Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dragon56 Escreveu:Sell the news???? O que é isso???*
O @nmv! referia-se a uma expressão inglesa muito usada entre investidores: "Buy the rumor, sell the news", também muito usada em Portugal (e noutros países) na sua forma original.
A expressão ilustra uma subida acentuada de uma ação devido a um determinado rumor e a posterior queda quando a notícia se concretiza.
O racional por detrás deste comportamento é que os investidores (especialmente os amadores) tendem a sobrevalorizar certos rumores e, quando a notícia finalmente se concretiza, com factos que possibilitam calcular o impacto nas contas da(s) cotada(s), os investidores apercebem-se depois que a notícia afinal não justificava tal acentuada subida.
Agora... o @nmv! referiu apenas a palavra "acordo", pelo que deduzo que se esteja a referir à reunião entre a Rússia e EUA (+Ucrânia a fazer de arroz... i.e. a acompanhar). Assim sendo a expressão até está a ser abusivamente utilizada pois a reunião não é um rumor, mas sim, por si só, uma notícia. Mesmo não entrando neste nível de preciosismo (e entrando noutro

O PSI hoje pintou-se de vermelho enquanto as principais praças europeias negociavam no verde (ainda que com ganhos marginais inferiores a 1%), dois dos pesos pesados, a Galp (em ex-dividendo) e o BCP (com rumores duma taxa adicional sobre a banca polaca) pesaram no sentimento negativo e arrastaram as restantes cotadas. Nestes dias é típico a EDP fechar verde (o que aconteceu) fruto de ainda ser considerado uma blue chip sólida e ação de "refúgio" nestes dias (embora o seu potencial de rentabilidade futura atualmente seja ridiculamente baixo e incerto).
E este relato "estilo edição das manhãs da Renascença" serviu para quê? Para vos chamar à atenção do seguinte:

E prognósticos para amanhã? Apesar de ser feriado, a Euronext Lisbon está aberta (aliás a única bolsa da Euronext que fecha a 15 de agosto é a de Milão)... já vi subidas astronómicas, perto dos dois dígitos em dias feriados... com esta pressão compradora e com grande parte dos institucionais nacionais de fim de semana grande... hummm, atingiremos finalmente os 5.90€ (só 7.76% separam a cotação desse valor), ou ocorrerá um breakout acima dos 6€? Ou irá a cotação corrigir?
Só sei que cancelei o fim de semana grande, amanhã é para passar em frente ao PC e tomar algumas decisões (uma possível será deixar os lucros rolarem... aliás, foi esse o mote que me levou à escolha do nick Rolling Trader

Bom fim de semana a todos e que a Mota-Engil tenha uma sky-rocket friday... mas sem o final explosivo da SpaceX.
Vender jornais!
Sell the news???? O que é isso???*
- Registado: 28/5/2025 23:55
Actualizado (provisório, sessão em andamento):

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
se amanhã houver acordo será a oportunidade para o sell the news na segunda-feira e ser a descida vertical
, que precisa fazer tecnicamente, e muito já nos habituou…

- Registado: 2/4/2025 19:55
R Mota Engil - Tópico Geral
Nao me espantaria nada que se amanhã houver acordo para cessar fogo na Ucrânia, esteja nos planos da ME a compra de uma empresa de construcao ucraniana, mas isto sou eu a pensar....
- Registado: 28/5/2025 23:55
Sim tem uma resistência a 5,64 mas nao quer dizer trambolhão ,a tendência tem sido d3 forte compra .
Do Mali ao México boas prospectives , mas olho mais para assinatura de contratos com a Petrobras no valor de €500 milhões, além da aquisição de 50% de uma construtora local , sei que poucos empresas portugueses tiveram sucesso no Brasil .
Sim tem riscos algum processos judiciais em andamento em alguns países, mas até os pode ganhar ‘
Do Mali ao México boas prospectives , mas olho mais para assinatura de contratos com a Petrobras no valor de €500 milhões, além da aquisição de 50% de uma construtora local , sei que poucos empresas portugueses tiveram sucesso no Brasil .
Sim tem riscos algum processos judiciais em andamento em alguns países, mas até os pode ganhar ‘
- Registado: 14/3/2009 0:19
Luzemburg Escreveu:Sempre ouvi dizer, Quanto maior a subida, maior será o trambolhão. Mais vale um pássaro não que dois a voar.
Isso foi dito pelo Peter Lynch ou por uma avó?
- Registado: 28/12/2015 16:15
Isso aplica se à nvidia!!!
- Registado: 5/9/2013 12:26
Sempre ouvi dizer, Quanto maior a subida, maior será o trambolhão. Mais vale um pássaro não que dois a voar.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 14/8/2025 0:32, num total de 1 vez.
Isso!
Acho que seria bom. Pelo menos para quem a queira apanhar mais barata.
Apesar de que pelas notícias e pela tendência o preço está apetecível.
Na figura inversa, como é obvio estaria cara.
Acho que seria bom. Pelo menos para quem a queira apanhar mais barata.
Apesar de que pelas notícias e pela tendência o preço está apetecível.
Na figura inversa, como é obvio estaria cara.
Acho que vai corrigir até aos 5,3, antes de subir até perto dos 6.

- Registado: 7/9/2024 8:51
Tantos colegas com emergenciaem desmentir o rumor bolas..
Ate parece alguma coisa do outro mundo, acho q a Mota ja tem caderno de encargos suficientes para largos anos, caso haja cessar fogo so nas estradas da Ucrania haja mao de obra para tanta construção
Ate parece alguma coisa do outro mundo, acho q a Mota ja tem caderno de encargos suficientes para largos anos, caso haja cessar fogo so nas estradas da Ucrania haja mao de obra para tanta construção
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Só para recordar que a colocação de rumores é uma violação das regras do forum (exceptuando os casos em que o rumor é alvo de notícia).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem... usar o ChatGPT para refutar um boato é tão válido como lançar o boato
Seja como for, não passa de um boato, que concordo com o tami, parece ter sido lançado aqui pela primeira vez.
Massao1, podemos discutir, em termos hipotéticos se a entrada da Mota-Engil, desde já, na Ucrânia, seria bom ou mau para a empresa (eu diria que seria potencialmente mau), mas lançar um boato como se fosse uma notícia já vai contra as regras do fórum.

Seja como for, não passa de um boato, que concordo com o tami, parece ter sido lançado aqui pela primeira vez.
Massao1, podemos discutir, em termos hipotéticos se a entrada da Mota-Engil, desde já, na Ucrânia, seria bom ou mau para a empresa (eu diria que seria potencialmente mau), mas lançar um boato como se fosse uma notícia já vai contra as regras do fórum.
Massao1 Escreveu:Só em 2026 é que vendo, mas tendo em conta que notícia pode ser falsa, a ME está na iminência de adquirir uma empresa de construção civil na Ucrânia, mas como já dito, pode ser especulação ou falsa!
NO PASARÁN! NO PASARÁN!
By ChatGPT
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.
Falsa ou verdadeira, entendi que pelo menos existia uma noticia. Ou foi uma especulação lançada mesmo por si, só porque sim? 

Rolling_Trader Escreveu:Massao1 Escreveu:(...)
Só em 2026 é que vendo, mas tendo em conta que notícia pode ser falsa, a ME está na iminência de adquirir uma empresa de construção civil na Ucrânia, mas como já dito, pode ser especulação ou falsa!
Que notícia é essa Massao1?
Pode colocar aqui algum link para a mesma?
Pode ser especulação ou mesmo falsa. Não existe nada de concreto.
- Registado: 5/10/2009 12:35
Massao1 Escreveu:Gioes Escreveu:Parece que o amigo Vale Aquino desta vez enganou-se prevendo uma correção. (não se pode acertar sempre) levaram-me 2/3 numa stopada com uma mais valia superior a 50%.
Agora o problema são as mais valias. Mas é melhor mais valias do que perdas.
No meu caso em particular tendo um preço médio de 3,52, não estou preocupado com uma correcção de 5 %.
Só em 2026 é que vendo, mas tendo em conta que notícia pode ser falsa, a ME está na iminência de adquirir uma empresa de construção civil na Ucrânia, mas como já dito, pode ser especulação ou falsa!
Qual noticia? Pode colocar link?
Massao1 Escreveu:(...)
Que notícia é essa Massao1?
Pode colocar aqui algum link para a mesma?
Gioes Escreveu:Parece que o amigo Vale Aquino desta vez enganou-se prevendo uma correção. (não se pode acertar sempre) levaram-me 2/3 numa stopada com uma mais valia superior a 50%.
Agora o problema são as mais valias. Mas é melhor mais valias do que perdas.
No meu caso em particular tendo um preço médio de 3,52, não estou preocupado com uma correcção de 5 %.
Parece que o amigo Vale Aquino desta vez enganou-se prevendo uma correção. (não se pode acertar sempre) levaram-me 2/3 numa stopada com uma mais valia superior a 50%.
- Registado: 8/11/2006 1:37
Massao1 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Bom dia,
Qual é a notícia que muitos já sabem (e estão a comprar por isso) mas que (pelo menos) eu não sei?
Está em cima.
Os curtos têm a necessidade/obrigatoriamente de comprar os títulos.
Sim, mas se compram depois têm que vender...
- Registado: 20/11/2015 17:22
Massao1 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Bom dia,
Qual é a notícia que muitos já sabem (e estão a comprar por isso) mas que (pelo menos) eu não sei?
Está em cima.
Acredito que possa ser essa uma razão...mas acho que há algo mais que "alguém" já sabe (novo contrato, resultados...??)

- Registado: 7/9/2024 8:51
Investor Tuga Escreveu:Bom dia,
Está em cima.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, darkreflection, Goya777, jcpequeno, Kiko_463, latbal, m-m, malakas, maturidade, MR32, O Magriço, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Simplório, xabregas da calçada e 151 visitantes