Caldeirão da Bolsa

BCP lucra mais de 500 milhões e supera previsões de analista

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 27/1/2005 12:23

Mantém recomendação de «underperform»
WestLB sobe «target» do BCP e diz saída de Jardim aumenta especulação de OPA
Os lucros do Banco Comercial Português (BCP) saíram acima das estimativas da WestLB, tendo a casa germânica aumentando o «target» para os 1,90 euros, mantendo a recomendação de «underperform». O analista diz que as mudanças na gestão do banco podem aumentar as especulações de uma OPA sobre o BCP.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt


Acções do BCP em seis meses

Os lucros do Banco Comercial Português (BCP) saíram acima das estimativas da WestLB, tendo a casa germânica aumentando o «target» para os 1,90 euros, mantendo a recomendação de «underperform». O analista diz que as mudanças na gestão do banco podem aumentar as especulações de uma OPA sobre o BCP.

O Banco Comercial Português (BCP) [Cot] anunciou na terça-feira, já após o fecho dos mercados, que os lucros de 2004 aumentaram 17% para os 513 milhões de euros, superando as estimativas mais optimistas dos analistas.

Em simultâneo com a apresentação das contas, o BCP avançou que, a partir de Março, Paulo Teixeira Pinto vai substituir Jorge Jardim Gonçalves como presidente do Conselho de Administração do BCP. Jardim Gonçalves fundou o banco em 1985 e desde então tem comandado os destinos da instituição.

Numa nota de «research» a comentar os resultados, a WestLB enaltece «a tendência positiva das provisões para cobertura de risco e das comissões líquidas», o que levou o banco a elevar as estimativas de resultados para os próximos anos.

No entanto, o analista Carsten Werle diz que os números do quarto trimestre parecem ser «insustentavelmente altos», devido aos «fortes» ganhos a nível do «trading», que saíram cerca de 20 milhões de euros acima da média trimestral dos últimos dois anos. A venda de acções de subsidiárias também rendeu ao banco um ganho de 84 milhões de euros.

A WestLB alemã elevou o preço-alvo do BCP de 1,7 euros para os 1,90 euros, mantendo, no entanto, a recomendação de «underperform», já que na opinião de Werle, as acções do banco continuam a negociar com um PER (rácio da cotação sobre os lucros unitários) acima da média do mercado, «sem ter perspectivas de crescimento acima da média».

A saída de Jardim Gonçalves poderá, segundo a WestLB, «tornar as especulações de uma OPA sobre o BCP mais realistas». Apesar de considerar o BCP um «target» estratégico, a limitação dos direitos de voto e as perspectivas para a economia portuguesa afastam este cenário, a curto prazo.

A confirmação da estratégia do banco nos mercados polaco e grego não foi bem recebida pelo banco alemão que justifica que «não esperamos que as operações além-fronteiras do BCP recuperem o seu custo de capital nos próximos anos».

As acções do BCP, depois de uma série de onze sessões seguidas sem perder valor, negociavam hoje em queda 0,98% para 2,03 euros.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por Mário Gomes » 25/1/2005 22:52

Resultados líquidos consolidados crescem 17,2% para 513,0 milhões de
euros, contra 474,3 milhões de euros esperado

Jardim Gonçalves vai sair e dar lugar a Paulo Teixeira Pinto

- Proposta de distribuição de dividendo de 0,065 euros por acção;

- Crescimento de 9,5% em comissões, induzido pelo aumento dos
proveitos relacionados com crédito e com operações sobre títulos;

- Recuperações de crédito superiores em 28,7% às relevadas em 2003. O
esforço de provisionamento em percentagem do crédito total situou-se
em 82 bp;

- Melhoria significativa da qualidade do crédito, com descida do peso do
crédito com incumprimento no crédito total para 1,2% e reforço da
respectiva cobertura por provisões para 201,2%;

- Redução de 2,2% dos custos de transformação da actividade doméstica
determina a melhoria do rácio de eficiência doméstica para 51,7%;

- Recursos totais de clientes aumentam 6,8%, impulsionados pelo
desempenho dos depósitos de clientes (+9,7%);

- Crescimento pronunciado do crédito à habitação de 18%, alcançando na
actividade doméstica uma quota de mercado de produção de 26%;

- Contabilização em reservas (na situação líquida), em Dezembro de 2004,
da mais valia da alienação das participações financeiras em seguradoras
detidas pela Seguros e Pensões, no montante de 366 milhões de euros,
na sequência da aprovação da transacção do negócio segurador pelas
entidades reguladoras competentes;

- Indicadores de solvabilidade reforçados, com rácio BdP em 11,9%,
beneficiando da libertação de capital com a alienação da actividade
seguradora e da gestão eficiente do capital;



- Banco Comercial Português reforça a participação no NovaBank, na
sequência de acordo com o parceiro Sr. Dimitrios Contominas tendo em
vista a aquisição dos restantes 50% do capital do banco e os respectivos
direitos de controlo, prevendo-se que a transacção ocorra no decurso do
1º trimestre de 2005.
Mário Gomes
 

por marafado » 25/1/2005 17:50

Lucro do Millennium bcp sobe 17,2% em 2004

DE


O resultado líquido atribuível da instituição financeira liderada por Jardim Gonçalves atingiu no ano passado os 513 milhões de euros, contra os 437,6 milhões de euros verificados em 2003.

Segundo os dados hoje divulgados pelo Millennium bcp, em 2004 destacou-se o crescimento de 9,5% das suas comissões, induzido pelo aumento dos proveitos relacionados com crédito e com operações sobre títulos.

A instituição financeira acrescentou que irá propôr um dividendo de 0,065€ por acção, e que irá reforçar a sua participação no grego NovaBank, na sequência de acordo com o parceiro Sr. Dimitrios Contominas tendo em vista a aquisição dos restantes 50% do capital do banco e os respectivos direitos de controlo, prevendo-se que a transacção ocorra no decurso do primeiro trimestre de 2005.

Adicionalmente, foi registada uma melhoria significativa da qualidade do crédito, com descida do peso do crédito com incumprimento no crédito total para 1,2% e reforço da respectiva cobertura por provisões para 201,2%;

O Millennium bcp adianta ainda ter contabilizado em reservas (na situação líquida), em Dezembro de 2004, da mais-valia da alienação das participações financeiras em seguradoras detidas pela Seguros e Pensões, no montante de 366 milhões de euros, na sequência da aprovação da transacção do negócio segurador pelas entidades reguladoras competentes.

Segundo Jardim Gonçalves, que hoje anunciou a sua saída da presidência do Conselho de Administração do banco, sendo substituído no cargo por Paulo Teixeira Pinto, "os resultados alcançados em 2004 reflectem o cumprimento das prioridades estratégicas e confirmam a melhoria sustentada da rendibilidade do Banco"

As acções do Millennium bcp encerrou a sessão de hoje na Euronext Lisboa inalteradas nos 2,04€.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

BCP lucra mais de 500 milhões e supera previsões de analista

por TRSM » 25/1/2005 17:47

BCP lucra mais de 500 milhões e supera previsões de analistas
O Banco Comercial Português anunciou que os lucros do exercício de 2004 ascenderam a 513 milhões de euros em 2004, mais 17,2% que no ano anterior e superando as previsões dos analistas. O banco vai propor o pagamento de um dividendo de 0,065 euros por acção.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


O Banco Comercial Português anunciou que os lucros do exercício de 2004 ascenderam a 513 milhões de euros em 2004, mais 17,2% que no ano anterior e superando as previsões dos analistas. O banco vai propor o pagamento de um dividendo de 0,065 euros por acção.

Os analistas consultados pelo Jornal de Negócios antecipavam que o banco de Jardim Gonçalves apresentasse lucros de 474,32 milhões de euros, mais 8% que o verificado em 2003
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, Google [Bot], Goya777, Kooc, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, SerCyc, Shimazaki_2, yggy e 208 visitantes