Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 28/11/2024 16:33

Mas então, essa noticia de uma suposta polémica a respeito do Tren Maya, não tem mais de 4 anos ?

Qual a razão de referir uma suposta polémica que foi esclarecida há mais de 4 anos, por falta de fundamento, a respeito de uma linha de caminho de ferro que se encontra já em funcionamento - quase há 1 ano ?
Editado pela última vez por minibull em 28/11/2024 17:18, num total de 1 vez.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 28/11/2024 16:32

Nenhuma destas notícias coloca a Mota Engil em tribunal acusada de nada.

Eppur si muove....

Se esta é a sua defesa em tribunal caso seja acusado de difamação, nós depois enviamos-lhe uns maços de cigarros quando a sua sentença transitar em julgado.

eu não fumo, lamento :-"

para mim esta questão está encerrada, se tiveres alguma dúvida ainda, olha para o preço, lá está tudo...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/11/2024 16:04

muad'dib Escreveu:Mota-Engil sob fogo cruzado no México por causa de adjudicação do Tren Maya ...


Continuo sem perceber a tua opinião: estes eventos / variáveis estão ou não incorporados no preço da ME?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/11/2024 16:00

muad'dib Escreveu:
Mota-Engil sob fogo cruzado no México por causa de adjudicação do Tren Maya

https://www.publico.pt/2020/07/11/econo ... ya-1923960

Diretor do Ministério dos Transportes do Malawi detido por adjudicar contrato à Mota-Engil

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-bogota

Espanhóis põem Mota-Engil fora do metro de Bogotá

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-bogota

E neste contexto solicito à moderação o favor de refrear o ímpeto do muad'dib de bramir, num fórum público, acusações de fraude, subornos, crimes financeiros contra países, empresas ou entidades sem apresentar provas factuais concretas.


não é por repetirmos as mesmas coisas vezes sem fim, que se tornarão verdade :-"


Essa frase do "não é por repetirmos as mesmas coisas vezes sem fim, que se tornarão verdade" foi escrita por mim dezenas de vezes nos fóruns do investing e nos fóruns do CdB já algumas vezes e aplica-se bem mais a si do que a mim muad'dib.

Eu revelo sempre as minhas fontes para corroborar as minhas afirmações, não falo de cor.

Cinja-se aos factos quando fizer acusações de fraude e ilegalidades e coloque sempre "alegadamente" junto do que escreve pois uma notícia com um rumor não serve de prova em tribunal.

Nenhuma destas notícias coloca a Mota Engil em tribunal acusada de nada.

Se esta é a sua defesa em tribunal caso seja acusado de difamação, nós depois enviamos-lhe uns maços de cigarros quando a sua sentença transitar em julgado.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 28/11/2024 15:50

Mota-Engil sob fogo cruzado no México por causa de adjudicação do Tren Maya

https://www.publico.pt/2020/07/11/econo ... ya-1923960

Diretor do Ministério dos Transportes do Malawi detido por adjudicar contrato à Mota-Engil

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-bogota

Espanhóis põem Mota-Engil fora do metro de Bogotá

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-bogota

E neste contexto solicito à moderação o favor de refrear o ímpeto do muad'dib de bramir, num fórum público, acusações de fraude, subornos, crimes financeiros contra países, empresas ou entidades sem apresentar provas factuais concretas.


não é por repetirmos as mesmas coisas vezes sem fim, que se tornarão verdade :-"
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/11/2024 15:45

Opcard33 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu: a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?


Rolling foi um pensamento com volume sonoro no teclado .
O meu receio que seja uma vantagem é mesmo o medo que a Europa se transforma na zona doente do mundo, um exemplo as empresas francesas que tinha grande parte do negócio fora d França foi a sorte grande muitas delas conseguem 90% do lucro é feito fora do país o que lhe permitiu sobreviver , por isso pode ser um vantagem para a Mota estar longe .

Um exemplo se Trump tirar o seu país da NATO hoje de manhã ouvi números do que seria necessário em termos de dinheiro para manter a defesa da Europa assusta .
Sem falar da única indústria onde a Europa que era líder o sector automóvel está a ser destruída a grande , os anúncios de redução efectivos não para , ouvi na Valeo vão ser mais de mil , um automóvel tem dezenas de fornecedores vai ser a catástrofe .

Por isso os europeus estão a levar o dinheiro para a América , originado uma anormalidade , a moeda de um país altamente deficitário sobe ,a moeda da zona com maior exedente comercial tomba

Afinal o seu pensamento era mais profundo do que eu interpretei. Assumi que tinha escrito "vantagem" por engano e que queria dizer "desvantagem" por a Mota estar a operar maioritariamente fora da Europa.

No caso da Mota está tudo dito, foi uma opção estratégica que está a dar frutos e que colocou a Mota numa fase de crescimento como nunca antes visto.

Quanto ao futuro da Europa, apesar desta estar a enfrentar alguns desafios sem precedentes, continuará a ser muito rentável para determinados setores de atividade (você também escolheu logo o pior que é o automóvel, que sofre em todo o lado).
Como estamos no fórum da Mota Engil, para não fugir ao tópico, a Europa continuará a ter sempre gigantescas oportunidades de crescimento na área das engenharia e construção, desde ligações ferroviarias, estradas e autoestradas, pontes, aeroportos, fábricas a outras infraestruturas ligadas à energia (como barragens por exemplo), infraestruturas sempre necessárias à medida os países europeus forem crescendo (mesmo que esse crescimento seja fraco como se prevê nos próximos anos).

Até arriscaria dizer que o setor da construção é dos poucos que beneficiaria com uma guerra, de forma diferida no tempo, (ou seja, no fim da guerra) dado que após a destruição vem sempre a necessidade de reconstrução.

Relativamente às empresas de construção francesas, não sei bem de onde tirou os números, mas se analisar os relatórios de contas de 2023 da Vinci (a maior construtora europeia, francesa por sinal) esta tem 43% da sua receita com origem em França, 8.6% no Reino Unido, 7% na Alemanha, 5% na Espanha 4.5% na Europa Central e de Leste, e 9.1% no resto da Europa, ou seja 77.2% do VN é obtido no continente Europeu pela Vinci.
Já a Eiffage tem 90% do seu VN a vir da Europa e mais de 60% é feito em França.
Apenas a Bouygues pode ser mais comparável em termos de risco com a Mota Engil pois opera em África e nas Américas, mas mesmo essa tem 34% do seu VN a vir do mercado doméstico (i.e. da França) e outros 30% a vir do resto da Europa.

Se a Mota conseguir "penetrar" no mercado europeu, para além do que se faz em Portugal, seria excelente.
Não é à toa que a Europa é considerado pela própria empresa como um dos mercados "core" no seu plano estratégico e ao qual pretende aumentar a sua exposição até 2026.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por icemetal » 28/11/2024 14:22

Hoje no Financial Times:
Presidente Trump diz que teve uma "wonderful"
conversação com a Presidente Mexicana
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/11/2024 14:12

muad'dib Escreveu:Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.

Angola tem uma dívida grande e um problema de liquidez sim, mas tem uma relevância geoestratégica, do ponto de vista das cadeias de abastecimento (Corredor do Lobito), que rivaliza com a China, daí Angola já ter obtido financiamentos por parte do G7 e estar declarada a intenção, por parte dos EUA, de financiar Angola no sentido de a colocar como ator principal na guerra fria entre os EUA e a China.

Para além disso está perto de ser concedido a Angola novo empréstimo, por parte do FMI, que pode chegar aos 4 800 M€.

Os pagamentos que a Mota Engil recebeu de Angola e Moçambique como pagamento das obras devia-se à falta de liquidez desses países para fazer face aos pagamentos em 2021, mas fique a saber também que essas obrigações foram as principais responsáveis pelos juros obtidos para a Mota de 67M€ em 2022 e 96M€ em 2023.

Por fim, em 2024, a maior parte dessas obrigações atinge a sua maturidade e terá de ser reembolsada gerando caixa efetiva para a Mota Engil.

muad'dib Escreveu:Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.

A situação de Moçambique é sensível. Não existe propriamente falta de vontade no diálogo e Venâncio Modlane não quererá certamente destruir o país para conquistar a sua liderança.

A proclamação dos resultados eleitorais será efetuado no dia 23 de dezembro e até lá a agitação civil poderá continuar. O impacto deste cenário nas contas da Mota ainda está por apurar, mas Moçambique representa "apenas" 4% do volume de negócios da empresa e não estão em causa a continuidade dos projetos na região (a menos que o conflito se estenda indefinidamente, o que também não acredito).

Sendo frio e calculista, o mais certo é que a destruição de infraestruturas durante este períodos de agitação civil, venha a gerar mais negócio para a Mota Engil quando a situação normalizar.

muad'dib Escreveu:Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.

Primeiro de tudo ninguém sabe ainda se as tarifas de 25% sobre o México são definitivas, foram anunciadas num "tweet", à moda pouco profissional e inidónea de Trump.

Já aqui se dissertou sobre as tarifas sobre o México e sobre o facto destas também afetarem as empresas americanas e a própria guerra comercial com a China, visto que o nearshoring do México é uma das principais formas que os EUA têm para diminuir a dependência de alguns processos produtivos chineses.
Para não falar do paradoxo que impor novas tarifas e afastar as empresas americanas do nearshoring vai provocar um aumento da imigração do México para os EUA, que é a última coisa que Trump quer. Neste momento, dissertar muito mais sobre isso é alarmismo.

Também não vou embarcar nas suas teorias de conspiração e acusações de ilegalidades, pois qualquer dia leva com um processo-crime em cima por parte dos visados (e eu não quero ter nada a ver com isso). E neste contexto solicito à moderação o favor de refrear o ímpeto do muad'dib de bramir, num fórum público, acusações de fraude, subornos, crimes financeiros contra países, empresas ou entidades sem apresentar provas factuais concretas.

muad'dib Escreveu:Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.

Talvez por isso o operador short torne a reforçar a posição curta em breve :idea:

Discordo totalmente de si neste ponto.

Se a Muddy fechou parte do short logo após a apresentação de um trading update, com a pouca (ou quase nenhuma) informação financeira que é disponibilizada nestes updates intercalares, o mais provável era estar à espera de um impacto financeiro significativo nos resultados operacionais, líquidos ou numa redução mais acentuada do crescimento do volume de negócio global (ou de alguma região em particular).

Portanto acredito que o short seja para ir abaixo dos 0.5% do capital da Mota Engil ainda antes do fim do ano (e assim sai do radar dos investidores) e finalmente a Mota poderá subir em convergência com a tendência dos resultados três anos passados e projeção de crescimento dos próximos três anos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 28/11/2024 13:44

afcapitao Escreveu:
muad'dib Escreveu:Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.

Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.

Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.

Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.


Isso até pode ser tudo verdade, mas será uma novidade? Já não está incorporado no preço? Muitos dos riscos não existiam já quando subiu quase até aos 6€?
Na minha opinião, em linha com o meu último post, parece-me que a cotação já desconta esses riscos.



Que o risco de operar nesses mercados é maior é óbvio, toda a gente sabe…e por isso as margens são muito superiores!
Para o bem e para o mal…é a realidade da empresa…e a sua opção estratégica.
Quem quer negócios sem ou com pouco risco mantém-se na europa ou portugal apenas, fatura menos e tem menos resultados!
Outra coisa diferente é dizer que nesses países só existe governos e responsáveis corruptos! É generalizar só porque no passado houve essa prática e se ouviu esta ou aquela notícia…está a falar de que situações em concreto e que negócios da Mota podem ser afetados por essas praticas?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/11/2024 13:28

Rolling_Trader Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .

Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .

Opcard não entendo o seu comentário, era uma pergunta? Um lamento? Uma deambulação?

No final de 2023, os projetos em África e na América Latina compunham 89% da carteira de encomendas e representavam 77% do volume de negócios.

Se não fossem os projetos fora da Europa a Mota Engil tinha um décimo da sua dimensão (e provavelmente um décimo da sua cotação atual).

Foi a reboque dessas dispersões geográficas, fora do continente europeu, que permitiu à Mota Engil:
    :arrow: Entre 2021 e a presente data, aumentar em 94% a carteira de encomendas dos 7 200 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os atuais 14 800 M€ (reportados no trading update de 3º trimestre de 2024)
    :arrow: Entre 2021 e 2023, aumentar em 114% o volume de negócios dos 2 591 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os 5 552 M€ (reportados no final do exercício de 2023)
    :arrow: Aumentar os resultados líquidos em 157% de 2021 para 2022, e em 109% de 2022 para 2023 (RL de 21 M€ em 2021, 54 M€ em 2022 e 113 M€ em 2023)
    :arrow: Entre 2022 e 2023 subir 395% dos 1,19€ aos 5.90€
    :arrow: Entre 2022 e a cotação atual (2,5€ vá), ter subido 110%
Nada disto teria sido possível se a Mota Engil tivesse apenas a quota atual de projetos que tem na Europa (11% do VN em 2023).

A Europa é uma geografia altamente concorrencial onde se encontram gigantes da construção como as francesas Vinci, Bouygues e Eiffage, as espanholas Ferrovial e FCC, a Sueca Skanska AB, a austríaca Porr AG, a alemã Hochtief (do mesmo grupo da ACS) que dominam praticamente 70% do mercado da construção na Europa. Ou seja, a Mota não tem (ainda) grande capacidade e oportunidades de crescimento na Europa para enfrentar este nível de concorrência.

Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina

É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.

Eu citei os números dos relatórios de contas da Mota Engil e do último relatório da ENR. E a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?


Rolling foi um pensamento com volume sonoro no teclado .
O meu receio que seja uma vantagem é mesmo o medo que a Europa se transforma na zona doente do mundo, um exemplo as empresas francesas que tinha grande parte do negócio fora d França foi a sorte grande muitas delas conseguem 90% do lucro é feito fora do país o que lhe permitiu sobreviver , por isso pode ser um vantagem para a Mota estar longe .

Um exemplo se Trump tirar o seu país da NATO hoje de manhã ouvi números do que seria necessário em termos de dinheiro para manter a defesa da Europa assusta .
Sem falar da única indústria onde a Europa que era líder o sector automóvel está a ser destruída a grande , os anúncios de redução efectivos não para , ouvi na Valeo vão ser mais de mil , um automóvel tem dezenas de fornecedores vai ser a catástrofe .

Por isso os europeus estão a levar o dinheiro para a América , originado uma anormalidade , a moeda de um país altamente deficitário sobe ,a moeda da zona com maior exedente comercial tomba
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/11/2024 13:23

muad'dib Escreveu:Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.

Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.

Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.

Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.


Isso até pode ser tudo verdade, mas será uma novidade? Já não está incorporado no preço? Muitos dos riscos não existiam já quando subiu quase até aos 6€?
Na minha opinião, em linha com o meu último post, parece-me que a cotação já desconta esses riscos.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 28/11/2024 12:40

Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina

É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.


Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.

Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.

Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.

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Talvez por isso o operador short torne a reforçar a posição curta em breve :idea:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/11/2024 11:50

Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .

Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .

Opcard não entendo o seu comentário, era uma pergunta? Um lamento? Uma deambulação?

No final de 2023, os projetos em África e na América Latina compunham 89% da carteira de encomendas e representavam 77% do volume de negócios.

Se não fossem os projetos fora da Europa a Mota Engil tinha um décimo da sua dimensão (e provavelmente um décimo da sua cotação atual).

Foi a reboque dessas dispersões geográficas, fora do continente europeu, que permitiu à Mota Engil:
    :arrow: Entre 2021 e a presente data, aumentar em 94% a carteira de encomendas dos 7 200 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os atuais 14 800 M€ (reportados no trading update de 3º trimestre de 2024)
    :arrow: Entre 2021 e 2023, aumentar em 114% o volume de negócios dos 2 591 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os 5 552 M€ (reportados no final do exercício de 2023)
    :arrow: Aumentar os resultados líquidos em 157% de 2021 para 2022, e em 109% de 2022 para 2023 (RL de 21 M€ em 2021, 54 M€ em 2022 e 113 M€ em 2023)
    :arrow: Entre 2022 e 2023 subir 395% dos 1,19€ aos 5.90€
    :arrow: Entre 2022 e a cotação atual (2,5€ vá), ter subido 110%
Nada disto teria sido possível se a Mota Engil tivesse apenas a quota atual de projetos que tem na Europa (11% do VN em 2023).

A Europa é uma geografia altamente concorrencial onde se encontram gigantes da construção como as francesas Vinci, Bouygues e Eiffage, as espanholas Ferrovial e FCC, a Sueca Skanska AB, a austríaca Porr AG, a alemã Hochtief (do mesmo grupo da ACS) que dominam praticamente 70% do mercado da construção na Europa. Ou seja, a Mota não tem (ainda) grande capacidade e oportunidades de crescimento na Europa para enfrentar este nível de concorrência.

Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina

É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.

Eu citei os números dos relatórios de contas da Mota Engil e do último relatório da ENR. E a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 28/11/2024 11:26

Mais um dia típico…rápida subida…chega a subir mais de 3%.
Lenta descida em agonia…resta saber até que valor…
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/11/2024 10:27

MarcoAntonio Escreveu:O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...

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Interessante a convergência de médias móveis, sendo que o preço está hoje acima da MM 20 e da MM 50.

Se a ME se aguentou desta forma após as más notícias das tarifas de Trump sobre o México e da situação da Duro Felguera, parece-me que o Sr Mercado está a dizer que não desce abaixo de 2,55€.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 28/11/2024 10:24

Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .

Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .


O problema nao é ser fora de Europa, é ser em mercados emergentes. Se ganharem obras nos EUA, Canadá, Australia, Japao, ninguem aponta isso como uma fraqueza
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/11/2024 7:47

Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .

Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/11/2024 23:25

Se não estou enganado fez um padrão parecido antes da última grande escalada. Andou ali em redor de 1.5 durante meses. :shock:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 27/11/2024 21:37

O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragão_bravo » 27/11/2024 20:52

Esteve no verde durante o dia.
Caiu no final. Sinceramente alguém tem a pontaria no momento certo e foi um volume grande
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 27/11/2024 17:41

Depois da recuperação…em dia de depressão…ainda fecha negativa, em dia de assinatura de mais um grande contrato!
Sim senhor/senhora…os meus parabéns a quem de direito!
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Crissssx » 27/11/2024 12:51

Rolling_Trader Escreveu:
trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.

É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.

Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.

O peso mexicano entretanto levou forte.

Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.

A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?

Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.


Parece que afinal gostamos de tiros e misseis .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 27/11/2024 9:02

trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.

É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.

Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.

O peso mexicano entretanto levou forte.

Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.

A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?

Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 27/11/2024 1:27

Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.

É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.

Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.

O peso mexicano entretanto levou forte.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 26/11/2024 23:36

trend=friend Escreveu:Penso que é estratégia negocial, tal como fez em 2016 com as ameaças de incrementos de 5% ao estilo de “cláusula penal” enquanto não cedessem às suas exigências.

(...)

25% seria deal breaker total na minha opinião para estabelecer de raiz o que a Mota pretende, basta ver o comportamento hoje da GM e Stellantis, já estão a pensar desviar supply chains do México. E isto depois de dezenas de biliões de investimentos em fábricas.


Mas estratégia negocial para que fim? É que segundo esta notícia do jornal de negócios a "justificação" para estas tarifas, que Trump deu nas redes sociais (lol), foi:

    "Como todos sabem, milhares de pessoas estão a entrar através do México e do Canadá, trazendo crimes e drogas em níveis nunca antes vistos", alega.

    Adianta ainda que as tarifas "continuarão em vigor até que as drogas, em particular o fentanil, e todos os imigrantes ilegais cessem esta invasão do nosso país".

Se isto não fossem afirmações tristes por parte do futuro presidente dos EUA, davam vontade de rir, só falta dizer que as tarifas são para evitar que os imigrantes deixem de comer cães e gatos (como ele alegou num debate com Kamala Harris), é absurdo.

Quanto à Stellantis e à GM, ambas reagiram a estas tarifas com a comunicação que o seu plano de expansão de produção no méxico poderá ser revisto, sem que tenha ainda sido tomada qualquer decisão final.
Mas uma coisa é abrandar ou pausar a expansão no méxico, outra é desmantelar e perder todo o investimento já feito.

Para além disso a Stellantis e a GM representam apenas o setor da indústria automóvel, não são necessariamente representativos de todo o espectro de setores que conseguem beneficiar do nearshoring no México, para além de que o setor automóvel enfrenta sérios problemas de rentabilidade e competitividade que podem não lhes permitir dar-se ao luxo de aguentar estas decisões impulsivas e erráticas de Trump.

Na minha opinião, o nearshoring no México não está condenado. Diria antes que enfrentará certamente desafios e contrariedades nestes próximos 4 anos. Mas continuo a achar que a Mota Engil terá, mesmo assim, oportunidades relevantes para o desenvolvimento de infraestruturas neste contexto (não tantas como se tivessem ganho os democratas, é certo).

Ninguém consegue prever o que Trump vai fazer "amanhã" (nem o próprio sabe) e assim vai ser durante 4 anos.

Mas uma coisa é garantida, Trump não irá tomar decisões (na maior parte das vezes) que afetem negativamente as empresas americanas, a sua rentabilidade e a sua solvabilidade, bem pelo contrário.
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