Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
lamento, mas essa previsão à James Cramer
cnbc não faz qualquer sentido na mota, até mesmo se os mercados crasharem no médio prazo, como acredito vir a ocorrer.
https://www.cnbc.com/amp/2025/09/23/fed ... alued.html
a mota fará novos máximos históricos em breve, está escrito nas estrelas

https://www.cnbc.com/amp/2025/09/23/fed ... alued.html
a mota fará novos máximos históricos em breve, está escrito nas estrelas
- Registado: 2/4/2025 19:55
Hi Rolling trader. Claro, como indiquei o negócio foi assinado entre o Paquistão e US. O envolvimento da Mota Engil no negócio é consequência do acordo celebrado, ente os dois países isso é claro.
Mas que importa realçar é que no continente Asiático não havia qualquer negócio ou memorando de atendimento assinado, pelo menos que tenha conhecimento. Assim como nos últimos relatório e contas também não me recordo de ver nenhum projecto ou faturação afecta a países asiáticos. Sendo o primeiro memorando, parece-me significativo, ou indicador relevante na estratégia de futuro.
Um dos motivos para não estar tão bull em relação a Mota Engil é a exposição absurda da empresa a países extremamente instáveis e imprevisíveis a vários níveis, mais ainda se estamos a falar em projectos longos. Basta ver a receita e carteira de encomendas, se a Europa representava menos de 6% e o restante estava concentrado na América Latina e África, hoje, com os últimos projectos em carteira a Europa deve repensar pouco mais de 4%.
Não é que o Paquistão ofereça muita garantias ou estabilidade mas diversificar e diminuir o risco não sistemático parece ser importante para a empresa
Mas que importa realçar é que no continente Asiático não havia qualquer negócio ou memorando de atendimento assinado, pelo menos que tenha conhecimento. Assim como nos últimos relatório e contas também não me recordo de ver nenhum projecto ou faturação afecta a países asiáticos. Sendo o primeiro memorando, parece-me significativo, ou indicador relevante na estratégia de futuro.
Um dos motivos para não estar tão bull em relação a Mota Engil é a exposição absurda da empresa a países extremamente instáveis e imprevisíveis a vários níveis, mais ainda se estamos a falar em projectos longos. Basta ver a receita e carteira de encomendas, se a Europa representava menos de 6% e o restante estava concentrado na América Latina e África, hoje, com os últimos projectos em carteira a Europa deve repensar pouco mais de 4%.
Não é que o Paquistão ofereça muita garantias ou estabilidade mas diversificar e diminuir o risco não sistemático parece ser importante para a empresa
- Registado: 24/9/2025 20:13
Numa nota final, a "Marshall Wace LLP" comunicou hoje à CMVM um pequeno fecho da posição curta que detinha (de 0.6% para 0.59%).
Foi pouco mas de boa vontade (deviam-se estar a sentir "apertados")
Foi pouco mas de boa vontade (deviam-se estar a sentir "apertados")

E num artigo do SimplyWall.st, de ontem, que cita a colaboração da Mota-Engil com a Wirtek, é feita uma referência relevante à subvalorização da ação face ao PER da indústria e das congéneres.
Até aqui nada de novo (até porque eu já tinha feito essas contas neste post), mas o que é relevante é começar a ser dada visibilidade à subvalorização em sites da especialidade como o Simply Wall St, que anteriormente se dedicava mais a colocar foco na risco da dívida da Mota (é que com o constante aumento dos lucros operacionais e líquidos, esse risco diminiu, recentrando as atenções).
De notar que o MarketScreener projeta o lucro líquido da Mota, para 2025, nos 136M€. Mas face à quantidade de ativos detidos para venda em menos de 12 meses, inscritos no relatório de contas do final do exercício de 2024 (apresentado no início de 2025), diria que esta projeção de lucros está por baixo e não me admiraria que a Mota atingisse já perto do seu objetivo de 180M€ de lucros anuais no exercício de 2025.
Se assim fosse e se a cotação da Mota se alinhasse ao PER da indústria citado pelo Simply Wall St (de 14.9x), isso colocaria a cotação nos 8,92€... curiosamente muito perto da projeção do breakout do Cup & Handle que teorizei neste post.
Até aqui nada de novo (até porque eu já tinha feito essas contas neste post), mas o que é relevante é começar a ser dada visibilidade à subvalorização em sites da especialidade como o Simply Wall St, que anteriormente se dedicava mais a colocar foco na risco da dívida da Mota (é que com o constante aumento dos lucros operacionais e líquidos, esse risco diminiu, recentrando as atenções).
In Simply Wall St
Price-to-Earnings of 12.2x: Is it justified?
Based on its price-to-earnings (P/E) multiple, EGL appears to be undervalued compared to the broader European construction industry. The stock trades at a lower earnings multiple, which signals the market may not be fully reflecting its underlying profit generation.
The P/E ratio measures how much investors are willing to pay for each euro of earnings. In construction and capital goods, it is a key metric used to evaluate companies with steady, predictable earnings streams. A lower P/E can indicate either overlooked value or anticipated challenges ahead, depending on profit trends and outlook.
For EGL, the current figure of 12.2x sits well below the industry average of 14.9x and its peer average of 13.8x. This suggests the market may be underestimating the sustainability of its recent earnings growth and future potential.
[/url]
De notar que o MarketScreener projeta o lucro líquido da Mota, para 2025, nos 136M€. Mas face à quantidade de ativos detidos para venda em menos de 12 meses, inscritos no relatório de contas do final do exercício de 2024 (apresentado no início de 2025), diria que esta projeção de lucros está por baixo e não me admiraria que a Mota atingisse já perto do seu objetivo de 180M€ de lucros anuais no exercício de 2025.
Se assim fosse e se a cotação da Mota se alinhasse ao PER da indústria citado pelo Simply Wall St (de 14.9x), isso colocaria a cotação nos 8,92€... curiosamente muito perto da projeção do breakout do Cup & Handle que teorizei neste post.
No mote de novos catalisadores para a cotação, podemos vir a ter
, em breves dias, notícias de nova adjudicação milionária no México, referente à construção do segundo troço da ligação ferrovária entre Querétaro e Irapuato.
Relembro que o primeiro troço desta ligação foi adjudicado à Mota-Engil por 300M€ em agosto passado.

Relembro que o primeiro troço desta ligação foi adjudicado à Mota-Engil por 300M€ em agosto passado.
In Expansión
Los grupos de construcción españoles con intereses en México se han armado para pujar por los grandes contratos ferroviarios del país, el modo de transporte estrella al que el Gobierno de Claudia Sheinbaum ha destinado más recursos públicos este año,unos 7.000 millones de euros que irán a parar al corredor que conecta Saltillo con Nuevo Laredo y la conexión entre Querétaro e Irapuato.
(...)
Se enfrentan a la local ICA y a otros gigantes extranjeros como la portuguesa Mota-Engil y la china Sinohidro.
El Gobierno decidirá en los próximos días dos grandes licitaciones: el último tramo del corredor Saltillo-Nuevo Laredo y el segundo lote del tren entre Querétaro e Irapuato.
(...)
Querétaro-Irapuato
En el Querétaro-Irapuato, el Gobierno ha recibido más propuestas, un total de ocho consorcios de los cuales cuatro son españoles. Además de FCC, OHLA, Comsa y Azvi, se han presentado a un tramo de 108 kilómetros las constructoras extranjeras Mota-Engil y Sinohidro. Se trata de trabajos con un presupuesto estimado de hasta 1.477 millones de euros. El corredor incluye la construcción de estaciones y paraderos en Querétaro, Apaseo El Grande, Celaya, Villagrán/Cortázar, Salamanca e Irapuato.
La portuguesa Mota-Engil ya trabaja en este corredor tras ganar el primer lote licitado por valor de unos 300 millones de euros.
(...)
Editado pela última vez por Rolling_Trader em 24/9/2025 22:06, num total de 1 vez.
SA Traffic Escreveu:Vi que na mesma altura que foram divulgados os resultados do leilão de Santos Guarujá surgiram outras notícias que a Mota Engil em consórcio com outra empresa ia estar envolvida no negócio assinado entre o governo do Paquistão e dos Estados Unidos na exploração de terras raras. O deal entre o Paquistão e US foi de 500M, achei curioso porque a Ásia é um continente onde a Mota Engil não tem negócios no dias que correm. No entanto essa notícia não foi muito divulgada a nível interno quase toda a informação que existe é de média internacional.
https://tribune.com.pk/story/2565638/go ... tion?amp=1
https://timesofindia.indiatimes.com/bus ... 784472.cms
SA Traffic,
Cuidado com a interpretação dessas notícias.
A Mota-Engil tem o estado chinês (indiretamente) como um dos seus acionistas de referência (com uma quota de 32.41%), pelo que seria estranho os EUA fazerem qualquer tipo de acordo ou consórcio com a Mota, especialmente no que toca à mineração de elementos de terras raras, algo estratégico para a economia dos EUA e da China (estes dois países não são cooperantes em matérias estratégicas, bem pelo contrário).
Foram sim assinados dois memorandos de entendimento (MdE) separados:

In tribune.com.pk
(...)
Separately, Pakistan’s National Logistics Corporation signed MoU with Mota-Engil Group, a Portuguese construction and engineering firm, to cooperate on infrastructure projects.
(...)
A notícia não deixa de ser positiva pois abre terreno para mais uma geografia onde a Mota-Engil pode expandir o seu core-business.
Vi que na mesma altura que foram divulgados os resultados do leilão de Santos Guarujá surgiram outras notícias que a Mota Engil em consórcio com outra empresa ia estar envolvida no negócio assinado entre o governo do Paquistão e dos Estados Unidos na exploração de terras raras. O deal entre o Paquistão e US foi de 500M, achei curioso porque a Ásia é um continente onde a Mota Engil não tem negócios no dias que correm. No entanto essa notícia não foi muito divulgada a nível interno quase toda a informação que existe é de média internacional.
- Registado: 24/9/2025 20:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Podem ler sobre o mesmo aqui
Conjugando a análise fundamental com a técnica, diria que este padrão tem uma alta probabilidade de ter o esperado breakout, com uma projeção acima do price target dos 6,20€.
Esse breakout será duplo visto que coincidirá também com o breakout do padrão Cup and Handle (C&H) que já inúmeras vezes referi nos meus posts. Esse C&H tem projeção acima dos máximos históricos, de todo o sempre da Mota-Engil (acima dos 8€).
"Rolling_Trader", Gosto da discordância, quando fundamentada, isso ajuda-me a aprender.
Não identifico um "triangulo ascendente", como indicas, mas sim um triangulo simétrico a não ser que esteja a ver mal o meu Boneco.
Se romper para cima e com volume a projeção poderá ir até aos 6,55; Se for em sentido contrário (como acredito) teremos um valor da ordem dos 4,14. Independentemente dos fundamentais
Isto é o que me parece, mas não passa da opinião de um Bonequeiro.
CumPrim/
ValeAquilinio
Foi lapso meu, Vale.
Efetivamente queria escrever triângulo simétrico, obrigado pela chamada de atenção.
Quanto ao padrão Cup & Handle (C&H), tenho uma visão diferente do teu boneco Vale, tal como fundamentei neste meu anterior post.
Nesse meu post parecia que a Mota ia disparar e fazer uma "handle" minúscula de um "cup" gigante (o que achei estranho). O facto da cotação ter caído novamente só ajudou a formar uma "handle" mais consistente (que poderá estar prestes a completar a sua formação).
A minha visão do C&H é diferente da do Vale porque, na mais canónica das teorias, o C&H é um padrão de continuação, logo é apenas relevante se ocorrer no topo de uma tendência ascendente (em contraponto, o C&H invertido já só faz sentido ocorrer no fundo de uma tendência descendente).
O "C&H do Vale" está ainda distante dos máximos de médio prazo o que lhe retira alguma validade canónica e isso ficou expresso nesta nova inflexão corretiva que o vale denominou por "asa partida".
O mesmo se aplica aos padrões de inversão de tendência como o Head & Shoulders (clássico e invertido), que muitos investidores teimam em querer identificar a meio de tendências de curto prazo. Os padrões de inversão têm significado quando ocorrem nos máximos de médio/longo prazo (padrões clássicos como o H&S, Duplos e Triplos Topos), ou nos mínimos de médio/longo prazo (os homólogos invertidos).
O certo é que a estes preços já não há gente a comprar. Neste momento o risco de descambar o SPX é enorme. E ainda estamos em setembro, e por tal tudo pode acontecer.
Os pequenos investidores estão com medo à espera de melhores preços.
Os pequenos investidores estão com medo à espera de melhores preços.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 24/9/2025 11:12, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Para ginasticar o miolo...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Conjugando a análise fundamental com a técnica, diria que este padrão tem uma alta probabilidade de ter o esperado breakout, com uma projeção acima do price target dos 6,20€.
Esse breakout será duplo visto que coincidirá também com o breakout do padrão Cup and Handle (C&H) que já inúmeras vezes referi nos meus posts. Esse C&H tem projeção acima dos máximos históricos, de todo o sempre da Mota-Engil (acima dos 8€).
"Rolling_Trader", Gosto da discordância, quando fundamentada, isso ajuda-me a aprender.
Não identifico um "triangulo ascendente", como indicas, mas sim um triangulo simétrico a não ser que esteja a ver mal o meu Boneco.
Se romper para cima e com volume a projeção poderá ir até aos 6,55; Se for em sentido contrário (como acredito) teremos um valor da ordem dos 4,14. Independentemente dos fundamentais
Isto é o que me parece, mas não passa da opinião de um Bonequeiro.
CumPrim/
ValeAquilinio
- Anexos
-
- MOTA triangulo simétrico.png (59.68 KiB) Visualizado 2060 vezes
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:Dragon56 Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Rolling, pelo que entendi da tua análise tecnica, o chamado triângulo ascendente, complementado com o breakout do padrão ( C& H),poderá pressupor uma subida da cotação a curto medio prazo, confirmas?
Sim, curto prazo é o que me quer parecer (não sei até se não será já hoje).
A menos que a NATO invoque o artigo 5º, aí vendam tudo
Efetivamente , neste momento a situação a lestr mantem se perigosa e conturbada, vamos esperar que a diplomacia prevaleça
- Registado: 28/5/2025 23:55
Dragon56 Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Rolling, pelo que entendi da tua análise tecnica, o chamado triângulo ascendente, complementado com o breakout do padrão ( C& H),poderá pressupor uma subida da cotação a curto medio prazo, confirmas?
Sim, curto prazo é o que me quer parecer (não sei até se não será já hoje).
A menos que a NATO invoque o artigo 5º, aí vendam tudo

Rolling_Trader Escreveu:
Ilustração gráfica do Cup and Handle da Mota-Engil:
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Nao invisto em expectativas, grafico q mostraste tem la tudo, lta continuam inquebraveis e mesmo o rsi tem margem p subir, dai achar estranho o teu pessimismo.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
Aqui_Vale Escreveu:luislobs Escreveu:Contrasendo, mostras um gráfico Bull com comentários negativo?
Não sei porquê.?!
Tens todo o direito ao contraditório. Apresenta o teu gráfico, eu agradeço.
Segundo parece, no teu entender estas cotações só teem um sentido...para cima. Até onde?
CumPrim/
ValeAquilino
Eu também sou da opinião que a ação tem todas as condições para valorização a curto prazo, basta ver o concurso em janeiro do 2 troço do TGV, se for atribuído, como tudo indica ao consórcio liderado pela ME, vai disparar para os 6 € ....
eu identifico as mesmas LTA no meu gráfico e não me parece que nenhuma delas tenha sido para já quebrada.
nesse sentido, eu acompanho a estranheza do luislobs e não percebo o motivo para estar pessimista.
o tempo de escolher um rumo parece-me estar a acabar, é seguir de perto.
no link, grafico horário à esquerda e semanal à direita : https://www.tradingview.com/x/kHtZFSRG/
nesse sentido, eu acompanho a estranheza do luislobs e não percebo o motivo para estar pessimista.
o tempo de escolher um rumo parece-me estar a acabar, é seguir de perto.
no link, grafico horário à esquerda e semanal à direita : https://www.tradingview.com/x/kHtZFSRG/
Editado pela última vez por serdom em 22/9/2025 22:19, num total de 1 vez.
- Registado: 21/8/2011 19:31
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
luislobs Escreveu:Contrasendo, mostras um gráfico Bull com comentários negativo?
Não sei porquê.?!
Tens todo o direito ao contraditório. Apresenta o teu gráfico, eu agradeço.
Segundo parece, no teu entender estas cotações só teem um sentido...para cima. Até onde?
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Contrasendo, mostras um grafico Bull com comentários negativo?
.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Isto é o que me parece.
Creio que o potencial de valorização do papel, já se foi... e isto não tem nada que ver com os fundamentais
CumPrim/
ValeAquilino
Creio que o potencial de valorização do papel, já se foi... e isto não tem nada que ver com os fundamentais
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Dragon56 Escreveu:
Não esquecer um dado muito importante, depois do Natal em Janeiro temos o concurso para o segundo troço do TGV e a ME vai estar lá. ..
Acredito que para além de lá estar, seja a favorita a ganhar, especialmente mantendo o consórcio.. Qualquer outro player deverá apresentar preços mais elevados
- Registado: 25/8/2025 9:20
Rcrd Escreveu:Rcrd Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Quem esteve atento ontem às ordens de compra/venda reparou concerteza num "tamponamento" da cotação. Pura e simplesmente não a deixaram cair nem a deixaram subir. Na profundidade de mercado, a 10 níveis, a média de ações para compra e venda superava, em média, as 300 mil ações. E isso foi constante logo desde a primeira hora de negociação.
Já vi duas coisas acontecerem depois de um dia como o de ontem. Ou a cotação despenca, ou a cotação dispara.
Em ambas as situações, o movimento que se assiste nos dias seguinte costuma-se perpetuar.
Hoje subiu, em contra-ciclo com o mercado. E houve muito pouco interesse vendedor (entre ontem e hoje).
Será que começam a ser dados indícios para um "rally de Natal" para a Mota?
Reparei exactamente no mesmo.. considerando que a maioria das posições curtas foi fechada, calculo que seja alguém a segurar para conseguir comprar um volume grande sem a fazer disparar.. Mas isto posso ser eu a ser demasiado optimista
Repetidamente, movimentos de compra de uns milhares (ou dezenas de), seguidas de pequenos movimentos, meio centimo de cada vez, 500/700 acções, para baixo.. Temos dois movimentos claros desse as 10.29 e as 14.46, por exemplo.. há mais.. Temos visto o mesmo no leilão repetidamente.. Cheira-me que alguém está a agarrar muito papel deste para depois tirar o pé do travão.. a julgar pelo volume de negócio, parece ser peixe graúdo
Não esquecer um dado muito importante, depois do Natal em Janeiro temos o concurso para o segundo troço do TGV e a ME vai estar lá. ..