Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X - dia 11Jan

por JAS » 11/1/2005 19:30

JAS Escreveu:Continuo com pouco tempo para a bolsa



BCP
JAS Escreveu:Recuperei a posição com compra a 2,00...

Hoje não gostei do comportamento dele e vendi 1/3 a 1,98.
Parece-me que foi asneira ter recomprado ontem...


JMT
JAS Escreveu:De qualquer forma os Resultados parecem-me muito positivos, não tanto pela Polónia que era esperado, mas mais pelo Pingo Doce.
Vamos ver qual a reacção do Mercado amanhã.

O Mercado reagiu bem...
Mantive a posição intacta.


PTM
JAS Escreveu:Penso que a Compra de Acções Próprias irá produzir uma subida da cotação ao longo do ano e só por isso vale a pena mantê-la em termos de médio prazo.

Não fiz qualquer movimento.


DAX
JAS Escreveu:Espero que o DAX se mantenha agora acima dos 4300 pontos.

Os 4300 preocupavam-me e fizeram-me acordar cedo...
Ontem tinha pensado que se não podia estar tanto on-line seria melhor mudar para um strike bais baixo e jogar mais no médio prazo.
Nessa base até já tinha vendido 25% do 7308I a 1,30 quando começou a queda.
Despachei outros 25% a 1,14 e só consegui accionar um stop a 0,96.
Encerrei o trade e levei com quase 2% de prejuízo na Carteira!
Eu bem andava a dizer que tinha medo desta zona dos 4250/4300...
Ainda pensei reentrar no final da sessão mas faltou-me a convicção...


JAS
Anexos
cart 01-11.png
cart 01-11.png (27.66 KiB) Visualizado 2195 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Re

por JAS » 11/1/2005 19:07

Touro Escreveu:Fiz a observação porque a rentabilidade da carteira coincide com a rentabilidade dos negócios em curso, mesmo com dinheiro em cash.

Se há dinheiro em cash, as duas rentabilidades não podem ser iguais.

Sim, eu não ligo ao cash...
Faço sempre as contas das rentabilidades relativamente ao capital com que a Carteira inicia o ano ou ao Capital após eventuais AC's.

Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Touro » 11/1/2005 17:34

Se dividires os "euros de lucro" pelo "capital inicial da carteira" (inicial, deste ano) tens o quê?


Caro Jas,

Fiz a observação porque a rentabilidade da carteira coincide com a rentabilidade dos negócios em curso, mesmo com dinheiro em cash.

Se há dinheiro em cash, as duas rentabilidades não podem ser iguais.

Sei que já houve quem pusesse em causa a certeza do conhecimento matemático, mas penso que o Jas não partilha dessa teoria.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

JMT

por Small Caps » 11/1/2005 11:41

Bons dias,

Underperform com target 8,60€ cause " as we still fear an overly ambitious capex programme in the coming years"...

Uma mera opinião de uma Casa de Investimento.
Anexos
jmt.jpg
jmt.jpg (53.85 KiB) Visualizado 2373 vezes
Um abraço,

Small Caps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 263
Registado: 4/11/2002 22:20
Localização: Aveiro

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X - dia 10Jan

por JAS » 11/1/2005 0:27

JAS Escreveu:Porque "2ª feira é dia de compras" e porque é altura de entrar nos warrants...


Continuo com pouco tempo para a bolsa mas sempre vou fazendo uns negócios ao longo do dia...


BCP
JAS Escreveu:Em termos de AT continua bem bullish no curto prazo com a cotação acima das MME's e elas bem ascendentes mas eu espero uma correcção tendo em conta que a subida foi demasiado rápida.

Recuperei a posição com compra a 2,00...


JMT
JAS Escreveu:Os dados preliminares serão divulgados a 10 de Janeiro (após o fecho) e podemos ter uma subida no muito curto prazo.

Pelo sim, pelo não, fiz uma venda de 20% a 10,22...
De qualquer forma os Resultados parecem-me muito positivos, não tanto pela Polónia que era esperado, mas mais pelo Pingo Doce.
Vamos ver qual a reacção do Mercado amanhã.



PTM
JAS Escreveu:Penso que a Compra de Acções Próprias irá produzir uma subida da cotação ao longo do ano e só por isso vale a pena mantê-la em termos de médio prazo.

Não fiz qualquer movimento.


DAX
Já andava com saudades dos warrants e hoje aproveitei uma correcção para entrar.
Espero que o DAX se mantenha agora acima dos 4300 pontos.
Compra do 7308I entre 1,20 e 1,26.

JAS
Anexos
cart 01-10.png
cart 01-10.png (22.69 KiB) Visualizado 2490 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Re

por JAS » 9/1/2005 23:54

No ano passado adoptei esse critério quando fiz AC's.
Passei a relaccionar tudo ao novo capital.

Mas quando, mais para o fim, reduzi o capital achei que não seria lógico voltar a relaccionar tudo ao capital inicial.

Optei por restringir a redução ao capital médio ponderado.

A questão que pões relativamente a um trade em si, que seja apanhado no meio de uma variação de capital, é meramente académica.
A rentabilidade do trade em si não é alterada pois ele não sofreu variação de capital.
Quando o fechares, ou em continuação, deves passar a fazer as contas relativamente ao novo capital.
Mas isso também sucede com todos os trades que já tiveres fechado anteriormente...

De outra forma seria uma carteira nova, esquecendo o passado, e haveria que incorporar os lucros ou prejuizos no novo capital.

Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por clip » 9/1/2005 18:55

A questão que tenho esta relacionada com os aumentos e reduções de capital da carteira.

Quando se abre uma carteira,começa-se com um determinado valor e é em relação a esse valor que se calcula a rentabilidade de todos os trades.
Se o valor inicial da carteira for de 10.000 a rentabilidade de cada trade será: valias do trade/10.000.

Mas se mais tarde houver uma alteração do valor da carteira(aumento ou redução)é como começar de novo!Em todos os trades daí para a frente calcula-se a rentabilidade com base no novo valor.
Se for o caso de um aumento para 20.000,em todos os trades apartir desse aumento, a rentabilidade será:valias do trade/20.000.
A rentabilidade dos trades anteriores continua a ser calculada com base nos 10.000.

Mas se houver um trade aberto quando a carteira tinha 10.000 e fechado depois da carteira ser aumentada para 20.000.A rentabilidade deste trade é calculada com base nos 10.000 ou 20.000?


Obrigado
clip
 

Re

por JAS » 9/1/2005 16:04

Cali Escreveu:Pode, antes, ser apelido de um jogador com "eles no sitio". O JAS achava que o mercado iria subir no fim do ano. Apostou forte nessa convicção, e não se protegeu, nem ao seu capital. Era quase um 'tudo ou nada". É emocionante, mas pouco racional.
Quem anda nos warrants tem que "os ter no sítio" e aí parace que não há qualquer dúvida no meu caso...



A minha aposta foi em Agosto e não apenas no 3ºTrimestre.
E na 2ª parte do ano protegi-me pois apenas investi cerca de 1/3 em warrants. Era alto risco mas não haveria falência.

Cali Escreveu:A vida correu-lhe de feição, mas se tivesse aparecido outro 11 de Setembro, puf... tinha falido.

Um dos meus problemas deste ano foi exactamente o 11 de Março.
Uma forte posição em warrants da PTC que acabou em zero...
O 2º trade altamente negativo foi na Nokia apesar de ter entrado depois de uma queda de 25%. Perdeu mais 15% a seguir e também acabou a zero.

Serviram-me de lição e passei a limitar os investimentos em warrants.

Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Cali » 8/1/2005 20:08

Viva, pessoal. Olá Ulisses! Tinha-te perdido o rasto, mas vejo com agrado que já te profissionalizaste, e ao que parece, com sucesso! As minhas felicitações!

É a primeira vez que volto a escrever aqui 'praí' em 2 anos. :) Costumo andar mais pelo Bolsatotal, e o tempo não dá pra mais.

Passei algum tempo mais desligado da Bolsa (embora não completamente ausente), para me re-habituar a dedicar a outras coisas importantes do vida. Agora estou de novo a viver o fenomeno mais intensamente, porque a conjuntura assim 'obriga'. :wink:

Resolvi intervir porque senti uma vontade imensa de participar nesta iniciativa do JAS. Primeiro, gostaria de o parabenizar pela coragem de se expôr desta forma ao "escárnio e maldizer' da população, que todos sabemos, se 'péla' por um bom pretexto (que não motivo) pra poder deitar abaixo.

Comecei a ler a odisseia diária da carteira do JAS em Dezembro passado. Admito que não li tudo o que estava para trás, portanto peço desculpa antecipadamente se não estiver a dizer nada de novo. Enfim, será sempre alguma coisa de novo, porque é a minha opinião, e essa ainda não leram.
Devo tambem, e apesar de tudo, dar os parabens aos JAS pelo desempenho/resultado da sua carteira, visto que 60% de lucro é um excelente resultado.
Contudo, faz-me alguma confusão, analisando a evolução da carteira ao longo do ano, que se sucedam os comentários de 'muito bem!" , "excelente money management", "tu é que estavas certo", "calaste os criticos" etc, etc. E isto porquê? Porque uma coisa ressalta de imediato á vista: A gestão da carteira do JAS envolve elevado risco, provocado pela alta percentagem de investimento em derivados (especificamente warrants), e o JAS , apesar de saber fazer contas e apresentá-las, pareceu-me ser profundamente obstinado na forma como defendeu as suas convicções a custa do seu bolso. Felizmente para ele, a sua convicção acabou por prevalecer no ultimo trimestre, e permitiu-lhe recuperar espectacularmente de uma perda tambem ela espectacular. Alguem que está á beira de perder a totalidade do capital investido por pura obstinação, julgo eu, não pode ser apelidado de um excelente money manager. Pode, antes, ser apelido de um jogador com "eles no sitio". O JAS achava que o mercado iria subir no fim do ano. Apostou forte nessa convicção, e não se protegeu, nem ao seu capital. Era quase um 'tudo ou nada". É emocionante, mas pouco racional. A vida correu-lhe de feição, mas se tivesse aparecido outro 11 de Setembro, puf... tinha falido.

Isto não é uma critica. É um comentário. E eu não acredito em "aumentos de capital" na carteira de titulos. Para mim, é um recurso desesperado, e um bom money manager portege-se, e nunca se deixa chegar a uma situação de desespero.

Cumprimentos ao JAS, e ao resto do pessoal! :)
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

Re

por JAS » 8/1/2005 1:56

Touro Escreveu:JAS, a tua rentabilidade é do capital investido e não da carteira.


Lá vêm vocês com as confusões...

Se dividires os "euros de lucro" pelo "capital inicial da carteira" (inicial, deste ano) tens o quê?

Eu faço as contas sempre da mesma maneira...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por valves » 7/1/2005 21:22

Bem o Touro fez agora um apontamento muito interessante :lol: e eu a julgar que me tinhas ultrapassado hoje :mrgreen:


Um abraço aos dois

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

por Touro » 7/1/2005 20:58

JAS, a tua rentabilidade é do capital investido e não da carteira.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X - dia 07Jan

por JAS » 7/1/2005 19:02

Uma semana bem positiva nas bolsas com o PSI a ganhar 2,45% e o DAX 1,42%.
A Carteira apesar se só ter acções ganhou 4,28% beneficiando da forte componente JMT e também do BCP.

Depois de uma semana de observação, em que me limitei a acções, é altura de ficar com liquidez.
Porque "2ª feira é dia de compras" e porque é altura de entrar nos warrants...

BCP
JAS Escreveu:Uma CAP de 10% inserida num programa de share buy back não me espantaria.

Uma semana de grande subida no BCP com a cotação a ir de 1,89 a 2,04.
Em termos de AT continua bem bullish no curto prazo com a cotação acima das MME's e elas bem ascendentes mas eu espero uma correcção tendo em conta que a subida foi demasiado rápida.
Fiz uma venda a 2,02 e outra a 2,04 no fecho.
Cotação=2,04 > MME.5=1,966 > MME.15=1,914

JMT
JAS Escreveu:Este ano temos o bónus de uma valorização de 20% do zloty relativamente ao euro e espero que isso se traduza em resultados anuais bem acima das expectativas.
Os dados preliminares serão divulgados a 10 de Janeiro (após o fecho) e podemos ter uma subida no muito curto prazo.

Sempre passou para cima dos 10,00 que muitos apontavam como a barreira a vencer...
O gráfico também se mantém bulish no curto com as médias móveis bem ascendentes.
Fiz 2 pequenas vendas a 10,09/10,10.
cotação=10,05 > MME.5=9,924 > MME.15=9,854

PTM
JAS Escreveu:Penso que a Compra de Acções Próprias irá produzir uma subida da cotação ao longo do ano e só por isso vale a pena mantê-la em termos de médio prazo.

Ganhou 0,60 numa semana, no curto prazo continua muito bulish, mas também poderá ter agora uma paragem.
Venda parcial a 19,08.
cotação=19,09 > MME.5=18,88 > MME.15=18,47

JAS
Anexos
cart 01-07.png
cart 01-07.png (22.09 KiB) Visualizado 965 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Re

por JAS » 7/1/2005 15:07

Small Caps Escreveu:Será que as 1.600.000 foram passear para as ilhas Cayman??

É onde elas estão habitualmente...

JAS em 2003 Escreveu:posição do BPP que, em 30 de Junho, era de 15,68%.
Essa participação encontra-se distribuída por 3 off-shores denominadas STRAND, FITRON e MULTIPLUS sendo a primeira dona das outras duas.


Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Small Caps » 7/1/2005 14:11

Boas tardes,

10€....

Mais uma passagem e o assalto ao forte :mrgreen: :mrgreen:


Jas:
Será que as 1.600.000 foram passear para as ilhas Cayman?? 8-) 8-)
Um abraço,

Small Caps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 263
Registado: 4/11/2002 22:20
Localização: Aveiro

JMT

por JAS » 7/1/2005 13:43

Small Caps Escreveu:A minha opinião pessoal relativamente à JMT é optimista embora com o BPP na jogada temos sempre que estar com muito cuidado pois já tenho alguma experiência e "calos" em titulos negociados por eles e a qualquer momento podem "retirar" o proteccionismo e serem inclusivé os primeiros a provocar quedas como o fizerem no passado e certamente voltam a fazer.

Lembra-te que as quedas apenas ocorreram no início antes deles entrarem no título.
Depois de entrarem sempre assistimos a enormes valorizações mesmo quando o PSI caía.

Mas já a "libertaram" dos 10,00.
Agora teremos os Atzinhos a alimentar a subida...

Um abraço,
JAS

P.S.- Aquele teu cliente deve estar arrependido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Visitante » 7/1/2005 13:36

Já passou os 10€ e está nos 10,14€.
Visitante
 

JMT

por Small Caps » 7/1/2005 1:45

Boas noites,


Jas, permite-me meter aqui uma "colherada especulativa" relativamente à JMT 8-)

Como temos vindo os 2 a falar regularmente relativamente aos resultados da JMT, a influência do zloty nos mesmos e as perspectivas das Casas de Investimento para o titulo decidi dar uma melhor vista de olhos ao comportamento do BPP nos seus titulos "predilectos" e fui desencantar uns textos escritos quando negociavamos SMG.
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=somague

Na altura "alguém" puxava o titulo e depois fazia umas passagens encomendadas a uns determinados valores, após os quais o titulo normalmente caía mas....a JMT já esteve nestes ultimos dias a 9.90 e a passagem não foi realizada então. 8-) Why???

JMT: Interrogações, especulações

:arrow: No final do ano e a cotação foi travada abaixo dos 10€; situação perfeitamente nitida para quem acompanhou o titulo dadas as ordens milagrosas de venda que surgiam normalmente a 9.95/9.97 pois sabemos que apenas na quebra dos 10€ os AT vão entrar e isso não é favorável a um big player que esteja a comprar umas poucas a preços mais "módicos"
:arrow: 10 Jan...apresentação dos resultados da JMT que se preveêm positivos embora o BNP Paribas mantenha o underperform para o titulo...que tipo de influência terá no titulo os resultados?Será o catalizador necessário para o ultrapassar dos 10€?
:arrow: agora uma maldade especulativa....será que quem detinha as 600K não podia deter mais e passou-as para outra Entidade podendo desta forma continuar a "jogar" :evil: pois rearranjos de carteiras Institucionais logo após o inicio do ano não são muito comuns...ehhhh

A minha opinião pessoal relativamente à JMT é optimista embora com o BPP na jogada temos sempre que estar com muito cuidado pois já tenho alguma experiência e "calos" em titulos negociados por eles e a qualquer momento podem "retirar" o proteccionismo e serem inclusivé os primeiros a provocar quedas como o fizerem no passado e certamente voltam a fazer.
Na JMT concordo a 100% com o JAS relativamente à utilização apenas da AT para o negociar pois este gráfico é todo ele delineado e trabalhado e a própria entrada dos AT neste momento será realizada acima dos 10€ mas...o titulo só lá vai se quem nele mexe o quiser...aqui está a diferença para outro qualquer titulo do nosso PSI.

Continua a escrever e a apresentar a tua carteira pois certamente todos teremos muito a aprender com as boas opções que tomas ou as menos boas.:wink:


Aquele Abraço,

Small Caps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 263
Registado: 4/11/2002 22:20
Localização: Aveiro

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X - dia 06Jan

por JAS » 6/1/2005 17:57

Os meus 3 títulos continuam muito bem de saúde mas vendi 25% da posição do BCP a 1,97.

JAS
Anexos
cart 01-06.png
cart 01-06.png (22.24 KiB) Visualizado 1325 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

A importância do montante do investimento

por JMorais » 6/1/2005 1:17

Exemplo:
- Carteira A - 100 000
- Carteira B - 10 000
- Comissões compra e venda 20.8
Percentagem comissão:
- Carteira A - 0.02%
- Carteira B - 0.21%

Quando a carteira A está em "casa" a B perde 19.
Quando a carteira B está em "casa" a A ganha 190.

Boa Noite
JMorais
JMorais
 

Carteira

por jarc » 5/1/2005 23:58

Quem é curioso deve dar-se ao trabalho de fazer contas. Suponho que se consegue saber com alguns cálculos, mas publicar o montante da carteira, além de disparatado, desnecessário.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2320
Registado: 23/7/2003 16:05
Localização: Sul

Começo a achar graça

por Visitante » 5/1/2005 20:53

a todos aqueles que forçam a que o JAS divulgue o montante real da carteira... É certo que também gostaria de saber, mas só por uma questão de curiosidade, só isso mesmo.

Mas há muito tempo que notei, que o JAS por razões que só a ele diz respeito, não a quer divulgar, porque estão constantemente a forçar o contrário?

Nunca me esqueço desta que me parece igual:

"Quando era miudo, um amigo meu já mais espigadote costumava dizer "que mulher boa", eu inocente perguntei um dia, o que fazias com a mulher boa? ele só me respondeu: queres que te diga? espera sentado... imagina tu se quiseres...".

Portanto, acho que está mais que na hora de respeitarem a decisão do JAS, e ponham-se a imaginar...

Continua JaS com essa tua forma de estar e agir, que como eu, muitos veem aqui e o primeiro tópico que procuram é o da tua carteira. Obviamente que existem outros tantos forenses com valor elevado e que nos dá gosto ler as suas opiniões. Não sito nomes porque seriam muitos...

Obrigado a todos, obrigado ganda JAS.

Cumprimentos
Visitante
 

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X - dia 05Jan

por JAS » 5/1/2005 19:26

Nenhum movimento hoje e a rentabilidade também variou pouco ficando a 1,54%.
Nada mau para 3 dias de negociação e apenas com acções.


ind02 Escreveu:o que eu penso ser util era ver publicado, se te for possivel, a visão(análise) dos papéis em que andas metido a meio do dia.

A meio do dia em geral não tenho tempo mas vou dar agora.

BCP
Neste o meu investimento é uma "doença crónica" mas começou o ano a portar-se bastante bem.
O negócio da S&P só se concretiza em 2005 pois as nossas autoridades demoram muito tempo a pronunciarem-se...
Portanto iremos ter o BCP com 1200ME em cash e vamos ver o que vai fazer com tanto capital.
Uma CAP de 10% inserida num programa de share buy back não me espantaria.
Em termos de AT está bullish no curto prazo com a cotação acima das MME's e elas bem ascendentes.
Cotação=1,92 > MME.5=1,904 > MME.15=1,886

JMT
É um investimento motivado pela AF e pela forte componente polaca.
Este ano temos o bónus de uma valorização de 20% do zloty relativamente ao euro e espero que isso se traduza em resultados anuais bem acima das expectativas.
Os dados preliminares serão divulgados a 10 de Janeiro (após o fecho) e podemos ter uma subida no muito curto prazo.
O gráfico está bulish no curto prazo mas há muita gente que pensa que só vale a pena entrar acima dos 10,00... Veremos se apanham o combóio a tempo.
cotação=9,85 ~ MME.5=9,842 > MME.15=9,817

PTM
Penso que a Compra de Acções Próprias irá produzir uma subida da cotação ao longo do ano e só por isso vale a pena mantê-la em termos de médio prazo.
De qualquer forma no curto prazo o gráfico é um dos mais bulish do nosso PSI.
cotação=19,00 > MME.5=18,68 > MME.15=18,30

JAS
Anexos
cart 01-05.png
cart 01-05.png (22.02 KiB) Visualizado 1540 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por inf02 » 5/1/2005 12:05

JAS, na minha opinião o que o pessoal todo quer é que atingas a marca dos 60% este ano o resto são tretas.

o que eu penso ser util era ver publicado, se te for possivel, a visão(análise) dos papéis em que andas metido a meio do dia.

saudações e sempre a querer aprender mais.
inf02
 

por Jacsilva » 5/1/2005 10:20

Jas ainda vamos ver a dizer tira,tira,tira : quero dizer: diz, diz, diz.

um abraço deixa a pessoas a fazer opinanços ( calculos )..

continuação de bons negocios para 2005 :lol:
Bons investimentos
JacSilva
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 385
Registado: 3/7/2004 23:14
Localização: algures na EU

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, As_paus , Gioes, Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, SerCyc, Simplório, yggy e 206 visitantes