trata-se de uma abordagem estatística (estudo estatístico) aos padrões. Excelente referência (embora seja importante considerar uma referência e não levar demasiado a sério aqueles valores). Este e o anterior e penso que não é preciso mais para os padrões.
Steve Nison - "Japanese Candlestick charting techniques"
Especificamente sobre Candlesticks. Há mais livros deste autor mas o que eu tenho é o de cima e considero uma excelente referência para esta área em particular e não é preciso mais.
Sobre AT especificamente aconselharía este lote. Claro que há outros livros de qualidade sobre estratégias e filosofias de investimento, experiencias de traders de sucesso ou que abordem a psicologia do investidor. Só AT não chega (AT é uma ferramenta de análise, o trading como um todo tem mais vertentas para além da ferramenta de análise).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/2/2005 1:56, num total de 1 vez.
Sobre a 'bandeira de alta' na JMT
Passo a citar o que o Murphy diz sobre o assunto:
Agora eu pergunto: onde está a pequena correcção contra a tendência? O que vejo (para já) é uma consolidação em rectângulo após uma subida impulsiva de dois dias aquando da rotura da resistência dos 10E.
The flag usually occurs after a sharp move and represents a brief pause on the trend. The flag should slop against the trend.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Marco,chama-se a isto formação à distância
Vocês são de facto bons professores e eu estou seduzido por este tipo de análise
A culpa é só sua
Já agora se possível, poderia-me dar-me bibliografia de análise técnica? Só uma coisa, se possível em português pois eu em Inglês só para pedir bicas
Gostaria de começar a investir no estudo desta análise.
Tenho limitações pois, vivo na Guarda e Lisboa fica longe
Mas tenho hipótese de mandar vir livros por familiares e às vezes vou à capital de fugida.
Também é verdade que o tempo para mim é escasso pois dou aulas na Escola Superior de Enfermagem ( Politécnico) em regime de convidado. È uma carolice minha, pois gosto e a escola necessita muito. Nesse sentido lá faço mais um esforço mas, depois falta tempo para estas coisas
Bom, depois de Meados de Fevereiro terei mais disponibilidade
Conto com o seu apoio.
Um Bem haja
Vocês são de facto bons professores e eu estou seduzido por este tipo de análise
A culpa é só sua
Já agora se possível, poderia-me dar-me bibliografia de análise técnica? Só uma coisa, se possível em português pois eu em Inglês só para pedir bicas
Gostaria de começar a investir no estudo desta análise.
Tenho limitações pois, vivo na Guarda e Lisboa fica longe
Mas tenho hipótese de mandar vir livros por familiares e às vezes vou à capital de fugida.
Também é verdade que o tempo para mim é escasso pois dou aulas na Escola Superior de Enfermagem ( Politécnico) em regime de convidado. È uma carolice minha, pois gosto e a escola necessita muito. Nesse sentido lá faço mais um esforço mas, depois falta tempo para estas coisas
Bom, depois de Meados de Fevereiro terei mais disponibilidade
Um Bem haja
-
tiopatinhas
tiopatinhas Escreveu:Marco, o que caracteriza o pendão ou bandeira?
O pendão e a bandeira são padrões típicos de curto-prazo (bastante frequentes). Caracterizam-se por um primeiro movimento impulsivo (forte e rapido) seguido de uma consolidação (tipicamente uma semana a um mês) e depois, quando tudo corre bem, um segundo movimento identico ao primeiro.
tiopatinhas Escreveu: pode ter uma ruptura para cima ou para baixo?
Se se trata de uma bandeira ou pendão de alta, a ruptura será para cima (digamos que aí umas 70 ou 80% das vezes, quando bem identificado, é o que acontece). Se não acontecer é porque o padrão falhou...
Numa bandeira ou pendão de baixa sería de esperar uma quebra em baixa (o padrão também estaría todo ele invertido, com o primeiro movimento impulsivo mas no sentido de queda, etc).
tiopatinhas Escreveu: Há dias coloquei uma questão identica
Sim, tenho ideia que já tinha respondido a isto há poucos dias atrás...
tiopatinhas Escreveu: e fiquei com a impressão de que ela é consequente a um mastro formado por uma subida abrupta da cotação a que se segue uma consolidação que pode incorrer numa pequena correção ligeira e depois um novo arranque nas proporções identicas ao primeiro.
Exacto, é isso mesmo.
Quando tudo corre bem é isso que se espera do padrão.
tiopatinhas Escreveu:Será que interpretei mal ou estou redondamente enganado? Isto vem a propósito da JM, claro. Ela está nessa fase de consolidação...
Sim, percebeste lindamente.
Relativamente à JMT, a possibilidade de realizar um desses dois padrões (muito semelhantes entre si, muitos analistas até os consideram o mesmo padrão não obstante as formas como se realizam as consolidações serem ligeiramente diferentes) continua em aberto.
Isto é, continua a ser um cenário plausível, principalmente se tivermos em linha de conta que o nosso mercado se encontra favorável (atravessa um bom momento).
Marco, o que caracteriza o pendão ou bandeira? pode ter uma ruptura para cima ou para baixo? Há dias coloquei uma questão identica e fiquei com a impressão de que ela é consequente a um mastro formado por uma subida abrupta da cotação a que se segue uma consolidação que pode incorrer numa pequena correção ligeira e depois um novo arranque nas proporções identicas ao primeiro.
Será que interpretei mal ou estou redondamente enganado? Isto vem a propósito da JM, claro. Ela está nessa fase de consolidação...
Um abraço
Será que interpretei mal ou estou redondamente enganado? Isto vem a propósito da JM, claro. Ela está nessa fase de consolidação...
Um abraço
-
tiopatinhas
Se vier a ocorrer uma correcção mais pronunciada espero que os 9.75 ou os 10.00€ funcionem então como zona de suporte.
JMT - Consolidando...
A JMT, após o arranque na sequência da quebra dos importantíssimos 10€, encontra-se agora em fase de consolidação, situação que começa a evoluir para um potencial pendão ou bandeira.
É uma situação que vejo com naturalidade e benéfica para o papel mantendo perspectivas positivas em termos de curto/médio-prazo.
Naturalmente e em termos de muito curto-prazo, definido que está ali um pequeno suporte nos 10.26/10.27, uma quebra em baixa desse valor poderá degradar o comportamento técnico do papel e lançar o título numa correcção mais pronunciada.
Mas para já e enquanto isso não ocorrer, o padrão tem mais de positivo do que de negativo.
É uma situação que vejo com naturalidade e benéfica para o papel mantendo perspectivas positivas em termos de curto/médio-prazo.
Naturalmente e em termos de muito curto-prazo, definido que está ali um pequeno suporte nos 10.26/10.27, uma quebra em baixa desse valor poderá degradar o comportamento técnico do papel e lançar o título numa correcção mais pronunciada.
Mas para já e enquanto isso não ocorrer, o padrão tem mais de positivo do que de negativo.
- Anexos
-
- JMT-20050128a.png (18.46 KiB) Visualizado 1155 vezes
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Apramg, As_paus , Bing [Bot], cftomas, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], laszlito, latbal, m-m, macau5m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, O Magriço, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, SerCyc, severalmal, Simplório, tami e 201 visitantes