OT - Políticas para Portugal
Re: OT - Políticas para Portugal
Bar38 Escreveu:Como me parece óbvio um cabo de aço não se terá partido ao meio isso era o cúmulo do ridículo com certeza deverá se ter soltado de algum dos lados por deficiente manutenção.
Coloquei um exemplo de uma situação semelhante em 1963, na Nazaré, em que o inquérito concluiu que a causa principal foi “a rutura do cabo provocada pela deterioração do metal, resultante de infiltrações de água e possível corrosão acumulada”. E agora, também, várias testemunhas disseram que o cabo partiu-se. As testemunhas não dizem que o cabo se soltou, mas sim que se partiu. Parece a mesma situação.
Re: OT - Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:
(...)
Nunca ninguem morreu...
Mas la esta para ti bom é o lixo politico que defendes. morrem 17 pessoas e estas aqui com a espada ao peito a defender lixo.
Possivelmente porque a equipa tem qualidade que falta è liderança.
Neste caso também penso que no passado dia 2 podiam dizer que ninguém morreu desde 1885. Era uma declaração bem mais convincente que a tua, pelo menos por algumas horas.
Não defendi nem ataquei ninguém, seria um absurdo fazê-lo não só porque seria extemporâneo mas principalmente porque não tenho qualquer conhecimento sobre a matéria.
A única coisa que posso dizer no momento é que sinto muito pelas vitimas família e amigos e questionar como é que um acidente destes pode ocorrer e como após uma falha não houve outros mecanismos que evitassem tal tragédia.
Mas o que não falta aqui são especialistas já com toda a informação disponível, certamente antes do almoço já se pode dar o nó na forca para pendurar o culpado.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: OT - Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:
Mas é uma situaçao inédita que demonstra potenciais falhas muito graves.
Inédita?!?
Glória
A 7 de maio de 2018, uma falha de manutenção grave causou o descarrilamento de um dos carros, embora sem que o mesmo tombasse e sem causar quaisquer vítimas. O elevador ficou inoperacional durante um mês.
Nazaré
A 15 de Fevereiro de 1963 sofreu o único acidente da sua história, devido à rutura do cabo, de que resultaram dois mortos. Esteve parado cinco anos e reabriu em 1968, funcionando a electricidade e tendo sido dotado de melhores sistemas de segurança com um triplo sistema de travagem.
Aparentemente a rutura de cabos de aço neste tipo de equipamentos também não é nada assim tão raro. Mas lá está, na Nazaré também foi certamente culpa da mão de obra africana e asiática na manutenção.

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: OT - Políticas para Portugal
Carrancho_ Escreveu:BearManBull Escreveu:previsor Escreveu:A manutenção é feita por uma empresa externa. Foi feita a manutenção em 2024. Mas provavelmente foi mal feita, e a empresa vai ser responsabilizada
Eu sempre assumi as responsabilidades pelo trabalho mal feito das equipas que liderei. Se o problema é de um recurso subordinado a responsabilidade é minha por nao ter feito o devido acompanhamento.
Mas um homem é um homem e um rato é um rato. É preciso caracter e valor.
Ao tempo que gastas aqui no fórum a criticar tudo e mais alguma coisa, com uma sabedoria que confunde montanhas com lagos, esse acompanhamento não deve ser lá grande coisa também.
Nunca ninguem morreu...
Mas la esta para ti bom é o lixo politico que defendes. morrem 17 pessoas e estas aqui com a espada ao peito a defender lixo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: OT - Políticas para Portugal
Nisso concordo, até pode ser um atentado terrorista.
Mas é uma situaçao inédita que demonstra potenciais falhas muito graves.
Ainda este ano em Espanha rebentou um cabo de umas cadeirinhas na estacao de ski de Astun, onde nao morreu ninguem "por milagre", mas umas miudas ficaram ttodas partidas
E em Napoles caiu uma gondola onde morreram 3 pessoas.
Mas é uma situaçao inédita que demonstra potenciais falhas muito graves.
Ainda este ano em Espanha rebentou um cabo de umas cadeirinhas na estacao de ski de Astun, onde nao morreu ninguem "por milagre", mas umas miudas ficaram ttodas partidas
E em Napoles caiu uma gondola onde morreram 3 pessoas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: OT - Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:previsor Escreveu:A manutenção é feita por uma empresa externa. Foi feita a manutenção em 2024. Mas provavelmente foi mal feita, e a empresa vai ser responsabilizada
Eu sempre assumi as responsabilidades pelo trabalho mal feito das equipas que liderei. Se o problema é de um recurso subordinado a responsabilidade é minha por nao ter feito o devido acompanhamento.
Mas um homem é um homem e um rato é um rato. É preciso caracter e valor.
Ao tempo que gastas aqui no fórum a criticar tudo e mais alguma coisa, com uma sabedoria que confunde montanhas com lagos, esse acompanhamento não deve ser lá grande coisa também.

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: OT - Políticas para Portugal
Portugal é fantástico, só especialistas em todo o lado, ainda não passaram sequer 24 Horas da tragédia e aqui até já se sabe o que aconteceu, o que não aconteceu e de quem é a culpa na equipa de manutenção. Ridículo.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: OT - Políticas para Portugal
Bem primeiro não referi aos inspetores apesar de todos sabemos o que se passa em tudo o que é inspeções e centros de inspeções em Portugal. Referi-me a quem faz a manutenção.Como me parece óbvio um cabo de aço não se terá partido ao meio isso era o cúmulo do ridículo com certeza deverá se ter soltado de algum dos lados por deficiente manutenção.previsor Escreveu:Bar38 Escreveu:O problema de fundo em Portugal é que neste momento não existe mão de obra especializada. E a que há quer ser bem paga como é obvio... Isto é fachada de predios a cair ontem mais o elevador da gloria hoje.... Este tipo de mão de obra feita por africanos e asiáticos sem qualquer formação nem brio no que fazem só pode dar nisto...
Não me parece que existam muitos imigrantes a fazer inspeções em edifícios e em elevadores/eléctricos da Carris.
Acho mais provável que o problema tenha mais a ver com a redução de custos do que com a mão de obra. Talvez devido à ausência de acidentes deste género e para poupar não tenham querido substituir os cabos. Isto se se comprovar que o problema esteve na ruptura do cabo como dizem.
- Mensagens: 1508
- Registado: 20/6/2011 21:37
- Localização: 16
Re: OT - Políticas para Portugal
A Carris deixou caducar no passado domingo, 31 de Agosto, o contrato de manutenção de segurança dos quatro ascensores de Lisboa – Glória, Bica, Lavra e Elevador de Santa Justa – e encontrava-se, hoje, no momento do fatídico acidente no elevador da Glória – que terá causado já 15 mortes e 18 feridos –, sem acordo em vigor para assegurar a prevenção de falhas e a resposta a emergências.
O PÁGINA UM apurou que um novo concurso público lançado em Abril deste ano, com um preço base de cerca de 1,2 milhões de euros para três anos, foi cancelado pela Administração da Carris no passado dia 14 de Agosto por considerar que todas as propostas apresentadas superavam o valor-base.
O efeito da suspensão foi imediato, coincidindo com o termo do contrato anterior, o que significa que, desde anteontem, dia 1 de Setembro, a empresa pública não tinha cobertura contratual para a manutenção e segurança dos ascensores. O PÁGINA UM confirmou que não tinha sido ainda sequer assinado um ajuste directo urgente para garantir a continuidade dos serviços.
Uniao Sovietica
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: OT - Políticas para Portugal
previsor Escreveu:A manutenção é feita por uma empresa externa. Foi feita a manutenção em 2024. Mas provavelmente foi mal feita, e a empresa vai ser responsabilizada
Eu sempre assumi as responsabilidades pelo trabalho mal feito das equipas que liderei. Se o problema é de um recurso subordinado a responsabilidade é minha por nao ter feito o devido acompanhamento.
Mas um homem é um homem e um rato é um rato. É preciso caracter e valor.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: OT - Políticas para Portugal
“Uma tragédia em Lisboa.” Imprensa internacional chocada com desastre em ponto turístico
Meios de vários países mostram-se preocupados com a nacionalidade das vítimas, na sua maioria previsivelmente estrangeiras
https://www.nit.pt/fora-de-casa/viagens ... jGMAKhfDVg
Re: OT - Políticas para Portugal
Se calhar, quando houver um sismo ou terramoto em Lisboa, também vai haver vários edifícios a cair, e alguns até podem ser recentes.
Espero que não, mas mesmo na Avenida da Liberdade ouvi um engenheiro civil que esteve lá durante a construção de algumas habitações a dizer que, para reduzir custos, não fizeram as coisas como podiam ter feito. E isto numa zona super cara.
Espero que não, mas mesmo na Avenida da Liberdade ouvi um engenheiro civil que esteve lá durante a construção de algumas habitações a dizer que, para reduzir custos, não fizeram as coisas como podiam ter feito. E isto numa zona super cara.
Re: OT - Políticas para Portugal
Bar38 Escreveu:O problema de fundo em Portugal é que neste momento não existe mão de obra especializada. E a que há quer ser bem paga como é obvio... Isto é fachada de predios a cair ontem mais o elevador da gloria hoje.... Este tipo de mão de obra feita por africanos e asiáticos sem qualquer formação nem brio no que fazem só pode dar nisto...
Não me parece que existam muitos imigrantes a fazer inspeções em edifícios e em elevadores/eléctricos da Carris.
Acho mais provável que o problema tenha mais a ver com a redução de custos do que com a mão de obra. Talvez devido à ausência de acidentes deste género e para poupar não tenham querido substituir os cabos. Isto se se comprovar que o problema esteve na ruptura do cabo como dizem.
Re: OT - Políticas para Portugal
O problema de fundo em Portugal é que neste momento não existe mão de obra especializada. E a que há quer ser bem paga como é obvio... Isto é fachada de predios a cair ontem mais o elevador da gloria hoje.... Este tipo de mão de obra feita por africanos e asiáticos sem qualquer formação nem brio no que fazem só pode dar nisto...
- Mensagens: 1508
- Registado: 20/6/2011 21:37
- Localização: 16
Re: OT - Políticas para Portugal
As queixas dos trabalhadores também têm alguns motivos políticos. Os sindicatos querem que a manutenção seja feita pelo estado. A manutenção é feita por uma empresa externa. Foi feita a manutenção em 2024. Mas provavelmente foi mal feita, e a empresa vai ser responsabilizada
Re: OT - Políticas para Portugal
Trabalhadores da Carris apresentaram "queixas sucessivas" quanto à manutenção dos elevadores em Lisboa
Uma coisa é certa, nenhum dirigente ou politico vao assumir as responsabilidades devidas nem vao sofrer qualquer tipo de consequencias..
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: OT - Políticas para Portugal
15 mortos, 13 feridos ligeiros e 5 feridos graves.
Pelo menos uma pessoa estava a passar no passeio e levou com o elétrico em cima.
Pelo menos uma pessoa estava a passar no passeio e levou com o elétrico em cima.
Re: OT - Políticas para Portugal
Há mais mortos. A SIC Notícias diz que pode haver mais de 10. Algo semelhante só aconteceu uma vez em Portugal.
As causas podem ser semelhantes, porque uma testemunha relatou também a ruptura de um cabo
As causas podem ser semelhantes, porque uma testemunha relatou também a ruptura de um cabo
Acidente do Funicular da Nazaré (1963)
O que aconteceu:
O cabo de tração do funicular rompeu-se durante a operação, fazendo a cabine descer descontroladamente.
Consequências: morreram 2 pessoas e cerca de 50 ficaram feridas.
O que o inquérito apurou:
Causa principal: a ruptura do cabo foi provocada pela deterioração do metal, resultante de infiltrações de água e possível corrosão acumulada.
Fatores contribuintes:
Desgaste natural do cabo devido à idade e uso contínuo.
Falta de manutenção preventiva adequada, especialmente na inspeção e proteção contra humidade.
Travões de emergência: estavam instalados, mas não conseguiram parar totalmente a cabine, provavelmente devido à velocidade do descarrilamento e ao desgaste dos mecanismos.
Conclusão geral: acidente mecânico evitável, serviu como alerta para reforço das normas de segurança e manutenção em funiculares inclinados.
Re: OT - Políticas para Portugal
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou na tarde de quarta-feira. Desconhece-se o número de pessoas que iam a bordo, mas os últimos dados conhecidos dão conta de 20 feridos.
https://pt.euronews.com/2025/09/03/desc ... 20-feridos
Sic noticias: 1 morto e 5 feridos graves
Re: OT - Políticas para Portugal
Um dos mais e extraordinário acontecimento de sempre , mudar de opinião em dias , quem falava disto era racista para ele , agora fala ele!
https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-f ... f887684569
https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-f ... f887684569
- Mensagens: 4763
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Re: OT - Políticas para Portugal
Carrancho_ Escreveu:A única coisa errada que o Marcelo disse foi quando referiu "ativo soviético" que logo corrigiu. De resto não passa de constatação de factos.
Mesmo isso não foi totalmente errado. Eles continuam a usar constantemente os símbolos soviéticos nos acontecimentos importantes.
Não sei se o Marcelo se enganou de propósito ou sem querer, mas como ele disse acho que ficou ainda melhor.
No encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, no Alasca, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, apareceu a usar um sweatshirt com a inscrição “CCCP”, ou seja, a sigla em russo para a União Soviética (URSS).
https://economictimes.indiatimes.com/ne ... m&from=mdr
Re: OT - Políticas para Portugal
É o normal na Europa um fenómeno conhecido , redes clandestinas exploram essa via, ajudando candidatos a obter residência com inscrições em estabelecimentos escolares .sao falsos estudantes .
Na verdade os serviços de imigração sabem deste truque , devem cruzar dados de matrícula com assiduidade e progressão escolar mas é uma treta .
Eficaz seria um teste inicial de conhecimentos poderia confirmar se a pessoa realmente procura estudar ou apenas usar a matrícula como pretexto para permanecer no país.Mas não é possível porque o direito à educação é considerado fundamental na União Europeia, e limitar a matrícula de adultos com base em testes poderia levantar questões legais,
Na verdade os serviços de imigração sabem deste truque , devem cruzar dados de matrícula com assiduidade e progressão escolar mas é uma treta .
Eficaz seria um teste inicial de conhecimentos poderia confirmar se a pessoa realmente procura estudar ou apenas usar a matrícula como pretexto para permanecer no país.Mas não é possível porque o direito à educação é considerado fundamental na União Europeia, e limitar a matrícula de adultos com base em testes poderia levantar questões legais,
- Mensagens: 4763
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Re: OT - Políticas para Portugal
PSP volta atrás: guineenses retidos no aeroporto de Lisboa são estudantes e não serão repatriados
Após lhes ser recusada a entrada em solo nacional, a PSP confirmou que os estudantes guineenses possuem "os requisitos exigidos pela legislação em vigor" para entrar no país e estão colocados em universidades públicas portuguesas. Trinta já foram efetivamente libertados
Violaçao do estado de direito e humilhaçao da PSP.
Enfim +e o sistema que temos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: OT - Políticas para Portugal
Também acho piada estes comentarios de Marcelo de activo russo e nao sei que de Trump.
Mas quando a Merkel gastou milhres de milhoes de euros dos contribuintes no Nord Stream 2, nunca levantou um dedo sequer.
Aliasa o "actibvo russo" que aludiu para o grave problema que a Europa estava a comprar.
Mas ave cesar e o povo que se lixe, porque melhor uma mentira mal contada do que uma verdade sentida.
Mas quando a Merkel gastou milhres de milhoes de euros dos contribuintes no Nord Stream 2, nunca levantou um dedo sequer.
Aliasa o "actibvo russo" que aludiu para o grave problema que a Europa estava a comprar.
Mas ave cesar e o povo que se lixe, porque melhor uma mentira mal contada do que uma verdade sentida.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: OT - Políticas para Portugal
Esse Marcelo conivente com a atribuiçao de passaportes portugueses a oligarcas russos?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Quem está ligado: