Mota Engil - Tópico Geral
Fecho da posição curta da Qube Research
A Qube Research comunicou na passada sexta feira (dia 4) o fecho total da sua posição curta no dia anterior (quinta, dia 3).
Ao contrário da maioria dos fundos, que apenas reduz a posição para um limiar inferior ao da comunicação obrigatória, a Qube fechou completamente o short.
Mas... a Qube Research tem tendências bipolares, no caso do BCP, entre outubro e novembro do ano passado, este hedge fund abriu e fechou o short umas 10 vezes... por isso é melhor não lançar já os foguetes.
Ao contrário da maioria dos fundos, que apenas reduz a posição para um limiar inferior ao da comunicação obrigatória, a Qube fechou completamente o short.
Mas... a Qube Research tem tendências bipolares, no caso do BCP, entre outubro e novembro do ano passado, este hedge fund abriu e fechou o short umas 10 vezes... por isso é melhor não lançar já os foguetes.
Re: Mota Engil - Tópico Geral

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Boa malha, Vale. Nem tudo foi mau, o Dax deu mesmo o trambolhão. Agora parece-me que chega de quedas na Mota. Como diz o homem das tarifas: é hora de ficar rico.
Ainda há quem ache que o Trump merece alguma credibilidade

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Boa malha, Vale. Nem tudo foi mau, o Dax deu mesmo o trambolhão. Agora parece-me que chega de quedas na Mota. Como diz o homem das tarifas: é hora de ficar rico.
Anélito Escreveu:As partilhas do Vale Aquilino têm sido extraordinariamente certeiras. Obrigado por partilhar.
Ás vezes acertamos,

Faço os Bonecos para consumo próprio, não me custa partilhar, se bem que nem todos gostem, principalmente quando as indicações são de vir para baixo. Em qualquer dos cenários é que alguém tire proveito, mas nunca por influência.

Vai mais um Boneco, talvez possa se útil.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao "Rolling_Trader", o contributo e partilha da análise às contas da MOTA.
Aos moderadores, também deixo aqui um apelo, tal como o "Rolling_Trader" já o fez por diversas vezes: coloquem lá um "botão" com o polegar para cima, e já agora outro com o polegar para baixo pois tem que haver possibilidade ao contraditório.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Boa malha, Vale. Nem tudo foi mau, o Dax deu mesmo o trambolhão. Agora parece-me que chega de quedas na Mota. Como diz o homem das tarifas: é hora de ficar rico.






pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Boa malha, Vale. Nem tudo foi mau, o Dax deu mesmo o trambolhão. Agora parece-me que chega de quedas na Mota. Como diz o homem das tarifas: é hora de ficar rico. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
As partilhas do Vale Aquilino têm sido extraordinariamente certeiras. Obrigado por partilhar.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
As partilhas do Vale Aquilino têm sido extraordinariamente certeiras. Obrigado por partilhar.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Apenas uma atualização...![]()
![]()
CumPrim/
ValeAquilino
está visto que temos marinheiro...

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Trump recuar? Não me parece que vá acontecer a menos que alguns países se sentem à mesa das negociações e reduzam algumas das suas tarifas, mas pelo que vemos da UE, por exemplo, a vontade é de escalar o problema!
Alguém podia explicar ao Trump o que é o IVA e como é que ele o poderia implementar nos EUA e assim tínhamos o problema resolvido!
Alguém podia explicar ao Trump o que é o IVA e como é que ele o poderia implementar nos EUA e assim tínhamos o problema resolvido!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
se nada acontecer em duas semanas....fecham
vamos esperar que o Trump recue em toda a linha !
vamos esperar que o Trump recue em toda a linha !
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
SalvaFP Escreveu:cuidado com as tarifas
a Stellantis acaba de anunciar o encerramento das suas fabricas no Mexico e Canada
Calma... não foi bem isso!
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/stellantis-says-will-temporarily-lay-off-900-us-workers-following-tariff-2025-04-03/
Stellantis said its Windsor Assembly, where the Chrysler Pacifica and Voyager minivans and Dodge Charger Daytona are made, will be down for two weeks while Toluca Assembly in Mexico, where the Jeep Compass and Jeep Wagoneer S are made, will be down for the month of April.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
cuidado com as tarifas
a Stellantis acaba de anunciar o encerramento das suas fabricas no Mexico e Canada
a Stellantis acaba de anunciar o encerramento das suas fabricas no Mexico e Canada
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O esquema de pagamentos anunciado por Claudia Sheinbaum beneficia diretamente a Mota-Engil ao garantir maior liquidez financeira para os seus projetos no México, incluindo a construção de uma planta de fertilizantes em Veracruz, avaliada em 1,2 mil milhões de dólares. Com pagamentos mais previsíveis da PEMEX, a empresa pode avançar com segurança nas fases do projeto, reduzindo riscos financeiros e operacionais.
https://www.elpinero.mx/claudia-sheinba ... -veracruz/
https://www.elpinero.mx/claudia-sheinba ... -veracruz/
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
São 30 milhoes de euros. Era mais nessa altura porque o psso colombiano desvalorizou bastante.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A Mota-Engil venceu o litígio arbitral contra o Estado colombiano, que foi condenado a pagar cerca de 140 mil milhões de pesos devido a disputas contratuais relacionadas com um megaprojeto educativo iniciado durante o governo de Juan Manuel Santos. O caso reflete problemas na execução do projeto, resultando numa decisão favorável à construtora portuguesa.
https://www.google.com/amp/s/www.elespe ... utType=amp
https://www.google.com/amp/s/www.elespe ... utType=amp
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:Foi adjudicada ao consórcio liderado pelos espanhóis - Ortiz Construcciones y Proyectos SA.
Sim também estava a assistir em direto ao streamer da adjudicação, a Mota Engil apresentou a proposta mais cara.
A obra foi adjudicada ao consórcio "Estructura Plural Línea Férrea Central", composto por "Ortiz Construcciones y Proyectos, CI Colombian Natural Resources e Transferport"
No entanto, importa referir que a Colômbia está com uma inflação acentuada (5.28% em fevereiro passado), uma desvalorização de mais de 50% do peso colombiano face ao euro nos últimos 12 anos e com uma taxa de juro atual de 9,5% definida pelo Banco Central da Colômbia.
Por isso é bom ver que a Mota-Engil não "se atirou para o chão" apresentando o preço mais baixo, significa que está a ser seletiva a prudente na escolha das próximas obras (pode-se dar a esse luxo dado ao backlog de obras em carteira).
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Foi adjudicada ao consórcio liderado pelos espanhóis - Ortiz Construcciones y Proyectos SA.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Penso que a esta hora é de aguardar para perceber que caminho vai querer seguir. Vai ter muito que ver com a concessão em regime de PPP da ferrovia entre Dorada-Chiriguaná na Colômbia. são 740 milhões € a 10 anos.
Penso que se a ME receber essa concessão poderá arrancar definitivamente, de outro modo poderá ir abaixo um pouco, tendo em conta a expectativa que tem sido gerada à volta desta concessão.
https://www.infrapppworld.com/update/final-specifications-published-for-la-dorada-chiriguana-railway-corridor
Penso que se a ME receber essa concessão poderá arrancar definitivamente, de outro modo poderá ir abaixo um pouco, tendo em conta a expectativa que tem sido gerada à volta desta concessão.
The National Infrastructure Agency (ANI) has invited parties to submit their offers for the construction, rehabilitation, improvement, operation and maintenance of the La Dorada-Chiriguaná corridor for 10 years, with a planned investment of US$3.4 billion.
The successful bidder will have to carry out the rehabilitation of the railway track and the construction of an administrative building, an operations control center, two workshops for train maintenance and a cargo transfer center. In addition, they have to do maintenance and repair of the rolling stock. Among the most important social works are the construction of the vehicular and pedestrian bridge over the Sogamoso River in the municipality of Puerto Wilches and Barrancabermeja, and the relocation of two Educational Institutions Santo Domingo and San José, in Cimitarra. The railway corridor crosses the municipalities of La Dorada (Caldas); Sonsón, Puerto Triunfo, Cocorná, Puerto Nare and Puerto Berrío (Antioquia); Cimitarra, Puerto Parra, Simacota, Barrancabermeja, Puerto Wilches, Sabana de Torres and Rionegro (Santander); San Alberto, San Martín, Aguachica, Gamarra, La Gloria, Pelaya, Pailitas, Tamalameque, Chimichagua, Curumaní and Chiriguaná (Cesar).
https://www.infrapppworld.com/update/final-specifications-published-for-la-dorada-chiriguana-railway-corridor
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Temos tendencia para olhar para janelas curtas no mercado, talvez seja por aí. Lembro-me da Mota andar meses a lateralizar no intervalo 1,20-1,40 há não muito tempo, e de ter lá cada vez mais capital "empatado", por não perceber como estava tão sub-avaliada. De repente, no inicio de 2023 começou a subir e valorizou alguns bags em poucos meses. Estou muito confiante que o vai repetir em 2025, mas se for em 2026 também não tenho pressa - tenho perto de 50k ações, e o meu maior problema com a Mota são os impostos que me obriga a pagar em IRS. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:J.f.vieira Escreveu:Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.
Não percebi bem a parte que não compreendes, mas até acho que tendo em conta a macro (quando o mercado cai, primeiro cai tudo e depois logo se vê quais recuperam), se tem aguentado muito bem. Uma queda de 1% num dia em que TODOS os indices, sejam europeus ou americanos, caem 4%...podia ser bem pior.
.................... ................... ..................
Caro Tami,
Entendo o teu ponto de vista, mas o que eu acho estranho é justamente a Mota-Engil não ter acompanhado o crescimento do mercado durante o período em que os índices estavam a subir. Sim, agora, com a queda dos índices, a Mota-Engil tem aguentado bem, o que é positivo, e uma queda de 1% num dia em que todos os índices caem 4% é de facto um bom sinal de resiliência. No entanto, a questão que coloco é por que razão, quando os mercados estavam a subir, a Mota-Engil não acompanhou essa tendência e não refletiu mais o seu bom desempenho.
Parece que, apesar de todos os indicadores positivos, o mercado ainda não tem dado o devido reconhecimento ao crescimento da empresa. Pode ser que haja um atraso na avaliação por parte dos investidores, ou que haja alguma reticência em perceber o real potencial da empresa. Mas, no fundo, acredito que a Mota-Engil tem muito a oferecer e, a médio/longo prazo, o mercado vai acabar por refletir isso.
J.f.vieira
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
J.f.vieira Escreveu:Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.
Não percebi bem a parte que não compreendes, mas até acho que tendo em conta a macro (quando o mercado cai, primeiro cai tudo e depois logo se vê quais recuperam), se tem aguentado muito bem. Uma queda de 1% num dia em que TODOS os indices, sejam europeus ou americanos, caem 4%...podia ser bem pior.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O governo vai investir 211 milhões de euros do PRR na compra de mais de 800 autocarros elétricos para os municípios, com o objetivo de tornar os transportes públicos mais sustentáveis. Isto é uma excelente oportunidade para empresas que trabalham nesta área, e a Mota-Engil pode ser uma das grandes beneficiadas.
A Mota-Engil Renewing, que se foca na mobilidade elétrica e transição energética, já ganhou contratos importantes para fornecer autocarros elétricos. Em Viana do Castelo, por exemplo, vai entregar 15 autocarros num negócio de mais de 5 milhões de euros. Também conseguiu um contrato para fornecer oito autocarros elétricos à STCP por 2,75 milhões de euros.
Além disso, a empresa tem um plano ambicioso para expandir a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, com a meta de atingir 7.500 pontos de carregamento em Portugal, Espanha e Polónia até 2028.
Tendo em conta esta aposta da Mota-Engil no setor da mobilidade elétrica e os concursos que já venceu, é provável que consiga aproveitar este novo investimento do PRR. Isto não só reforça a sua posição no mercado dos transportes sustentáveis, como também ajuda a diversificar o seu negócio e garantir crescimento futuro.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... oes-do-prr
A Mota-Engil Renewing, que se foca na mobilidade elétrica e transição energética, já ganhou contratos importantes para fornecer autocarros elétricos. Em Viana do Castelo, por exemplo, vai entregar 15 autocarros num negócio de mais de 5 milhões de euros. Também conseguiu um contrato para fornecer oito autocarros elétricos à STCP por 2,75 milhões de euros.
Além disso, a empresa tem um plano ambicioso para expandir a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, com a meta de atingir 7.500 pontos de carregamento em Portugal, Espanha e Polónia até 2028.
Tendo em conta esta aposta da Mota-Engil no setor da mobilidade elétrica e os concursos que já venceu, é provável que consiga aproveitar este novo investimento do PRR. Isto não só reforça a sua posição no mercado dos transportes sustentáveis, como também ajuda a diversificar o seu negócio e garantir crescimento futuro.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... oes-do-prr
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