Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 7/4/2025 19:22

Ahhh!! Se o Trump diz que não há inflação então não há!! Calma!

As tarifas entraram em vigor agora, obviamente não há dados de inflação ainda

Registado: 17/7/2014 22:33

por yaya » 7/4/2025 18:29

Goya777 Escreveu:
yaya Escreveu:Só para se ter uma ideia da estupidez que é a guerra das tarifas:
Tesla e Apple vão pagar dupla taxa para transportarem peças para as suas fábricas na China e depois para importarem para o mercado americano os produtos manufaturados.
Palpita-me que isto vai ter mais impacto na economia americana do que na China.
Tiros nos pés de trump.
Mas alguém vai comprar iphones de gama entrada por 2mil$? :oh:

E daí virá a potencial inflação que discutimos no outro dia. Claro que há outras variáveis como potencial recessão ou não. Mas há produtos que com tarifas ficarão mais caros 100% certeza.

E desde que vi que a ideia de alguns conselheiros do Trump é que até às t-shirts que se fazem no Bangladesh passem a ser produzidas nos US, então preços têm de aumentar seguramente.

Esta gente quer trocar economia de produtos tecnológicos, de alto valor acrescentado, para ter fábricas de produtos básicos...

Recomendo ver vídeo Dave Chapelle a falar das Nike

Trump responde aos mercados: “Petróleo, juros e preços dos alimentos estão a cair. Não há inflação”
Donald Trump também comentou a previsão de que a "lenta" Fed deverá cortar os juros. “Os EUA estão a trazer milhares de milhões de dólares por semana dos países abusadores", garante.

https://eco.sapo.pt/2025/04/07/trump-re ... -inflacao/

hoje houve reunião extraordinárioa da FED

Registado: 28/8/2013 22:19

por Goya777 » 7/4/2025 18:26

yaya Escreveu:Só para se ter uma ideia da estupidez que é a guerra das tarifas:
Tesla e Apple vão pagar dupla taxa para transportarem peças para as suas fábricas na China e depois para importarem para o mercado americano os produtos manufaturados.
Tiros nos pés de trump.

E daí virá a potencial inflação que discutimos no outro dia. Claro que há outras variáveis como potencial recessão ou não. Mas há produtos que com tarifas ficarão mais caros 100% certeza.

E desde que vi que a ideia de alguns conselheiros do Trump é que até às t-shirts que se fazem no Bangladesh passem a ser produzidas nos US, então preços têm de aumentar seguramente.

Esta gente quer trocar economia de produtos tecnológicos, de alto valor acrescentado, para ter fábricas de produtos básicos...

Recomendo ver vídeo Dave Chapelle a falar das Nike

Registado: 17/7/2014 22:33

por Ferreiratrade » 7/4/2025 17:52

Neste momento, com tudo o que se passa, estou mesmo pessimista no geral e nem o dividendo me anima. Mas não vendo! Acredito que ainda vá dar alegrias, mas vai demorar bastante até chegar ao meu preço médio, provavelmente anos. Provavelmente este ano, ficarei com a totalidade do dividendo de lado (sem reinvestir já), pelo menos até Outubro ou Novembro e depois logo se vê o que fazer. Mesmo que haja um bom trimestre, baixa de juros, outras noticias positivas, o que é certo é que possivelmente irá continuar a descer tal é o pessimismo que paira no ar e ainda iremos ver mais tarde as repercussões da aplicação das tarifas, isto ainda é só o inicio. Nunca comprei edps a 2€ mas estarei preparado com os dividendos estacionados caso aconteça.

Registado: 4/11/2019 21:29

por yaya » 7/4/2025 17:37

Só para se ter uma ideia da estupidez que é a guerra das tarifas:
Tiros nos pés de trump.

por SalvaFP » 7/4/2025 8:52

EDP ,,de volta para o longo prazo..receber o dividendo
Trade de 3 dias

Registado: 3/7/2023 13:03

por yaya » 7/4/2025 2:22

yaya Escreveu:
Para além de começar a ver o acesso aos metais raros por um canudo, viu as vendas da Tesla na europa caírem a pique com o boicote generalizado, começa a ver o boicote à Starlink a crescer, e viu ainda a fortuna cair para metade com a queda da Tesla em bolsa.
Valeu a pena andar a meter-se na política?

O namoro de Musk com Trump parece que acabou.
Com as tarifas o negócio de vendas da Tesla vai ser prejudicado.
Agora súplica que os países tenham bom senso e negociem para tarifas zero.

O que vai acontecer no curto prazo: as marcas que exportarem para os USA vão subir os preços.
No médio prazo: vão começar a ver as vendas a caírem, perderem competitividade e perda quota mercado. Para inverterem a quebra na procura baixam preços e absorvem tarifas com menos lucros. Por isso não é líquido que venha mais inflação.

O objetivo de baixar o défice com as tarifas, forçar americanos a consumirem produtos nacionais e obrigar o país a construir fábricas para produzirem produtos (sem mão de obra barata depois de expulsar emigrantes) que só os outros países produzem, parece-me uma utopia, e cheira-me que Trump irá recuar, num cenário de risco de entrar em default.

Quanto à EDP, se calhar está na altura de fazer uma pausa nos investimentos na terra do tio Sam.

por junas » 5/4/2025 17:39

SalvaFP Escreveu:pode ser,,,,na realidade acho ninguém sabe muito bem o que vai acontecer segunda.
Mas as perspetivas não são as melhores, por vezes o melhor é estar de fora, e esperar.

Pois...e quem está dentro ( como eu ) só resta esperar por dias melhores.

Registado: 11/6/2008 21:46

por yaya » 4/4/2025 21:40

Não foi a EDP que caiu, foi o psi que afundou.

por SalvaFP » 4/4/2025 17:41

pode ser,,,,na realidade acho ninguém sabe muito bem o que vai acontecer segunda.
Mas as perspetivas não são as melhores, por vezes o melhor é estar de fora, e esperar.

por Ruffus86 » 4/4/2025 17:36

SalvaFP Escreveu:achei difícil a edp continuar a subir com os mercados mundiais em colapso, ,mas acho que era bastante previsível
anormal foi ter subido 5% ontem !!

no estado actual não me admira um regresso abaixo dos 3 euros..

mas agora tambem te digo o contrario, agora temos o mercado a precisar de ressacar um bocado a paulada que levou estes dois dias, é provável uma correcção segunda-feira após digestao da noticia no fim de semana.

Vamos ver, macroeconomicamente está tudo muito nervoso

Registado: 31/10/2013 13:54

por SalvaFP » 4/4/2025 17:05

achei difícil a edp continuar a subir com os mercados mundiais em colapso, ,mas acho que era bastante previsível
anormal foi ter subido 5% ontem !!

no estado actual não me admira um regresso abaixo dos 3 euros..

por PIKAS » 4/4/2025 15:36

Ruffus86 Escreveu:o diario de hoje é uma bosta

os 3,20 que ofereceram alguma resistencia devem servir agora de suporte, era optimo o ressalto nos 3,20.
Pois, infelizmente, acho que não vai demorar nada a chegarmos novamente à zona dos 3€. Isto não está para brincadeiras, este Trump tosco abriu uma caixa de pandora.
Eu gostaria que não mas as quedas significativas ainda estão para durar, não se ficarão só por hoje, acho eu.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por junas » 4/4/2025 15:26

Ontem subiu 5% porque era uma ação de refúgio. Então e hoje já não é?

Registado: 11/6/2008 21:46

por Ruffus86 » 4/4/2025 15:12

o diario de hoje é uma bosta

os 3,20 que ofereceram alguma resistencia devem servir agora de suporte, era optimo o ressalto nos 3,20.
Anexos
Captura de ecrã 2025-04-04, às 15.10.09.png
diario

por Ruffus86 » 4/4/2025 15:08

SalvaFP Escreveu:os proximos dias, vão trazer resgates fundos e correção modelos...OUT

:clap: bem lido

praticamente anulado o dia de ontem e entalei-me como não o fazia ha já uns anos
faz parte...

por SalvaFP » 4/4/2025 11:13

China acaba de impor tarifas aos produtos dos USA 34%
O trump ainda se vai lembrar que maior acionista da edp é chines

por SalvaFP » 4/4/2025 8:08

olhando para os mercados e podendo ser pessimista...estamos em Bear Market, e o Trump ainda tem quase 4 anos pela frente!

por yaya » 4/4/2025 2:14

yaya Escreveu:
Goya777 Escreveu:
yaya Escreveu:Inflação anualizada dos EUA cai para 2,8% em fevereiro

https://www.poder360.com.br/poder-econo ... fevereiro/

A economia não é senso comum.
Não é linear que a inflação vá subir por causa das tarifas.

Em Fevereiro nao havia tarifas. Na verdade, actualmente, poucas há.

Se fosse linear que tarifas nao geram inflaçao, entao os "burros" da FED e do BCE nao percebem nada de economia e aqui no Caldeirao é que sim :lol:

Já estava à espera desse comentário.
Se as empresas que exportam produtos para os USA decidirem incorporar a tarifa no preço final vão sofrer a concorrência das empresas americanas ou das que têm fábrica nos USA, com preços mais competitivos (muitas estão a mudar-se para os USA para fugir às tarifas). Portanto ou arriscam perder quota de mercado com preços mais altos ou absorvem as tarifas diminuindo o lucro. Não é linear que vá acontecer, há variantes. Na minha opinião o preço do petróleo é mais relevante do que as tarifas.

Voltando ao tema.

Inflation is still a monetary phenomenon, not a tariff phenomenon.
The truth is simple: tariffs may shift prices, but they do not fuel a wildfire of inflation.

https://x.com/TllrnInvmntMgmt/status/19 ... zgWpA&s=19

por SalvaFP » 3/4/2025 20:05

tou apostado nos usa em AGRO...se quiserem espreitar
e tentado a fazer trade em KSS

por SalvaFP » 3/4/2025 20:04

tb não sigo os target mas vejo...
a edp deu 10% em pouco tempo...ontem não era o pior papel e hoje não é o melhor!
questão de trading..e era a minha maior posição...a 3 eur foi um all in!

uma má palavra do Trump sobre renovaveis e a edpr cai 10%

neste ambientes Cash is king

por yaya » 3/4/2025 19:53

Aumento de tarifas de Trump para baixar o défice.
Baixa o défice dos USA, baixam os juros da dívida americana.
Baixam os juros da dívida americana, sobe a EDP.
Será esta a lógica?

De qualquer das formas já andava a tentar romper os 3,20 há algum tempo, com vários testes.

por serdom » 3/4/2025 19:23

SalvaFP Escreveu:pode ser que suba, não faz mal, é assim mesmo..
Mas olho para os mercados e vejo muita incerteza e fraqueza..
e quanto aos problemas da EDP !!! parece que não vem a cair desde os 5 e com as recomendações sempre a baixar e a piorarem..
Um dia a seguir ao outro

não me parece muito coerente essa posição.
eu não sou muito de me guiar pelas recomendações de casas de investimento, mas ainda assim no global estão de acordo com a potencial subida da EDP. as recorrentes revisões em baixa acompanham simplesmente o que o mercado dita e não gostam de se mostrar desfasadas da realidade.
mas antes também diz que se baixar, então já entra. baixar até quando? e porquê esse valor?
o fórum é mais útil para todos quando serve para partilhar pontos de vista fundamentados e não apenas uma caixa de comentários de uma rede social (que também é).
bons negócio
Anexos
Screenshot_2025-04-03-20-15-55-156_com.tradingview.tradingviewapp.jpg

Registado: 21/8/2011 19:31

por SalvaFP » 3/4/2025 18:56

pode ser que suba, não faz mal, é assim mesmo..
Mas olho para os mercados e vejo muita incerteza e fraqueza..
e quanto aos problemas da EDP !!! parece que não vem a cair desde os 5 e com as recomendações sempre a baixar e a piorarem..
Um dia a seguir ao outro

por paul_invest » 3/4/2025 18:14

Goya777 Escreveu:
SalvaFP Escreveu:1 dia...
hoje subiu por motivos externos á EDP..os problemas continuam lá todos
se voltar abaixo entro

que problemas?

Quanto estiver nos 4 já se vão esquecer :)

Registado: 15/5/2014 15:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OAlves, Rolling_Trader, TTM62 e 74 visitantes