O já famoso desfazamento do PSI...
8 mensagens
|Página 1 de 1
Se o rebound dos índices americanos tiver força suficiente, existe ainda uma "esparança" de que o indice do PSI20 não tenha as mesmas correcções que os outros mas em desfazamento..
Se tal acontecer será muito bom para os PSIzito pois acaba por não sofrer muito com a correcção de início de ano e provavelmente até seria uma boa ajuda para que quebre a resistência dos 7900
Se tal acontecer será muito bom para os PSIzito pois acaba por não sofrer muito com a correcção de início de ano e provavelmente até seria uma boa ajuda para que quebre a resistência dos 7900
Re: Lag do PSI
Razão Pura Escreveu:...
Este lag do PSI é uma vantagem considerável que os investidores portugueses têm principalmente em alturas de inversão de tendência (topos e fundos) e a prova disso foi o fim das subidas de 2003 que nos states se deu em Janeiro de 2004 e por cá tivemos mais 2 meses até stingirmos o topo e invertermos, em Março de 2004.
...
Nem mais, Razão. É uma vantagem considerável para nós, investidores nacionais, se estivermos conscientes deste fenómeno e o introduzirmos nas nossas decisões.
Eu cá só invisto no mercado nacional e não deixo por isso de acompanhar os principais indices estrangeiros pois são eles que "tocam a música".
...
Nem mais. Tal como eu, só invisto no mercado nacional no entanto é essencial para mim ir acompanhando nem que seja superficialmente o que se passa nos mercados internacionais e ir efectuando a leitura dos mais importantes movimentos que se passam lá fora.
Na minha opinião estamos noutra fase decisiva.
Praticamente todos os indices de referência já foram testar os seus máximos de 2003/2004, excepto o DJI, e também o nosso PSI20.
Exacto, estamos de novo num ponto crítico.
Na minha opinião não é altura (a não ser em casos muito pontuais) de abrir posições longas.
Já para quem detém posições longas que vêm de trás, não vejo razões para uma mudança radical (muito embora uma redução de posições para reduzir o risco, se justifique).
Agora, quem está de fora e está a ponderar posições longas talvez seja melhor aguardar mais uns dias a ver o que fazem os mercados lá por fora e como reage o nosso.
É caso para dizer, ele por ele ía... agora falta saber é se os outros deixam!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
É plausível mas não é certo. Também existem situações em que o PSI «elimina» correcções que ocorreram lá por fora...
Se a correcção for relativamente limitada, o PSI20 poderá «eliminá-la», se for pronunciada o PSI20 acaba por responder inevitavelmente.
Penso que neste momento estamos no limiar de uma coisa e da outra daí a importância que dou a este momento em particular e considerar importante (para nós, investidores nacionais) que os mercados lá por fora deixem de cair já.
Se a correcção for relativamente limitada, o PSI20 poderá «eliminá-la», se for pronunciada o PSI20 acaba por responder inevitavelmente.
Penso que neste momento estamos no limiar de uma coisa e da outra daí a importância que dou a este momento em particular e considerar importante (para nós, investidores nacionais) que os mercados lá por fora deixem de cair já.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Lag do PSI
Olá Marco!
A constatação da evidência é sempre útil para nos fazer ver as coisas com objectividade e clareza.
Eu de vez em quando até postava aqui um cobinado de gráficos com o G5 (S&P, DJI, DAX e os 2 nasdaq's), mas já desisti.
Este lag do PSI é uma vantagem considerável que os investidores portugueses têm principalmente em alturas de inversão de tendência (topos e fundos) e a prova disso foi o fim das subidas de 2003 que nos states se deu em Janeiro de 2004 e por cá tivemos mais 2 meses até stingirmos o topo e invertermos, em Março de 2004.
Eu cá só invisto no mercado nacional e não deixo por isso de acompanhar os principais indices estrangeiros pois são eles que "tocam a música".
Praticamente todos os indices de referência já foram testar os seus máximos de 2003/2004, excepto o DJI, e também o nosso PSI20.
A constatação da evidência é sempre útil para nos fazer ver as coisas com objectividade e clareza.
Eu de vez em quando até postava aqui um cobinado de gráficos com o G5 (S&P, DJI, DAX e os 2 nasdaq's), mas já desisti.
Trade the trend.
Quer dizer, como tenho dito nos últimos dias, que está no hora do Nasdaq voltar a subir ou começarão cá mais tarde ou mais cedo a sentir-se as consequências.
A minha opinião é esta: o nosso mercado ainda ontem demonstrou força e vontade de subir (são vários os papéis inclusivamente que se encontram em boa situação técnica).
Mas ou os mercados voltam às subidas e estancam esta correcção ou começará a ser muito difícil ao PSI continuar a contrariar a tendência internacional.
Dito de outra forma, se este movimento de baixa lá fora continuar começa a estar na hora do PSI também virar. Como sempre estamos altamente dependentes do que se passa lá fora mas temos esse benefício da dúvida, o nosso mercado espera para ver e depois é que vai atrás dos outros.
Para nós, investidores, isso é bom e é aproveitável, como já tenho sublinhado inclusivamente.
A minha opinião é esta: o nosso mercado ainda ontem demonstrou força e vontade de subir (são vários os papéis inclusivamente que se encontram em boa situação técnica).
Mas ou os mercados voltam às subidas e estancam esta correcção ou começará a ser muito difícil ao PSI continuar a contrariar a tendência internacional.
Dito de outra forma, se este movimento de baixa lá fora continuar começa a estar na hora do PSI também virar. Como sempre estamos altamente dependentes do que se passa lá fora mas temos esse benefício da dúvida, o nosso mercado espera para ver e depois é que vai atrás dos outros.
Para nós, investidores, isso é bom e é aproveitável, como já tenho sublinhado inclusivamente.
Quer dizer...
que está na hora?....
A sessão de hoje poderá ser um indício disso?
(Desfazamento entre 12 e 20 dias. O Nasdaq começou a cair em finais de 2004/inicio de 2005 + 20 dias dá ...??? )
Cumprimentos.
A sessão de hoje poderá ser um indício disso?
(Desfazamento entre 12 e 20 dias. O Nasdaq começou a cair em finais de 2004/inicio de 2005 + 20 dias dá ...??? )
Cumprimentos.
-
Visitante
O já famoso desfazamento do PSI...
Tenho falado diversas vezes do fenomeno de desfasamento e atraso que o PSI20 tem vindo a demonstrar face aos restantes mercados.
Este fenómeno tem sido por vezes mal entendido ou entendido como uma teoria. Ora, não é uma teoria: é um facto, uma constatação práctica incontornável.
Teorias serão as explicações que cada um de nós poderá encontrar para explicar este fenómeno.
Em anexo encontram-se dois gráficos comparativos.
No primeiro podemos ver a relação entre os mínimos do Nasdaq e os mínimos do PSI 20 bem como o desfasamento ao nível do momentum, provavelmente a faceta mais importante deste desfasamento do PSI e que está na base «das queixas» de muitos investidores que lamentam quando vêm os restantes mercados com força e o nosso a reagir debilmente.
Ora, como sempre tenho dito nestas situações e como podemos constatar nos gráficos, o PSI tende a recuperar o tempo perdido com o momentum a surgir numa fase mais tardía e por vezes já quando os restantes mercados deixaram de subir de todo.
No segundo gráfico temos outra forma de analisar este desfasamento, uma comparação entre duas médias móveis de 20 dias: a do S&P500 e a do PSI20. O desfasamento é uma evidência...
Este fenómeno tem sido por vezes mal entendido ou entendido como uma teoria. Ora, não é uma teoria: é um facto, uma constatação práctica incontornável.
Teorias serão as explicações que cada um de nós poderá encontrar para explicar este fenómeno.
Em anexo encontram-se dois gráficos comparativos.
Ora, como sempre tenho dito nestas situações e como podemos constatar nos gráficos, o PSI tende a recuperar o tempo perdido com o momentum a surgir numa fase mais tardía e por vezes já quando os restantes mercados deixaram de subir de todo.
- Anexos
-
- nas versus psi.png (21.96 KiB) Visualizado 719 vezes
-
- spx versus psi.png (22.99 KiB) Visualizado 724 vezes
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cmsbarros, Google [Bot], Goya777, Kooc, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, SerCyc, Shimazaki_2, yggy e 183 visitantes