Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Update após a sessão de hoje, volume razoável, volatilidade a subir, momentum em queda (em torno de valores semelhantes a outros movimentos do passado recente).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
bem, para já sempre foi testar a zona dos 2,90, daí não ter reentrando com tudo, vamos ver como reage nos próximos dias
Re: Mota Engil - Tópico Geral
yggy Escreveu:De repente toca a descer com estrondo!
Será que é o fundo short a vender?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
De repente toca a descer com estrondo!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eu penso o contrário em África falta tudo ou falta o essencial e começo a duvidar que alguma vez tenham o que precisam .
A China podia ser a solução mas os chineses veem África como uma vaca leiteira onde querem apenas tirar leite sem alimentaram o bicho .
A China podia ser a solução mas os chineses veem África como uma vaca leiteira onde querem apenas tirar leite sem alimentaram o bicho .
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
África tem tudo para o ser, mas acima de tudo tem muita instabilidade, e muitas vezes vinda de fora.
Conheço a realidade de fazer "pequenas" obras na Tunísia, Cabo Verde e Senegal, e foi muito complicado, mas claro, que a Mota tem outra estrutrura.
Pedro
Conheço a realidade de fazer "pequenas" obras na Tunísia, Cabo Verde e Senegal, e foi muito complicado, mas claro, que a Mota tem outra estrutrura.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Parece-me que o risco da Mota, vem do facto de 75% do seu volume de negócios vir de paises Africanos e da América Latina, com a agravante que alguns estão instáveis, como, Moçambique, Ruanda, Guiné-Conacri, Costa do Marfim e Nigéria.
Pedro
Muitos juram que África é o continente do futuro é o que me dizem,
Ao ouvir isto fico a pensar no General Charles de Gaulle quando disse :
“O Brasil é o país do futuro, e sempre será.”
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Parece-me que o risco da Mota, vem do facto de 75% do seu volume de negócios vir de paises Africanos e da América Latina, com a agravante que alguns estão instáveis, como, Moçambique, Ruanda, Guiné-Conacri, Costa do Marfim e Nigéria.
Pedro
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B
Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).
E qual é o problema (pergunto eu)?
Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.
Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias.
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€.
Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):
Mota-Engil = 837 M€
Vinci = 11 964M€
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.
Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.
Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.
Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.
Bom dia Rolling mais um teu trabalho de leitura útil és uma mais valia indispensável para a Mota se me permite apenas vou fazer 2 ou 3 considerações dobe Mota/Venci
A Mota-Engil está focada em mercados emergentes e é uma referência em África.
A Vinci está mais voltada para mercados maduros como a Europa
A Vinci tem um conjunto de concessões alargadas , na área da rodovia , dos aeroportos, dos transporte público, isso dá-lhe grandes receitas recorrentes.
A Mota não tem uma actividade tão diversa .
O preço conta qual das 2 empresas está “barata “ o PER da Vinci está ligeiramente abaixo de 12 o da Mota tem de ser inferior de 20% vendo os mercados em que cada actua ter aeroportos é ouro nos tempos que correm .
Obs: Mota é a ação portuguesa onde consegui mais lucros , e voltei a acumular nos últimos tempos .
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B
Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).
E qual é o problema (pergunto eu)?
Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.
Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias.
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€.
Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):
Mota-Engil = 837 M€
Vinci = 11 964M€
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.
Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.
Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.
Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.
Excelente analise
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B
Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).
E qual é o problema (pergunto eu)?
Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.
Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias

O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€

Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):




Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.
Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.
Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Hoje os filhos da fartura não mais querem nem precisam de trabalhar nas obras, se na Europa houve primeiro italianos depois espanhóis e portugueses , hoje há polacos , a imigração vinda de muito longe não tem vontade ou talento para as obras .
Ha mesmo um grupo que está impedido de o fazer e mesmo de andar de mota , as leis europeias que obrigam a proteção da cabeça .
Países como a Austrália ou Canadá tem a chamada imigração escolhida , se precisam de pedreiros é a pedreiro que dão cartas de chamada .
Calma Opcard33,
Esta notícia tranquiliza-me um pouco que se possa, em breve, resolver os problemas da falta de mão de obra da Mota-Engil (e do setor na generalidade) em Portugal.
Vamos confiar nos nossos governantes (mas tomem atenção às vossas malas no aeroporto, pelo sim pelo não

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Hoje os filhos da fartura não mais querem nem precisam de trabalhar nas obras, se na Europa houve primeiro italianos depois espanhóis e portugueses , hoje há polacos , a imigração vinda de muito longe não tem vontade ou talento para as obras .
Ha mesmo um grupo que está impedido de o fazer e mesmo de andar de mota , as leis europeias que obrigam a proteção da cabeça .
Países como a Austrália ou Canadá tem a chamada imigração escolhida , se precisam de pedreiros é a pedreiro que dão cartas de chamada .
Ha mesmo um grupo que está impedido de o fazer e mesmo de andar de mota , as leis europeias que obrigam a proteção da cabeça .
Países como a Austrália ou Canadá tem a chamada imigração escolhida , se precisam de pedreiros é a pedreiro que dão cartas de chamada .
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
iniciado1 Escreveu:Se calhar tou a ver mal a coisa .....mas se mandarem pessoal para o mexico , este não fica com mais mão de obra? Por consequência mais barata?
Não necessariamente iniciado1. Fica com mais mão de obra sim (resta saber se adequada à construção), mas mais barata nem por isso, é que tal como em Portugal, o México também tem o conceito jurídico de salário mínimo e empresas como a Mota Engil têm objetivos ESG que não se coadunam com pagamento de salários abaixo do mínimo estipulado por lei (a menos que sejam contratos parciais de trabalho).
Ainda não encontrei referências a falta de mão de obra, no setor da construção, no México, por isso, na melhor das hipóteses, mais mão de obra no México, a trabalhar para a Mota-Engil, quanto muito vai acelerar a conclusão das obras em curso nesse país, o que não seria mau de todo dado que anteciparia receita líquida.
Cá em portugal sim, o setor da construção debate-se com sérios problemas de falta de mão de obra, que inclusivamente podem por em causa os fundos atribuídos ao abrigo do PRR segundo esta notícia do Jornal de Negócios.
Mas a bem dos nosso emigrantes, esperemos que Trump não se ponha a deportar portugueses.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Indicador de volume em novo máximo após sessão de hoje.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral





https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... 22-milhoes
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eu já aqui escrevi, a Mota anda a acumular, acumular na zona dos 3... Um dia salta os 3,1 e dispara. Eu acredito que esse movimento será ainda esta semana.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
E num dia de correção forte nos EUA, a Mota sobe (e a China e até o euro (!), retomando o post de há uns dias…)
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Se calhar tou a ver mal a coisa .....mas se mandarem pessoal para o mexico , este não fica com mais mão de obra? Por consequência mais barata?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
México e ó desinvestimento de Trump em África estão mais que descontados no preço. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
mcstreet Escreveu:Vale o que vale, mas o TradingView tem as seguintes previsões de EPS
2024 0,38
2025 0,40
2026 0,46
2027 0,47
E 3 price targets entre os 3,50 e os 6
Reentrei com metade da posição que vendi, continuo a pensar que vai fazer um teste nos 2,90-2,92
E conservadores face ao plano estratégico que prevê 180 milhões de lucro para o próximo ano, cerca de 60 cêntimos por ação (e dividendos de 30c a 45c, 50% a 75% de payout).
Já aqui disse que a estratégia de rotação de ativos será fundamental para esse salto quantitativo menos dependente das apertadas margens da construção. O tal valor escondido na cotação de que fala o Caixa BI resulta disso mesmo, concessões em velocidade de cruzeiro que vão sendo transferidas para fundos, etc que apenas querem yield seguro e previsível. Diria que metade dos resultados anuais futuros contarão sempre com esse efeito, e ainda bem.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pronto já corrigi, flores de estufa
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pois porque aí já andam a construir á bruta em Marte e Jupiter...... 

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