Caldeirão da Bolsa

Opiniões - Descontar dividendos nos gráficos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 13/1/2005 14:41

Ulisses Pereira Escreveu:Além disso, no limite, se ajustarmos os dividendos, podemos ficar com gráficos em que os preços podem chegar a ter valores abaixo de zero!

As cotações anteriores ao dia de ex-dividendo não são ajustadas por uma percentagem? Do género:

ultima cotação de dia com direito a dividendo = 2€
cotacao dia ex-dividendo = 1.95€

% = 1.95/2 = 0.975

e depois multiplica-se este valor por todas as cotações anteriores?

Assim os valores nunca serão negativos, ou estou errado?

Também me parece que os dividendos não devem ser descontados nas cotações, porque foi dinheiro que saiu da empresa e deve, como tal, ser descontado, mesmo tendo ido para os bolsos do accionista. Estou correcto? É apenas uma situação que pode criar gaps enormes quando o dividendo é grande, como na Microsoft, e julgo que ningém gosta de ver buracos nos gráficos quando não são no sentido desejado :wink:

Mais uma vez obrigado pela atenção

Diogo
Visitante

por Ulisses Pereira » 13/1/2005 13:40

Esqueci-me de lhe dar a minha opinião sobre os aumentos de capital... Se em relação ao ajuste dos dividendos, há divisão de opiniões entre os seguidores da At, em relação aos aumentos de capital penso que é unânime que os ajustes devem ser feitos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 13/1/2005 13:23

Em termos de base de dados, na minha opinião, os dividendos não devem ser ajustados pois fazem parte do processo natural de formação de preços. Se durante um ano, a actividade da empresa condiciona a criação do dividendo e sendo esse dividendo, um dos factores que influi nas expectativas dos investidores (influenciando, por isso, a evolução da cotação), não faz sentido "eliminar" o dividendo dos gráficos, como se ele não existisse.

Além disso, no limite, se ajustarmos os dividendos, podemos ficar com gráficos em que os preços podem chegar a ter valores abaixo de zero!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Opiniões - Descontar dividendos nos gráficos?

por Visitante » 13/1/2005 12:32

Bom dia

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o assunto e se usam gráficos ajustados aos dividendos e aumentos de capital para as vossas análises técnicas.
Prós e contras de cada uma das abordagens? Quando e onde usar cada uma delas?

É que se em alguns títulos dividendos de 1 ou 2 cêntimos não tem qualquer influência no gráfico, casos da Microsoft, por exemplo, deixou há pouco tempo um gap brutal devido aos 3 dólares de dividendo.

Obrigado pela atenção
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, joao garcao, luislobs, PAULOJOAO e 177 visitantes