Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por niceboy » 9/12/2025 23:22

Uma dúvida que ainda não vi esclarecida:
- a GALP entregou 40%
- a Total vai fazer os investimentos iniciais todos 80%
- a GALP vai pagar a sua parte dos investimentos com 50% da sua parte dos cash flows futuros.
São 50% da sua parte dos cash flows futuros para sempre, ou 'apenas' até que liquide a sua parte do investimento?

Registado: 29/11/2007 4:19

por Kiko_463 » 9/12/2025 22:53

Ainda há a questão da exploração do Gaz em Moçambique. Sozinha ou em parceria? Aí parece que a Total parou os investimentos desde 2021 , dizem que foi por razões de insegurança e não se sabe quando retorna o investimento. Talvez depois de 2029 diz o Chatgpt.
Neste momento ambas têm , em números redondos, um PER próximo de 11 e um Dividend yield nos 4%.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 9/12/2025 23:43, num total de 2 vezes.

Registado: 2/1/2024 11:03

por PC05 » 9/12/2025 22:16

Os barris do campo Venus devem entrar no portfólio da Galp mais cedo que os de Mopane:

O portfólio upstream da Galp passa a integrar barris da Orange Basin mais cedo do que antes — graças à entrada no campo Venus (PEL 56), que está mais adiantado e pode produzir já em 2029–2030.

Para Mopane, o acordo reduz risco e aumenta previsibilidade, mas não antecipa de forma significativa o cronograma (continua ~2030–2031)
Anexos
namibia.png
namibia.png (121.69 KiB) Visualizado 2147 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

por NirSup » 9/12/2025 22:13

Patolândia News

Investor Tuga Escreveu:
Não trocamos dinheiro à cabeça por valor” para a Galp na Namíbia

Pois não, trocaram valor por uma mão cheia de nada.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Investor Tuga » 9/12/2025 21:53

“Não trocamos dinheiro à cabeça por valor” para a Galp na Namíbia

Alguém consegue aceder e partilhar à noticia supra, sobre a entrevista à CEO da Galp sobre a operação anunciada hoje?

Registado: 7/9/2024 8:51

por J.f.vieira » 9/12/2025 21:50

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... a-namibia/

Muita gente ficou presa à ideia de que o “bom negócio” em Mopane teria de passar obrigatoriamente por cash imediato ou dividendo extraordinário. Eu percebo essa expectativa, mas não era isso que estava em jogo — e a própria Galp foi muito clara na entrevista: “não trocamos dinheiro à cabeça por valor para a Galp na Namíbia”.
E, honestamente, faz todo o sentido.
1. Mopane é demasiado grande para a Galp desenvolver sozinha
Este é o ponto-chave que muita gente parece ignorar. Mopane não é um projeto de mil milhões — é potencialmente um projeto de 10+ mil milhões ao longo da década.
E a Galp, sendo eficiente mas pequena à escala global, tinha dois caminhos:
assumir o risco total (insustentável);
ou trazer uma major que garanta viabilidade técnica e financeira.
A entrada da TotalEnergies como operadora é precisamente isso: redução de risco, clarificação de caminho e maior probabilidade de que Mopane seja realmente desenvolvido.
2. A Galp trocou “menos risco agora” por “mais valor depois”
O mercado pode não gostar — mas isto é gestão séria.
O que a Galp fez foi:
manter 40% de um ativo que continua gigantesco;
reduzir para metade o risco de CAPEX;
ganhar exposição a outros blocos estratégicos (incluindo Venus);
garantir que Mopane avança, em vez de ficar parado num power point.
Isto não é “vender barato”.
Isto é estruturar o projeto para garantir que existe valor para capturar.
3. A reação negativa em bolsa é técnica, emocional e imediatista
Caiu porque:
alguns investidores queriam o tal “cheque imediato”;
a redução de 80% para 40% é lida como “menos upside”;
o petróleo está fraco;
fundos algorítmicos ajustam NAV e vendem automaticamente.
Nada disto altera o essencial: Mopane continua a ser um dos ativos mais valiosos descobertos na última década — e a Galp ainda tem uma fatia enorme dele.
4. Isto até aumenta a probabilidade de interesse estratégico (Shell incluída)
Este ponto é importante:
a Total reforça posição na Namíbia;
a Shell precisa desesperadamente de reservas;
Mopane fica mais claro, mais estruturado e mais viável.
Se a Shell quiser reservar exposição significativa a Mopane, não tem outra porta de entrada a não ser a Galp.
A subida do risco percebido pela Total e a estabilização do projeto tornam a Galp mais “comprável”, não menos.
5. Em investimentos de upstream profundo, quem quer retornos imediatos está no setor errado
A Galp não está a fazer negócios de curto prazo — está a fazer negócios de 20 anos.
E, sim, bons investimentos não são os que dão dinheiro amanhã, mas os que geram valor e free cash flow substancial no futuro, com risco controlado.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por PC05 » 9/12/2025 21:45

Abade19 Escreveu:A Galp negoceia a valores historicamente altos. O que a sustentava, apesar do preço do petróleo, era este negócio.
Como o mercado não gostou mesmo nada, ajustou na proporção.
Resta saber qual o valor que os investidores vão considerar a partir de agora.

A Galp cotava perto 16.5€ (Abr24) quando foi confirmada a descoberta dos Blocos 2813A & 2814B (Mopane - testes de poço, logging, appraisal).
Atualmente está bem abaixo desse valor, até parece que perdeu tudo!
Anexos
galp2.jpg

por Abade19 » 9/12/2025 21:27

A Galp negoceia a valores historicamente altos. O que a sustentava, apesar do preço do petróleo, era este negócio.
Como o mercado não gostou mesmo nada, ajustou na proporção.
Resta saber qual o valor que os investidores vão considerar a partir de agora.

Registado: 23/6/2021 2:17

por PC05 » 9/12/2025 19:55

yaya Escreveu:
Goya777 Escreveu:J.f.vieira percebo o teu ponto, mas claramente grande negocio nao terá sido.

Que a Galp ia alienar parte, por nao ter capacidade (económica e operacional) para explorar o poço sozinha, já se sabia.

Eu nao tenho seguido a Galp nos ultimos tempos. Mas visto de hora parece ter alienado uma grande parte da descoberta do século por pouca coisa...

Em 2024

Galp põe as fichas todas na Namíbia e trava nas renováveis
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... renovaveis

Se não tinha capacidade para explorar sozinha então porque puseram todas as fichas na Namíbia?

Falta de capacidade, ou de experiência e know-how?

Também em 2024

Galp cancela refinaria de lítio em Setúbal após abandono da Northvolt

A Galp desistiu do projeto de refinaria de lítio "Aurora" em Setúbal porque a sua parceira, a sueca Northvolt, abandonou o projeto, e a Galp não conseguiu encontrar outro parceiro, enfrentando desafios como a falta de apoio financeiro e a complexidade técnica, apesar de ter montado uma equipa qualificada e feito estudos. A decisão, comunicada em novembro de 2024, resultou no cancelamento da construção da refinaria que visava aproveitar o lítio nacional.

A Galp não colocou todas as fichas na Namíbia!

Os investimentos mais relevantes da Galp hoje são:

- A expansão upstream (Brasil + Namíbia) — garante produção e receitas no médio prazo.

- A modernização em Sines (biocombustíveis + hidrogénio) — aposta no futuro energético e descarbonização.

- A expansão em renováveis e mobilidade elétrica — que pode colocar a Galp numa posição competitiva no mercado energético pós-fósseis.

por yaya » 9/12/2025 19:48

Goya777 Escreveu:J.f.vieira percebo o teu ponto, mas claramente grande negocio nao terá sido.

Que a Galp ia alienar parte, por nao ter capacidade (económica e operacional) para explorar o poço sozinha, já se sabia.

Eu nao tenho seguido a Galp nos ultimos tempos. Mas visto de hora parece ter alienado uma grande parte da descoberta do século por pouca coisa...

Em 2024

Galp põe as fichas todas na Namíbia e trava nas renováveis
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... renovaveis

Se não tinha capacidade para explorar sozinha então porque puseram todas as fichas na Namíbia?

Falta de capacidade, ou de experiência e know-how?

Também em 2024

Galp cancela refinaria de lítio em Setúbal após abandono da Northvolt

A Galp desistiu do projeto de refinaria de lítio "Aurora" em Setúbal porque a sua parceira, a sueca Northvolt, abandonou o projeto, e a Galp não conseguiu encontrar outro parceiro, enfrentando desafios como a falta de apoio financeiro e a complexidade técnica, apesar de ter montado uma equipa qualificada e feito estudos. A decisão, comunicada em novembro de 2024, resultou no cancelamento da construção da refinaria que visava aproveitar o lítio nacional.

nota: petróleo continua em queda

Registado: 28/8/2013 22:19

por PXYC » 9/12/2025 18:29

a GALP não se endivida, porque vai pagar a sua parte com o cashflow do negocio, que só existirá claro daqui a varios anos. significa que vai ter este negócio a andar e ainda mantém espaço para endividar-se para novos negocios. é o único ponto positivo que vejo, mas é um grande ponto positivo, vamos continuar com os mesmos múltiplos sem necessidade de pedir dívida ou aumento capital, e com 40% destas reservas.

não justifica, para mim, uma caída de 15%.

estou curioso por saber qual a outra participação de 10% e quando/quanto cashflow é esperado.

Registado: 13/10/2014 16:44

por Investor Tuga » 9/12/2025 18:12

Bom, eu do mercado de petróleo também percebo pouco.
Também comprei a um preço médio de 15,40 € porque a queda foi grande e acredito na empresa!
Parece-me que não são conhecidos todos os pormenores do negócio, nomeadamente: quanto valem as participações adquiridas em troca e de que forma as mesmas impactam nos resultados a curto e médio prazo da GALP? Estes 20% valem mais ou menos do que 20% de Mopane?
A mim também me parece que a GALP tentou reduzir o risco e potenciar o retorno a mais longo prazo, partilhando os custos e investimentos necessários com um parceiro com experiência e dimensão reconhecidas. É preferível ter 40% de um projeto com exploração viável ou 80% de um projeto que não pode ser explorado isoladamente (a curto/médio prazo pelo menos)?
De facto, para quem estava dentro se calhar preferia uma venda imediata, com impacto em dividendos extraordinários por exemplo.
A ver o que o mercado vai dizer nos próximos dias...
Editado pela última vez por Investor Tuga em 9/12/2025 18:37, num total de 1 vez.

Registado: 7/9/2024 8:51

por fosgass2020 » 9/12/2025 18:09

GamesOver Escreveu:Bouas,

Eu de petróleo não percebo nada, entrei porque estava com liquidez e comprar a preço de suposto desconto.

Pelo que li, havia 3 soluçoes
1 - Irrealizável, que era a Galp ir sozinha ou com a maioria da exploração investimento.
2 - Juntar-se a um parceiro com tecnologia e arcaboiço financeiro, foi o caso.
3 - Desfazer-se largamente da posição, ficando coxa no futuro, mas com um caixa maravilhoso (era o que os especuladores aguardavam, chicos espertos).

Aparentemente vou ter de ficar com o que comprei hoje a 15,40€, por medo. Pois não entrei mais cedo por aguardar uma correção à correção, o que estava a ocorrer na altura que comprei.

A empresa é boa, é controlada por gente competente, acredito que a via escolhida, é a que garante um futuro mais sólido para a empresa, vou esperar que me dê os 5%, já não este ano, mas no próximo.

Penso que seria de bom tom a Galp vir explicar o racional deste negócio, para que não hajam dúvidas no mercado.
É o mínimo que se pede depois de cair 15%...

Em princípio deve ser em linha com o que o Gamesover escreveu...

Registado: 7/12/2020 19:33

por Goya777 » 9/12/2025 18:00

Diga-se o que se disser, a vela de hoje é pavorosa.

Dito isto, até pode ser que dè para ganhar uns euros com um ressalto depois do dia de hoje.

Registado: 17/7/2014 22:33

por GamesOver » 9/12/2025 17:43

Bouas,

Eu de petróleo não percebo nada, entrei porque estava com liquidez e comprar a preço de suposto desconto.

Pelo que li, havia 3 soluçoes
1 - Irrealizável, que era a Galp ir sozinha ou com a maioria da exploração investimento.
2 - Juntar-se a um parceiro com tecnologia e arcaboiço financeiro, foi o caso.
3 - Desfazer-se largamente da posição, ficando coxa no futuro, mas com um caixa maravilhoso (era o que os especuladores aguardavam, chicos espertos).

Aparentemente vou ter de ficar com o que comprei hoje a 15,40€, por medo. Pois não entrei mais cedo por aguardar uma correção à correção, o que estava a ocorrer na altura que comprei.

A empresa é boa, é controlada por gente competente, acredito que a via escolhida, é a que garante um futuro mais sólido para a empresa, vou esperar que me dê os 5%, já não este ano, mas no próximo.

Registado: 17/8/2018 16:19

por PC05 » 9/12/2025 17:36

Galp: Antes vs Depois do Negócio TotalEnergies

'
Anexos
galp.png

por Goya777 » 9/12/2025 17:18

J.f.vieira percebo o teu ponto, mas claramente grande negocio nao terá sido.

por dm222 » 9/12/2025 16:54

Na realidade fica com 20% porque vai ter de dar 50% do cashflow dos 40% à total em troca de pagar metade do investimento proporcional à participação da GALP

Este acordo não faz sentido nenhum... E é muito estranho... Não sei se tiveram o melhor interesse dos accionistas em conta...

Deu 60% da participação por 0... Ficou com 20%...
Mais 10% em 2 outros locais que não faço ideia da dimensão...

J.f.vieira Escreveu:Pois!
Eu não vendi — e não vou vender tão cedo, porque acredito verdadeiramente na Galp.
Foi preciso cair para aparecer malta a comentar. Enfim…
A verdade é simples: o mercado reagiu à redução da participação em Mopane, mas o negócio em si continua a ser extremamente positivo. A TotalEnergies entra como operadora — provavelmente o parceiro mais competente para águas profundas — e a Galp mantém 40% de um dos ativos mais promissores da última década.
Sim, caiu. Mas caiu por razões técnicas e de curto prazo: ajustamento de expectativas, petróleo fraco e realização de lucros. Nada disto muda o valor estrutural que Mopane tem nem o reposicionamento estratégico da Galp.
Pelo contrário: agora que a Total assumiu 40%, a porta fica ainda mais aberta para um movimento da Shell. A Shell precisa de reservas, perdeu espaço para a Total e Mopane é demasiado grande para ignorar. Se quiser entrar neste ativo, a única forma é mesmo pela Galp — e isto só aumenta a probabilidade de movimentos estratégicos nos próximos meses.
Eu mantenho completamente a minha posição:
a Galp tem tudo para valer muito mais nos próximos anos.
E quem vendeu na queda… é a vida do mercado. Eu cá prefiro estar posicionado quando as notícias estruturais começam finalmente a alinhar.

J.f.vieira

Registado: 26/7/2023 17:50

por caldeirum » 9/12/2025 16:32

No contexto actual, preferiria ter uma Exon a explorar Mopane com a Galp.

Duas empresas Europeias não é uma boa ideia. Um continente que militarmente aparenta ser fraco, não vai poder garantir os recursos fora dele.

Cumprimentos.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831

Registado: 14/10/2021 22:31

por J.f.vieira » 9/12/2025 16:03

Goya777 Escreveu:
Eu não vendi — e não vou vender tão cedo, porque acredito verdadeiramente na Galp.
A verdade é simples: o mercado reagiu à redução da participação em Mopane, mas o negócio em si continua a ser extremamente positivo. A TotalEnergies entra como operadora — provavelmente o parceiro mais competente para águas profundas — e a Galp mantém 40% de um dos ativos mais promissores da última década.
Sim, caiu. Mas caiu por razões técnicas e de curto prazo: ajustamento de expectativas, petróleo fraco e realização de lucros. Nada disto muda o valor estrutural que Mopane tem nem o reposicionamento estratégico da Galp.
Pelo contrário: agora que a Total assumiu 40%, a porta fica ainda mais aberta para um movimento da Shell. A Shell precisa de reservas, perdeu espaço para a Total e Mopane é demasiado grande para ignorar. Se quiser entrar neste ativo, a única forma é mesmo pela Galp — e isto só aumenta a probabilidade de movimentos estratégicos nos próximos meses.
E quem vendeu na queda… é a vida do mercado. Eu cá prefiro estar posicionado quando as notícias estruturais começam finalmente a alinhar.

J.f.vieira

Quando as primeiras noticias do poço da namibia sairam falava-se que só isso valia o marketcap da Galp ou quase. E que ao vender uma participaçao ia encaixar uma bela maquia de cash, talvez até dividendo extraordinario

Finalmente anunciaram o negocio e cash imediato nao ha nada. Dividendo nepias.

Provavelmente a MLP até fizeram melhor escolha, mas a expectativa imediata era outra

..................... ................... .................

Goya777, percebo perfeitamente o teu ponto — muita gente estava à espera de um cheque imediato e até de um dividendo extraordinário. E sim, quando surgiram as primeiras notícias de Mopane, falou-se que o valor descoberto podia corresponder ao market cap da Galp. Mas é importante separar expectativa de realidade operacional.
O que a Galp fez aqui foi outra coisa: reduziu risco, viabilizou o desenvolvimento e garantiu que Mopane avança com a TotalEnergies, provavelmente o parceiro mais competente possível para águas ultraprofundas. Mopane é demasiado grande e demasiado caro para a Galp o levar sozinha — e isto não é uma opinião, é um facto económico.
Quanto ao cash imediato: não veio agora. Mas isso não significa que o negócio seja mau. Significa apenas que a estrutura escolhida não foi para “realizar já”, mas para maximizar o valor do ativo no tempo. E isto é onde muitos investidores se esquecem do básico:
fazer bons negócios não é só realizar dinheiro no imediato; é assegurar boas posições em ativos que vão gerar muito mais valor no futuro.
A Galp manteve 40% de um dos maiores projetos offshore da última década, agora com risco muito mais controlado e com uma major global a assumir CAPEX, engenharia, execução e responsabilidade operacional. Isto, para quem pensa a médio/longo prazo, é um upgrade gigantesco.
Além disso, convém lembrar outro ponto estratégico:
a entrada forte da Total aumenta a pressão sobre a Shell, que está atrás em substituição de reservas. Se quiser entrar em Mopane, só o pode fazer via Galp. E isso não diminui, aumenta a probabilidade de movimentos estratégicos nos próximos meses.
Em resumo:
Quem queria cash rápido desilude-se.
Quem percebe que valor se constrói ao longo do tempo vê isto como um passo necessário e bem calculado numa oportunidade transformacional.
Eu mantenho exatamente o que disse:
a Galp saiu deste negócio mais forte, menos exposta a risco e melhor posicionada para criar valor a sério nos próximos anos.

J.f.vieira

por Goya777 » 9/12/2025 15:17

J.f.vieira

Quando as primeiras noticias do poço da namibia sairam falava-se que só isso valia o marketcap da Galp ou quase. E que ao vender uma participaçao ia encaixar uma bela maquia de cash, talvez até dividendo extraordinario

Finalmente anunciaram o negocio e cash imediato nao ha nada. Dividendo nepias.

Provavelmente a MLP até fizeram melhor escolha, mas a expectativa imediata era outra

por niceboy » 9/12/2025 14:04

Projeto da Namíbia:
Petróleo a milhares de metros de profundidade.
Para ser explorado, extraído e vendido começando a gerar receitas serão precisos billions de investimento para plataformas, armazenamento e transporte. E muito tempo para construir toda essa logística.
O aumento da dívida seria gigantesco.
Com a troca de participações não entra dinheiro fresco.
Uma grande parte do investimento será feita pelo novo parceiro.
Sai menos dinheiro no curto prazo.
A parte de investimento da Galp, assumida à cabeça pelo parceiro, será paga com receitas futuras.
As receitas futuras estarão assim hipotecadas, entrando menos dinheiro.

Registado: 29/11/2007 4:19

por GamesOver » 9/12/2025 12:51

li agora no X

Bale o que Bale

The Volatility Viking
@VolaViking
·
1 h
$GALP didn’t really have a choice: Mopane is too big and too expensive to develop alone, and Namibia wants a major operator on a project of this scale. Bringing in Total ensures the field actually gets developed and prevents Galp’s capex from blowing up. Strategically it makes sense — but it also cuts their upside in half, which is why the market is hitting the stock. Based on the lost NAV, the deal realistically puts Galp’s fair value closer to €13–14 rather than €16+.

Registado: 17/8/2018 16:19

por J.f.vieira » 9/12/2025 12:50

Pois!

J.f.vieira

Re: Galp - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 9/12/2025 12:23

Eu sou "peixe" magro, quase esquelético e também aproveitei para fazer cair. Estava mesmo a pedi-las.
Não pode ser mau para todos. Para mim foi bom, comprei, para ficar, com dois simpáticos lotes a: 14,765 e 14,845. E como o produto é de qualidade não vai faltar comprador lá pelos 17 ...ainda este ano espero :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
GALP 09Dez.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Apramg, Bing [Bot], cali010201, PAULOJOAO, paulopereira.pp36.pp, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 214 visitantes
Fatal: Not able to open ./cache/data_global.php