Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 18 Janeiro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 18/1/2005 13:02

Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Álvaro Barreto reforça domínio da EDP (Jornal de Negócios) A EDP vai ver reforçada a sua posição dominante no mercado de produção eléctrica nacional ao garantir cerca de metade da capacidade dos pontos de ligação à rede eléctrica, que vai ser atribuída por este Governo. A perder ficam as eléctricas espanholas. A Endesa e a Gás Natural não recebem ligações e a Iberdrola fica com metade do pedido.

Jaime Antunes entra na corrida à compra da Lusomundo Media (Jornal de Negócios) Jaime Antunes, o fundador do «Diário Económico» e do «Semanário Económico», lidera um consórcio de interessados na compra da Lusomundo Media. «Estou atento», disse o empresário ao Jornal de Negócios.

Empresas baseadas na produção estão condenadas (Diário Económico) As empresas têxteis que não apostarem em actividades de valor acrescentado, como o design e a distribuição, não terão condições de sobreviver à concorrência dos produtos asiáticos, que surgem no mercado a um preço mais reduzido.

Preço dos imóveis sobe 12,5 euros por metro quadrado (Diário Económico) As Finanças actualizaram o valor de base que o fisco vai usar para calcular o preço dos imóveis para efeitos de IMI (que substitui a contribuição autárquica) e de IMT (equivalente à sisa) de 600 para 612,5 euros o metro quadrado.

Nações ricas têm de duplicar ajuda aos países pobres (Público) Para salvar milhões de vidas os países industrializados deverão disponibilizar, até 2015, 150 mil milhões de euros por ano. Os números constam de um relatório inédito encomendado pelas Nações Unidas e ontem apresentado. Mas os especialistas acham que é possível ir ainda mais longe.

Convite a António Borges para a CGD partiu de Bagão e Barreto (Público) O vice-presidente da Goldman Sachs, António Borges, não colocou entraves remuneratórios ou outros à sua ida para a Caixa Geral de Depósitos (CGD), quando em Setembro foi sondado pelo Governo para dirigir a instituição, o que contraria a versão oficial segundo a qual terão sido razões de natureza pessoal a inviabilizar o convite, que acabou por ser endereçado ao ex-secretário de Estado do PSD, Vítor Martins.

BES quer captar mais 600 mil clientes até 2006 (Diário de Notícias) O Banco Espírito Santo (BES) vai fechar o seu ciclo de reorganização do retalho em 2005, dedicando especial atenção ao mass market, o segmento de particulares de rendimentos mais baixos.

Alemanha propõe reforma radical do Pacto de Estabilidade (Diário de Notícias) O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, propôs ontem uma grande flexibilização das regras de disciplina orçamental na zona euro e defendeu uma menor intervenção da Comissão Europeia na política financeira de cada Estado membro. Uma posição apoiada por França e Itália.


CN
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Factos Relevantes 18 Janeiro - Empresas & Sectores

por TRSM » 18/1/2005 12:42

Factos Relevantes 18 Janeiro - Empresas & Sectores

(EDP:LIS, Compra, Preço Alvo Eur2.70) Segundo o Diário Económico, a EDP vai ver reforçada a sua posição dominante na produção eléctrica nacional ao garantir cerca de metade da capacidade dos pontos de ligação à rede eléctrica, que vai ser atribuída por este Governo. O processo de atribuição de ligações à rede eléctrica vai estar concluído a 15 de Fevereiro. A EDP é a principal beneficiada com metade dos 3200 MW que serão atribuídos. Estes estão distribuídos por todos os pontos do país a que concorreu: 400 MW em Sines, 400 MW na Figueira da Foz e mais 800 MW no Alto Tejo, em Vila Velha de Ródão, próximo da central do Pego e com o mesmo ponto de ligação à rede, a subestação da Falagueira. Das espanholas, só a Iberdrola consegue 400 MW, metade do pedido. Ao garantir metade dos pontos de ligação à rede eléctrica, a EDP fica com o necessário para atingir os seus objectivos que foram apresentados no último investor day. Para além disso, este processo pode estar concluído até 15 de Fevereiro antes da entrada de um novo Governo, o que é positivo para a eléctrica nacional.

(DB1:FRA) A administração da Deutsche Boerse aprovou o eventual lançamento de uma oferta sobre a London Stock Exchange, contrariando a oposição que tem sido demonstrada por alguns accionistas, que receiam que o preço a pagar seja demasiado elevado.

TECNOLÓGICO. A Lehman Brothers desceu a recomendação sobre a indústria de equipamento de telecomunicações de positive para neutral.

(BMW:FRA) A Smith Barney desceu a recomendação da BMW de buy para hold.

(VOW:FRA) A Smith Barney subiu a recomendação da Volkswagen de hold para buy.

(NOVN:ZUR) A Merrill Lynch subiu a recomendação sobre a Novartis de neutral para buy.

(ECUB:STO) A Goldman desceu a recomendação da Securitas de outperform para in-line.

(MOBB:BRU) A Goldman subiu a recomendação da Mobistar de in-line para outperform.

(HAGN:MAS) A UBS desceu a recomendação da Hagemeyer de neutral para reduce.

(NKE:NYS) A Nike anunciou em comunicado que o seu CEO poderá vender até 8% da sua participação na empresa, o que corresponde a um valor de cerca de $507Mn.


2005/01/18 - 11:24
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks

TELECOMUNICAÇÕES. A Goldman Sachs emitiu uma nota sobre as telecomunicaçoes onde reitera a recomendação positiva sobre o sector. Desceu a recomendação sobre a Belgacom de outperform para in-line, sobre a Swisscom de in-line para underperform e subiu a recomendação sobre a Telefonica de in-line para outperform, sobre a Telefonica Moviles de underperform para in-line e sobre a KPN de in-line para outperform. Mantém a recomendação sobre a Portugal Telecom em in-line.

2005/01/18 - 11:23
Fonte: Millennium bcp investimento
Petróleo pressiona abertura da Europa

As bolsas europeias recuavam esta manhã, pressionadas pela subida no preço do petróleo, num dia rico em termos macro-económicos e de divulgação de resultados. O Eurostoxx perdia 0.3%.

O preço do petróleo (contrato de Fevereiro no NYMEX) subia esta manhã 1.7% (esteve encerrado ontem) para os $49.20, máximo das últimas sete semanas, devido às previsões de continuação do tempo frio na costa Nordeste dos Estados Unidos, o que poderá levar a um aumento da procura do Heating Oil. Além disso, o receio de cortes de produção por parte da OPEP e os receios de atentados no Iraque devido à aproximação das eleições (30 Janeiro) também estão a contribuir para a subida dos preços.

Esta tarde serão divulgados nos Estados Unidos o indicador de actividade do Estado de Nova Iorque Empire Manufacturing (13:30). Os investidores estarão também atentos ao discurso do presidente do Fed de Filadélfia Santomero (13:15). Outros elementos do Fed, como Gary Stern, Sandra Pianalto e Jeffrey Lacker farão também discursos hoje.

As tecnológicas lideravam as quedas, afectadas pela descida de recomendação pela Lehman Brother sobre as fabricantes de equipamento de telecomunicações de positive para neutral. A Nokia perdia 0.4% , enquanto a Ericsson recuava 0.9%.

Também as transportadoras aéreas, nas quais os custos energéticos têm um forte peso, apresentavam perdas significativas. A British Airways perdia 1%.

A Deutsche Boerse perdia 0.8%. A administração da bolsa alemã aprovou o eventual lançamento de uma oferta sobre a London Stock Exchange, contrariando a oposição que tem sido demonstrada por alguns accionistas, que receiam que o preço a pagar seja demasiado elevado. (DB1:FRA)

Também a Hagemeyer perdia 2.6% afectada pela descida de recomendação da UBS de neutral para reduce. (HAGN:MAS)

A Novartis, que viu a Merrill Lynch subir a sua recomendação de neutral para buy, estava inalterada. (NOVN:ZUR)

A Securitas também estava inalterada, apesar de a Goldman ter descido a sua recomendação de outperform para in-line. (ECUB:STO)

Pela positiva destacavam-se as energéticas e as telecomunicações. A Goldman Sachs emitiu uma nota sobre as telecomunicações, reiterando a recomendação positiva. Desceu a recomendação sobre a Belgacom (-0.2%) de outperform para in-line, sobre a Swisscom (-0.4%) de in-line para underperform e subiu a recomendação sobre a Telefonica (0%)de in-line para outperform e sobre a Telefonica Moviles (-0.4%) de underperform para in-line.

A BMW perdia 0.8%. A Smith Barney desceu a recomendação da BMW de buy para hold. (BMW:FRA)

Pelo contrário, a Volkswagen subia 0.8%, depois de a Smith Barney ter subiu a sua recomendação de hold para buy. (VOW:FRA)

Hoje será um dia rico em apresentações de resultados. Na Europa apresentará as suas contas a retalhista britânica Tesco e a Sony Ericsson Mobile Communications. A Airbus fará a apresentação do novo A380. Nos Estados Unidos apresentarão resultados antes da abertura a 3M, Abbott Laboratories, Bank of America, Forest Laboratories, Wells Fargo e US Bancorp. Depois do Fecho apresentarão resultados a Advanced Micro Devices, IBM, Juniper Networks, Yahoo, Motorola.


2005/01/18 - 09:45
Fonte: Millennium bcp investimento
Fecho dos Mercados

Portugal. O mercado nacional encerrou em terreno positivo, liderando as subidas entre os mercados Europeus, tendo registado a maior valorização diária desde 29 de Setembro de 2004, numa sessão marcada por fraca liquidez. O PSI20 valorizou-se 1.05% para os 7.768,5 pontos, suportado pelas valorizações da PT, BCP e EDP, tendo-se registado 14 subidas e 5 descidas. A Brisa liderou os ganhos, valorizando-se 2.22% para os Eur6.90, tendo alcançado um novo máximo histórico nos Eur6.91.

Europa. As bolsas europeias subiram hoje, recuperando parte das perdas da semana passada. Os ganhos de Wall Street no final da sessão de sexta, com a divulgação de bons indicadores económicos, e os bons resultados da coreana Samsung animaram os investidores, num dia marcado por uma fraca liquidez devido ao feriado nos EUA. Todos os índices sectoriais apresentaram ganhos, embora os recursos naturais tenham sido o mais forte. A Morgan Stanley subiu as suas estimativas para a BHP Billiton e a Rio Tinto. Destacou-se ainda a Bayer (+2.5%), que subiu, depois de a Lehman a adicionar à sua recommended list.

EUA. Mercados norte-americanos estiveram encerrados (feriado de Martin Luther King)


2005/01/18 - 11:21
Fonte: Millennium bcp investimento
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, eurowire.financeiro, foxnights, iniciado1, m-m, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, SerCyc, Shift72, tami, trilhos2006, yggy e 212 visitantes