Off Topic: EH-101
3 mensagens
|Página 1 de 1
Pumas da Força Aérea vão ser usados no combate aos fogos
22-12-2004 13:09
Lisete Reis
1ªMÃO: Helicópteros com mais de 30 anos cedidos à Protecção Civil. Mas só vão apagar incêndios no Verão de 2006. Pumas começam hoje a ser substituídos por novos aparelhos que custam 350 milhões
Os helicópteros Puma da Força Aérea vão ser cedidos ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) para combater os incêndios. Os aparelhos só deverão começar a apagar fogos lá para 2006, uma vez que a Força Aérea só os vai dispensar em Outubro do próximo ano.
O ministro da Defesa, Paulo Portas, deslocou-se esta quarta-feira a uma fábrica nos arredores de Milão, Itália, para receber o primeiro dos doze helicópteros que vão substituir os PUMA da Força Aérea, os EH 101. No entanto, segundo avançou ao PortugalDiário fonte da Força Aérea, «só a partir do último trimestre de 2005 ou primeiro trimestre de 2006 é que [os Puma] serão cedidos à Protecção Civil».
De acordo com a mesma fonte, o primeiro aparelho novo chega já em Janeiro de 2005 mas o último dos 12 helicópteros italianos deve chegar a Portugal só em Outubro do mesmo ano e, por esse motivo, só a partir dessa data poderão os velhos Puma ficar ao serviço do Ministério da Administração Interna.
O PortugalDiário sabe que a Força Aérea já comunicou ao Ministério da Administração Interna, em reuniões recentes, que os Puma só poderão ser cedidos ao SNBPC depois de Outubro ou Novembro do próximo ano. Fica, no entanto, a dúvida sobre quem vai pilotar os aparelhos no combate aos fogos. Uma possibilidade é a Protecção Civil formar pilotos ou contratá-los a privados ¿ uma hipótese que pode sair cara.
A Força Aérea, «em nome do interesse público», pode ainda assinar um protocolo com o SNBPC para «ajudar» na missão de apagar os fogos de Verão. Aliás, aquela corporação participou no combate aos incêndios até 1996. Segundo a mesma fonte, todas estas hipóteses estão ainda em análise. Além disso, os aparelhos terão que ser tecnicamente adaptados para esta nova tarefa.
Actualmente há 10 helicópteros Puma operacionais no nosso país, 6 na Base Aérea do Montijo e 4 na Base das Lajes. Estes aparelhos são utilizados sobretudo para missões de busca e salvamento podendo, no entanto, ser empregues em transportes aerotácticos, apoio logístico, evacuações sanitárias e missões especiais. Possuem flutuadores de emergência, guinchos para suspensão de cargas ou recolha de náufragos e depósitos suplementares que, em caso de necessidade, lhes aumentam o alcance e a autonomia.
Ao todo, Portugal vai adquirir 12 aparelhos novos que vão custar ao país 350 milhões de euros. Os EH 101 têm uma potência superior e maior raio de acção e têm, obviamente, a maior vantagem de todas: são novos. Os Puma têm mais de 30 anos. Foram usados na guerra do Ultramar, nomeadamente em Angola e Moçambique.
-
Visitante
Off Topic: EH-101
Primeiro helicóptero 'EH-101' recebido na semana do Natal
As Forças Armadas recebem na próxima terça-feira o primeiro dos 12 helicópteros EH-101, fabricados pelo consórcio italo-britânico Agusta-Westland, que se destinam a missões de busca e salvamento, fiscalização das pescas e vigilância costeira. A cerimónia realiza-se nas instalações do fabricante italiano em Cascina Costa, Milão, e conta com a presença do ministro da Defesa, Paulo Portas, além das autoridades militares, disse ao DN fonte oficial.
Os EH-101 portugueses, cuja produção se iniciou em Janeiro e tem um calendário de entregas de um aparelho por mês à Força Aérea, vão substituir os Puma (ao serviço nas últimas três décadas) no quadro da Lei de Programação Militar (LPM).
O contrato prevê contrapartidas do construtor na ordem dos 400 milhões de euros, maioritariamente para as áreas aerospacial e tecnológica, envolvendo transferência de tecnologias ou produção local de componentes.
- Anexos
-
- eh 101.gif (127.03 KiB) Visualizado 280 vezes
-
- eh101_1.gif (115.35 KiB) Visualizado 280 vezes
-
Visitante
3 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 96 visitantes