Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SalvaFP » 1/9/2025 14:01

alem da familia e Chineses...fundos tem e % do psi..
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 1/9/2025 13:55

SalvaFP Escreveu:o mercado tem as suas regras e expectativas..e quando tudo está bem, só pode ficar mal !!
qual o motivo para grandes players estarem a ficar curtos na MOTA!!?? ou porque está a snc a 3 quando tem valor contabilístico de cerca 4,5 Eur sem divida..
ou de repente porque melhoram os targets de edp...
mercado..


E já agora, qual é a razão para "grandes players" estarem a ficar longos na Mota?

Ps: olhando para o histórico da cotação desde que as posições curtas foram abertas, usar esses movimentos como critério de investimento não me parece muito sensato.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SalvaFP » 1/9/2025 13:09

o mercado tem as suas regras e expectativas..e quando tudo está bem, só pode ficar mal !!
qual o motivo para grandes players estarem a ficar curtos na MOTA!!?? ou porque está a snc a 3 quando tem valor contabilístico de cerca 4,5 Eur sem divida..
ou de repente porque melhoram os targets de edp...
mercado..
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 1/9/2025 13:03

NirSup Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Já parou para pensar que se calhar é a EDPR que está com uma alavancagem perigosamente elevada?


A respeito da alta alavancagem da EDPR, há uma coisa a respeito que não vi nem li em parte alguma: a EDPR tem ativos valiosos e facilmente vendáveis. Repito: facilmente vendáveis.
E não vi nem li nenhum analista a falar disso, quando fala na dívida da EDPR.
By Nirvana
Screenshot_2025-09-01-12-26-07-046_com.openai.chatgpt-edit.jpg


Não quero ir offtopic porque este fórum é da Mota, por isso vou falar em termos financeiros genéricos:

    :arrow: O facto de uma empresa estar perigosamente alavancada não significa necessariamente que a empresa vá à falência.
    :arrow: Vender ativos rapidamente para suprir necessidades de liquidez, resulta (quase sempre) em maus negócios (quem está com a corda na garganta não pode perder tempo a negociar bons preços de venda)
    :arrow: Outro dos grandes riscos de uma empresa demasiadamente alavancada é ter de recorrer ao mercado de capitais para se financiar, aí sim via aumento de capital
    :arrow: O segundo problema de uma empresa demsiadamente alavancada (face ao setor) é que os acionistas (e analistas financeiros) incorporam esse risco na avaliação que dão à cotação

PS: Não percebi a imagem que anexou. O Enterprise Value incorpora a dívida, logo não entendo como usou essa métrica para calcular o valor dos ativos já que a dívida empola o EV.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 1/9/2025 12:27

Rolling_Trader Escreveu:Já parou para pensar que se calhar é a EDPR que está com uma alavancagem perigosamente elevada?


A respeito da alta alavancagem da EDPR, há uma coisa a respeito que não vi nem li em parte alguma: a EDPR tem ativos valiosos e facilmente vendáveis. Repito: facilmente vendáveis.
E não vi nem li nenhum analista a falar disso, quando fala na dívida da EDPR.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 1/9/2025 12:12

NirSup Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:(...) Se ele dever 10 milhões de euros ao banco, rapidamente paga a dívida, já o comum do português... mais provável seria declarar falência e/ou ser preso.


(...)
De acordo com o Relatório&Contas da Mota-Engil o ratio da Dívida Líquida vs. EBITDA é de 1,8x.
Vale isto por dizer que a Mota-Engil está muito pouco alavancada.
Na EDPR é superior a 5.

Já parou para pensar que se calhar é a EDPR que está com uma alavancagem perigosamente elevada?

In Investopedia: "Net Debt-to-EBITDA Ratio: Definition, Formula, and Example"

A ratio of less than 1 (a negative ratio) means that a company has more cash than debt and can most likely pay debt off without difficulty.

A ratio of 1 to 3 generally indicates that a company can manage its debt payments.

Ratios higher than 3 can set off alarm bells because a company may have trouble handling its debt burden. Thus, it is less likely to be able to take on the additional debt required to grow the business.

(...)

The net debt-to-EBITDA ratio should be compared with that of a benchmark or the industry average to determine a company's risk and its creditworthiness.

Pegando na última premissa citada acima.

A média da alavancagem (Net Debt over EBITDA) do setor das maiores construtoras europeias, situa-se atualmente perto das 2x, logo a alavancagem da Mota está dentro da média.

Mais importante que isso, a alavancagem da Mota está coerente com o guidance estabelecido no plano estratégico "Building 2026", o que demonstra que esta nova gestão está a fazer um exemplar trabalho no cumprimento das métricas a que se propôs (o mesmo já não poderá ser dito as gestões anteriores da Mota Engil).

Já agora, sabe qual é a média da alavancagem (Net Debt over EBITDA) das empresas do setor das energias renováveis?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 1/9/2025 11:56

SalvaFP Escreveu:não precisa levar a mal a questão..
Mas as empresas também aproveitam a alta cotação para eventualmente reforçarem capitais..
A Mota sempre teve uma boa carteira de encomendas. Mas também convém não esquecer que as geografias onde actua não são as mais tranquilas..
Não tenho nem vou ter Mota..de momento

Não levei a mal, mas pareceu-me despropositado face ao recente relatório de contas (cuja tinta ainda nem secou no papel).

Não conheço nenhuma empresa que tenha feito um aumento de capital sem existir uma justificação ou necessidade premente de liquidez.

Não esquecer que um aumento de capital é penalizador para os acionistas no curto prazo, para além de provocar uma enorme erosão à confiança dos presentes e potenciais novos investidores.

Não é algo para executar só para encaixar "uns trocos".

Mal comparado seria como aumentar os impostos às pessoas de um país sem existir uma justificação atendível (a erosão da confiança nesse caso iria-se demonstrar de outras formas, como protestos, mas o absurdo da ideia é o mesmo).
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 1/9/2025 11:55

Rolling_Trader Escreveu:(...) Se ele dever 10 milhões de euros ao banco, rapidamente paga a dívida, já o comum do português... mais provável seria declarar falência e/ou ser preso.


Ninguém é preso por dívidas ou por deixar de pagar uma dívida. Agora, pode ser preso pelo crime subjacente que deu origem à dívida. O que é uma coisa diferente.
De acordo com o Relatório&Contas da Mota-Engil o ratio da Dívida Líquida vs. EBITDA é de 1,8x.
Vale isto por dizer que a Mota-Engil está muito pouco alavancada.
Na EDPR é superior a 5.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por luislobs » 1/9/2025 11:51

Sinceramente nao sei se nao serao manobras para retirar. Mota de bolsa pelos chineses,!.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por luislobs » 1/9/2025 11:48

celarContinuar

Notícias em Destaque

EmpresasConstrução Mota-Engil vai disputar construção do primeiro túnel submerso do Brasil

O CEO do grupo português adiantou que vai esta semana ao leilão pela concessão do túnel de Santos, uma obra prevista há quase 100 anos e que representa um investimento de cerca de 1,1 mil milhões de euros.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -do-brasil
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 1/9/2025 11:47

Kiko_463 Escreveu:Preço do petróleo baixo e dificuldades em conseguir dólares faz o kwanza continuar a desvalorizar, pois são o risco político e de crédito ou mesmo de receber em títulos do Governo ou até de nunca vir a receber pelas obras de Angola são reais.

Sim são riscos, mas sempre foram e África tem consistentemente sido A geografia com maior rentabilidade, que aumenta de ano para ano.

O interesse estratégico de África, nomeadamente nos recursos das terras raras, irão garantir financiamento, seja dos EUA, seja da China.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SalvaFP » 1/9/2025 11:28

não precisa levar a mal a questão..
Mas as empresas também aproveitam a alta cotação para eventualmente reforçarem capitais..
A Mota sempre teve uma boa carteira de encomendas. Mas também convém não esquecer que as geografias onde actua não são as mais tranquilas..
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Kiko_463 » 1/9/2025 11:23

Preço do petróleo baixo e dificuldades em conseguir dólares faz o kwanza continuar a desvalorizar, pois são o risco político e de crédito ou mesmo de receber em títulos do Governo ou até de nunca vir a receber pelas obras de Angola são reais.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 1/9/2025 11:31, num total de 1 vez.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 1/9/2025 11:03

SalvaFP Escreveu:com tanta obra e divida, poderemos ter um aumento de capital na calha ??

Dívida vai existir sempre (é assim que as empresas alavancam o crescimento caso não saiba).

Lá por o valor absoluto da dívida ser um número inimaginável para muitos de nós, já me cansei aqui de dar o exemplo do Cristiano Ronaldo. Se ele dever 10 milhões de euros ao banco, rapidamente paga a dívida, já o comum do português... mais provável seria declarar falência e/ou ser preso.

A Mota está a gerar lucro operacional e líquido para pagar os juros da dívida, que por sua vez a estão a ajudar a alavancar o maior crescimento alguma vez registado em termos de carteira de encomendas e capacidade operacional de a executar.

Tal como consta no relatório de contas, as necessidades de crédito estão garantidas para os próximos anos.

Porque raio seria necessário um aumento de capital?? :shock: Lançar essa pergunta para o ar parece-me tudo menos inocente, mas enfim...

Nunca na história da Mota-Engil houve um aumento de capital para suprir necessidades de liquidez.

Não seria agora, sem necessidade emergente de liquidez, que a Mota iria fazer tal operação.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SalvaFP » 1/9/2025 9:45

com tanta obra e divida, poderemos ter um aumento de capital na calha ??
 
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Destaques Conference Call Resultados 1S2025

por Rolling_Trader » 31/8/2025 22:36

Caros,

Estive a ouvir o audio da conference call dos resultados do primeiro semestre de 2025 da Mota-Engil, algo que gosto de fazer pois dá para perceber a que secções da apresentação de resultados é que a gestão gosta de dar efetivamente mais destaque.

Segue abaixo a minha "seleção" dos destaques mais relevantes, excluíndo os números financeiros que já foram amplamente divulgados na comunicação social e comentados também por mim neste anterior post.

NOTA: A conference call foi conduzida em inglês, pelo que mantive as citações na língua original para não se perder nada na tradução.

NOTA2: A ordem em que coloquei os destaques não corresponde à cronologia exata com que foram apresentados

DISCLAIMER: O (por vezes) mau inglês, nas citações, é da responsabilidade exclusiva dos oradores intervenientes. A transcrição foi literal e nenhum dos pontapés à gramática inglesa foi censurado :lol:

Destaques por país

:arrow: Atrasos nas ofertas e contratos em Portugal impactadas pelas eleições, mesmo assim com margem de 8%. Crescimento desta margem esperado para o ano.
And nevertheless, is important to comment that the company considers that the recent elections in Portugal promoted some delays in the tenders and the signature of relevant contracts that impacted in the dynamic of the Portuguese market this year. But without any with any doubt, we expect a significant growth of public investment in Portugal starting next year in terms of execution and in a region with stable margins that improved in the case of Mota-Engil in the first half of '25 to 8%.

:arrow: Expetativas para 2025 no México: Novos contratos mesmo com novo governo em funções + Reacendimento do interesse de investidores americanos no nearshoring
In Mexico, as you know, there's a new government in place. It took the new president took place in the 1st of October of 2024. And we already foreseen a decrease in this market. But what we didn't foreseen is the impact that this tariff war or the tariff policy from United States had in the the delaying of some investments, namely investments that are linked to nearshore phenomenon.
Even though I like to stress that we feel now in Mexico a very positive interest coming again from American investors, namely with this near shoring theme, with the decoupling from China. So the investments that we expected not only in terms of industrial investment, but also investments that are related with this for the the the the the energy capacity, energy production and energy distribution, we expect now to be fully speed in the next months to come.
One positive thing about also Mexico has been the award of this new contract of railway that is the the the first contract of public investment in this new government.

:arrow: Esperado aumento de atividade no Brasil que compense o impasse no México devido às tarifas de Trump
In this sense, Mota-Engil expects for the near future to increase the activity in other markets with Brazil as the main focus for business development in 2025 and already with good news with the recent awards by Petrobras, a work being coordinated by the deputy CEO, Manuel Mota to compensate the delay on the market on the Mexican market due to the global uncertainty related with tariffs and the first year of the mandate of the Mexican president.

Destaques Financeiros

:arrow: Carteira de encomendas de 16 000 M€ se todos os contratos, entretanto ganhos, tivessem sido contabilizados
We had a solid backlog of 14.7 billion euros in the first half. Even though this does not account with 1.4 billion euros of contracts that in the meantime have been awarded and signed. So if we would account with this contract, we will be around the 16 billion, so you we would be with a new record in terms of backlog.

:arrow: Carteira de encomendas de Qualidade, com margens de rentabilidade maiores
But more important that the size of the backlog is the is quality of this backlog. We've been able to achieve and contract new contracts with higher profitability margins as we are showing with the results of this first half.

So moving to the EBITDA, we have a record of 16% in the first half of a year. So this is the biggest EBITDA margin that we achieved during the first half of a year, that is always characterized by some some some more difficulties in the the beginning of the year, but this is the proof, not only that we've been achieving higher levels of profitability, but also a proof of the quality of our backlog.

(...)

This not only secures a strong 2026 but also the years after that. But more important than the volume, like we I stated is the quality of this backlog. Projects with a bigger dimension, projects with a bigger profitability profile and also with a more positive cash profile that is one of the things that we've been looking to.
So we can continue our very selective commercial policy in trying to secure more and more contracts with this profile.

:arrow: Programa OPEX50 - Redução de custos operacionais em 50M€ em 2025 e outros 50M€ em 2026
It's worth to to mention that the OPEX 50 that I would like to remember that is an internal program focused on cost reduction and has the target of OPEX reduction of 50 million euros in 2025 and more 50 million euros in 2026 is having a very positive results, mainly impacted by a higher scale of the procurement procedures that we are managing.

:arrow: Objetivos para 2025 e 2026: Rentabilidade, volume de negócios, melhoria do cash flow e dos rácios financeiros
In the first half of 25, the company has been able to assuring a sustainable growth, focusing in profitability and in cash flow generation and achieving that with the execution at record levels of turnover, EBITDA and net profit with a preparing of the upcoming cycle.
This was the best ever first half in terms of turnover, but also it was the best first half in terms of EBITDA and net margin with an improvement in terms of cash flow and also an improvement in terms of the debt ratios (...). We are paving the way to the 2026 goals in terms of all these dimensions, profitability, turnover, and also the cash flow improvement and also the improvement of the ratios of the balance sheet.

(...)

So we can expect the EBITDA to remain around 16%. We want to increase it, but more important than that or as important than that is the improvement of the net margin for by the end of the year. As you know, we had the goal of 3% net margin by 20 by the end of 2026.
So we'll continue to pave the way to reach the 3%. We are not going to reach 3% at the end of this year, but we are paving the growth to achieve the 3% by the end of 2026. We will continue to have this discipline in investment policy, so we can expect a capex of around 7% of the turnover that will positively affect our cash flow and also our debt profile.

So we'll focus on the free cash flow generation and also maintaining the commitment of being below two times in terms of net debt over EBITDA and below four times in terms of gross debt over EBITDA. Also, as you remember, we have a goal to achieve a equity to asset target above 15% by the end of 2026 and that is going to continue to have a steady and positive progress to achieve that goal by the end of 2026 driven by the improved profitability and also a more and more optimized asset management with some policies in terms of asset restations to be done during the second half of this year and also the in 2026.

:arrow: Objetivo primário até 2030: Rentabilidade
And we are now preparing the the new strategic plan that as I mentioned before, we are going to announce in the first trimester of next year that is going to be the new strategic plan until 2030 and preparing the company for a new cycle that the the main issue or the main driver will continue to be the profitability.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 31/8/2025 12:46

Kiko_463 Escreveu:Quem quiser apostar com as quedas pode comprar vários instrumentos financeiros que as corretoras têm e promovem, como as Put Options.
Uma put option é um contrato financeiro que dá ao comprador o direito (mas não a obrigação) de vender uma ação (ou outro ativo) a um preço pré-determinado (strike price) até uma certa data (data de expiração).


Com esta particularidade, que faz toda a diferença.
Se um ativo financeiro desce de preço, perdes APENAS a diferença entre o preço da compra e o preço da venda/preço atual.
Se o preço da PUT OPTION não atingir o preço que apostaste (STRIKE PRICE) até à data do vencimento, perdes TUDO. TUDO. TUDO.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Kiko_463 » 31/8/2025 10:37

Quem quiser apostar com as quedas pode comprar vários instrumentos financeiros que as corretoras têm e promovem, como as Put Options.

Uma put option é um contrato financeiro que dá ao comprador o direito (mas não a obrigação) de vender uma ação (ou outro ativo) a um preço pré-determinado (strike price) até uma certa data (data de expiração).
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 29/8/2025 17:10

Essa clausula 6.4 nao se vai aplicar aos Hedge Funds....quase que apostava....
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/8/2025 16:35

Dragon56 Escreveu:Ofereci como garantia do emprestimo das acoes da Mota dep a prazo de varias dezenas de euros..... dizeram que já tinhamxesgotado o plafond ..... suponho que para os Hedge Funds que estão alocados à ME.....

Ok, a Degiro não lhe permitiu abrir uma posição curta na Mota porque não tinha ações para emprestar, isso entendo, está nas condições gerais do serviço.

5.2 Obrigação de entrega da DEGIRO

Quando o Cliente realiza uma Transação de Venda a Descoberto em Títulos via DEGIRO, surge uma obrigação para
entregar os Títulos DEGIRO relevantes à parte compradora, seja através da infraestrutura de mercado relevante ou over
the-counter ("OTC"). A DEGIRO executará a Ordem do Cliente para uma Transação de Venda a Descoberto apenas
quando a DEGIRO tiver obtido a certeza que pode cumprir essa obrigação de entrega
(por exemplo, porque a DEGIRO
foi capaz de emprestar os Títulos relevantes de terceiros em tempo útil).

Cuidado também com esta clausula:
6.4 Pedido de devolução

ATENÇÃO: ESTEJA CIENTE DE QUE PODE SER-LHE EXIGIDO O ENCERRAMENTO DE UM SALDO DEVEDOR
NUM TÍTULO EM QUALQUER ALTURA. PODE APLICAR-SE UM PRAZO CURTO OU MESMO IMEDIATO.


A DEGIRO depende de terceiros para obter os Títulos necessários para oferecer o Serviço de Títulos a Descoberto. Uma
vez que os Títulos usados para o Serviço de Títulos a Descoberto são emprestados a partir destes terceiros, é possível
que estes terceiros façam um pedido à DEGIRO para fechar a Transação de Venda a Descoberto dentro de um
determinado prazo.
Um pedido de devolução pode também ser justificado devido ao nível de risco de um Título. Se houver, tendo em conta
a DEGIRO uma elevada probabilidade de problemas futuros de liquidação ao fechar um saldo devedor num Título, tal
como quando um Título é susceptível de ser suspensa de negociação, a DEGIRO pode decidir restringir a autorização
de um saldo devedor nesse Título. Isto significa que um saldo devedor nesse Título deve ser fechado.
Além disso, as autoridades competentes podem impor restrições às Transações de Venda Descoberta. Isto pode resultar
em que o Cliente já não possa ter um saldo devedor num Título.

Se calhar, para si foi uma sorte não haver plafond, para empréstimo de ações da Mota, da parte da DeGiro.

Acredito que em breve esta cláusula 6.4 vai ser ativada para muitos clientes que têm posições curtas na Mota.

Especialmente se a cotação for acima dos 5,90€... os fundamentais e os catalisadores de curto/médio prazo favorecem a continuação da tendência de subida e não a inversão.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 29/8/2025 16:11

Corrijo o lapso onde digo dezenas de euros, queria dizer dezenas de milhares de euros...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 29/8/2025 16:10

Ofereci como garantia do emprestimo das acoes da Mota dep a prazo de varias dezenas de euros..... dizeram que já tinhamxesgotado o plafond ..... suponho que para os Hedge Funds que estão alocados à ME.....
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 29/8/2025 14:52

Muito provávelmente porque o perfil (perfil de risco) do investidor é inadequado para o efeito.
Terá de fazer um upgrade se quiser aventurar-se em produtos financeiros complexos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/8/2025 14:44

Dragon56 Escreveu:Foi essa precisamente..... e negou..

Negou? :shock:

Com que fundamento?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por luislobs » 29/8/2025 13:37

Mota-Engil tem carteira com mais 15 mil milhões
Carlos Mota dos Santos considera que este cenário “assegura um nível confortável para o futuro” e assume que quer continuar a apostar no mercado externo, nomeadamente no Brasil.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... l-milhoes/
.

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