Caldeirão da Bolsa

Como calcular stops?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Como calcular stops?

por tubory » 21/1/2005 16:47

Pessoalmente coloco stop loss em presença de um título muito volátil ou quando tenho em carteira um titulo já algo sobrecomprado.
Por exemplo hoje já coloquei 2 stp loss na cofina.
Até hoja não me arrenpendi uma só vez. Em 31/12/04 o stop loss de 4,49 na reditus foi excelente!!

Quanto ao stop limit (compras) apenas uso quando pretende comprar um título que sai de uma lateralização e que entenda ter caminho aberto para futuras subidas. Por exemplo esta semana comprei SNC com stop limit a 3,96 e BPI a 3,07.

Saudações

Registado: 10/1/2005 15:48

por GAB » 21/1/2005 16:18

Registado: 18/11/2004 16:43

por br@instock » 21/1/2005 15:52

Olá Dada, um conselho tão simples como eficaz, pelo que eu vejo, não tens grande experiência nestas andanças "so do I", então sugiro-te que experimentes o site

www.stockconsultant.com

é um excelente guia, se tiveres dúvidas apita

Registado: 30/12/2004 1:06

por Visitante » 21/1/2005 12:57

Caro,

eu sou um visitante, e estava identificado como tal.
Não creio que seja essencial outra identificação para ler e fazer umas perguntas de vez em quando.
De qualquer forma, obrigado pelo convite e explanação.

Grato
Visitante

por pedro78 » 21/1/2005 12:39

o que hoje parece um ponto de inversão pode amanhã já não o ser

quando coloco um stop penso nele antes de abrir a posição, olho para o gráfico, para o tamanho da posição e pergunto, quando é que o teu raciocinio se vai tranformar em esperança?

e é lá que coloco o stop, até lá tenho liberdade de decidir sobre o trade, se o stop for atingido não olho para a acção uns tempos

o stop é uma coisa pessoal, cada pessoa tem o seu limite para deixar de raciocinar

Registado: 2/1/2004 22:29

Ao visitante...

por O Rei das Ondas » 21/1/2005 12:11

...porque não se identifica?
...
Saliento o seguinte:
1º- Marcar valores de variação que balizem uma informação sujeita a um registo gráfico linear.
2º- Observá-lo e detectar o ponto de reversão.
3º- Posicionados, utilizar valores comprovados segundo eles a tendência mudará.
4º- EStudo, observação, reflexão.
5º- O "cross" têm subjacente uma trajectoria "programada". Há que ser inteligente e ser amigo dele.
...
R.d.O

Registado: 5/11/2002 12:03

por Visitante » 21/1/2005 11:42

Rei das Ondas, podias explicar um pouco melhor como fazes no forex?

obrigado
Visitante

A melhor solução...

por O Rei das Ondas » 21/1/2005 11:08

... é não usá-los como assunção de uma menos valia!
O segredo consiste em descobrir no activo o ponto de reversão, o valor atingido sinalando uma tendência contrária. EStamos assim, acompanhando sempre a tendência principal.
... Tenho este problema resolvido no Forex, onde não uso "stops" perdedores, mas sim fiés à tendência.O resultado é obvio: Tenho o "cross" sempre controlado!
...
R.d.O

Registado: 5/11/2002 12:03

por Visitante » 21/1/2005 9:55

...em relação aos stops, entre o Natal e a passagem de ano coloquei 1 stop na PTM a 18,39 pq a acção tinha subido e estava a manter-se no range 18,60 a 18,80, e como ía estar fora queria proteger os ganhos...
Bom, já imaginam o que aconteceu: dia 3 de Janeiro vi que tinha sido stopado, e depois não quis estar a pagar + 30 cents + comissão para reentrar
E agora vejo que são 1000 euros que deixo de ganhar
Agora deixei de usar stops automáticos

Pessoa
Visitante

comentário

por jotabil » 21/1/2005 2:53

Caro...a técnica segue métodos muito subjectivos. Tanto pode ser 5 a 8 ticks abaixo ou acima do valor do activo....como até mais...depende da volatilidade desse valor...havendo até investidores que optam por não fixar stops.......para não serem surpreendidos....quando o valor do activo sobe ..ou desce...em qualquer destes movimentos. De facto se somos stopados quando o valor desce....pagamos o valor da comissão de venda.....e depois temos de pagar a referente à recompra...se formos fieis ao activo. Demais a mais o valor do activo em caso de venda é sempre um tick abaixo do valor do disparo....e vice versa para a compra...compras a um valor superior ao valor do disparo.... coisas sempre muito desconfortáveis. Admite-se o estabelecimento de stop loss.....para obviar perdas significativas mas penso que esses são de raro acionamento...ou devem ser....geralmente definidos em função de objectivos bem determinados.

Por isso...as pessoas mais experientes....têm recomendado que se não devem estabelecer stops...com um intervalo diminuto e que não se adapte à volatilidade do activo......ou por outras palavras que sejam estabelecidos apenas na intenção de obter pequenas mais valias ou obviar pequenas perdas.
Devem definir-se sim stop loss....para obviar perdas significativas....mas mesmo estes são entendidos de eficácia um pouco duvidosa....se tudo começar a cair.....o stop demora a ser accionao porque irá para uma lista de espera...e sendo assim.....quando se dá por ela o valor do activo pode atingir valores muito inferiores à ordem de stop.
É a minha sensibilidade a dizer...haverá pessoas ...entre elas o MA....que por vezes falam... desses embrulhos com muita mais propriedade e probidade.

cumprs
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Luna » 21/1/2005 2:48

Olá Dada,
Isso depende muito da situação, da estratégia, do tipo de activos negociados, do perfil de risco do investidor. Mas uma coisa costuma ser sempre positiva, que é usar um stop proporcional à volatilidade do activo.
Abraço,
Luna
Luna

Como calcular stops?

por Dada » 21/1/2005 2:06

Qual a técnica que usam para calcular os stops?

Registado: 23/12/2004 1:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, hugob0ss, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, SerCyc, Shift72, Simplório, trilhos2006, yggy e 174 visitantes