Caldeirão da Bolsa

Forças de curtíssimo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Stratega » 19/1/2005 13:54

semprefrio Escreveu:Tempo de reflexão.

É isso tudo.
E é sempre tempo de relembrar estas...

38-STEPS TO BECOMING A SUCCESSFUL FOREX TRADER

1. We accumulate trading information - buying books, going to seminars and researching.

2. We begin to trade with our 'new' knowledge.

3. We consistently 'donate' and then realize we may need more knowledge or information.

4. We accumulate more information.

5. We switch the currencies and time frames we are currently following.

6. We go back into the market and trade with our 'updated' knowledge.

7. We get 'beat up' again and begin to lose some of our confidence. Fear starts setting in.

8. We start to listen to 'outside news' & other traders.

9. We go back into the market and continue to donate.

10. We switch currencies and time frames again.

11. We search for more trading information.

12. We go back into the market and continue to donate.

13. We get 'overconfident' & market humbles us.

14. We start to understand that trading success is going to take more time and more knowledge then we anticipated.

--------------------------------------------------
Many Traders Will Give Up At This Point As They Realize That Forex Is Not As Easy As It Looked And That Hard Work and Study Will Be Required

But Some Do Not Give Up ...
--------------------------------------------------

15. We get serious and start concentrating on learning a 'real' methodology.

16. We trade our methodology with some success, but realize that something is missing.

17. We begin to understand the need for having rules to apply our methodology.

18. We take a sabbatical from trading to develop and research our trading rules.

19. We start trading again, this time with rules and find some success, but overall we still hesitate when it comes time to execute.

20. We add, subtract and modify rules as we see a need to be more proficient with our rules.

21. We go back into the market and continue to donate.

22. We start to take responsibility for our trading results as we understand that our success is in us, not the trade methodology.

23. We continue to trade and become more proficient with our methodology and our rules.

24. As we trade we still have a tendency to violate our rules and our results are erratic.

25. We know we are close.

26. We go back and research our rules.

27. We build the confidence in our rules and go back into the market and trade.

28. Our trading results are getting better, but we are still hesitating in executing our rules.

29. We now see the importance of following our rules as we see the results of our trades when we don't follow them.

30. We begin to see that our lack of success is within us (a lack of discipline in following the rules because of some kind of fear) and we begin to work on knowing ourselves better.

31. We continue to trade and the market teaches us more and more about ourselves.

32. We master our methodology and trading rules.

33. We begin to consistently make money.

34. We get a little overconfident and the market humbles us.

35. We continue to learn our lessons.

36. We stop thinking and allow our rules to trade for us (trading becomes boring, but successful) and our trading account continues to grow as we increase our position size.

37. We are making more money then we ever dreamed to be possible.

38. We go on with our lives and accomplish many of the goals we had always dreamed of.

From --
http://www.commodities-futures.com
Published in Commodity Futures Trading Club News
(modified slightly to suit forex!)

Eu vou mais ou menos entre o 17/18/19...
Da ultima vez q li ia no 14...
É um progresso... acho eu...
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por JAOR » 19/1/2005 11:55

Só mesmo para te dizer...força semprefrio..acredito que vais dar a volta por cima... :wink:

Grande abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por semprefrio » 19/1/2005 11:42

Saída por stop a 0,6961, prejuízo do trade de $-152.57 (-16.9%). Saldo actual, $751.43 (-28%, desde o início do ano).

Do ponto de vista técnico e do sistema, as condições no par são as ideias para um curto (seria um SAR). O stop, para ser coerente, deveria ser colocado ligeiramente acima do último máximo relativo em termos diários.

No entanto, neste momento prefiro não insistir pois o verdadeiro problema encontra-se na alavancagem que estou a utilizar. Não fosse esse pequeno grande pormenor e estaria completamente à vontade para prosseguir. Além do mais não se trata de um problema sem solução, pelo que não deve ser tratado dessa forma.

Tempo de reflexão.

Até um dia destes e votos de bons negócios para todos,
semprefrio
"Taxes are what we pay for a civilized society.” - Oliver Wendell Holmes

Registado: 31/12/2003 21:12

por semprefrio » 17/1/2005 19:13

Só uma achega uma vez que tenho trade aberto em EUR/GBP.

Quem tenha conta um USD e pretenda transaccionar pares como o EUR/GBP, não deve esquecer-se de levar em conta a cotação entre aquela divisa e o denominador do par a ser negociado.

Por exemplo, o trade que abri em EUR/GBP a 0.7040 está agora a vender a 0.7025, menos 15 pips, o que num par como o EUR/USD significaria $-15, isto é(10000*.0001)*-15.

Mas no EUR/GBP significa (10000*0.0001)*-15*1.86 = $-27.90, em que 1.86 é a cotação aproximada do GBP/USD.

Abraço,
semprefrio

por Luna » 17/1/2005 18:23

OK Semprefrio,
Fui eu que não olhei para as datas dos trades!... Desejo-te mais sucesso para as próximas tentativas :)
Um abraço,
Luna
Luna

Re: Forças de curtíssimo prazo

por semprefrio » 17/1/2005 18:17

Obrigado, Stratega. Já tinha percebido que temos divergências clubísticas. :mrgreen:

Quanto ao resto, se esta iniciativa teve algo de positivo foi possibilitar-me olhar para os 14 pares. Primeiro de uma forma (maximização do lucro) e agora de outra (minimização do risco).

Vou continuar a acompanhar os 14, mas a maioria estão fora do meu alcance actual. E assim se vão manter pelo menos mais um ano ou dois.

Este curso é longo e obriga a reciclagem constante. :wink:

Abraço,
semprefrio

Re: Forças de curtíssimo prazo

por Stratega » 17/1/2005 17:55

semprefrio Escreveu:P.S. Ao escrever este post apercebi-me que Forças de curtíssimo prazo tem as iniciais de FCP. E eu sou Benfiquista! :oh:

A parte q gostei mais do teu sistema. :mrgreen:

Ñ me sinto nada preparada para entrar no sistema dos sistemas, mas vou seguir esta tua aventura e espero q vás aperfeiçoando cada vez mais.

De qq maneira parece-me q 14 pares é mt fruta. Se te concentrares em menos talvez consigas mais "sumo".

Vai actualizando.

Beijocas aos meninos
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por semprefrio » 17/1/2005 17:54

Luna, desta vez não foi tão mau assim. Foi um prejuízo de 13.4% em 5 trades. :wink:

Embora, neste caso, o problema não esteja na sequência de trades negativos. O problema está em querer que a realidade se adapte às nossas condições em vez de sermos nós a adaptarmo-nos à realidade.

Como eu já disse atrás, o projecto que esteve na origem deste post era megalómano e baseado num feeling desajustado.

Quanto ao resto só posso dizer que se assim fosse seria óptimo. :)

Abraço,
semprefrio

por Luna » 17/1/2005 17:15

Semprefrio,
Sem qualquer tipo de ironia, já pensaste em inverter as regras desse teu sistema? É que foram 5 trades perdedoras com 40% de prejuizo, caso tiveses feito o inverso, terias tido 5 trades ganhadoras com 40% de lucro. Por vezes descobrem-se bons sistemas dessa forma...
Um abraço,
Luna
Luna

por semprefrio » 17/1/2005 17:07

Acabei de entrar longo a 0.7040 em eurgbp no que pode ser o início do ataque a 0.7100. Se essa barreira acabar por ser ultrapassada, será natural um teste a 0.7250. Depois disso, logo se vê. O stop inicial de protecção está ligeiramente abaixo de 0.6966.

Abraço,
semprefrio
Anexos
eurgbp 7250.GIF
eurgbp 7250.GIF (24.14 KiB) Visualizado 1280 vezes
eurgbp 71.GIF
eurgbp 71.GIF (21.76 KiB) Visualizado 1273 vezes

por semprefrio » 17/1/2005 11:30

Agora logado, para confirmar que o visitante era eu. :mrgreen:

Abraço,
semprefrio

por Visitante » 17/1/2005 11:28

Bom dia. :)

De novo de pés assentes na terra, após a segunda grande lição desde que abri esta conta.

A primeira custou-me, num só dia, no início de Setembro passado, 38.5% do seu saldo naquela altura. Esta última custou-me 13,4% em três dias. Apesar de tudo, o segundo ataque de magalomania revelou-se um pouco menos intenso e prejudicial do que o primeiro. :wink:

Em ambos os casos escolhi travar batalhas para as quais não tinha as forças adequadas, para além de as ter preparado muito mal.

Um passo de cada vez. O que é para ser feito em anos, não pode ser feito em dias.

Vou manter este tópico até ao final do ano com todos os trades que realizar. Todas as entradas e saídas serão sucintamente explicadas.

Um abraço,
semprefrio
Visitante

por semprefrio » 13/1/2005 14:27

Bom dia. :)

A primeira grande novidade é que, para o dia 13 de Janeiro, o sistema não deu nenhum sinal de entrada. Talvez esteja a aprender alguma coisa. :wink:

Deixo aqui as principais reflexões depois deste início com o pé esquerdo, em particular aqueles aspectos que já sofreram modificações ou necessitam de uma atenção especial.

Sinais de entrada
Com a ideia de que, diariamente, em 14 pelo menos um se aproveitaria, não levei (o suficiente) em conta no design do sistema as condições individuais de cada par. Neste momento, já tenho criado então um módulo que avalia essas condições com algum pormenor, na tentativa de prevenir entradas completamente desastradas como algumas que já se verificaram. O sistema tornou-se, neste aspecto, muito mais exigente.

Política de stops
Este é um dos factores mais críticos e que logo de início me levantou mais problemas. Depois de algum estudo cheguei à conclusão que, para além de possível, é também preferível mecanizar a determinação dos stops. Apesar dessa mecanização, acho que o sistema se tornou mais flexível, mas adaptável a diferentes circunstâncias.

Gestão do risco
Espero que o maior grau de exigência ao nível dos sinais de entrada e a flexibilização do nível de stops traga um acréscimo significativo de qualidade aos negócios iniciados pelo sistema. Por essa via, espero reduzir substancialmente o risco médio do sistema. Tentarei não ir além dos 5% por negócio/dia, mas essa não será condição necessária.

Alavancagem utilizada
Sobre este assunto já me chamaram a atenção o D1as, neste tópico, e o Nuno Faustino, no tópico em que conduzi uma outra experiência de âmbito mais descricionário (forum de testes).

Actualmente estou a trabalhar com uma alavancagem de 9x a 10x, que também considero elevada.

A abertura da conta de aprendizagem com 1200 usd permitia-me uma alavancagem na casa das 8x. Nessa altura pensei que pudesse ser adequada (leia-se suficientemente baixa), para fazer algumas experiências de baixa alavancagem. Hoje penso que quando, como trader, reunir as condições necessárias para conduzir uma conta “com fins exclusivamente lucrativos”, dificilmente estarei disposto a alvancar acima de 6x.

Quanto à situação presente, só conseguiria reduzir o seu grau aumentando o capital da conta (e se é verdade que eu não gosto de paper trading, também é verdade que nunca reforcei o capital de uma conta de aprendizagem) ou tendo a possibilidade de determinar a dimensão dos lotes transaccionados, o que a forex.com não permite.

Por outro lado, espero que o facto das condições não serem as ideais “me aguce o engenho”.

Dias de notícias importantes
Actualmente, a minha maior preocupação.
Estes dias representam um factor de risco acrescido, em particular para os negócios mais recentes.
Ontem tive a sorte de ver um stop accionado "em tempo". Talvez justifique alguma regra especial. Por exemplo, a não abertura de qualquer trade nesses dias. Ainda não estou seguro.

Gostava de obter comentários, especialmente no que se refere a este último ponto.

Abraço,
semprefrio
Anexos
sist_20050112.GIF
sist_20050112.GIF (8.04 KiB) Visualizado 1416 vezes

por semprefrio » 12/1/2005 11:10

É verdade, D1as. Trata-se de um sistema extremamente agressivo.

Nesta altura do campeonato apenas posso dizer que está de acordo com a "normalidade" em que assenta.

Um abraço e obrigado, :)
semprefrio

por D1as » 12/1/2005 0:00

Ó Semprefrio, a carteira desvaloriza cerca de 10% de um dia para o outro, em 4 trades, e nem sequer páras um pouco para pensar e reconsiderar as coisas? :?

Eu não sei ao que estás habituado mas 2.9% de desvalorização por 30 pips de EURUSD parecem-me muita fruta em termos de alavancagem... :roll:

Abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

por semprefrio » 11/1/2005 23:50

2005.01.12, entrada longa USDCHF 1.1821.
Anexos
sist_050111.gif
sist_050111.gif (6.08 KiB) Visualizado 1575 vezes

por semprefrio » 11/1/2005 11:09

Muito obrigado pelas vossas palavras, Ertai, Djovarius e Nuno Faustino.

Ertai, boa sorte também para a tua iniciativa. Quanto às fórmulas, é possível que não venha a revelá-las. :wink:
No entanto, como irá ficar mais claro com o decorrer do tempo, este sistema assenta muito no MM que tem subjacente, apesar de tudo se poder resumir a uma regra muito simples (que deixei expressa atrás), a sua gestão diária dá pano para mangas.

Dj, obrigado pela tua sugestão. De facto, apesar de eu colocar os 14 pares em concorrência directa, é espectável que a esmagadora maioria dos negócios se faça em torno daqueles que indicas. Acho que o sistema assim o ditará. :wink:
Dj, aproveito ainda para te dizer que considero que esta experiência que agora levo a cabo (independentemente dos seu resultado final) só se tornou possível pelo papel que desde há longo tempo desempenhas no Caldeirão em prol da divulgação deste mundo fascinante em Portugal. Na verdade é a ti que devo o meu interesse pelo forex.

Nuno, :) .

Abraço a todos e até logo,
semprefrio

por nunofaustino » 11/1/2005 1:55

Boa sorte SF...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por djovarius » 11/1/2005 1:52

Boa iniciativa, semprefrio.
É interessante como o Forex é um mercado tão rico que permite inúmeras abordagens de trading, baseadas em vários ângulos da AT.

Permite-me uma sugestão: qualquer sistema eficaz terá maiores hipóteses de sucesso com os pares mais líquidos, os crosses chave do mercado. Como tal, atrevo-me a sugerir negócios em torno do USD com o EUR, JPY, CHF, GBP, CAD e AUD bem como o EUR/JPY.

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ertai » 11/1/2005 1:15

Estou a gostar da tua iniciativa semprefrio.

Estou a desenvolver também um sistema semi-mecânico mas que se aplica não só ao forex como commodities e índices. É para o médio prazo e para já têm mostrado potêncial.

Já agora, quando vais revelar as "fórmulas" destes indicadores?

Comprimentos

Registado: 11/5/2003 12:11

por semprefrio » 10/1/2005 23:52

2005.01.11, potenciais entradas curtas em EURJPY, um mini a 136.44 e um segundo a 136.72.
Anexos
sist_050110.gif
sist_050110.gif (4.77 KiB) Visualizado 1855 vezes

Forças de curtíssimo prazo

por semprefrio » 10/1/2005 15:35

Boa tarde. :)

Depois de uma experiência de oito meses em trading real no forex com uma pequena conta, aproveitei estes primeiros dias de Janeiro para desenvolver um sistema de trading semi-mecânico que me permita dar um passo em frente nessa experiência.

Este sistema não foi testado (pelo volume de dados envolvido e pela parte não totalmente mecânica seria muito difícil fazê-lo) e eu nunca gostei de paper trading. Assim, pretendo testá-lo em modo real até ao fim do ano (se ele me permitir lá chegar :mrgreen:), utilizando a conta de aprendizagem aberta em Maio de 2004 (com 1200 usd) e que ontem (início da aplicação do sistema) apresentava um saldo de 1044 usd.

“Forças de curtíssimo prazo” é o nome que lhe dei.

“Forças de curtíssimo prazo” é um sistema EOD que envolve os 14 pares passíveis de serem negociados através da forex.com e funciona da seguinte forma, diariamente:

1. um indicador revela a “força bruta” (longa ou curta) de cada um dos pares;

2. um segundo indicador dá conta se o movimento se continua a desenvolver no sentido da “força bruta”;

3. se os dois indicadores anteriores concordarem, determinação dos potenciais pontos de entrada e pontos de saída;

4. com base na informação do ponto anterior, determinação dos rácios de ganho/perda (G/P);

5. escolha do par cujo produto da “força bruta” pelo rácio G/P seja mais elevado.

Todos os cálculos levam em conta as diferenças de spreads de negociação entre os pares (3 a 10 pips).

A única regra de Money Management é, por dia, não arriscar mais do que 5% da conta.

Trata-se, portanto, de um sistema de muito curto prazo que faz uso intensivo de stops muito curtos. :shock: :shock:

Não pretendo gastar mais de 40 a 60 minutos por dia com este sistema. Sempre que possível, actualizarei este tópico entre as 22:30 e as 23:00 com o(s) negócio(s) do dia e o par e respectivos potenciais pontos de entrada a considerar no dia seguinte.

Até mais logo,
semprefrio

P.S. Ao escrever este post apercebi-me que Forças de curtíssimo prazo tem as iniciais de FCP. E eu sou Benfiquista! :oh:

Quem está ligado: