Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Anélito » 26/2/2026 21:19

Gostei desta, J Alves, embora eu não aposte no curto.

Registado: 21/10/2015 20:28

por J Alves » 26/2/2026 19:30

Imagem
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

Registado: 3/3/2006 11:17

por previsor » 26/2/2026 15:06

What the Numbers Mean

LOW
Below 10%

Generally indicates neutral to positive sentiment. Short sellers can exit positions quickly without causing major price disruption.

ELEVATED
10% to 20%

Reflects significant bearish sentiment. Watch for catalysts that could force covering and spark upward price momentum.

HIGH
20% to 40%

Heavy pessimism. Any positive news or technical breakout can trigger aggressive short covering and rapid price appreciation.

EXTREME
Above 40%

Rare and dangerous for shorts. GameStop famously exceeded 100% short interest in early 2021, leading to one of the most dramatic squeezes in market history.

https://deepvue.com/fundamentals/short-interest/?utm

Registado: 15/3/2023 3:21

por Opcard33 » 26/2/2026 14:10

10 – 20 % → elevado — muitos analistas são mais cautelosos a partir daqui, porque há pressão de venda relevante (Accounting Insights)

20 – 30 % → muito elevado — pode indicar risco significativo de movimentos rápidos (para baixo ou para cima, dependendo dos catalisadores) (Volatility Box)

>30 % → extremo — raríssimo; mesmo grandes short squeezes podem acontecer nesta zona se o preço subir enquanto os vendedores a descoberto tentam cobrir (Volatility Box

Obrigado,
Todos queremos acerta o importante é acertar mais vezes do que errar.
Desde que aprendi que um relógio parado está certo duas vezes por dia, passei a ver que até um “excelente errante” tem os seus momentos de acerto.

Quanto à escala de onde surge exatamente? Sempre tive a perceção de15% já é muito muito elevado para uma empresa saudável e em plena forma um risco ou então pensam que a Mota está a beira de uma crise .

Ja empresas à beira com perda de mercado ou vítimas de rupturas tecnológicas ,
aí não há limite e até a morte .

Registado: 9/9/2013 15:13

por serdom » 26/2/2026 13:49

eu cá aposto na recuperação.

busted double top confirmado (topo nos 5,18€ com pull-out < 9%
    MACD e RSI com tendência ascendente na escala semanal (boneco abaixo)
    cotação novamente acima da EMA10
    objectivo: 6,21€ (último máximo relativo)

bons negócios,
Imagem

Registado: 21/8/2011 19:31

por previsor » 26/2/2026 11:47

Não sou o Rolling_Trader, mas o ChatGPT confirmou essas contas

Se, por exemplo, 3,7 % do capital social da Mota‑Engil está vendido a descoberto:
• Total de ações: 306.775.950
• Free float (25,42 % do total): 306.775.950 × 0,2542 ≈ 77.999.000 ações
• Em número de ações vendidas a descoberto: 306.775.950 × 0,037 ≈ 11.355.000 ações
• Percentagem do free float: 11.355.000 ÷ 77.999.000 ≈ 14,6 %

Ou seja, aproximadamente 14,6 % do free float está efetivamente vendido a descoberto.

Até ~10 % do float → geralmente considerado baixo a moderado em termos de sentimento bearish e risco de movimentos acentuados (Deepvue)

10 – 20 % → elevado — muitos analistas são mais cautelosos a partir daqui, porque há pressão de venda relevante (Accounting Insights)

20 – 30 % → muito elevado — pode indicar risco significativo de movimentos rápidos (para baixo ou para cima, dependendo dos catalisadores) (Volatility Box)

>30 % → extremo — raríssimo; mesmo grandes short squeezes podem acontecer nesta zona se o preço subir enquanto os vendedores a descoberto tentam cobrir (Volatility Box)

E o mercado confirmou a minha opinião sobre a Mota‑Engil, mas às vezes também não acerto
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 5#p1949400

Registado: 15/3/2023 3:21

por Opcard33 » 26/2/2026 9:54

Gostava que o Rolling_Trader confirma-se as minhas contas .

Segundo a informação disponível, o total de posições curtas na Mota‑Engil é de cerca de 3,7 % do capital social.

Considerando que o free float é de aproximadamente 25,4 %, isso significa que cerca de 14,6 % do free float está efetivamente vendido a descoberto

Os investidores que estão “short” sobre a Mota‑Engil têm duas opções plausíveis:

Encerrar as posições, com perdas.

Persistir ou mesmo aumentar as posições a descoberto, com risco de squeeze, porque uma parte significativa do free float já está vendida

Estou a acompanhar com posições longas sendo verdade que 14,6 % do free float vendido é um nível que pode gerar volatilidades extra .

Obs: Não posso deixar de pensar que esses investidores com posições curtas andam a ver gráficos neste fórum.

por MarcoAntonio » 26/2/2026 9:37

Caros, parem com esta discussão que é completamente despropositada.

Foquem-se em partilhar as vossas opiniões e análises sobre a Mota Engil. O tópico é para isso. Os posts com discussões acessórias, incluindo os desta manhã, serão removidos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Kiko_463 » 25/2/2026 23:34

Contexto do setor da construção - concessões- ambiente está em alta. Estão a sair os resultados das super construtoras espanholas ACS (+111% num ano), Ferrovial, Acciona, etc .. esta última só hoje subiu 8,2%.

Registado: 2/1/2024 11:03

por Rolling_Trader » 25/2/2026 23:19

O meu trabalho levou-me novamente a ausentar do fórum por uns dias, entretanto vejo que já correu por aqui muita tinta.

Vou só fazer um breve agradecimento a todos os que escreveram em "minha defesa", folgo em saber que as minhas opiniões continuam a ser valorizadas.

Em "defesa" do J Alves, acho que pedir à moderação para apagar posts cuja fundamentação técnica possa ser falível (ou porventura inexistente) só iria tornar os fóruns do CB "inacessíveis" à maioria das pessoas, criando um nicho demasiadamente técnico.

Todos temos o direito de apresentar o nosso ponto de vista, as nossas análises e teorias, tal como temos também o direito de responder criticamente a outros posts, desde que fundamentadamente e sem partir para o insulto gratuito.

Creio que a minha troca de mensagens com o J Alves (excetuando aquelas em que se desvirtuou a discussão técnica e se caiu numa espiral de insulto e defesa da honra) contribuiu certamente para alargar o conhecimento técnico de quem acompanhou o detalhe da questão e é disso que o Caldeirão da Bolsa é feito.

Peço a todos que, por favor, fechem este capítulo e se recentrem no tópico "Mota-Engil".

Registado: 1/1/2024 14:39

por MarcoAntonio » 25/2/2026 21:37

Opcard33 Escreveu:Todos entendemos o que significa a expressão ‘se fosse obrigado’, mas ainda não ficou claro: era para comprar ou vender Mota?

Ou podemos concluir que, se ele não fosse obrigado, entraria em posição longa?”

Ficou claro sim: ele disse, por outras palavras, que a tomar uma posição naquela altura seria a de vender. Não falou nem sugeriu em parte alguma que seria para comprar. O que, portanto, no caso presente e até ver, não teria dado certo.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Opcard33 » 25/2/2026 19:46

Todos entendemos o que significa a expressão ‘se fosse obrigado’, mas ainda não ficou claro: era para comprar ou vender Mota?

Ou podemos concluir que, se ele não fosse obrigado, entraria em posição longa?”

por MarcoAntonio » 25/2/2026 16:50

Estou seguro que todos entendemos o que é que a expressão "se fosse obrigado" quer dizer.

Discutam e lancem opiniões sobre a Mota.
Imagem

Administrador Fórum

por Opcard33 » 25/2/2026 16:46

Sabemos que no mercado ninguém obriga ninguém , essa é uma afirmação clara e inequívoca.

Quando alguém escreve algo “nunca visto” neste espaço dirigido a outra pessoa, começando por “Cara…”, isso revela duas coisas negativas: má educação e falta de coragem. Se tivesse coragem, teria escrito tudo de forma clara e assumida.

Ao longo dos meus muitos anos, nunca ninguém me ofendeu por escrito. É algo que não esquecerei.

E termino o assunto

por MarcoAntonio » 25/2/2026 16:19

Opcard33 Escreveu:Este … nunca assume responsabilidade, nunca pede desculpa e nunca admite os próprios erros.

Se hoje fosse obrigado a abrir uma posição na mota, seria curta sem hesitar.

O jalves não escreveu em parte alguma que abria a posição sem hesitar. E o facto de ele começar a frase com "se hoje fosse obrigado" contraria a assertividade de que o estás a acusar. Estás a acusá-lo de algo que ele não fez.

Ninguém tem/precisa de pedir desculpa no forum se uma opinião/análise não bater certo. Não é um requisito do forum, nem sequer uma necessidade.

Vamos lá parar com isto...
Imagem

Administrador Fórum

por Opcard33 » 25/2/2026 16:05

Nos mercados, quando alguém assume posições tão assertivas e acaba por errar de forma tão expressiva, é essencial ter humildade: o silêncio não basta — é preciso explicar o que fundamentou convicções tão firmes.

por Goya777 » 25/2/2026 15:11

Opcard33 Escreveu:Este … nunca assume responsabilidade, nunca pede desculpa e nunca admite os próprios erros.

Tentam parecer melhores do que são, comentam erros alheios como se fossem experts e vivem na ilusão de que são os maiores.

E afastam pessoas úteis ..

J Alves Escreveu:Imagem

Se eu fosse neste momento obrigado a abrir uma posição na mota seria curta.

https://thepatternsite.com/rabfd.html

Sem querer entrar em polémicas o que mais faltaria era alguem ter de pedir desculpa por dar uma opiniao. E se todos vissemos o mercado exactamente da mesma forma , nem mercado existia.

Registado: 17/7/2014 22:33

por Opcard33 » 25/2/2026 14:46

Este … nunca assume responsabilidade, nunca pede desculpa e nunca admite os próprios erros.

Tentam parecer melhores do que são, comentam erros alheios como se fossem experts e vivem na ilusão de que são os maiores.

E afastam pessoas úteis ..

J Alves Escreveu:Imagem

Se eu fosse neste momento obrigado a abrir uma posição na mota seria curta.

https://thepatternsite.com/rabfd.html

por Kiko_463 » 24/2/2026 16:28

Bem o caminho está aberto e sem entraves de maior. Chegou a fase da exuberância irracional nas bolsas e em particular na Mota?

Negócio no Brasil :
https://www.bnamericas.com/pt/feature/g ... -no-brasil

Agora era bom que todos se juntassem do mesmo lado e mesmo quem encurtou e se queimou viesse agora também comprar para minimizar as perdas. Eu não me importo de vender algumas.

Registado: 2/1/2024 11:03

por Dragon56 » 23/2/2026 19:24

Paulatinamente a Mota vai fazer o seu caminho até ao ceu, proxima semana decisiva , plano estratégico, eresultados 2025, se o palerma laranja dos states nao fizer merd....., a minha expectiva vai se concretizar, 6 euros até aos dividendos e 7 euros até ao final do ano.
BN
Estou longo.......

Registado: 28/5/2025 23:55

por Apramg » 23/2/2026 18:16

É na Bahia...ups!

Registado: 5/9/2013 12:26

por Apramg » 23/2/2026 18:15

Então e as minas? Só você me fascina...me deixa Gerais!!!

Registado: 5/9/2013 12:26

por MADPIX » 23/2/2026 15:30

Quanto representa o México nos resultados da Mota?

Àlvaro Escreveu:Cuidado com a Mota. O México está a entrar numa espiral de violência e isso afetará seriamente a Mota.

Registado: 29/11/2007 3:13

por Goya777 » 23/2/2026 15:06

Assim já estou a gostar mais! Vamos a ver onde fecha

por Goya777 » 23/2/2026 12:11

Eu para mim só me interessa se passar esta zona ou nao. Já estou dentro. Que me interesse se sobe e corrige e logo sobe e corrige, se nao passa dos 5.20? Isto porque o ganho que tenho a 5.20 é pouco

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, A_investidor, Ano nimus, Google Adsense [Bot], Kiko_463, m-m, Phil2014 e 282 visitantes