Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Não fechem os olhos"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Fechar os olhos

por jarc » 8/1/2005 15:17

Pois é... mas tb às vezes a coisa é tão bem feita que ninguém nota e, como não se chega a saber, todos gostam e ninguém reclama nem há processos em tribunal. O problema é que provavelmente quem soube, soube pouco antes e entrou a matar. Caso soubesse com tempo podia per acumulado sorrateiramente. Talvez seja mais uma questão de tempo que outra coisa.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Ulisses Pereira » 8/1/2005 3:24

Uma semana depois de ter publicado este artigo no Caldeirão e n`"O Independente", o Expresso hoje puxa o assunto à baila:

"Transacções estranhas na PTM "

"A BOLSA portuguesa está a braços com mais uma forte suspeita de utilização de informação privilegiada em compras e vendas de acções. Desta vez a suspeita incide sobre transacções de títulos da PT Multimédia (PTM) antes de ser anunciado que a empresa ia avançar com uma série de operações que visam criar valor para as acções.

No dia 28 de Dezembro, deu nas vistas a corrida às acções da PTM verificada durante toda a sessão, mas sobretudo a partir das 14 horas. No total foram negociadas 721.133 acções, o número mais elevado do ano, a que corresponderam 477 operações. A empresa acabaria por fechar a sessão a subir 2,25%, quando o índice PSI-20 terminou o dia com ganhos de apenas 0,04%.

O movimento foi ainda mais estranho por se tratar da semana que antecedeu a passagem de ano, tradicionalmente fraca no que diz respeito a transacções. Nos dias anteriores o número de acções negociadas foi bastante baixo. A 27 de Dezembro, foram transaccionadas apenas 44.890 acções, correspondentes a 70 negócios. No dia 24, foram negociadas 2326 acções, correspondentes a oito negócios; a 23, foram 84.330 acções, com 67 negócios, e a 22, 94.413 acções, relativas a 110 negócios.

Durante a sessão os operadores foram atribuindo a subida da cotação e o forte volume de transacções aos rumores de que a PTM se preparava para avançar com um programa de recompra de acções. O que acabaria por ser confirmado por volta das 23 horas, através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), na sequência de uma reunião do conselho de administração da PTM. A empresa não só confirmou que ia avançar com a recompra de acções até 10% do seu capital, como também disse que ia dividir cada uma das acções em duas, por via de um «stock split», e reestruturar o seu balanço, através de um aumento de € 169 milhões nas reservas distribuíveis. A ideia de a PTM avançar com a compra de acções próprias já vinha de trás, mas só nesse dia foi efectivamente confirmada.

A CMVM, quando confrontada com as suspeitas em torno destas transacções, afirmou que «o assunto está a ser analisado». A verificar-se que houve compras de acções com base na informação de que a PTM ia lançar o programa de recompra de acções - como tudo parece indicar -, o caso poderá ser enviado à Procuradoria-Geral da República e chegar aos tribunais, à semelhança do que tem acontecido noutros processos.

Pedro Lima"

(in www.expresso.pt)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Junto anexo a resposta da CMVM ...

por Xanax » 5/1/2005 11:43

relacionada com este assunto, ao contrário deles , não me vou escudar no sigilo profissional e vou com todo o gosto publicá-la.

E-MAIL Nº 24857/PI/GAIM/2004/8
DATA 2005.01.05

COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Av. da Liberdade N.º 252 Telefs.: 21 317 70 00
1056 - 801 Lisboa Fax: 21 353 70 77 / 78
Portugal E-mail: cmvm@cmvm.pt
Contribuinte nº: 502 549 254
De/From: CMVM Cc:
Gabinete de Apoio ao Investidor e Mediação
Para/To: Xanax E-Mail:

Assunto: Informação referente a eventual processo de averiguações sobre negociação de acções representativas do capital social da PT Multimédia – Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A., na sessão de bolsa do dia 27 de Dezembro de 2004

Exmº. Senhor,

Na sequência da mensagem de correio electrónico, que V. Exª. teve a amabilidade de enviar a esta Comissão, cumpre esclarecer que: a informação sobre a instauração de eventuais inquéritos, é ela própria abrangida pelo segredo profissional; contudo, a CMVM no âmbito das competências de supervisão que lhe são atribuídas por lei, está atenta às situações ocorridas em mercado.

Com os melhores cumprimentos.

A Técnica O Subdirector

Maria Carvalho Martins Luís Guilherme Catarino
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por pedras11 » 1/1/2005 13:47

Volto a referir que não considero este caso "inside" trading.

Os investidores foram atrás de um rumor, que se veio a confirmar, e obviamente houve quem lucrou com isso.

Outras vezes foram atrás de outros rumores e perderam. Perderam e muito.E, nessas alturas de perdas não vi ninguém fazer referência a "inside" trading. Dou como exemplo o rumor de uma possivél compra do Bcp por um banco não espanhol(+- em Maio), a cotação subiu de 1,96€ até máximo de 2,09€(com grandes compras) e....até hoje não chegou a esses valores.

Qual a diferença destes dois casos? Apenas que um dos rumores se confirmou e outro não.

Querem mais rumores que se confirmaram?

- Sonae, venda da Portucel
-Imprensa compra Sic
-Reditus entra no Psi-20
-Aumento Capital Edp
-Etc, etc. etc.

Registado: 31/10/2004 1:09

Quem manda pode

por Aldeão global » 1/1/2005 11:16

zé povinho Escreveu:as Autoridades existem para fazer cumprir as leis

O que acontece é que quem manda pode modificar a lei quando lhe convem e por vezes com efeitos retroactivos.
Também existe uma coisa chamada amnistia que anula as ilegalidades cometidas e que só pode ser emitida por quem manda.
O que acontece é que o mercado também reflete e reage ao "inside trading" e os que se atrasam ficam com a batata quente nas mãos.
Se tudo fosse previsível só os grandes ganhavam porque previam mais cedo.
Assim também ganham porque sabem primeiro.
Se não os pode vencer junta-te a eles e lucra com isso.
Bom ano de 2005, bons negócios e melhor viver.
Uma forma simples de acompanhar o mercado é comprar no suporte e vender na resistência.

Registado: 22/5/2004 12:23

por zé povinho » 1/1/2005 4:12

fazer "inside trading", usar "informação previligiada", "fugir aos impostos" ainda é crime em Portugal

as Autoridades existem para fazer cumprir as leis

que as autoridades trabalhem, até que "as mãos lhes doam" e que quem deve cumprir a Lei a cumpra.

enquanto quizer-mos ser "chicos espertos" ou "tipos desenrascados" não iremos a lado nenhum

como não fomos até hoje e por isso somos dos menos desenvolvidos da Europa.

custe a quem custar, temos que olhar a vida em sociedade duma forma mais responsável e adulta, e se cada um fizer a sua parte, certamente poderemos progredir.

e por isso todo o meu apoio ao texto do Ulisses e a mais completa oposição a "Vitor Coimbra" e muitos assim.

Registado: 4/11/2002 23:38

por maisum_CALD » 31/12/2004 19:55

Ulisses Pereira Escreveu:O que sucedeu ontem com a negociação da PTM é daqueles episódios que me deixam triste e descrente quanto ao futuro do nosso mercado. Todos fecham os olhos, fingindo não ver e não entender.

Na noite de ontem, a PTM informou o mercado que iria realizar um programa de recompra de acções, um "stock split" e uma reestruturação de balanço. A forma escolhida para realizar esse programa de recompra de acções é bastante original e, na minha opinião, positiva para a acção, mas não é sobre isso que me quero centrar.

O que aconteceu na sessão de ontem, antes da PTM comunicar essa notícia ao mercado? Uma bela subida da acção no mercado, depois de mais de um mês e meio quase sem oscilações e num dia em que o nosso mercado esteve completamente adormecido. Não foi só a subida que chamou a atenção de quem acompanha regularmente o nosso mercado, mas sobretudo as mais de 700 mil acções negociadas! Se tivermos em conta que a média de acções negociadas diariamente ronda as 100 mil, percebemos que, por uma estranha coincidência, antes da saída de tão importante notícia a acção negociou 7 vezes mais acções do que o normal.

Obviamente que antes da notícia sair já muitas pessoas a conheciam e negociaram com base nisso. Mas isto constitui um crime de mercado, punível por lei. Curiosamente, em nenhum órgão de Comunicação Social vi referência a tão estranha coincidência. Os olhos continuam a fechar-se a situações que têm que terminar no nosso mercado, de uma vez por todas, sob pena da sua completa descredibilização. E se muitos podem fechar os olhos, a CMVM - entidade que supervisiona o nosso mercado - não o pode fazer, pelo que aguardo com expectativa para saber se vai ser aberto algum processo de averiguação.

Sendo este é um fórum de troca de ideias e discussão essencialmente de assuntos de bolsa e após ter relido o artigo do Ulisses não consigo encontrar nenhum ponto onde ele tivesse metido o pé na argola como alguns participantes apregoam. Pode não se concordar mas daí até “massacrar” alguém que pede “averiguação” e que justifica com argumentos bem visíveis por todos...

Pessoal divirtam-se que para o ano há mais.
Um abraço

Registado: 23/9/2004 1:02

Eu sou a favor da ordem e legalidade...

por scuba » 31/12/2004 18:54

....e quem tem direito de antena deve tb ter responsabilidade pelos seus actos.

Apelo á CMVM directamente que investigue e faça recair a justiça sob os insiders ou sobre quem com responsabilidade levanta "falsas supeitas" que podem essas sim ajudar a minar a credibilidade dos investidores!

Sejamos todos responsáveis pelos nossos actos!

cumps e boas entradas Ulisses

scuba
scuba

O ulisses não estará a ser injusto para com alguns...

por scuba » 31/12/2004 17:27

...participantes...e demasidado simplista e redutor nesta sua resposta?

"Acho que, depois do que aqui se tem escrito por alguns dos participantes, só tenho uma coisa a dizer: Acabe-se com a lei do "inside trading"

Ah... e já agora acabe-se com a punição sobre a fuga aos impostos. As pessoas também fogem e dizem que acham muito bem em fugir... "

Errar todos erramos, reconhecer nem todos!

abraço e continuação de boas festas

Scuba
scuba

por Ulisses Pereira » 31/12/2004 13:49

Não precisa de se exaltar para discutir. O Caldeirão é um espaço de agradável troca de ideias e ainda por cima estamos em ambiente de festa...

Posso dizer-lhe que nunca usei informação priveligiada para negociar. Não vou estar aqui a dizer se isso acontecesse o que faria, porque a vida já me ensionou que dizer "Jamais farei isto" é um mero exercício teórico e só quando confrontados com as situações é que sabemos como reagir.

Ou seja, eu não estou a dizer que sou santo ou deixo de o ser, o que estou a dizer é que quem comete ilegalidades deve ser punido e, tal como na fuga ao fisco, nos crimes de mercado o combate deve apertar, para que as condições se tornem de menor desigualdade entre todos os investidores.

E se assim não fosse, as leis de mercado em todo o mundo não estariam a caminhar nesse sentido e o número de sentenças sobre "inside" trading não teria aumentado como tem. Felizmente, a bem da verdade e a bem de um mercado mais justo.

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Diga-me uma coisa.

por Vitor Coimbra » 31/12/2004 13:42

É obvio que se é crime não se deve praticar, mas comparar com fuga a impostos?????

Quem foge aos impostos, não devia ir ao Hospital nem andar em estradas publicas, embora os impostos sejam neste pais muito injustos.

Mas diga-me lá, se um amigo seu que tabalha numa determinada empresa lhe telefona-se e lhe conta-se que existia um rumor que a empresa ia fazr um comunicado a dizer que iria ser comprada e iriam pagar 30% do valor actual do mercado, o que fazia voçe?

Ficava quieto?

Não comprava nenhuma acção?

Se voçe visse um terreno á venda e um amigo da Camarã Municipal da sua zona lhe conta-se que daqui a 1 ano iria passar ali perto uma estrada que iria valorizar a zona para o dobro e voçe tivesse dinheiro disponivel, que fazia?

Não comprava?

Avisava a pessoa para colocar mais caro?

Se voçe é assim tão puro e santo e não comprava nenhuma acção e nem o terreno diga-me, porque parabens, deverá ganhar o premio o maior mentiroso do ano.

Já agora, quando a PTM passou os 18 euros de sinal de compra, nem necessitava de informação preveligiada, ela só veio dar razão.

Não estou aqui para o ofender, mas esse artigo é mesmo de moralismo falso que só serve para os outros e não para si.
Vitor Coimbra

por maisum_CALD » 31/12/2004 13:31

Já agora voltemos ao início do século XX onde predominava a anarquia. A ordem vai-se esfumando lentamente, depois há uma aceleração e depois o caos total. Há uma teoria que diz que só depois do caos será possível voltar a instalar a ordem!!!

Um abraço

por Ulisses Pereira » 31/12/2004 13:15

Acho que, depois do que aqui se tem escrito por alguns dos participantes, só tenho uma coisa a dizer: Acabe-se com a lei do "inside trading" :roll:

Ah... e já agora acabe-se com a punição sobre a fuga aos impostos. As pessoas também fogem e dizem que acham muito bem em fugir...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Nem parece

por Jacsilva » 31/12/2004 11:33

Vitor Coimbra. Escreveu:Nem parece de alguem que anda na bosla há anos.

Alguma vez na vida voçe acredita que não vai haver informações previligiadas???

Agora responda:

Se fosse receber uma informação que irá beneficiar um determinado titulo voçe não comprava?????

Será voçe um santo????

Tenha dó, isso é muito giro escrever, mas venha para a realidade.

Gostava de ouvir uma jura sua se algum dia não aproveitou uma informação previligiada e não irá aproveitar.

E quem tem telhados de vidro não vêm com lições de moral.

Ainda por cima foi uma informação que fez o titulo sbir, se fosse para cair ainda se entendia, agora quem ficou prejudicado, alguem ficou pelo facto de alguns terem comprado antes da noticia?

Podemos querer um mundo perfeito, mas devemos saber a realidade e não dar lições de moral se essas lições só servem para os outros.

Atentamente

a questão que colocou ao Ulisses não é a mais correcta pois ele como todos nós de certeza que tiraria proveito de tal informação , a questão é que quêm detem a informação obtida logo na origem a deve manter e não fazer uso dela. CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÂO e .....
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por maisum_CALD » 31/12/2004 11:15

Ordem = 0
Desordem = 2

continuação............

por sol » 31/12/2004 11:11

Vistas bem as coisas, já não me custa nada fechar os olhos de quando em vêz.
Bem sei que aquela de fechar os olhos também não é para mim, não fechamos todos nós os olhos todos os dias, perante tantas coisas, que consideramos erradas.

É evidente que dá um excelente artigo de jornal sempre, mas devo confessar caro Ulisses, que esse eu não vou ler outra vez, porque é daqueles baratos, que não vale a pena ler mais que uma vez.
De qualquer maneira obrigado, por nós fazer lembar, que vivemos no País do salve-se quem poder.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por maisum_CALD » 31/12/2004 11:09

Ordem = 0
Desordem = 1

resp.

por sol » 31/12/2004 10:46

Vão acontecer mais situações deste tipo enquanto não for obrigatória a suspensão do título durante um espaço de tempo razoável, sempre que qualquer imformação relevante tenha que ser comunicada ao mercado está é que é a grande questão.

Tudo o resto é falatório para o Inglês ver.
Não tem de ser comunicado primeiro aqui nem ali é a suspensão pura e simples, ponto final, enquanto assim não fôr estão a fazer de conta.

Tenham uma vêz por todas de ter a coragem de alterar o códico isso é que seria uma demontração de querer mudar as coisas, volto a repetir tudo o resto é treta.

Bom dia a todos.
sol

Registado: 17/12/2002 10:41

Nem parece

por Vitor Coimbra. » 31/12/2004 10:30

Nem parece de alguem que anda na bosla há anos.

Alguma vez na vida voçe acredita que não vai haver informações previligiadas???

Agora responda:

Se fosse receber uma informação que irá beneficiar um determinado titulo voçe não comprava?????

Será voçe um santo????

Tenha dó, isso é muito giro escrever, mas venha para a realidade.

Gostava de ouvir uma jura sua se algum dia não aproveitou uma informação previligiada e não irá aproveitar.

E quem tem telhados de vidro não vêm com lições de moral.

Ainda por cima foi uma informação que fez o titulo sbir, se fosse para cair ainda se entendia, agora quem ficou prejudicado, alguem ficou pelo facto de alguns terem comprado antes da noticia?

Podemos querer um mundo perfeito, mas devemos saber a realidade e não dar lições de moral se essas lições só servem para os outros.

Atentamente
Vitor Coimbra.

por GAB » 31/12/2004 10:16

O mercado é constituido por insiders...independentemente de serem ou não punidos...no mercado vai continuar a haver informação "previligiada".

Contudo saliento um artigo anterior " Culpados " onde lá se deveria incluir isto sobre insiders.(NAO ADIANTA DE NADA OS INVESTIDORES CULPAREM OS INSIDERS PELOS "MOVIMENTOS").

abraço & Bom 2005

Registado: 18/11/2004 16:43

por maisum_CALD » 31/12/2004 9:58

Scuba
Após os teus considerandos a questão agora passou a ser se és a favor da ordem ou da desordem

Um abraço

Eu sei Ulisses...

por scuba » 31/12/2004 1:54

...que adoras o mercado, mas transcrevendo esta frase tua -

" é daqueles episódios que me deixam triste"

- e acrescentando o tempo que dedicaste a tal episódio....

...eu pessoalmente gostei muito mais da análise ao título do que das tuas considerações sobre o referido episódio.

felicidades e cumps

scuba
scuba

por Ulisses Pereira » 31/12/2004 1:38

Scuba, o título é um dos 10 maiores da Bolsa portuguesa. Que é a nossa...

Bem sei que muitos gostariam que eu deixasse de escrever sobre a nossa Bolsa, mas eu não o faço apesar de já não negociar nela (apenas em ocasiões excepcionais). Há muitos investidores que continuam a negociar no nosso mercado e também é para eles que escrevo.

E eu não me aborreço com o mercado. Adoro-o. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

acrescento tb...

por scuba » 31/12/2004 1:30

...que o levantar de suspeitas sem provas tb não ajuda a credibilizar o sistema. Para mais vindo de tão ilustre membro desta comunidade cibernauta.

E Ulisses não te aborreças com o mercado aproveita-te dele, é o meu conselho.

Há milhares de oportunidades em Milhares de activos pelo mundo fora para te preocupares com uma EVENTUAL jogada menos limpa de um título SECUNDÁRIO de um mercado PERIFÉRICO ...penso eu de que.

cumps

scuba
scuba

por Ulisses Pereira » 31/12/2004 1:09

ganhar mais de 4% parece-lhe pouco? A mim não... sobretudo quando são quase certos.

E não deixa de ser sintomático que o volume forte de ontem foi muito semelhante ao volume muito forte de anteontem. Quem comprou na véspera vendeu no dia seguinte, com o seu lucrozinho :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Goya777, Hawk66, iniciado1, leao, PAULOJOAO e 135 visitantes