Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 3/1/2005 21:42

Jarc, eu certamente revelo muitos dos meus trades, para não dizer que revelo a maioria deles. Quantos revelas tu da mesma forma que eu?

Visitante, eu não pedi ao JAS para revelar o seu património, perguntei o que é que ele acha razoável guardar como safety net em apostas mais seguras para um perfil mais normal de risco (no fundo equivale a perguntar qual a probabilidade de perda total que ele admite e quantas vezes é que acha razoável/admissível multiplicar-se as carteiras). Já agora, esse seu tom agressivo retira a vontade de sequer lhe responder. Esta resposta só segue por benefício da dúvida.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Visitante » 3/1/2005 21:15

Na minha opinião o JAS só cometeu um grande erro.....

Devia ter ido de ferias durante principio do verão, porque os engates foram certeiros, as meninas é que estavam muito negativas nessa altura. Se repararem andou sempre com as mesmas.
Visitante

por valves » 3/1/2005 20:51

Devo confessar que nos primeiros meses também estava apreensivo com o metodo de trading do JAS mas depois acabei por perceber que ele pode sustentadamente obter rentabilidades positivas como vai aliás comprovar no final de 2005 mesmo com eventuais crashes na carteira ou aumentos de capitais vai como a grande maioria de nós obter rentabilidades sustentadamente acima do mercado :wink:

A questão do treinador de bancada nem era tanto com a Pata ou com o Marco Antonio era mais com o Ulisses Pereira :lol:

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Visitante » 3/1/2005 20:48

é ridícula esta argumentação!
são todos crescidinhos, como tal responsáveis pelos seus actos!
o Jas, partilha c os forenses o desenvolvimento da sua carteira... qts mais o fazem?!
k importância tem saber a % k capital X, representa no valor patrimonial do Jas?! no meu entender - nenhuma! não acrescenta nada de novo... o k aki está em causa, é a performance k o Jas consegue atingir no final de cada ano... ele privilegia-nos c essa informação, diariamente!
aos influenciáveis, digo somente - eskeçam... n leiam, pois n são obrigados!
Visitante

Visto por aí

por jarc » 3/1/2005 20:34

Valves, tens toda a razão mas o propósito da Pata (embora seja verdade que não tem essa capacidade de revelar as suas apostas) parece-me ser de "bom-tom". Julgo que visa pervenir alguns visitantes mais inexperientes, nesse ponto concordo com ela. Não te esqueças que quem se expõe é mais corajoso e que é por isso que muito gente defende a máxima: "antes um cobarde vivo que um herói morto!"

Registado: 23/7/2003 16:05

Para JARC

por valves » 3/1/2005 20:17

Vamos lá ver uma coisa

O JAS sabe o que está a fazer ... até porque vai acabar o proximo ano com rentabilidades positivas vamos ver é o que acontece a meio do ano mas dá -me ideia que essa é uma variavel que ele também controla ... Em resumo o JAS sabe o que está a fazer o que é perigoso é as pessoas tentarem imitá - lo alem de que não é como outros treinadores de bancada que falam falam mas nunca mostram o que valem ... ou pelo menos enquanto estou cá :(

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Observação

por jarc » 3/1/2005 20:08

Esta observação da Pata é um sinal de sensatez com o qual estou absolutamente de acordo. Pode acontecer que sem intencionalidade influencies que vem até aqui inspirar-se. Uma coisa é ter uma carteira para "brincar" (até 10% do património parece-me razoável) outra é deixar supor que se atira o património ao jogo como quem atira calhaus ao teclado à espera de ver escrita a palavra "sucesso".

Parabéns pelo desempenho que foi brilhante.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Pata-Hari » 3/1/2005 19:19

Hehe, uma nova aventura....

Jas, é diferente pensar-se numa carteira como sendo a totalidade do património a alocar a investimentos financeiros e pensar-se numa carteira no meio de várias. O que te parece ser razoável para um comum mortal para este género de "brincadeiras" tendo em conta que o teu perfil de risco é certamente mais arrojado do que o da maioria do pessoal? dito de outra forma, que percentagem de património financeiro achas razoável a uma carteira com esta componente de risco, para um investidor com um perfil de risco mais “mediano”/”equilibrado”/”tradicional”?

A razão desta pergunta tem a ver com o facto de termos que ter a noção que muitas das pessoas que te vão ler vão partir do principio que esta é a tua única carteira e que tomas as decisões como se alocasses todo o teu património a este “jogo”. Ora nós sabemos que isso não é verdade e que é esse mesmo factor que te permite tomar decisões que retiradas do contexto do património total parecem suicidas.

Bom Ano Novo :)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por tek » 3/1/2005 18:42

Espero que consiga os mesmos resultados que em 2004 e agradeço a publicação da carteira e os respectivos comentários.

Cumprimentos
tek

Registado: 28/12/2004 14:51

JAS ... um abraço e...

por alce » 3/1/2005 18:33

...parabéns pelo desempenho em 2004 e pela continuidade da publicação da carteira que, além de didáctica, por vezes nos leva a ver e analisar o mercado de uma forma que não seja só a nossa.

Obs: No teu quadro deverá estar 2005 e não 2004.

Cumprimentos.

Registado: 5/11/2002 10:37

por semprefrio » 3/1/2005 18:31

Bons negócios. :)

semprefrio
"Taxes are what we pay for a civilized society.” - Oliver Wendell Holmes

Registado: 31/12/2003 21:12

Carteira JAS*2005 - Mês 01 - Capital X

por JAS » 3/1/2005 18:21

ANO NOVO, VIDA NOVA
A Carteira foi posta a zeros inaugurando-se uma nova temporada.
Isso significa que no único trade em curso foi adicionado ou subtraído os lucros/prejuízos em 31 de Dezembro (similarmente a ter-se vendido e recomprado à cotação de 6ª feira).
Isso corrige automaticamente o breakpoint que passou ser similar à cotação do final do ano.

CAPITAL
O Capital foi substancialmente reduzido, relativamente ao final de 2004, pois foram retirados todos os lucros e também os 65% resultantes do Aumento de Capital.
Considero que as acções são pouco rentáveis pelo que não vale a pena afectar-lhe muito capital...
Com tudo isto o Capital passou a ser aproximadamente o meu habitual X.

ESTRATÉGIA
Aposto numa continuação do Bull Market pelo que assumirei predominantemente posições longas.

Em acções limitar-me-ei ao nosso PSI os investimentos serão essencialmente nos títulos que conheço bem (BCP - BPI - JMT - PTC - PTM - SEM)
Eventualmente estender-se-ão pontualmente a algumas Small Caps (COR - TDU – LIG – IBS) que normalmente acompanho.

Assumo novamente que vou ter uma “carteira de Alto Risco” com uma elevada componente em Warrants.
Nestes produtos os activos subjacentes serão como de costume a PTC e mais assiduamente o DAX.
No médio prazo a posição em warrants será evidentemente em calls.
No curto prazo ou mais propriamente no intraday poderá ser calls ou puts.

Por norma a Carteira deverá ter uma composição do tipo:
- Acções 45%
- Warrants 45%
- Cash 10%

MOVIMENTOS DO DIA
Para já apenas o assumir de posições em acções com compra de BCP a 1,89 e PTM entre 18,53/18,55.
Nenhum movimento no JMT.

A carteira está com a composição indicada no quadro abaixo.

JAS
Anexos
cart 01-03.png
cart 01-03.png (22.26 KiB) Visualizado 2350 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: As_paus , Dragon56, Google Adsense [Bot], Goya777, Kooc, latbal, leao, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, SerCyc, Simplório, trend=friend, yggy e 178 visitantes