Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Eduardo R. » 4/8/2025 10:26

PXYC Escreveu:
Youmeu Escreveu:
yaya Escreveu:Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.

E no entanto quando se chega ao net income perdeu-se 1M€ com a Musti...

o relatório da Musti é bastante opaco a explicar o motivo da perda. mais para o final apresenta resultados por país (Finland, Norway, Sweden, Baltic), geralmente positivos, e um último segmento genérico a que chama "Group Functions" e onde finalmente encontramos valores negativos.
não se percebe realmente quais são estes custos, mas percebe-se que a administração tem vontade zero para explicar - o pdf nem permite copiar texto, deixo aqui o print screen.

Screenshot_20250802_165054_Chrome.jpg

https://www.mustigroup.com/wp-content/u ... 2-2025.pdf

eu acho que o mercado de Pets é muito interessante, gostava de saber porque não dá lucro.

Ainda não li o relatório, mas parece-me provável que tenha a ver custos com infraestrutura para suportar o crescimento da empresa. Isto é, comprar armazéns, expandir capacidade de produção, comprar lojas, etc. Os custos de entrar num mercado totalmente novo (Báltico) devem ser bastante elevados.

De qualquer forma, sempre me pareceu uma má compra. Existe de facto uma tendência de crescimento no mercado Pet, mas o preço pago foi muito elevado face ao nível de receitas da empresa e níveis de crescimento apresentados até aqui. Para além de que não existem grandes sinergias, a Sonae não acrescenta nada à empresa (gestão manteve-se) e será (mais) uma área bastante sensível ao ciclo económico.

Registado: 29/3/2022 14:04

por SalvaFP » 3/8/2025 16:46

sinceramente acho que a Sonae tinha melhores investimentos para tanto cash... mas valia comprar esse dinheiro em acoes da Nvidia e deixar ficar !!

Registado: 3/7/2023 13:03

por CarlosAP » 3/8/2025 11:47

PXYC Escreveu:
Youmeu Escreveu:
yaya Escreveu:Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.

o relatório da Musti é bastante opaco a explicar o motivo da perda. mais para o final apresenta resultados por país (Finland, Norway, Sweden, Baltic), geralmente positivos, e um último segmento genérico a que chama "Group Functions" e onde finalmente encontramos valores negativos.
não se percebe realmente quais são estes custos, mas percebe-se que a administração tem vontade zero para explicar - o pdf nem permite copiar texto, deixo aqui o print screen.

eu acho que o mercado de Pets é muito interessante, gostava de saber porque não dá lucro.

as "group functions" incluem tipicamente os custos da estrutura central, custos financeiros e outros que não podem ser alocados aos diferentes segmentos. é algo bastante comum.

Registado: 31/10/2013 10:19

por PXYC » 2/8/2025 21:54

Youmeu Escreveu:

Registado: 13/10/2014 16:44

por Goya777 » 31/7/2025 12:32

Sim, penso que para isso "basta" replicarem o 2H do ano passado. Lá continuará o dividendo a crescer de forma sustentada.

Registado: 17/7/2014 22:33

por CarlosAP » 31/7/2025 12:27

Goya777 Escreveu:
Goya777 Escreveu:Bom post Youmeu, obrigado por partilhares.

Em relaçao ao RL na segunda metade do ano nao tenho a certeza se terá o crescimento verificado no 1H. Quando se fez a consolidaçao das compras do ano passado? Nao entraram já no final de 2024? Principalmente da Druni e Arenal, que a Musti o ano passado nao terá acrescentado muito ao RL.

Confirmado. Druni/Arenal já entrou a partir 3Q24

ainda assim, o ultimo trimestre é sazonalmente mais forte, pelo que espero que os resultados do 2S sejam superiores ao 1S, o que deve dar um resultado anual (sem efeitos extraordinários) acima dos 230-240 milhões

Registado: 31/10/2013 10:19

por Goya777 » 31/7/2025 11:10

Goya777 Escreveu:Bom post Youmeu, obrigado por partilhares.

Em relaçao ao RL na segunda metade do ano nao tenho a certeza se terá o crescimento verificado no 1H. Quando se fez a consolidaçao das compras do ano passado? Nao entraram já no final de 2024? Principalmente da Druni e Arenal, que a Musti o ano passado nao terá acrescentado muito ao RL.

Confirmado. Druni/Arenal já entrou a partir 3Q24

por Goya777 » 31/7/2025 8:44

Bom post Youmeu, obrigado por partilhares.

por Youmeu » 31/7/2025 0:11

yaya Escreveu:Musti

No retalho de eletrónica, “marketplace” e serviços, as vendas da Worten cresceram 7% para 636 milhões de euros no semestre, enquanto a Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.

Continuo a preferir os 25% vendidos da MC (528M€ em 2021) aos 80% da Musti (700M€ em 2024)... Mas de longe

25% da MC fizeram no Q2 um EBIT de 30,75M€ e na Musti -1M€...

"Na altura em que foi revelado o negócio, o CFO da Sonae, João Dolores, disse ao Negócios que “este encaixe irá melhorar ainda mais a posição financeira da empresa e permitir que o grupo considere novas oportunidades de investimento no futuro”."

Não percebo que modelizações de DCFs é que utilizaram para justificar ambos os negócios... Mas pronto :-" :-" :-"

Eles que me provem errado de que esta troca não foi uma pura noobice financeira :!: :!: :!: Uma coisa é certa, pelo menos uma vez por ano tenho de vir aqui mandar esta dica. Está no passado, está... mas há que relembrar para não cair no mesmo erro de diworsification e que aprendam mas é a comprar ações próprias enquanto tiveram um PER baixíssimo.

É que um investimento em ações próprias num PER de 10 duplica a cada 7anos (assumindo algum growth e reinvestimento). Estou para ver os cashflows que a musti vai trazer em 7 anos. 1 e meio já quase que passou e ainda estão muito longe de devolver os 700M€.

Mudando de assunto... Bons resultados though. Retalho a crescer as receitas e lucros em 20% é qualquer coisa :clap:

A margem do EBITDA tem-se mantido relativamente constante nos 10%, e por mim nada contra que o incremento continue a vir só das receitas. Pelo menos torna tudo mais simples de analisar :mrgreen: Mas diria que vai ter de haver algum revert to the mean. Isto a crescer a 20% (com um TTM de receita de 10B) e daqui a nada já é maior que o PIB da tugolândia. A parte boa é que com um PER de 10 tudo o que venha acima da taxa de crescimento de 3% já é bónus 8-)

Já só faltam 2 quarters para fechar o ano, e de momento está-se com 2.450M de avaliação. Visto os primeiros dois, parece realista algo entre os 200-350M no final do ano. Quiçá com 90% de certeza, dado que:
Q1 - 24M -> 43M
Q2 - 48M -> 59M
Q3 - 75M -> :?:
Q4 - 73M -> :?:

Agora do ponto de vista mais pessoal... Último reforço que fiz foi em fevereiro de 2025 nos 91centimos, numa relação que se iniciou em 2020. Já não vou aumentar mais a exposição, mas vai merecer continuar no portfólio como a maior posição nos 13,1%, sendo que a segunda maior (excluindo o ouro a 11,3%) é de apenas 7,4%.

Quiçá se chegar a um PER de 15 ou fizeram outra aquisição estranha me comece a desfazer dela gradualmente. Vai ser uma questão de custo de oportunidade, mas não é fácil ter ideias boas num mundo em que o SP500 está com um PER de 30,3

Puxem lá mas é isto para um PER de 21 como a JMT para eu fazer-me à estrada tranquilo :-" É que sinceramente não vejo o porquê de se justificar uma avaliação do dobro... As taxas de crescimento das receitas e net income (excluindo não recorrentes) nos últimos 5 têm sido assim tão diferentes? Eu a fazer as contas de cabeça meio à paposeco e parecem quase iguais...

Para além disso, fui à Polónia em abril e reparei que há competição lá (quem diria!? :-k ), ou seja, aquilo não é propriamente o el dourado em que se esteja a aparecer com a pólvora... população media quase igual à nossa, imigrantes 0, PIB per capita também já quase igual... Se ninguém me responder aqui (e se não me engano já tinha levantado este tema no passado), estou a ver que terei de ir ao tópico da JMT perguntar

Bem, é melhor parar de escrever se não dou por mim e estou nas Alibabas, Pinduoduo e JDs da vida... após já ter passado pelo Walmart e Cosco :mrgreen:
Editado pela última vez por Youmeu em 1/8/2025 17:54, num total de 2 vezes.
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por yaya » 30/7/2025 21:12

Musti

No retalho de eletrónica, “marketplace” e serviços, as vendas da Worten cresceram 7% para 636 milhões de euros no semestre, enquanto a Musti, o braço nórdico da Sonae no retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, viu as vendas aumentarem 17% no segundo trimestre para 122 milhões de euros.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Kiko_463 » 30/7/2025 18:27

Com um valor de mercado de 2,3 mil milhões de euros o diretor financeiro da Sonae garante que a empresa vale mais 50% e que tem captado o interesse de investidores internacionais.

Registado: 2/1/2024 11:03

por MarcoAntonio » 30/7/2025 18:20

Lucros da Sonae disparam para 102 milhões pela Sierra acima até junho
- Indústria - Jornal de Negócios

Na primeira metade deste ano, o grupo liderado por Cláudia Azevedo viu o seu EBITDA aumentar 28,1% para 525 milhões de euros e as vendas atingirem o valor recorde de 5,3 mil milhões de euros, mais 23,1% do que há um ano.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Goya777 » 30/7/2025 18:18

Bons resultados, na minha opinião.

Amanhã dá igual se sobe ou desce, muito confortável com a minha posição na Sonae

por Sinedrio » 25/7/2025 15:59

A Sonae apresenta resultados já próximo dia 30. Na minha opinião é uma das que pode surpreender pela positiva

Registado: 20/11/2015 17:22

por GamesOver » 24/7/2025 18:54

É impressão minha que as empresas do grupo Sonae estão a ficar com liquidez?

Registado: 17/8/2018 16:19

por MarcoAntonio » 24/7/2025 18:02

Sonae finaliza venda da Zippy e Mo às equipas de gestão - Comércio - Jornal de Negócios

Três meses depois do anúncio da venda das marcas de roupa, a Sonae desvincula-se da Zippy e da Mo. Dona do continente assegura que 'transação está alinhada com a estratégia de gestão ativa de portefólio'.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Goya777 » 3/7/2025 22:51

Apramg Escreveu:1,93 ainda falta 50% mas ok.

Nunca se sabe.

Por agora com fazer novos máximos dos últimos 6/7 anos já fico contente

por Apramg » 3/7/2025 22:47

1,93 ainda falta 50% mas ok.

Registado: 5/9/2013 12:26

por Goya777 » 3/7/2025 21:33

Novos máximos á vista

por Goya777 » 2/7/2025 13:20

SalvaFP Escreveu:se pretendem cotar a MC, ...ponta da bolha!!!vendem para daqui a uns anos estarem a recomprar por uma parcela do preço..
tem sido assim!!

Já pensaram nisso no passado e depois nao avançou. Foi quando venderam 25% à CVC

por SalvaFP » 2/7/2025 12:44

se pretendem cotar a MC, ...ponta da bolha!!!vendem para daqui a uns anos estarem a recomprar por uma parcela do preço..
tem sido assim!!

por Kiko_463 » 1/7/2025 11:23

O certo é que o Diretor financeiro veio falar e.... Sendo a voz dos donos alguma coisa querem os Azevedos. Com tempo podem sempre ir vendendo empresas e obtendo mais valias extraordinárias e assim os dividendos vão aumentando de ano para ano.

Registado: 2/1/2024 11:03

por Goya777 » 1/7/2025 11:13

Ser holding com tanta diversidade de negocios nao ajuda à cotaçao. Ou isso dizem.

Penso que também tem pouca visibilidade internacional. Fora conhece-se EDP, Galp e JMT.

por yaya » 1/7/2025 11:12

SalvaFP Escreveu:quando estava a 0.90 a conversa era a mesma,,,sonae é assim
qual o desconto da sonaecom ??!

não é repetindo 1000 vezes a mesma coisa que vira verdade

Registado: 28/8/2013 22:19

por SalvaFP » 1/7/2025 9:57

verdade..
o que afirmo foi que sempre teve este desconto, talvez por ser SGPS
tal como a snc que vale 4,5 e esta 2.4, quanto mais sobe a NOS maior o desconto da snc, e não tem divida

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 96 visitantes