Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - O ano começa agitado!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EUR/USD

por Razao_Pura » 6/1/2005 11:35

Bom Dia,

Uma queda de quase 500 pips em 3 dias já me parece a mim suficiente, para já.
O suporte dos 1,32 foi quebrado e os 1,37x seguram agora o cross.
Não me vou pôr a adivinhar, mas uma consolidação agora ia bem.
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por djovarius » 6/1/2005 11:31

Bom dia !!

Mais uma vez queda do EUR, agora com alguns players grandes e hedge funds, segundo rumores, a aproveitar para sair das posições longas, o que alimenta as quedas.

Agora, a resistência é 1.32 e o objectivo é 1.3140, valor que, se quebrado, pode levar o par de volta a 1.30 - a retracção pode ficar completa em torno desse valor ou 1.29xx !!

Amanhã veremos o que se passará com a divulgação dos dados do emprego nos EUA. Na Europa, o sentimento do consumidor e do empresário não é o melhor, dados recolhidos quando o EUR estava a fazer novos máximos diariamente.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 6/1/2005 1:59

Muitas coisas para responder agora que o mercado está calmo.

Bro, agora já percebi. Há um diferencial entre taxas de juros. Se comprares (posição longa) EUR/USD e mantiveres a dita para lá da hora do rollover (22 horas lx) estás a "pagar" juros. Repara que a taxa de referência de juros do BCE é agora 2% enquanto a taxa de desconto do FED americano é agora 2.25% !!

Em rigor, o Forex não reflecte ao milimetro estas taxas. Mas como reflecte as taxas do mercado interbancário (curto prazo), estas são muito semelhantes.
Quem alonga um par como o AUD/JPY, tem um fabuloso "carry trade" pela frente, isto é, devido ao enorme diferencial entre as taxas destes países, os juros são siginificativos.

Tudo isto para sublinhar a importância de subir os juros para atrair capital.
Em casos de crise financeira de curto prazo, pode-se assistir a subidas impressionantes de juros. Ver crises monetárias na Ásia ou América Latina.

Quanto ao visitante que disse:
"Como é possivel acompanhar um par,por exemplo o Euro/USD, tal e qual se acompanha uma acção?

Pergunto isto no sentido de que no mercado accionista existe uma abertura e um fecho(da bolsa) e no Forex isso não existe.Existe um fecho semanal,no fin-de-semana!Mas não existe diarimente.

Qual a estratégia que vocês utilizam,para identificar um valor de abertura, um de fecho, um máximo e um minimo diariamente?"

Na realidade, nem ao fim de semana está completamente fechado. Mas é verdade que não há fecho real do mercado no dia a dia.
Então, está convencionado um "fecho" teórico às 17 horas de NY ou 22 horas em Lisboa.
Este valor serve para a construção das boas bases de dados e gráficos em tempo real, permitindo assim a utilização de velas ou barras diárias nos ditos gráficos.

Claro que o mercado fecha, na semana, também nesse horário, nas sextas-feiras, no caso de ser horário de Verão. Abre à mesma hora de Domingo.
Agora no Inverno, essa abertura e encerramento semanal é uma hora antes.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por bmiguelmf » 6/1/2005 1:27

djovarius realmente a pergunta é assim um bocado atirada ao ar, pois a minha falta de conhecimento faz com que não saiba ou não consiga me exprimir melhor.

O que imaguino é que quando se entra longo num cross por exemplo EurUsd estou a comprar euros e a vender dolares, agora como é que isto funciona eu recebo a taxa de juros do valor que tenho em euros e pago a taxa de juros que tenho em dolares?

Como é que isto me afecta como posso benificiar, as taxas mudam de dia para dia? quem é que decide as taxas de juros?

Se me poderes explicar este tipo de coisas...

Desde já obrigado

Abraços!

Registado: 16/11/2004 22:07

clip

por Visitante » 6/1/2005 1:03

Como é possivel acompanhar um par,por exemplo o Euro/USD, tal e qual se acompanha uma acção?

Pergunto isto no sentido de que no mercado accionista existe uma abertura e um fecho(da bolsa) e no Forex isso não existe.Existe um fecho semanal,no fin-de-semana!Mas não existe diarimente.

Qual a estratégia que vocês utilizam,para identificar um valor de abertura, um de fecho, um máximo e um minimo diariamente?

Obrigado
Visitante

por curioso3 » 6/1/2005 0:54

e porque razão não pode ir aos 1.3020 se é mesmo lá que vai?
obrigado.
curioso3

de aproveitar outros crosses

por Viana » 6/1/2005 0:10

EUR/JPY bate novos mininmos, penso que se quebrar os 138 os 137.50 ou mesmo 136/135 sao cenarios muito possiveis.

Poderemos apostar no GBP contra o Eur que deve permanecer fraco ate o teste no EUR/USD 1.3150. Arriscado sera entrar em GBP/USD pois esta um pouco indefinido apesar do USD parecer querer ganhar em todos os crosses.
Viana

a minha opiniao

por Viana » 6/1/2005 0:05

A minha opiniao é que a queda do Euro desde o maximo de 1.3670 tem vindo acelerar sugerindo uma correcçao forte de modo a colocar abaixo dos 1.3270/80, no imediato, seguido de um teste nos 1.3210 que, na minha opiniao, também serao quebrados até ao suporte dos 1.3120 ou proximo, permitindo uma consolidacao entre este antigo e forte suporte e os 1.3210, com, eventualmente, alguns testes a resistencia que ficara nos 1.3270/80.

Assim teremos:
1- Quebra do suporte 1.3270/80 ate final do dia da amanha, ou, no limite, final da semana. Este suporte passa a resistencia.
2- Quebra do suporte dos 1.3210 ate final da semana ou meados da proxima. Formara aqui resistencia para um eventual inversao da queda.
3- O suporte nos 1.3120 deverao aguentar, talvez ate os 1.3150 aguentem ja que é um risco negociar muito proximo deste suporte, que rompido, pernuncia mais quedas. E devera consolidar no range dos 1.3120 a 1.3210.

Trading: Par EUR/USD
Preco actual: 1.3278
Profit Taking: 1.3150 - 128 pips (1a figura e 1/4)
Stop loss: 1.3350
Trailing stop: 1.3278 assim que tocado os 1.3210
Swing: 1.3150 com objectivo 1.3210 e Stop a 1.3100

Esta correccao saudavel para o Euro nao invalidade a tendencia de longo/medio prazo com novos maximos a poderem ser atingidos dentro dessa tendencia. Uma queda abaixo dos 1.3100 consistente (mais de duas semanas) altera completamente a tendencia de longo e medio prazo.
Viana

por djovarius » 5/1/2005 22:05

Boa noite!!

De facto há que ver para que lado a corda parte.
Mas com as quedas dos mercados accionistas, o viés de baixa pode manter-se no EUR/USD. Por agora, há que respirar de tão fortes quedas em poucos dias.

Bro, não percebi o sentido da pergunta !!?? Podes ser mais concreto, pois qualquer explicação sobre as taxas de juro tem de ser enquadrada num contexto.

Abraço

dj

por bmiguelmf » 5/1/2005 18:30

Já agora desculpem entrar aqui assim, mas já que estão a falar do forex poderiam-me explicar como é que funcionam as taxas de juros???

Abraços

Registado: 16/11/2004 22:07

EUR/USD

por Razao_Pura » 5/1/2005 18:20

Pois, os 1,33 a funcionarem como resistência fortíssima no intraday, não deixam o EUR escalar mais.
Amanhã temos nºs do Business Sentiment na Europa e depois de amanhã os nºs do desemprego nos states.
Trade the trend.

:D

por aprendiz de tubarão » 5/1/2005 16:22

Não sei se já puseram isto aqui. De facto o USD vai mesmo mal... inclusive começam a aparecer novas aplicações para quem não sabe o que fazer aos seus dollars:

http://www.moneywallet.org/
aprendiz de tubarão

por djovarius » 5/1/2005 16:05

Esse head & shoulders ainda pode bem acontecer, Razão.

E hoje, podemos assistir a alguma recuperação do par, na verdade, pode acontecer até ao fim da semana e depois, provavelmente reabre-se o espaço de queda.

E se o EUR/USD subir, outros activos dolarizados subirão...

1.32 ainda é bom suporte e resistências começam em 1.33 !!

Até mais

dj

EUR/USD

por Razao_Pura » 5/1/2005 11:41

Bom Dia!
Esta correcção do EUR é saudável e já era esperada depois do rallie do último semestre.
As condições que trouxeram o EUR para os máximos mantêm-se. Ou seja a fraqueza do USD não diminuiu (política económica precisa-se, Sr. Bush!), as condições económicas e políticas na Europa não se alteraram.... etc.
Enfim... a correcção é técnica e o rebound será de esperar.
Agora, olhando para o boneco de médio prazo parece-me a mim que se está a formar uma figura técnica muito nossa conhecida (não, não é outro triângulo).
Se a correcção se der até 1,32 e inverter para cima novamente até aos 1,345x, podemos ficar a ver claramente um H&S. Nessa altura, poderemos projectar uma ida abaixo de 1,30....

Isto sou eu práqui a pensar alto, o que acham?
Será que tou a ver bem ou preciso de mudar as lentas das "gafas"? :)
Bons trades.
R.P.
Anexos
eurusd3.png
eurusd3.png (12.63 KiB) Visualizado 1826 vezes
Trade the trend.

por djovarius » 5/1/2005 11:20

Ertai, bom dia para ti e... eis uma pergunta interessante e muito relevante para a actual situação.

O mercado já descontara antes subidas de juros até 3% ou pouco mais, mas agora passa a trabalhar com a possibilidade de juros até 4%, sendo tudo o resto igual.

Num primeiro momento isso é bom para o USD, porque "mata" o carry trade e põe em causa a extrema liquidez em USD, que sempre provocou quedas dessa moeda, como sabemos.
Mas após essa nova marcação de preços que o mercado vai fazendo, há quem se questione se o FED não irá longe demais, arruinando a recuperação económica. Esse assunto virá ao longo dos meses próximos.

Se o mercado verificar que se mantém o fraco crescimento do emprego e um arrefecimento nos indicadores e até nos mercados accionistas, o USD volta a cair, na crença de que o FED arrepiará caminho.

Outro factor importante: com os juros mais altos, dá-se aos estrangeiros um motivo para comprar papéis nos EUA, compensando-os do risco cambial e do risco associado aos défices. Sempre assim foi. Mas é péssimo para o mercado accionista. Aliás, subidas do USD cortam os lucros das empresas norte-americanas e acabarão por fazer voltar ao de cima a questão do défice em conta corrente.

Um abraço

dj

por djovarius » 5/1/2005 11:02

Bom dia !
Continuamos a assistir à recuperação generalizada do USD, o que faz disparar stp losses e stop profits também.

Face ao EUR passa de 400 pips em 4 dias. Será muito negativo para o par, se continuar, mas dentro em breve é provável uma paragem para respirar. O par está agora "oversold".

Face à Libra, o USD já recuperou 800 pips, o que é espantoso em tão pouco tempo, mas é próprio do Cable.

A recuperação é generalizada e forte, após 3 meses de trades sempre para o mesmo lado e sem muito risco.

No EUR/USD pode ser já a esperada retracção até 1.29 - 1.30, mas as dificuldades maiores serão ali nos 1.3130/40 !!

Agora está em 1.3220 - um pouco abaixo deste valor pode haver um ressalto. Senão, é directo para o valor acima.

Um abraço

dj

por Ertai » 5/1/2005 3:30

djovarius Escreveu:Aqueles que acreditam num forte rally do USD, devem esperar ainda fortes quedas de commodities, obrigações e no mercado accionista.
O FED já sinalizou na acta da última reunião que sente o perigo de inflação.
Para mim, já me parece que os juros nos EUA poderão ir neste semestre a 3.50% e arrefecer o crescimento nos EUA.

Djovarius... uma pergunta..

Se os juros nos states sobem nos próximos tempos.. isso irá afectar o Dólar positivamente ou o contrário? Ou é uma relação indirecta? (mesmo assim gostaria de saber o que históricamente acontece nestas alturas de subidas de juros)

apenas para me informar sobre coisas que ainda não domino... nem de longe

:)

Registado: 11/5/2003 12:11

por D1as » 4/1/2005 21:54

Já agora, deixo dois bonecos do mesmo: US Dollar Index.
Anexos
usd2.JPG
usd2.JPG (28.4 KiB) Visualizado 2032 vezes
usd.JPG
usd.JPG (31.3 KiB) Visualizado 2019 vezes

Registado: 7/11/2002 19:47

por djovarius » 4/1/2005 21:36

Boa noite, o EUR/USD poderá ir a 1.32, mas terá que quebrar em baixa 1.3130/40 para poder alcançar 1.30 ou abaixo e assim concretizar uma boa correcção.

Entretanto, entre ontem e hoje, vimos o USD a subie e tudo o mais a cair,

Aqueles que acreditam num forte rally do USD, devem esperar ainda fortes quedas de commodities, obrigações e no mercado accionista.
O FED já sinalizou na acta da última reunião que sente o perigo de inflação.
Para mim, já me parece que os juros nos EUA poderão ir neste semestre a 3.50% e arrefecer o crescimento nos EUA.

O EUR/USD está já a perder mais de 3% sobre o máximo da semana passada.

Um abraço

dj

por D1as » 4/1/2005 21:27

Bom ano para todos :)

Ora bem, o Dollar a mostrar força. Cool :)
E targets, já alguém pensou em alguma coisa?

Eu estava pr'aqui a olhar para os 1.8600 no GBPUSD, 1.3000 no EURUSD e os 0.7400 no AUDUSD.

Que vos parece?

Abraço
Anexos
audusd.JPG
AUDUSD
audusd.JPG (38.21 KiB) Visualizado 2075 vezes
eurusd.JPG
EURUSD
eurusd.JPG (36.24 KiB) Visualizado 2072 vezes
gbpusd.JPG
GBPUSD
gbpusd.JPG (37.9 KiB) Visualizado 2070 vezes

Registado: 7/11/2002 19:47

por Flying Turtle » 4/1/2005 18:29

Como apontamento, nos primeiros dias deste movimento, iniciado no final de Dezembro e ampliado nestes primeirosdias do ano, foram o USD e o JPY que subiram. O JPY entretanto claudicou e é o USD que se afirma agora!

O EUR parece ter entretanto estabilizado, pelo menos por agora...

Um abraço
FT
Anexos
Forex 20050104 FT d.gif
Forex vários diários
Forex 20050104 FT d.gif (41.52 KiB) Visualizado 2196 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Encomendas às fábricas dos EUA aumentam 1,2

por Visitante » 4/1/2005 16:19

Encomendas às fábricas dos EUA aumentam 1,2%

04/01/2005 15:25

Novembro Encomendas às fábricas dos EUA aumentam 1,2%
O total de encomendas realizadas a fábricas dos EUA atingiu um valor de 377,4 mil milhões de dólares (280,24 mil milhões de euros) em Novembro passado, o que representa um aumento de 1,2%, o maior dos últimos quatro meses, anunciou hoje o governo daquele país.

A subida registada em Novembro segue-se a um aumento de 0,9%em Outubro, anunciou hoje o departamento de Comércio dos EUA.

Com exclusão de equipamento de transporte, as encomendas às fábricas mantiveram-se inalteradas em Novembro, face a um aumento de 1% registado em Outubro.

Os economistas consultados pela Bloomberg aguardavam um aumento de 1% em Novembro, para 375,2 mil milhões de dólares (278,60 mil milhões de euros).
Visitante

por djovarius » 4/1/2005 16:18

E agora mesmo estamos às voltas com 1.33 - o que perfaz uma queda de 200 pips na sessão de hoje.

Veremos se há continuidade, mas é muito negativo para os longos, o que se está a passar.

Há semanas que isto estava para acontecer... parece que é agora !!

Abraço

dj

EUR/USD

por Razao_Pura » 4/1/2005 16:15

Back to Business cá estamos nós novamente a olhar pró boneco! (que é o gráfico para quem não sabe.... :lol: )
Muito resumidamente, a minha opinião é que o EUR vai corrigir ainda mais dos rallies de fim de ano, que o esticanço foi grande para cumprir o raio da projecção!!!
Pra já tenho um curto com target nos 1,32 para o curto prazo.
A ver vamos.

Bons trades people!
R.P.
Trade the trend.

por djovarius » 4/1/2005 16:04

Mais umas notas, agora que as encomendas às Fábricas dos EUA (novembro) já sairam.
Números dentro do esperado não fazem mexer os mercados. Tudo bem.

Assim, continuamos ali no suporte do EUR/USD acima de 1.3350 !! Já tivemos boas quedas, as quais podem continuar se:
- tivermos mais de 3 dias consecutivos de baixa e dois fechos diários abaixo da MME 21 dias. Desde Julho que não há mais de 3 dias de queda.
- se cairmos abaixo da zona entre 1.33 e 1.3350, podemos esperar testes a 1.32 e 1.3140, embora estes valores sejam mais extremos para a presente semana.

Acredito que teremos uma correcção maior, se o par, que já caiu 300 pips em relação ao máximo, cair mais 150 a 200 pips. Significa que 1.3140, mínimos de Dezembro, são a última barreira antes do espaço em torno de 1.29xx !! Uma correcção importante após um máximo pode atingir 6 a 10% !!

Maisum, obrigado pelas palavras de incentivo, mais umas :)

Se te estás a dar bem com futuros, excelente. Isso corresponde à velha máxima:
Cada um deve procurar experimentar e actuar no estilo e nos instrumentos de trading que se adaptam às suas circunstâncias. E se ganhares $$$$$ assim, óptimo. Se tens mais sucesso assim do que em outros meios, excelente.

Abraço

dj

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, PAULOJOAO e 129 visitantes