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Telecomunicações
Operadoras lucram mais com SMS de Natal
Vasco Noronha
As três operadoras móveis lucraram mais com o serviço das mensagens instantâneas (SMS).
Embora por parte da Optimus e da Vodafone não tenha sido possível apurar o número de SMS enviados a partir das respectivas redes, no caso da TMN, entre 24 e 25 de Dezembro foram enviadas 27,7 milhões de mensagens, o que ao preço médio praticado de 12 cêntimos resulta numa facturação aproximada de 3,3 milhões de euros. Um número que, contudo, terá de ser ajustado, pois a sua determinação correcta depende do custo exacto dos SMS em cada tipo de tarifário cobrado aos clientes da empresa.
A TMN foi mesmo a única empresa a divulgar o número de mensagens enviadas a partir da sua rede, enquanto as suas concorrentes optaram pela publicitação dos SMS processados, ou seja, não discriminando entre as enviadas a partir da sua rede e aquelas que apenas factura uma parte, por serem originadas de outras redes.
No total, no período de Natal foram processadas 218,4 milhões de SMS nas três redes, das quais o maior número foi na da operadora móvel do grupo PT que, contudo abarca um período mais alargado (20 a 25 de Dezembro) que o das suas concorrentes Optimus (23 e 24 de Dezembro) e Vodafone (24 e 25 de Dezembro).
No caso da TMN, no período de 20 a 25 de Dezembro, os seus clientes enviaram 50,9 milhões de SMS – mais 5,7 milhões do que no mesmo período de 2003 –, das quais 27,7 milhões (mais 4,5% do que no Natal do ano passado) entre 24 e 25 de Dezembro. Quanto aos MMS (mensagens multimedia), os clientes da operadora móvel da PT enviaram 264 mil entre 20 a 25 de Dezembro, dos quais 140 mil nos dois dias de Natal.
A Optimus afirma ter batido o recorde a 24 de Dezembro, com um aumento de 21% nos SMS processados tendo, a 23 e 24 deste mês, conseguido 100 mil MMS enviados, um acréscimo de 400%.
A Vodafone processou, a 24 e 25 de Dezembro, 64 milhões de SMS e 420 mil MMS. Nas duas operadoras, dada a não discriminação das mensagens enviadas, não é possível extrapolar a factur
Operadoras lucram mais com SMS de Natal
Vasco Noronha
As três operadoras móveis lucraram mais com o serviço das mensagens instantâneas (SMS).
Embora por parte da Optimus e da Vodafone não tenha sido possível apurar o número de SMS enviados a partir das respectivas redes, no caso da TMN, entre 24 e 25 de Dezembro foram enviadas 27,7 milhões de mensagens, o que ao preço médio praticado de 12 cêntimos resulta numa facturação aproximada de 3,3 milhões de euros. Um número que, contudo, terá de ser ajustado, pois a sua determinação correcta depende do custo exacto dos SMS em cada tipo de tarifário cobrado aos clientes da empresa.
A TMN foi mesmo a única empresa a divulgar o número de mensagens enviadas a partir da sua rede, enquanto as suas concorrentes optaram pela publicitação dos SMS processados, ou seja, não discriminando entre as enviadas a partir da sua rede e aquelas que apenas factura uma parte, por serem originadas de outras redes.
No total, no período de Natal foram processadas 218,4 milhões de SMS nas três redes, das quais o maior número foi na da operadora móvel do grupo PT que, contudo abarca um período mais alargado (20 a 25 de Dezembro) que o das suas concorrentes Optimus (23 e 24 de Dezembro) e Vodafone (24 e 25 de Dezembro).
No caso da TMN, no período de 20 a 25 de Dezembro, os seus clientes enviaram 50,9 milhões de SMS – mais 5,7 milhões do que no mesmo período de 2003 –, das quais 27,7 milhões (mais 4,5% do que no Natal do ano passado) entre 24 e 25 de Dezembro. Quanto aos MMS (mensagens multimedia), os clientes da operadora móvel da PT enviaram 264 mil entre 20 a 25 de Dezembro, dos quais 140 mil nos dois dias de Natal.
A Optimus afirma ter batido o recorde a 24 de Dezembro, com um aumento de 21% nos SMS processados tendo, a 23 e 24 deste mês, conseguido 100 mil MMS enviados, um acréscimo de 400%.
A Vodafone processou, a 24 e 25 de Dezembro, 64 milhões de SMS e 420 mil MMS. Nas duas operadoras, dada a não discriminação das mensagens enviadas, não é possível extrapolar a factur
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Fixo-móvel
Optimus é a mais afectada por novas tarifas
Vasco Noronha
A operadora móvel da Sonaecom vai perder 2% a 3% das receitas com a decisão da Anacom, dizem analistas.
A Optimus, a operadora móvel da Sonaecom, vai ser a principal empresa – de entre os três operadores móveis – afectada pela baixa do tarifário das chamadas da rede fixa para a rede móvel, que o regulador do sector, a Anacom, pretende que aconteça trimestralmente a partir de Março do próximo ano.
Os analistas são unânimes nesta avaliação, considerando que esta intenção da Anacom – que estará em consulta pública durante 30 dias – afectará a Optimus e, por essa via, a Sonaecom, já que ela é a operadora que, actualmente, pratica os preços mais altos nas ligações iniciadas na rede fixa e terminadas na móvel (0,2279 euros), contra os 0,1850 euros cobrados pela TMN (do grupo PT) e pela Vodafone.
Optimus é a mais afectada por novas tarifas
Vasco Noronha
A operadora móvel da Sonaecom vai perder 2% a 3% das receitas com a decisão da Anacom, dizem analistas.
A Optimus, a operadora móvel da Sonaecom, vai ser a principal empresa – de entre os três operadores móveis – afectada pela baixa do tarifário das chamadas da rede fixa para a rede móvel, que o regulador do sector, a Anacom, pretende que aconteça trimestralmente a partir de Março do próximo ano.
Os analistas são unânimes nesta avaliação, considerando que esta intenção da Anacom – que estará em consulta pública durante 30 dias – afectará a Optimus e, por essa via, a Sonaecom, já que ela é a operadora que, actualmente, pratica os preços mais altos nas ligações iniciadas na rede fixa e terminadas na móvel (0,2279 euros), contra os 0,1850 euros cobrados pela TMN (do grupo PT) e pela Vodafone.
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Anacom alarga prazo de audiência à Novis e Optimus até 28 de Dezembro
21/12/2004 18:48
No âmbito do sentido provável de decisão sobre o Optimus Home Anacom alarga prazo de audiência à Novis e Optimus até 28 de Dezembro
A Anacom alargou o prazo até 28 de Dezembro para a audiência da Novis e Optimus no âmbito do sentido provável de decisão sobre o serviço «Optimus Home», anunciou o regulador.
«Por deliberação de 21 de Dezembro de 2004, foi fixado o dia 28 de Dezembro como data limite para o termo da audiência prévia da Novis e da Optimus» sobre o sentido provável da decisão, adoptado em 10 de Dezembro de 2004, relacionado com a oferta da Novis de 7 de Novembro.
Por lei, o prazo previsto para a audiência dos interessados é de 10 dias úteis. Não foi explicada a extensão do prazo.
A Novis submeteu à apreciação da Anacom uma nova proposta para o produto de serviço fixo convergente â¿¿ Optimus Home â¿¿ no passado dia 7 de Dezembro, depois de a Anacom ter suspendido a 29 de Novembro a primeira oferta desse produto por parte da empresa da Sonaecom.
A nova proposta limita a mobilidade do serviço que fica limitado a um alcance de dois quilómetros. Inicialmente, o aparelho poderia ser utilizado, com um número de acesso fixo, na área do indicativo telefónico. Por isso, a Anacom considerou tratar-se de um serviço móvel que utilizava uma numeração reservada aos serviços fixos. Na altura da suspensão, a Anacom não ouviu os interessados, procedendo de imediato à suspensão.
21/12/2004 18:48
No âmbito do sentido provável de decisão sobre o Optimus Home Anacom alarga prazo de audiência à Novis e Optimus até 28 de Dezembro
A Anacom alargou o prazo até 28 de Dezembro para a audiência da Novis e Optimus no âmbito do sentido provável de decisão sobre o serviço «Optimus Home», anunciou o regulador.
«Por deliberação de 21 de Dezembro de 2004, foi fixado o dia 28 de Dezembro como data limite para o termo da audiência prévia da Novis e da Optimus» sobre o sentido provável da decisão, adoptado em 10 de Dezembro de 2004, relacionado com a oferta da Novis de 7 de Novembro.
Por lei, o prazo previsto para a audiência dos interessados é de 10 dias úteis. Não foi explicada a extensão do prazo.
A Novis submeteu à apreciação da Anacom uma nova proposta para o produto de serviço fixo convergente â¿¿ Optimus Home â¿¿ no passado dia 7 de Dezembro, depois de a Anacom ter suspendido a 29 de Novembro a primeira oferta desse produto por parte da empresa da Sonaecom.
A nova proposta limita a mobilidade do serviço que fica limitado a um alcance de dois quilómetros. Inicialmente, o aparelho poderia ser utilizado, com um número de acesso fixo, na área do indicativo telefónico. Por isso, a Anacom considerou tratar-se de um serviço móvel que utilizava uma numeração reservada aos serviços fixos. Na altura da suspensão, a Anacom não ouviu os interessados, procedendo de imediato à suspensão.
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Visitante
Sonaecom
O BPI considerou positivo para a Sonaecom a autorização dada pela Autoridade Nacional de Comunicações à comercialização do novo telefone fixo sem assinatura Optimus Home. Na nota diária de ontem, os analistas do BPI referem que esta notícia tem um impacto "positivo" para a empresa de telecomunicações do grupo Sonae. O regulador do sector das comunicações aprovou uma deliberação com um "sentido provável" que permite à Novis utilizar a rede GSM da Optimus e recorrer ao prefixo 2 para a oferta do Optimus Home desde que "a mobilidade associada ao terminal seja apenas a inevitável". Esta autorização teve um impacto positivo nas acções da Sonaecom, que nas duas primeiras sessões da semana subiram já 6,8 por cento, tendo atingido um novo máximo desde Maio de 2001 nos 3,94 euros. O BPI atribuiu uma recomendação de compra, com um preço-alvo de 4,85 euros por acção
O BPI considerou positivo para a Sonaecom a autorização dada pela Autoridade Nacional de Comunicações à comercialização do novo telefone fixo sem assinatura Optimus Home. Na nota diária de ontem, os analistas do BPI referem que esta notícia tem um impacto "positivo" para a empresa de telecomunicações do grupo Sonae. O regulador do sector das comunicações aprovou uma deliberação com um "sentido provável" que permite à Novis utilizar a rede GSM da Optimus e recorrer ao prefixo 2 para a oferta do Optimus Home desde que "a mobilidade associada ao terminal seja apenas a inevitável". Esta autorização teve um impacto positivo nas acções da Sonaecom, que nas duas primeiras sessões da semana subiram já 6,8 por cento, tendo atingido um novo máximo desde Maio de 2001 nos 3,94 euros. O BPI atribuiu uma recomendação de compra, com um preço-alvo de 4,85 euros por acção
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- Registado: 5/10/2004 16:59
Meu caro anas. O assunto da sonae.com tem sido falado durante toda esta semana e talvez valesse a pena ler o tópico "sonae atinge o máximo dos últimos 3 anos e meio" (veja mais abaixo no índice geral)
A pergunta que faz, implica por parte de quem responde uma certa responsabilidade. Como tal, vou abster-me de dizer se vale ou não a pena comprá-las.
No entanto considere o seguinte: A sonae.com atravessa um bom momento com novos produtos que conseguiu por no mercado e com boas prespectivas para este ano em relação aos seus resultados. E na minha modesta opinião, está bem administrada. Depois permanece no ar a possibilidade da France Telecom poder aumentar a sua participação nesta empresa.
Por outro lado assistiu-se a uma súbida marcada da sua cotação recentemente que deixou mal defenidas as próximas resistências. Nenhuma acção sobe eternamente. Estamos em fim de ano, época geralmente dada á súbida das cotações.
Em resumo: se pensar em médio prazo, penso que a sonae.com é uma boa aposta. Se esta é a melhor altura para entrar,é dificil de dizer pois não se pode prever se a correcção acabou. Se entender que vale a pena entrar, vá entrando aos poucos até ter a certeza do rumo imediato da acção.
Um abraço
Clinico
A pergunta que faz, implica por parte de quem responde uma certa responsabilidade. Como tal, vou abster-me de dizer se vale ou não a pena comprá-las.
No entanto considere o seguinte: A sonae.com atravessa um bom momento com novos produtos que conseguiu por no mercado e com boas prespectivas para este ano em relação aos seus resultados. E na minha modesta opinião, está bem administrada. Depois permanece no ar a possibilidade da France Telecom poder aumentar a sua participação nesta empresa.
Por outro lado assistiu-se a uma súbida marcada da sua cotação recentemente que deixou mal defenidas as próximas resistências. Nenhuma acção sobe eternamente. Estamos em fim de ano, época geralmente dada á súbida das cotações.
Em resumo: se pensar em médio prazo, penso que a sonae.com é uma boa aposta. Se esta é a melhor altura para entrar,é dificil de dizer pois não se pode prever se a correcção acabou. Se entender que vale a pena entrar, vá entrando aos poucos até ter a certeza do rumo imediato da acção.
Um abraço
Clinico
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- Registado: 1/6/2003 0:13
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