Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 23 Dezembro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 23 Dezembro - Empresas & Sectores

por TRSM » 23/12/2004 12:21

Factos Relevantes 23 Dezembro - Empresas & Sectores

(SON:LIS; Compra, Preço Alvo Eur1.26) A Sonae anunciou a venda faseada da totalidade da participação na Bar-Bar-Idade Glass - Serviços de Gestão e Investimentos, a qual detém 100% da Barbosa & Almeida. Nesta data foi alienada uma participação corresponde a 10.42% do capital da BBI Glass. Até 31 de Março de 2005 serão alienados mais 27.80% do capital e a participação remanescente (11.75%) será alienada em 3 transacções, de igual número de acções, a realizar até 31 de Janeiro de 2008. A operação, que inclui a venda das acções e o reembolso dos créditos existentes, representará um encaixe total de cerca de Eur164Mn, dos quais cerca de Eur128Mn serão recebidos até 31 de Março de 2005, e uma mais-valia total nas contas consolidadas da Sonae estimada em cerca de Eur65Mn.

(AHLN:AMS) A Ahold anunciou a venda de alguns activos nos norte-americanos (a cadeia de supermercados Bi-Lo e Bruno?s) por $660Mn a uma gestora de fundos. A operação deverá estar concluída no 1ºtrim. de 2005.

TELECOMUNICAÇÕES. Segundo a imprensa alemã, as operadoras de telecomunicações móveis T-Mobile, Vodafone, E-Plus (da KPN) e MMO2 não deverão chegar a processar o estado alemão pelos biliões de euros pagos pelas licenças de 3G.

(VOW:FRA) A Volkswagen está a ser alvo de uma investigação pelas autoridades norte-americanas, que poderá resultar na recolha de 447.000 automóveis com defeito nos air-bags laterais.

(EAD:PAR) O JPMorgan desceu a sua estimativa de EPS para 2005 para a EADS de Eur1.45 para Eur1.25, reflectindo desapontamento com o outlook da empresa para a área da defesa.

(F:MIL) A administração da Fiat reunirá hoje para discutir o orçamento de 2005. Segundo a imprensa, a fabricante de automóveis italiana irá pedir uma compensação à GM pelo não exercício da put option no valor de $3Bn.

(TIT, TIM:MIL) A administração da Telecom Italia Mobile aprovou ontem a oferta da Telecom Italia.

(RTR:LON) A Morgan Stanley reviu em alta o preço alvo da Reuters em 16% para 400p.

(ANA:MAD) A Morgan Stanley reviu em baixa o preço alvo da Acciona de equal-weight para underweight.

(MU:NYS) A Micron Technology caiu 0.8% after-hours, depois de apresentar resultados. O EPS do 1ºtrim.fiscal subiu de breakeven para $0.23, superando os $0.22 esperados. No entanto, as vendas da fabricante de placas de memória atingiram apenas $1.26Bn, ficando aquém do consenso, que apontava para $1.3Bn.

(PSRC:NAS) A PalmSource caiu 11% after-hours, depois apresentar uma previsão de vendas para o 3ºtrim. de $18.9Mn, abaixo do consenso que apontava para $23Mn.

(MSFT:NYS) A Microsoft deverá estar pressionada. O tribunal europeu de 1ª instância recusou o recurso da fabricante de software relativamente à decisão que a obrigava a retirar os softwares de vídeo e de música do seu sistema operativo Windows e a abri-lo à concorrência, rejeitando as alegações da empresa de que tal causaria danos irreparáveis.

(PLMO:NAS) A JP Morgan reiterou a recomendação overweight da PalmOne.

(BA:NYS) A Japan Airlines afirmou que poderá escolher os aviões 7E7 da Boeing para substituir a sua frota de aviões de dimensão média.


2004/12/23 - 10:00
Fonte: Millennium bcp investimento

Hot Stocks

(IPR:LIS; Compra, Preço Alvo Eur6.60) A Impresa anunciou a aquisição dos 49% que não detinha na SIC ao BPI (41.336%) e a outros investidores. O custo total da aquisição é de Eur152.5Mn. A concretização deste negócio constitui surpresa, dado o anúncio por parte de ambos os grupos (Impresa e BPI) de que se encontravam em negociação, o que aliás motivou a subida do título nas últimas semanas. Na nossa avaliação já estávamos a considerar a concretização deste negócio, antecipando um ganho de Eur1.80 por cada acção de Impresa, em virtude da nossa avaliação de Eur617mn para 100% da SIC. Uma vez que o valor da transacção acabou por vir em linha com a nossa estimativa (ou seja, com um desconto substancial face ao "justo valor"), mantemos o preço alvo de Eur6.60 para final de 2005, com recomendação de compra. Esperamos uma reacção positiva no mercado dado que se dissipam quaisquer dúvidas sobre a realização ou não da operação, e também porque se confirmam as expectativas de que a Impresa acaba por fazer um negócio claramente criador de valor.

2004/12/23 - 09:56
Fonte: Millennium bcp investimento

Retalho em destaque na Europa

As principais praças europeias iniciaram a sessão em terreno ligeiramente positivo, acentuando os ganhos recentes, reagindo à performance positiva de Wall Street e à queda do preço do petróleo.

Hoje as bolsas europeias terão uma sessão normal. Amanhã (dia 24) a Euronext encerra às 13:00, a Eurex e a Bolsa de Frankfurt estarão encerradas.

O preço do petróleo (contrato Janeiro NYMEX) reagiu ontem em queda (-3.3%) à divulgação das reservas de petróleo. Tanto as reservas de crude, como as de gasolina e petróleo destilado subiram mais que o esperado. Abriu hoje a recuar 0.4% para os $44. O Euro voltava a transaccionar acima dos 1.34 face ao Dólar, nos 1.3438.

O Eurostoxx subia 0.1%, com o sector do retalho e energia a liderarem os ganhos. Os recursos naturais e o sector químico eram os sectores que mais penalizavam o índice.

No retalho, destaque para a Ahold (+2.5%), que anunciou a venda de alguns activos nos norte-americanos (a cadeia de supermercados Bi-Lo e Bruno?s) por $660Mn a uma gestora de fundos. A operação deverá estar concluída no 1ºtrim. de 2005.

As telecomunicações também acentuavam os ganhos de ontem. Segundo a imprensa alemã, as operadoras de telecomunicações móveis T-Mobile, Vodafone, E-Plus (da KPN) e MMO2 não deverão chegar a processar o estado alemão pelos biliões de euros pagos pelas licenças de 3G.

A administração da Telecom Italia Mobile (+0.2%) aprovou ontem a oferta da Telecom Italia (+0.3%).

O sector tecnológico ajudava a pressionar o mercado, após a norte-americana Micron Technology ter apresentado vendas (1ºtrim. fiscal) abaixo do esperado. A Infineon perdia 0.7%.

A Volkswagen (+0.4%) está a ser alvo de uma investigação pelas autoridades norte-americanas, que poderá resultar na recolha de 447.000 automóveis com defeito nos air-bags laterais.

A administração da Fiat (+0.2%) reunirá hoje para discutir o orçamento de 2005. Segundo a imprensa, a fabricante de automóveis italiana irá pedir uma compensação à GM pelo não exercício da put option no valor de $3Bn.

O JPMorgan desceu a sua estimativa de EPS para 2005 para a EADS (0%) de €1.45 para €1.25, reflectindo desapontamento com o outlook da empresa para a área da defesa.

A Morgan Stanley reviu em alta o preço alvo da Reuters (+0.6%) em 16% para 400p.

A Morgan Stanley reviu em baixa o preço alvo da Acciona (-0.1%) de equal-weight para underweight.

Em virtude de amanhã algumas bolsas estarem encerradas, hoje será um dia particularmente rico no plano macro-económico. Nos Estados Unidos, destaque para o Rendimento Pessoal, Deflator do Consumo Privado, Encomendas de Bens Duradouros, Pedidos de Subsídio Desemprego, Índ. Confiança Universidade Michigan e Vendas de Casas Novas.


2004/12/23 - 09:52
Fonte: Millennium bcp investimento

Fecho dos Mercados

Portugal. A Euronext Lisbon aliviou dos mínimos do dia, tendo terminado inalterada nos 7.580 pontos, enquanto as principais praças europeias registaram ganhos entre os 0.7% e os 1%. A correcção do preço do petróleo, que reagia à subida acima do esperado das reservas norte-americanas, e a performance positiva de Wall Street foram os principais catalisadores do sentimento positivo. A liderar as valorizações estiveram a Brisa (+1.64%), a Teixeira Duarte (+0.96%) e a Jerónimo Martins (+0.8%). A Portugal Telecom também se destacou pela positiva, registando uma valorização de 0.45%, em linha com as suas congéneres europeias. Os títulos que mais pressionaram o índice foram a EDP (-0.9%) e a Sonae (-0.9%). No dia em que se realiza a Assembleia Geral de Accionistas da Cofina o título terminou inalterado nos Eur3.76.

Europa. Os mercados accionistas europeus terminaram nos máximos do dia, beneficiando da subida de Wall Street, que acentuava os fortes ganhos de ontem, da forte queda do preço do petróleo e da divulgação do PIB dos Estados Unidos. O Eurostoxx subiu 0.7% com o sector segurador a liderar os ganhos, reagindo à subida dos mercados. O sector tecnológico também esteve em alta, reflectindo a revisão em alta da Intel pela Lehman e a subida de estimativas de resultados da Qualcomm.

EUA. Dow Jones consegue encerrar novamente acima nos máximos dos últimos três anos e meio. S&P500 (+0.34%), Dow Jones (+0.52%) e Nasdaq (+0.28%). A revisão em alta do PIB e a queda do preço do petróleo foram os principais catalisadores dos sentimento positivo. Transaccionaram-se 1.34Bn de acções, um pouco abaixo da média dos últimos 3 meses de 1.35Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 1.62.


2004/12/23 - 09:53
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
Principais notícias económica da imprensa diária de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



Bolsas fixam máximos com puxadas de fim de ano (Jornal de Negócios)

O optimismo está a dominar as principais praças mundiais neste final de ano, com os máximos registados pelos índices dos EUA a contagiarem as praças europeias. Nova Iorque, Madrid, Frankfurt e Milão foram os palcos das maiores subidas.

Fundo de pensões CGD e Galp são soluções (Diário de Notícias)

O Governo poderá anunciar hoje a integração total do fundo de pensões da CGD para salvar as contas públicas em 2004, mas poderá também apoiar-se em dividendos antecipados da REN e da Galp.

Governo avança com venda Transgás à REN (Diário Económico)

O Governo pretende avançar, ainda antes das próximas eleições, com a venda da Transgás, empresa detida a 100% pela Galpenergia, à REN-Rede Eléctrica Nacional.

À espera de milagre para salvar défice (Semanário Económico)

O Governo anuncia hoje a nova solução para conter o défice, podendo utilizar uma solução complicada no sector energético ou a integração total do fundo da CGD.

GES troca PGA por 9% da TAP (Semanário Económico)

O protocolo de intenções que firmará o negócio entre a TAP e a Portugália (PGA) deverá ficar concluído esta semana, com o GES a trocar o controlo desta por 9% daquela.


Revista de imprensa internacional
As notícias económicas de hoje na imprensa internacional

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



Ex-executiva da Merrill Lynch perde processo de discriminação sexual (Financial Times)

A ex-executiva da Merrill Lynch, Stephanie Villalba, perdeu o caso de alegada discriminação sexual contra a instituição financeira. Um tribunal de trabalho rejeitou o pedido de indemnização de 7 milhões de libras (10 milhões de euros) da executiva. Villalba, que ganhou mais de 700 mil dólares em 2001 e era uma das mulheres de topo do banco de investimento, perdeu o caso de queixa de discriminação sexual. O desfecho do caso vai ter repercussões, independentemente das implicações, uma vez que, segundo o «Financial Times», a situação tem vindo a ser acompanhada por outras entidades financeiras e por advogados da área de Direito do Trabalho.

Ministério do Desenvolvimento de Espanha investe 100 mil milhões de euros em infra-estruturas (Expansión)

A ministra de Desenvolvimento de Espanha pode apresentar hoje um plano para investir 100 mil milhões de euros em estradas, auto-estradas, aeroportos e portos, noticiou o Expansión, citando fontes não identificadas do governo.

EADS assina contratos de três mil milhões de euros (La Gaceta de los Negócios)

A divisão de transporte militar da EADS fechou o mês de Dezembro com valores recorde. No total, o grupo aeronáutico europeu assinou contratos de três mil milhões de euros, anunciou o presidente da empresa, Francisco Sáinz, de acordo com La Gaceta de los Negócios

CN
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, smog63 e 115 visitantes