Noticias de 17 de Janeiro de 2005
França: Banco de França prevê falha em objectivo de crescimento em 2004
17-1-2005 10:16
O Banco de França (BdF) informou hoje que estima que o Governo françês tenha falhado as suas metas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) nacional no ano passado, tendo ainda previsto que o país irá crescer 0,6 por cento no primeiro trimestre de 2005.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo BdF, o crescimento da economia francesa deverá ter sido em média de 2,2 por cento em 2004, abaixo dos 2,5 por cento estabelecidos pelo Governo como o seu objectivo para esse ano.
Para o quarto trimestre de 2004, o BdF perspectivou que o PIB francês aumentou 0,7 por cento, menos do que a sua estimativa inicial de 0,8 por cento.
Os mesmos dados indicaram que o seu indicador mensal do sentimento dos empresários caiu para os 104 pontos em Dezembro, contra os 105 pontos verificados em Novembro.
BolsaPt.com
Portugal com condições para maior presença na China defende Sampaio
17-1-2005 10:59
O presidente da República, Jorge Sampaio, na sua visita à China, defendeu que o nosso país tem condições e deve aproveitar as oportunidades criadas para aumentar a sua presença em Macau e no resto da China.
"Acho que desde o seminário económico até à escola portuguesa, nós temos condições para aumentar a nossa presença nesta região que vai ter um grande significado do ponto de vista económico e social e obviamente com grande importância a nível mundial", afirmou o Chefe de Estado após uma manhã dedicada às instituições portuguesas que funcionam em Macau, a última etapa da sua deslocação à China.
Jorge Sampaio defendeu também que a Escola Portuguesa de Macau deve caminhar para ser uma instituição com uma "escala com valor internacional muito para além da comunidade portuguesa, porque é a única maneira de ela (escola) poder sobreviver".
BolsaPt.com
Ministério da Saúde avisa pela última vez as farmacêuticas
17-1-2005 8:40
O Ministério da Saúde tenciona baixar o preço dos medicamentos caso a indústria farmacêutica não consiga chegar à assinatura de um acordo sobre o crescimento do mercado falharem, noticiou o Diário Económico.
Mediante Luís Filipe Pereira, o ministério quer deixar este ‘dossier’ fechado antes das eleições de Fevereiro. Em cima da mesa estão duas opções, ambas com inconvenientes: ou assinam o acordo que prevê que a indústria se responsabilize financeiramente acima de um determinado crescimento do mercado de medicamentos, ou então recusam-se a assinar, e é certa a aprovação de uma portaria descendo os preços e, consequentemente, os lucros das farmacêuticas.
BolsaPt.com
Governo de São Tomé confirma negociações com Galp Energia
17-1-2005 8:27
O Governo de São Tomé através do ministro dos Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, Arlindo de Carvalho, confirmou a existência de negociações com a Galp Energia, Sonangol e Petrobras, para a possível constituição de um consórcio para concorrer aos concursos de exploração de petróleo na zona económica exclusiva do país.
Este responsável admitiu, em declarações ao DE, que o ‘timing’ para uma decisão, “vai depender das negociações. Mas é possível conclui-las até ao final do ano”. Em causa poderá estar o envolvimento na empresa Petrogás, ou a constituição de uma outra entidade.
BolsaPt.com
Fusão ICEP/IAPMEI vai avançar
17-1-2005 8:14
A fusão entre o ICEP/IAPMEI vai avançar. . O processo, articulado com o ministro das Actividades Económicas, deverá custar entre um e dois milhões de euros, verbas que Manuel Carlos espera recuperar com mais-valias e com as economias de escala decorrentes do processo. Por definir fica o nome da nova instituição. A escolha vai ser alvo de uma avaliação que envolverá consultoras externas.
BolsaPt.com
Noticias de 17 de Janeiro de 2005
Nikkei encerra com ganhos
17-1-2005 7:58
Os mercados japoneses encerraram a sessão optimistas, com as companhias como a Mitsubishi Estate Co. a ganharem, devido ao optimismo de que a recuperação da economia da nação vai elevar os preços das propriedades e ajudar a reduzir as taxas de férias.
O Nikkei fechou a ganhar 0,4 por cento para os 11.487,10 pontos.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, eurowire.financeiro, foxnights, iniciado1, lsmsimoes9, m-m, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, PIKAS, PMP69, SerCyc, Shift72, trilhos2006, yggy e 204 visitantes