Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 13/5/2025 13:23

A Mota parece estar a acumular... qualquer dia surge novo disparo...

Registado: 10/9/2015 16:45

por MarcoAntonio » 12/5/2025 16:09

Sinedrio Escreveu:Já se sabe a data do dividendo da Mota-Engil?

Ainda não. A assembleia geral está marcada para dia 15 de maio (quinta).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Sinedrio » 12/5/2025 14:18

Já se sabe a data do dividendo da Mota-Engil?

Registado: 20/11/2015 17:22

por Massao1 » 12/5/2025 6:58

CMVM avalia OPA obrigatória sobre a Martifer
Com o “casamento” de 18 anos com a Mota-Engil desfeito, após ter firmado a venda de metade dos seus 48% na Martifer à Visabeira, a operação da I’M dos irmãos Martins com o novo parceiro está a ser analisada pela CMVM. “Se tivermos que lançar uma OPA, o negócio cai”, afiança Carlos Martins.

Registado: 5/10/2009 12:35

por Sinedrio » 10/5/2025 12:53

África quer avançar com uma obra gigantesca e bilionária, um gasoduto que vai de Moçambique à Zâmbia entre as cidades da Beira e de Ndola, com ramificações ao Zimbábue.

por tami » 9/5/2025 16:12

Kikoff Escreveu:Dividendo Bruto: 0,1497€
25/5/25

Já há data para pagamento, antes da aprovação em AG (que é dia 15)?

Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 9/5/2025 16:09

Os meus agradecimentos. Kikoff

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Luzemburg » 9/5/2025 16:04

Dividendo Bruto: 0,1497€
25/5/25

Registado: 2/1/2024 11:03

por Aqui_Vale » 9/5/2025 15:53

Olá pessoal, alguém de boa vontade, que me relembre o valor do Dividendo bruto e a data do Ex Dividendo.

Estou a ficar esquecido,
Obrigado.

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por J.f.vieira » 9/5/2025 14:13

Rolling_Trader Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Decidi encerrar totalmente a minha posição em Mota-Engil após identificar sinais claros de exaustão na tendência de subida recente. A ação aparenta estar a formar um padrão de duplo topo, o que fez quando chegou a 5.96...sinal clássico de possível reversão, o que levanta dúvidas quanto à continuidade do movimento ascendente no curto prazo.
A nível macroeconómico, há factores adicionais que reforçam a minha decisão:
A queda do preço do petróleo poderá condicionar negativamente os investimentos públicos e privados em infraestruturas, sobretudo em mercados onde a Mota-Engil tem uma presença relevante.
A desvalorização do dólar pode impactar receitas indexadas a essa moeda, enquanto a depreciação do kwanza angolano aumenta os riscos cambiais nas operações africanas da empresa, nomeadamente em Angola, um mercado-chave.
Acresce ainda a crescente incerteza geopolítica e comercial, com os Estados Unidos a ponderarem novas tarifas sobre produtos e sectores estratégicos. Este clima de instabilidade pode afetar a confiança dos investidores e provocar uma retração no investimento internacional, penalizando empresas com grande exposição externa como a Mota-Engil.
Com este enquadramento, considero prudente sair temporariamente da posição e observar a evolução dos próximos dias. Em mercados voláteis e influenciados por fatores externos, preservar capital é muitas vezes a melhor estratégia. Estarei atento a novos sinais técnicos e fundamentais que possam justificar um eventual reingresso em condições mais favoráveis.

J.f.vieira

Olá j.f.vieira, não consigo mesmo visualizar qualquer duplo topo na tendência da Mota Engil desde o início do ano.

Note que um duplo topo (ou triplo topo) é um dos padrões técnicos mais claros que existem de exaustão de tendência ascendente, tal como descrito em Double Top: Definition, Patterns, and Use in Trading

Três premissas são fundamentais para um duplo topo clássico ocorrer:

:arrow: Existir uma tendência ascendente (uptrend ou bullish trend) (há quem veja duplo topos em gráficos lateralizados ou com tendência principal descendente, o que é, no mínimo, bizarro);
    :arrow: Existir o atingimento de um máximo seguido de uma inflexão e nova subida a esse máximo (isso não está visível no gráfico atual da Mota-Engil);
    :arrow: E o mais importante é existir confirmação do duplo topo, caracterizado pelo cruzamento, em baixa, de uma linha suporte (neckline)
A única premissa verdadeira, no gráfico da Mota, é a primeira. Efetivamente, estamos em uptrend bullish, porém não ocorreu nenhum duplo topo verdadeiro com inversão ou exaustão da tendência principal.

Repare no gráfico da investopedia (do link que forneci acima) e verá um duplo topo "falso", seguido de um verdadeiro... esse padrão "verdadeiro" não se está a formar no gráfico da Mota.

double_top_caveats.jpg

Quanto aos fundamentais, vamos fazer como o Jack o Estripador... vamos por partes :lol: :

Primeiro, de acordo com o RC de 2024 da Mota Engil, no final do ano passado, a apreciação de 1% do Kwanza face ao euro teria um impacto de 312 mil euros no resultado líquido enquanto que a apreciação de 1% do dólar face ao euro teria um impacto (um pouco menor) de 257 mil euros, portanto a sua análise que a desvalorização do Kwanza e Dólar face ao euro são negativos para os resultados da Mota é verdadeira... mas o que não fez foi dimensionar verdadeiramente esse impacto.

Eu dou uma ajuda:

Note que a desvalorização do kwanza angolano foi mais expressivo durante 2023, tendo contribuído ativamente para um impacto negativo de 5.5M€ por efeito de variações cambiais ao custo amortizado. Mas desde 2024 que o kwanza angolano ficou relativamente lateralizado face ao euro (conforme se verifica no gráfico abaixo) e já não teve esse impacto nas contas de 2024.

kwanza_eur_chart.jpg

A desvalorização do dólar face ao euro também tem impacto na Mota, mas também esta cotação está contida num canal lateral desde 2023, tendo "ameaçado" quebrar o canal em alta quando Trump foi eleito, e em baixa face à recente asneira das tarifas para o mundo. Fazendo alguma futurologia, não me parece que a estratégia de Trump seja desvalorizar o dólar (apesar de isso até não ser mau para gestão da astronómica dívida americana).

dollar_eur_chart.jpg

O segundo ponto importante é que a estratégia das tarifas americanas já devia ser sobejamente descontada pelos investidores da Mota-Engil que já viram este filme com o "braço de ferro", EUA e México/Canadá que acabaram por ficar suspensas (Tarifas: EUA não aplicarão taxas de 10% ao México e ao Canadá).

Na minha opinião, Trump quer apenas alavancagem negocial e as tarifas nunca foram talhadas para entrar definitivamente em vigor.
Isso pode-se verificar com o mais recente acordo efetuado com o Reino Unido (e divulgado hoje nesta notícia Trump baixa tarifas sobre aço e carros do Reino Unido. Londres facilita importações dos EUA) que detalha que as mega tarifas ao UK foram revertidas mediante alguns acordos comerciais que beneficiam os EUA (para mim é claro que esta sempre foi a verdadeira intenção de Trump desde início, com todos os países do mundo).

Uma coisa que eu sei: Estas subidas não vêm do nada...

Enquanto uns se preocupam com as posições a descoberto declaradas de +/- 1% sobre o capital da Mota-Engil por parte de fundos "abutres", ninguém se dá ao trabalho de procurar que outros fundos ou investidores institucionais andam a reforçar desde o início do ano e que já têm uma posição longa bem superior a essa "mísera" percentagem.

No gráfico da titularidade da Mota Engil, constante na DeGiro, referente a posições longas abertas até 31 de março, podemos constatar que, excluíndo os 2 acionistas de referência e a posição quase fixa da IMG, já temos 7 fundos a deter 3.5% do capital da Mota-Engil e a maioria não tinha ações da empresa no final de 2024, agora cada um tire as suas conclusões daqui :-k

titularidade.jpg

................................... ........... ........

Olá, Rolling_Trader

Agradeço o teu comentário detalhado, particularmente a explicação técnica sobre o duplo topo — é sempre bom ter contrapontos fundamentados.
De facto, tens razão ao referir que o padrão clássico requer confirmação pela quebra da "neckline", algo que, até ao momento, não se verificou no gráfico da Mota-Engil. Admito que a minha leitura pode ter sido antecipada, talvez enviesada por sinais de hesitação na zona dos 4€ e pela divergência em alguns indicadores de momentum que sigo de perto. Nesse sentido, reformulo: não um duplo topo confirmado, mas um possível sinal de esgotamento da tendência, que para mim, aliado aos fatores externos, justificou prudência.
Quanto ao enquadramento macroeconómico, tens razão em pedir a quantificação dos impactos — e agradeço por teres trazido esses dados do RC 2024. O meu ponto principal, porém, não era tanto o impacto imediato e direto, mas sim o risco acumulado: petróleo em queda, pressão cambial em mercados-chave, e um ambiente internacional onde qualquer faísca política pode desencadear retrações rápidas no investimento. Sabemos que a perceção dos investidores muitas vezes antecipa os dados duros — e foi essa perceção que me levou a adotar uma postura mais defensiva neste momento.
Claro que estas subidas não acontecem por acaso — e é precisamente isso que me mantém atento. Caso surjam novos sinais técnicos ou uma estabilização dos fatores de risco, estou perfeitamente aberto a reentrar na posição. Tal como referiste, preservar capital é fundamental quando o contexto é mais incerto.
A troca de ideias é o que enriquece este espaço, por isso obrigado pelo teu contributo e pela forma detalhada como expuseste a tua visão.

Cumprimentos,
J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Massao1 » 9/5/2025 13:10

iniciado1 Escreveu:
Sinedrio Escreveu:
cristianosantos85 Escreveu:vais comprá-las depois mais caras... :mrgreen:

Certinho. Opah, se há coisa na Mota-Engil que um gajo sabe é que quando está bull, é comprar e ficar quieto. Dito isto, na história dos Bull da Mota, ela foi uma vez aos 8 euros, outra passou os 6 euros e outra quase lá chegou. Parar antes dos 4 seria estranho...e uma novidade.

Bem verdade , tambem cometi o erro de as despachar a 3,98 á espera de uma correção , certo que ela ontem corrigiu ,poderia ter entrado , mas pensei que a correção ia mais longe.
Maldito vicio dos dedos a mexer no teclado....... :wall: :wall: :wall:

As compras ainda estão disponíveis.
No meu caso, ontem comprei a 3,66, e assim aumentei o PM que ficou a 3,15.

por iniciado1 » 9/5/2025 12:26

Sinedrio Escreveu:

Certinho. Opah, se há coisa na Mota-Engil que um gajo sabe é que quando está bull, é comprar e ficar quieto. Dito isto, na história dos Bull da Mota, ela foi uma vez aos 8 euros, outra passou os 6 euros e outra quase lá chegou. Parar antes dos 4 seria estranho...e uma novidade.

Bem verdade , tambem cometi o erro de as despachar a 3,98 á espera de uma correção , certo que ela ontem corrigiu ,poderia ter entrado , mas pensei que a correção ia mais longe.
Maldito vicio dos dedos a mexer no teclado....... :wall: :wall: :wall:

Registado: 12/4/2021 11:59

por Sinedrio » 9/5/2025 12:18

por Aqui_Vale » 9/5/2025 11:12

Aqui vai o Boneco, espero que seja útil.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA resistência.png

José Ortega Y Gasset

por Massao1 » 9/5/2025 10:40

Aqui_Vale Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:

Cada negócio, é um negócio e estas Mais Valias já cá cantam. :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino

E foi o que aconteceu... :-"
Dei cumprimento a uma das minhas regras, sobe mais ou menos 3% , com Volume: Compra... :pray:

Haja coerência e capacidade para assumir os próprios erros

CumPrim/
ValeAquilino

Pode postar um quadro a 4,07.
Obrigado

por Aqui_Vale » 9/5/2025 10:30

Aqui_Vale Escreveu:

CumPrim/
ValeAquilino

E foi o que aconteceu... :-"
Dei cumprimento a uma das minhas regras, sobe mais ou menos 3% , com Volume: Compra... :pray:

Haja coerência e capacidade para assumir os próprios erros

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Massao1 » 9/5/2025 8:34

Aqui_Vale Escreveu:Para mais tarde recordar... :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Em formação de um novo canal.

por Luzemburg » 9/5/2025 8:27

Quando as meninas da secretaria vendem, abre-se caminho para voos mais altos. Adeus cotação abaixo de 4€.
Editado pela última vez por Luzemburg em 9/5/2025 11:42, num total de 3 vezes.

por tami » 9/5/2025 8:19

Relembrar a subida do inicio de 2023 e simultaneamente sair porque "dá sinais de exaustão" não é lá muito coerente. Em 2023 também teve algumas paragens para "respirar", mas quem saiu a meio dificilmente a apanhou mais em baixo (e provavelmente já não voltou a entrar, por estar muito "esticada"). E se for para repetir o padrão (não faço ideia do comportamento nos próximos dias, tenho a bola de cristal avariada) dessa altura, a subida ainda está no inicio.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Rolling_Trader » 9/5/2025 0:17

J.f.vieira Escreveu:Decidi encerrar totalmente a minha posição em Mota-Engil após identificar sinais claros de exaustão na tendência de subida recente. A ação aparenta estar a formar um padrão de duplo topo, o que fez quando chegou a 5.96...sinal clássico de possível reversão, o que levanta dúvidas quanto à continuidade do movimento ascendente no curto prazo.
A queda do preço do petróleo poderá condicionar negativamente os investimentos públicos e privados em infraestruturas, sobretudo em mercados onde a Mota-Engil tem uma presença relevante.
A desvalorização do dólar pode impactar receitas indexadas a essa moeda, enquanto a depreciação do kwanza angolano aumenta os riscos cambiais nas operações africanas da empresa, nomeadamente em Angola, um mercado-chave.
Acresce ainda a crescente incerteza geopolítica e comercial, com os Estados Unidos a ponderarem novas tarifas sobre produtos e sectores estratégicos. Este clima de instabilidade pode afetar a confiança dos investidores e provocar uma retração no investimento internacional, penalizando empresas com grande exposição externa como a Mota-Engil.
Com este enquadramento, considero prudente sair temporariamente da posição e observar a evolução dos próximos dias. Em mercados voláteis e influenciados por fatores externos, preservar capital é muitas vezes a melhor estratégia. Estarei atento a novos sinais técnicos e fundamentais que possam justificar um eventual reingresso em condições mais favoráveis.

J.f.vieira

Olá j.f.vieira, não consigo mesmo visualizar qualquer duplo topo na tendência da Mota Engil desde o início do ano.

Note que um duplo topo (ou triplo topo) é um dos padrões técnicos mais claros que existem de exaustão de tendência ascendente, tal como descrito em Double Top: Definition, Patterns, and Use in Trading

Três premissas são fundamentais para um duplo topo clássico ocorrer:

:arrow: Existir uma tendência ascendente (uptrend ou bullish trend) (há quem veja duplo topos em gráficos lateralizados ou com tendência principal descendente, o que é, no mínimo, bizarro);
    :arrow: Existir o atingimento de um máximo seguido de uma inflexão e nova subida a esse máximo (isso não está visível no gráfico atual da Mota-Engil);
    :arrow: E o mais importante é existir confirmação do duplo topo, caracterizado pelo cruzamento, em baixa, de uma linha suporte (neckline)
A única premissa verdadeira, no gráfico da Mota, é a primeira. Efetivamente, estamos em uptrend bullish, porém não ocorreu nenhum duplo topo verdadeiro com inversão ou exaustão da tendência principal.

Repare no gráfico da investopedia (do link que forneci acima) e verá um duplo topo "falso", seguido de um verdadeiro... esse padrão "verdadeiro" não se está a formar no gráfico da Mota.

double_top_caveats.jpg
double_top_caveats.jpg (53.39 KiB) Visualizado 5071 vezes

Quanto aos fundamentais, vamos fazer como o Jack o Estripador... vamos por partes :lol: :

Primeiro, de acordo com o RC de 2024 da Mota Engil, no final do ano passado, a apreciação de 1% do Kwanza face ao euro teria um impacto de 312 mil euros no resultado líquido enquanto que a apreciação de 1% do dólar face ao euro teria um impacto (um pouco menor) de 257 mil euros, portanto a sua análise que a desvalorização do Kwanza e Dólar face ao euro são negativos para os resultados da Mota é verdadeira... mas o que não fez foi dimensionar verdadeiramente esse impacto.

Eu dou uma ajuda:

Note que a desvalorização do kwanza angolano foi mais expressivo durante 2023, tendo contribuído ativamente para um impacto negativo de 5.5M€ por efeito de variações cambiais ao custo amortizado. Mas desde 2024 que o kwanza angolano ficou relativamente lateralizado face ao euro (conforme se verifica no gráfico abaixo) e já não teve esse impacto nas contas de 2024.

kwanza_eur_chart.jpg
kwanza_eur_chart.jpg (25.57 KiB) Visualizado 5071 vezes

A desvalorização do dólar face ao euro também tem impacto na Mota, mas também esta cotação está contida num canal lateral desde 2023, tendo "ameaçado" quebrar o canal em alta quando Trump foi eleito, e em baixa face à recente asneira das tarifas para o mundo. Fazendo alguma futurologia, não me parece que a estratégia de Trump seja desvalorizar o dólar (apesar de isso até não ser mau para gestão da astronómica dívida americana).

dollar_eur_chart.jpg
dollar_eur_chart.jpg (29.9 KiB) Visualizado 5071 vezes

O segundo ponto importante é que a estratégia das tarifas americanas já devia ser sobejamente descontada pelos investidores da Mota-Engil que já viram este filme com o "braço de ferro", EUA e México/Canadá que acabaram por ficar suspensas (Tarifas: EUA não aplicarão taxas de 10% ao México e ao Canadá).

Na minha opinião, Trump quer apenas alavancagem negocial e as tarifas nunca foram talhadas para entrar definitivamente em vigor.
Isso pode-se verificar com o mais recente acordo efetuado com o Reino Unido (e divulgado hoje nesta notícia Trump baixa tarifas sobre aço e carros do Reino Unido. Londres facilita importações dos EUA) que detalha que as mega tarifas ao UK foram revertidas mediante alguns acordos comerciais que beneficiam os EUA (para mim é claro que esta sempre foi a verdadeira intenção de Trump desde início, com todos os países do mundo).

Uma coisa que eu sei: Estas subidas não vêm do nada...

Enquanto uns se preocupam com as posições a descoberto declaradas de +/- 1% sobre o capital da Mota-Engil por parte de fundos "abutres", ninguém se dá ao trabalho de procurar que outros fundos ou investidores institucionais andam a reforçar desde o início do ano e que já têm uma posição longa bem superior a essa "mísera" percentagem.

No gráfico da titularidade da Mota Engil, constante na DeGiro, referente a posições longas abertas até 31 de março, podemos constatar que, excluíndo os 2 acionistas de referência e a posição quase fixa da IMG, já temos 7 fundos a deter 3.5% do capital da Mota-Engil e a maioria não tinha ações da empresa no final de 2024, agora cada um tire as suas conclusões daqui :-k

titularidade.jpg

Registado: 1/1/2024 14:39

por Luzemburg » 8/5/2025 21:52

Sell in May and go way is a good strategy?

To answer this, I've also examined the numbers from a more recent perspective, analysing the S&P 500 since 2000: Investing solely from November to April delivered returns around 210%. Investing only from May to October yielded a mere 29%.

Porém maio ainda não acabou.
Editado pela última vez por Luzemburg em 9/5/2025 9:39, num total de 1 vez.

por J.f.vieira » 8/5/2025 21:24

Decidi encerrar totalmente a minha posição em Mota-Engil após identificar sinais claros de exaustão na tendência de subida recente. A ação aparenta estar a formar um padrão de duplo topo, o que fez quando chegou a 5.96...sinal clássico de possível reversão, o que levanta dúvidas quanto à continuidade do movimento ascendente no curto prazo.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Aqui_Vale » 8/5/2025 18:54

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Aqui_Vale » 8/5/2025 18:51

Cada negócio, é um negócio, e estas Mais Valias já cá cantam :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por cristianosantos85 » 8/5/2025 18:45

vais comprá-las depois mais caras... :mrgreen:

Registado: 10/9/2015 16:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, carlosdsousa, Google [Bot], HFCA, icemetal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Sinedrio, trilhos2006, yggy e 112 visitantes