Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SalvaFP Escreveu:com as boas noticias de Angola e obras...acho possível acima dos 3 final do ano, e um pouco mais com a aproximar do dividendo.
O dividendo é, sem dúvida, dos melhores atrativos de curto prazo que a Mota Engil tem neste momento visto que serão pagos em maio do próximo ano (daqui a 6 meses sensivelmente).
Apesar das previsões dos analistas, para 2024, apontarem para uma quebra de quase 14% do valor dos dividendos (0,11€ em 2024 face aos 0,1277€ de 2023), o que é certo é que, comprar ações da Mota, mesmo com esta quebra, à cotação atual (de 2,624€) garante um dividend yield de 4,19%, o que é superior ao yield de 3,10%, do ano passado (pois a cotação no dia anterior ao ex-dividendo se situava nos 4,124€).
Assumindo que a ação não desce abaixo da sólida resistência técnica dos 2,40€ (técnica e fundamental pois a ação não vale menos em termos contabilísticos), é previsível que ocorra, muito em breve, o primeiro sprint para os dividendos.
Mesmo que a cotação fique todo o ano de 2025 a "marinar", os analistas prevêm um crescimento do dividendo de 36,4%, para o exercício de 2025 (0,15€ por ação) e de mais 16,7% para o exercício de 2026 (0,1750€ por ação), o que à cotação atual, corresponde um yield de 5.72% e 6.67% respetivamente.
Não é fácil arranjar taxas destas noutras aplicações financeiras. Claro que o yield ficará menor à medida que a cotação for subindo... neste momento só aproveita quem quer e quem sabe.

NOTA: O yield para os próximos dividendos está nos 4,19% à cotação atual (de 2,624€), mas como este será pago já daqui a 6 meses, e não a um ano, isso corresponde a uma TANB de 8,38%.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
com as boas noticias de Angola e obras...acho possível acima dos 3 final do ano, e um pouco mais com a aproximar do dividendo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Superar 2.80? Isso seria um sinl fortemente bull que os ursos farão por anular,



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Re: Mota Engil - Tópico Geral
essa noticia já foi comentada pelo CEO como impacto residual,,,,o investimento da ME Mexico foi de 40 M e a Mota tem apenas 51% da ME Mexico...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Crissssx Escreveu:Incrivel...voltamos á escravatura...
Mas a escravatura não é o que está a ocorrer com este sistema em que as redes de emigração ilegal controlam tudo.
Talvez um passeio pelas margens do Tejo junto da Ponte Vasco da Gama ou a muitas localidades do Alentejo e outras regiões do País, fossem esclarecedoras.
O país real não é o que se vê nas redes sociais e muito menos nos canais de televisão, altamente manipuladores do que se passa no País.
Que nunca por vencidos se conheçam
Re: Mota Engil - Tópico Geral
yaya Escreveu:Porque razão esta notícia não veio nos media pt?
"O Governo planeia nacionalizar Duro Felguera após o seu fracassado resgate aconselhado por Aldama"
Talvez porque a notícia disserte sobre um rumor que, a acontecer, terá mais custos para o erário público Espanhol do que para a Mota-Engil.
yaya Escreveu:Não é relevante?
É relativamente relevante sim, pese embora seja só um rumor.
Comentei sobre os possíveis cenários de destino da Duro Felguera, e impactos na Mota Engil, neste post se estiver interessado em ler yaya.
As ações da Duro Felguera estão suspensas desde dia 25 de novembro e o destino da empresa ainda é incerto.
Esta notícia pode ter sido um dos principais catalisadores da queda de quinta feira passada (dia 5 de Dezembro, dia da publicação da notícia), porém, dada a recuperação da cotação da Mota-Engil verificada ontem (dia 6 de Dezembro), parece que o mercado está a desvalorizar o rumor.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
yaya Escreveu:Governo vai facilitar a entrada de imigrantes para as obras PRR, mas com condições que implicam custos para as empresas.
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... imigrantes
Incrivel...voltamos á escravatura...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Governo vai facilitar a entrada de imigrantes para as obras PRR, mas com condições que implicam custos para as empresas.
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... imigrantes
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... imigrantes
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Porque razão esta notícia não veio nos media pt?
Não é relevante?
Não é relevante?
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tiros de pólvora seca! 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pageup Escreveu:iniciado1 Escreveu:Os gajos hoje acordaram cedo....![]()
![]()
Anda tudo com o coração nas mãos lol
Acho que é de aproveitar estes preços, pena já não ter mais massa para enfiar.
Este velhinho não precisa de traçar muitas linhas, ontem tinha quase a certeza que hoje ia subir, acontece em quase todas as ações quando tem uma queda expressiva no outro dia corrige, nem que faça um pico de 1 ou 2% afinal sem querer apanhei duas prendas de natal, ontem de manhã tinha saído da mota e entrei na edp, isso fez-me evitar a queda, sorte...bom fim de semana a todos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Recuperação de perto de metade de movimento de ontem, com perto de metade do volume (~3.6 milhões).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SalvaFP Escreveu:e se a venda de ontem foi um erro de algum trader!! ou de uma passada!! tipo vende 80,000 e foram 800.000
por vezes acontece...
A queda de ontem ocorreu ao longo da sessão, não foi devida a uma transação.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
e se a venda de ontem foi um erro de algum trader!! ou de uma passada!! tipo vende 80,000 e foram 800.000
por vezes acontece...
por vezes acontece...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Quanto valerá a concessão do Corredor do Lobito???
A concessão do Corredor do Lobito, assumida pelo consórcio liderado pela Mota-Engil junto com Trafigura e Vecturis, tem duração inicial de 30 anos, com possibilidade de extensão para 50 anos caso seja construído o ramal ferroviário de Luacano (Moxico) até Jimbe (Zâmbia). O contrato incluiu um prêmio de assinatura de 100 milhões de dólares e prevê investimentos de aproximadamente 256 milhões de dólares em infraestruturas e 73 milhões em equipamentos.
O Estado angolano projeta arrecadar mais de 2 bilhões de dólares em rendas ao longo da concessão, distribuídos de forma progressiva: 319 milhões nos primeiros 10 anos, 787,5 milhões na década seguinte e 919,1 milhões nos últimos 10 anos. Além disso, o transporte ferroviário é esperado para dinamizar a economia regional e apoiar setores como mineração e agricultura
Forbes África Lusófona
O valor de mercado da concessão do Corredor do Lobito, caso a Mota-Engil considere vendê-la, dependeria de vários fatores econômicos e estratégicos, como:
Fluxo de Caixa Futuro e Riscos: O consórcio investiu cerca de 329 milhões de dólares em infraestrutura, equipamentos e atividades diversas.
Somando isso ao potencial de arrecadação superior a 2 bilhões de dólares ao longo de 30 anos, o valor poderia ser calculado considerando as receitas futuras descontadas pela taxa de risco e pelas incertezas regionais.
Geopolítica e Estratégia: O Corredor conecta Angola à cintura do cobre na Zâmbia e às regiões mineiras da República Democrática do Congo, sendo de alto interesse para países e investidores que dependem de logística eficiente para exportar minerais. Isso poderia elevar o valor estratégico do ativo.
Benchmarking: Análises de outras concessões ferroviárias africanas indicam que ativos de alta relevância logística podem ser negociados por múltiplos de 10 a 15 vezes o EBITDA esperado, dependendo da atratividade do mercado.
Interesse de Compradores: Investidores globais, como fundos soberanos ou grandes empresas de commodities, poderiam competir pela concessão, especialmente pela sua capacidade de reduzir custos logísticos no setor de mineração.
Estimativa
Considerando os investimentos iniciais, as rendas projetadas para o Estado, e o potencial estratégico da concessão, ela poderia ser avaliada em 5 a 10 bilhões de dólares, dependendo das condições econômicas, do momento do mercado e da taxa de risco associada. O valor seria ainda maior se o ramal ferroviário para a Zâmbia fosse construído, estendendo a concessão para 50 anos.
J.f.vieira
A concessão do Corredor do Lobito, assumida pelo consórcio liderado pela Mota-Engil junto com Trafigura e Vecturis, tem duração inicial de 30 anos, com possibilidade de extensão para 50 anos caso seja construído o ramal ferroviário de Luacano (Moxico) até Jimbe (Zâmbia). O contrato incluiu um prêmio de assinatura de 100 milhões de dólares e prevê investimentos de aproximadamente 256 milhões de dólares em infraestruturas e 73 milhões em equipamentos.
O Estado angolano projeta arrecadar mais de 2 bilhões de dólares em rendas ao longo da concessão, distribuídos de forma progressiva: 319 milhões nos primeiros 10 anos, 787,5 milhões na década seguinte e 919,1 milhões nos últimos 10 anos. Além disso, o transporte ferroviário é esperado para dinamizar a economia regional e apoiar setores como mineração e agricultura
Forbes África Lusófona
O valor de mercado da concessão do Corredor do Lobito, caso a Mota-Engil considere vendê-la, dependeria de vários fatores econômicos e estratégicos, como:
Fluxo de Caixa Futuro e Riscos: O consórcio investiu cerca de 329 milhões de dólares em infraestrutura, equipamentos e atividades diversas.
Somando isso ao potencial de arrecadação superior a 2 bilhões de dólares ao longo de 30 anos, o valor poderia ser calculado considerando as receitas futuras descontadas pela taxa de risco e pelas incertezas regionais.
Geopolítica e Estratégia: O Corredor conecta Angola à cintura do cobre na Zâmbia e às regiões mineiras da República Democrática do Congo, sendo de alto interesse para países e investidores que dependem de logística eficiente para exportar minerais. Isso poderia elevar o valor estratégico do ativo.
Benchmarking: Análises de outras concessões ferroviárias africanas indicam que ativos de alta relevância logística podem ser negociados por múltiplos de 10 a 15 vezes o EBITDA esperado, dependendo da atratividade do mercado.
Interesse de Compradores: Investidores globais, como fundos soberanos ou grandes empresas de commodities, poderiam competir pela concessão, especialmente pela sua capacidade de reduzir custos logísticos no setor de mineração.
Estimativa
Considerando os investimentos iniciais, as rendas projetadas para o Estado, e o potencial estratégico da concessão, ela poderia ser avaliada em 5 a 10 bilhões de dólares, dependendo das condições econômicas, do momento do mercado e da taxa de risco associada. O valor seria ainda maior se o ramal ferroviário para a Zâmbia fosse construído, estendendo a concessão para 50 anos.
J.f.vieira
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Os ursos já estão a tentar segurar em 2,57, se não conseguiram terão de voltar a compras



...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tanto medo não sei porquê....
Ela naturalmente irá seguir o seu caminho normal. Calma e não sejam mais fracas.
Ela naturalmente irá seguir o seu caminho normal. Calma e não sejam mais fracas.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Aqui nos 2,57 trava-se uma batalha entre ursos e touros. Quanto mais lenha os ursos meterem, maior o potencial de subida. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral




bráscubas Escreveu:A minha modesta contribuição : venda da posição que detinha na Navigator com pequeno lucro, reforço na Mota e colocação do total desta última á venda nos 3, 5.
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Os ursos já estão a tentar segurar em 2,57, se não conseguiram terão de voltar a compras 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Àlvaro Escreveu:Está a ficar difícil carregar para baixo de 2.50. Ora, isso significa que se quiserem vender terão que comprar primeiro
Não percebo , porque precisam de comprar para vender ?
Boas
Uma venda descoberto significa que pediram açãoes para as vender, e isso já o fizeram. Para fecharem a posição têm que recomprar e devolvê-las a quem as emprestou, acrescido de juros.
Bons negócios!
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Está a ficar difícil carregar para baixo de 2.50. Ora, isso significa que se quiserem vender terão que comprar primeiro
Não percebo , porque precisam de comprar para vender ?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Está a ficar difícil carregar para baixo de 2.50. Ora, isso significa que se quiserem vender terão que comprar primeiro 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Bem visto, bem dito...e sexo na Muddy que estão a precisar 

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