Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lucky_Luke » 20/11/2024 23:37

Rolling_Trader Escreveu:Bem Lucky, para um user que foi registado hoje e que só tem 2 mensagens no fórum do caldeirão, escolheu a pessoa errada para "implicar". A minha reputação precede-me, nos fóruns do investing.com, de não levar "desaforos" para casa e está na altura dessa reputação ser reforçada aqui também.

Para mim é irrelevante a sua reputação ou se leva ou não desaforos para casa, como também me é irrelevante aquilo que você considera desaforos.

O que eu retiro desta discussão é que escrevi que [i]"Os resultados da ME têm sido razoáveis, não se podem considerar bons"[i] em complemento ao que escreveu, e você viu isso como "entrar a pés juntos". Para mim resultados que "não são maus" e resultados "razoáveis" é praticamente o mesmo.

A minha perspetiva relativamente à Mota Engil é que é uma empresa que tem crescido de forma incrível, tem melhorado a sua situação financeira como demonstra o crescimento do EBITDA e a relação deste com a dívida no contexto da dimensão que vai tendo tendo apesar de ter alienado no passado negócios lucrativos como por exemplo a participação na Ascendi.

Agora, a ME atua em mercados instáveis e tem de existir uma compensação desse risco, e com margens de 2% essa compensação não existe. Há empresas na Europa com margens melhores e também há piores, mas muitas destas piores estão em mercados mais sólidos. Se me pergunta qual a % que paga o risco, não lhe sei responder.

Fixo uma análise que ouvi no ano passado (já não me lembro onde) e que fixei desde então e que dizia mais ou menos isto: Quando a ME começar a registar rentabilidades consistentes acima de 2%, e não apenas sazonalmente, então a ação da ME tem tudo para crescer muito.

A construção tem margens mínimas, e se quiser pode ver o caso da ACS aqui ao lado que em 2023 teve uma margem no setor da construção de uns irrisórios 1,4 ou 1,5%. Mas no final o grupo teve 2,1% mas a atuar maioritariamente em mercados desenvolvidos.

Os concorrentes da ME são diversos com resultados diversos e principalmente com áreas de negócio diversas. O benchmarking pode estar a ser feito por empresas com uma diversificação diferente da ME apesar de serem todas do setor da construção. Penso que saberá se calhar até melhor que eu que isto não é tão líquido como parece.

Uma ACS em Espanha transacionava no final de 2023 a 1/3 do VN, mas com uma margem de 1.4 ou 1.5% no negócio da construção, e uma margem final de 2 ou 2.1%.

A Bouygues que refere para mim é um bocado confusa porque tem boas margens por atividade e depois no geral do grupo a coisa é baixa. mas mesmo assim no final de 23 transacionava a 25% do VN.

Mas isto há para todos os gostos, se for ver a Porr AG que é da dimensão da ME atua essencialmente na Europa, tem menos de 2% de margem e vale em bolsa 10% do VN. A sueca Peab AB tem uma margem de 2.4% e vale em bolsa 1/4 do VN.

A ME está a valer pouco mais de 10% do VN previsto. Se não fossem estes tipos da Muddy Waters estaria a valer 20% do VN e com um PER provável de 10. A ação a 3.6 pareceria barata, só que o PSI está com uma espécie de doença de ações baratas que estão num marasmo. As papeleiras, a Sonae, a ME tb pode estar.

Para terminar concordo plenamente com o que escreveu de que o Board da ME já deveria ter feito alguma coisa. Se se queixaram da MW deveriam te agido em vez de se ficarem pelas palavras. A não ser que a MW tenha descoberto alguma coisa que a gente não sonha... mas se descobriram já era tempo de terem colocado o relatório arrasador cá fora como costumam fazer. A não ser que o estagiário da MW se tenha enganado e isto não vai dar em nada.

Para terminar, porque também não tenho muito tempo para escrever, deixe-me dizer-lhe que não concordar consigo não é estar a provocá-lo. Deixe de levar as coisa "a peito".

Esta questão das margens não é líquida. Mas se elas estivessem acima dos 2% este ano acredito que não estávamos nos 2.45. Se você não concorda, pouca diferença me faz, temos de concordar que discordamos.

Já agora não me guio pelo relatório que sugeriu, a minha leitura costuma ser o relatório da Deloitte "Global Powers of Construction".

Registado: 19/11/2024 11:06

por yaya » 20/11/2024 23:16

muad'dib Escreveu:
2024 trará um resultado maior que em 2023 à mota engil, palavras do CEO, proferidas diversas vezes na comunicação social

Logo o resultado anual de 2023 (113M), será ultrapassado em 2024, e o lucro do 4T ficará próximo dos 50M.

Como tens certeza? Porque o CEO disse?
Os últimos trimestres andam entre os 20M e 29M.

2024
1T 20M
2T 29M
3T 28M

Tenho curiosidade em saber o resultado recorrente no 4T (excluindo vendas) para ver se vai bater o valor de 2023, mas só saberemos para o ano.
É aguardar.

Registado: 28/8/2013 22:19

por bruno8526 » 20/11/2024 22:26

Silvaz77 Escreveu:Relativamente ao suporte histórico 1.5€, temos unanimidade certamente, que será o suporte mais habitual da Mota após longas correcções, depois de longas subidas...

Não podemos dizer que o caminho da Mota é para cima, só porque sim!!!!
As correcções ciclicas da Mota, sao um padrão, considerando também como referi as eleições nos USA, o apontado decninio económico da Europa, o continuar das guerras, a recessão da Alemanha, e sem a Mota mostrar músculo, ultrapassado a media móvel dos 200 dias e com volume, estarei negativo ...
Argumentar o contrário com estes indicadores também pode ser visto de manipulação da opinião...

Nada a apontar aos argumentos, parecem-me fazer sentido. O contexto macroeconômico, não parece muito favorável. Por outro lado os resultados da empresa tem sido bons e consistentes, apontam para uma clara subavaliação da empresa, por isso a minha estratégia passa por ir acumulando nas quedas, e esperar que os resultados continuem a ser positivos nos próximos anos , acreditando que mais cedo ou mais tarde se façam refletir no valor da empresa.

Registado: 29/12/2016 23:06

por MarcoAntonio » 20/11/2024 21:01

Histórico actualizado, após duas sessões "volumosas".

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por muad'dib » 20/11/2024 20:11

continuamos a discutir fait divers :lol:

já alguém respondeu às perguntas: https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 7#p1881007

as perguntas que devem ser feitas, são:

quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?

porquê que a empresa não faz mais, para além de dar notícias, que o preço da empresa está subavaliado?

porque existe uma inutilidade superveniente da lide :-"

A posição a descoberto é de 0,65%, o que representa cerca de 2 milhões de ações, correcto?
A Mota hoje negociou 2,3 milhões de acções.
Não percendo muito da coisa, uma posição tão pequena, que se mantém à meses, provoca esta queda?
Pedro

caso não exista interesse no título quem shortou a ação pode trocar as ações que ainda tem de múltiplas contas.
acresce, que o operador que shortou controla todos os dias os títulos que foram comprados por terceiros, e re-comprados por quem vendeu no pânico. por conseguinte, o short vai durar até:

1. existir interesse comprador de tal grandeza, que o operador que shortou é forçado a comprar / re-comprar os títulos no pânico;
2. quem emprestou os títulos as querer de volta devido ao final do contato de empréstimo. (que se veja o caso da NOS com títulos em short há mais de 4 anos)
3. o interesse na operação que originou o short se materializar, retomando o título, paulatinamente, o preço original. (veja-se o caso da lrn - stride - na NYSE antes desta apresentar resultados há pouco mais de 20/30 dias: https://www.youtube.com/watch?v=GreTTGIZX8g; e na Globe Life (GL) - https://fuzzypandaresearch.com/category/globelife/

enfim, podemos elevar a discussão para um patamar interessante?

Registado: 15/11/2024 12:20

por Rolling_Trader » 20/11/2024 19:05

Silvaz77 Escreveu:Relativamente ao suporte histórico 1.5€, temos unanimidade certamente, que será o suporte mais habitual da Mota após longas correcções, depois de longas subidas...

As correcções ciclicas da Mota, sao um padrão, considerando também como referi as eleições nos USA, o apontado decninio económico da Europa, o continuar das guerras, a recessão da Alemanha, e sem a Mota mostrar músculo, ultrapassado a media móvel dos 200 dias e com volume, estarei negativo ...
Argumentar o contrário com estes indicadores também pode ser visto de manipulação da opinião...

"Argumentar pode ser visto como manipulação de opinião" :clap:

No more comments!

Registado: 1/1/2024 14:39

por tami » 20/11/2024 19:01

Silva, o comentário abaixo foi feito por ti em 29/2, pouco mais de 6 meses. Mesmo que os resultados não tivessem sido o que "projetavas", foram assim tão diferentes que justifiquem uma diferença dos 8,40€ para os 1,5€? Percebo uma mudança de sentimento, mas isto é bipolaridade - passar da euforia para uma depressão profunda - e não me parece muito saudável nos mercados. Trata-se da mesma empresa, os objetivos definidos no plano estratégico mantém-se e estão a ser cumpridos. Qual é o peso do declínio económico da Europa ou da recessão na Alemanha nas geografias que compõe a carteira de encomendas? Por esta altura as guerras já cá andavam, e era consensual que se iriam prolongar.
Ou este comentário de Fevereiro não é teu?

"Considerando que os resulrados de 5 de Março, serao bem acima do que estão projetados, poderemos claramente atingir os 8.40.
Este valor corresponde ao maximo histórico da Mota.
Neste momento e com base na carteira de adjudicação de obras, na informação dos resultados, na indicação de dividendos para este ano os 8.40€, serao certamente atingiveis no curto prazo!!!!"

Registado: 28/12/2015 16:15

por PMP69 » 20/11/2024 18:50

A posição a descoberto é de 0,65%, o que representa cerca de 2 milhões de ações, correcto?

A Mota hoje negociou 2,3 milhões de acções.

Não percendo muito da coisa, uma posição tão pequena, que se mantém à meses, provoca esta queda?

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Silvaz77 » 20/11/2024 18:46

Relativamente ao suporte histórico 1.5€, temos unanimidade certamente, que será o suporte mais habitual da Mota após longas correcções, depois de longas subidas...

Registado: 15/9/2015 21:52

por MarcoAntonio » 20/11/2024 18:44

Silva, outro post a insistir na mesma matéria e a tua conta será suspensa. Aparentemente, ainda não entendeste que este espaço é moderado, onde as regras e a moderação são para respeitar. A tolerância da moderação está a atingir o limite.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por mcstreet » 20/11/2024 18:41

Se as empresas respondessem aos short reports sempre que sai um com o respectivo buyback, mais valia tirar a empresa da bolsa. Os buybacks são uma forma de recompensar acionistas, é uma boa estratégia como é a redução da dívida, como resposta a shorts é uma péssima estratégia, porque no dia que deixassem de o fazer o mercado entenderia isso como se o short estivesse do lado certo.

Se a NVIDIA rebentar com as previsões até a EGL sobe amanhã
Editado pela última vez por mcstreet em 20/11/2024 18:44, num total de 1 vez.

Registado: 28/4/2006 17:30

por Rolling_Trader » 20/11/2024 18:33

hugob0ss Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Sendo o capital disperso em bolsa uma potencial fonte de financiamento para a empresa, há que agir, com mais do que meras palavras proferidas em entrevistas ou eventos públicos.

Acho que a administração não se tem que preocupar com isso, aliás na minha opinião quanto mais falar sobre isso pior. Tem é que se preocupar em ter uma direção correta para a empresa, para os trabalhadores, clientes e fornecedores. O valor da empresa em mercado acaba por ser o resultado do trabalho dessas pessoas e da liderança da companhia.

hugob0ss, respeito a sua opinião e até concordava com ela se a Muddy Waters fosse um shorter "comum", mas não é.

Uma empresa ter um short aberto pela Muddy Waters afasta potenciais investidores pois é equivalente a um selo de "lixo tóxico, lidar com cuidado".

A administração tem de se preocupar com este tipo de ataques especulativos sim, está na sua descrição de tarefas e está mandatado para comprar ações próprias se isso for eficaz para se proteger de tais ataques.

Repare numa coisa interessante, em 2013 a Mota Engil tinha 11 101 379 ações próprias, compradas a um preço médio inferior a 2€ (com a justificação predominante do mercado estar a subavaliar a cotação da ação), que vendeu, nesse ano, a um preço de 4,65€.
Ou seja, a recompra de ações, se efetuada a preços efetivamente baixos no mercado, pode servir como investimento se essas ações forem alienadas, no futuro, a um preço superior.

Atualmente a Mota Engil tem 6 091 581 ações próprias a um preço médio de 1.68€. Se comprar mais 2 milhões de ações, mesmo que a um preço médio de 3€, fica com 8 091 581 ações a um preço médio de 2€.
Se com isso conseguir fazer com que a Muddy Waters feche o short e consequentemente consiga recuperar a confiança de novos investidores, daqui a um ano ou dois, fruto do tal trabalho que o hugob0ss referiu (e o próprio CEO também), que leve as contas da Mota de encontro ao delineado no plano estratégico em 2026, poderá então alienar as ações próprias, a um valor até superior a 5€.

Conseguiria, portanto, um duplo ganho, protegia os acionistas afastando um fundo abutre e limpava a má imagem que é ter "uma carraça" destas agarrada à empresa e anda garantia financiamento e geração de cash futuro com o lucro obtido da alienação.

Nete momento, a inação da Mota Engil em se defender do ataque da Muddy, na minha opinião, passa a mensagem que não acredita que é possível chegar aos objetivos traçados no plano estratégico 2022-2026.

por MarcoAntonio » 20/11/2024 18:30

Silva, o forum é moderado e sujeito a regras de utilização, disponíveis no topo do forum. Não coloques mais post sobre a moderação, qualquer coisa, contacta por via privada. Siga o tópico.
Imagem

Administrador Fórum

por Investor Tuga » 20/11/2024 18:25

Silvaz77, apesar deste contratempo, todos gostaríamos de saber quais os doutos argumentos para a sua rigorosa previsão de queda da Mota até 1,5€.
É a carteira que tem contratos inválidos? Se sim, quais e de que valor?
É algum mercado que vai ter uma crise grave, com consequências para os negócios da empresa no mesmo?
É alguma obra que vai correr muito mal e vai provocar graves prejuízos?
São os resultados dos próximos meses que vão cair a pique?
Aguardaremos em conformidade.

Registado: 7/9/2024 8:51

por tami » 20/11/2024 18:24

Rolling_Trader Escreveu:
tami Escreveu:Mais um lesado da Muddy :lol: :

https://seekingalpha.com/news/4312558-e ... conference

Excelente notícia (menos para quem tem ações da Beauty).

Primeiro o report da Beauty acabou de ser lançado hoje pela Muddy Waters (https://muddywatersresearch.com/research/), o que reforça a teoria de que, quando a Muddy tem algum argumento "ativista" válido, lança de imediato um report (o que não aconteceu no caso da Mota e continuo a acreditar que não vai acontecer).

Segundo ponto. Os "shorters seguidores" da Muddy podem já estar tão cansados da lateralização da Mota-Engil como os acionistas que estão longos. É que com uma lateralização não ganham os curtos nem ganham os longos.

Isto reforça ainda mais o meu post anterior. A comprar ações próprias, o momento é agora. Acho que até a própria Muddy Waters ia a correr fechar o short da Mota Engil logo a seguir a um comunicado de recompra de ações.

Quanto a quem acha que o Conselho de Administração não está mandatado para adquirir ações próprias, desengane-se.
Segundo o ponto 10 da ata da última assembleia geral, o Conselho de Administração está mandatado para deliberar sobre aquisição e alienação de ações próprias até 10% do capital social.

Sim, sem dúvida. Tens um outro exemplo recente, da Zeta Holdings, que teve um short report da Culpert Research na semana passada, que derrubou a cotação. Esta foi a resposta na quinta feira:

"Zeta Global jumps 7%, announces $100M stock buyback - update
Nov. 14, 2024 12:43 AM ETZeta Global Holdings Corp. (ZETA) StockBy: Manshi Mamtora, CFA"

e na segunda:

"Zeta Global stock jumps on ~$3M intended share purchases by management
Nov. 18, 2024 10:03 AM ETZeta Global Holdings Corp. (ZETA) StockBy: Preeti Singh, SA News Editor"

por MarcoAntonio » 20/11/2024 17:54

Silvaz77, o teu post foi removido. O Caldeirao de Bolsa não quer saber do que se passa noutros foruns e esse tipo de discussão não é para aqui. Concordem, discordem, debatam, o resto não é para o CdB.
Imagem

Administrador Fórum

por Rolling_Trader » 20/11/2024 17:50

tami Escreveu:Mais um lesado da Muddy :lol: :

https://seekingalpha.com/news/4312558-e ... conference

Excelente notícia (menos para quem tem ações da Beauty).

Primeiro o report da Beauty acabou de ser lançado hoje pela Muddy Waters (https://muddywatersresearch.com/research/), o que reforça a teoria de que, quando a Muddy tem algum argumento "ativista" válido, lança de imediato um report (o que não aconteceu no caso da Mota e continuo a acreditar que não vai acontecer).

Segundo ponto. Os "shorters seguidores" da Muddy podem já estar tão cansados da lateralização da Mota-Engil como os acionistas que estão longos. É que com uma lateralização não ganham os curtos nem ganham os longos.

Isto reforça ainda mais o meu post anterior. A comprar ações próprias, o momento é agora. Acho que até a própria Muddy Waters ia a correr fechar o short da Mota Engil logo a seguir a um comunicado de recompra de ações.

Quanto a quem acha que o Conselho de Administração não está mandatado para adquirir ações próprias, desengane-se.
Segundo o ponto 10 da ata da última assembleia geral, o Conselho de Administração está mandatado para deliberar sobre aquisição e alienação de ações próprias até 10% do capital social.

por mcstreet » 20/11/2024 17:47

a ELF é como a ULTA e de certa forma a HIMS, são empresas com muito hype, mas que estão muito shortadas, isso é o pão nosso de cada dia nos states, short reports e depois no médio longo prazo é tudo a fechar posições, das que tenho acompanhado é só shorts a rebentar, acho que com exceção da MPW não tenho visto grandes acertos, aliás acho que é uma questão de tempo para a SEC começar a apertar um bocado, qualquer agência da treta lança short-reports e manda uma ação 10/20% abaixo no intraday, convém sempre ler antes de pensar em vender. No caso da SMCI até desconfio que os gajos da Ernst & Young estavam feitos com os do último short..

por tami » 20/11/2024 17:26

por tami » 20/11/2024 17:18

muad'dib Escreveu:quais os argumentos para um regresso aos € 1,50, quando a nível de fundamentais a mota engil apresentou lucros consistentes nos três trimestres de 2024?

é uma queda no preço de mais de 38%, qual a razão técnica, ou fundamental que justifique essa afirmação?

Nenhum argumento ou razão, aparentemente foi só para vir cobrar um orgão genital ao Rolling. Tanto disse 1,50€ como podia ter dito 10,5€, era igual.

por muad'dib » 20/11/2024 17:11

quais os argumentos para um regresso aos € 1,50, quando a nível de fundamentais a mota engil apresentou lucros consistentes nos três trimestres de 2024?

é uma queda no preço de mais de 38%, qual a razão técnica, ou fundamental que justifique essa afirmação?

por mcstreet » 20/11/2024 16:36

Há muitos bag holders com preços bem altos, o que acontece normalmente como não houve resultados propriamente brilhantes vai ser um lento aliviar da pressão vendedora de todos esses acionistas que há medida que o tempo passar vão "desistindo", daqui a alguns meses, possivelmente na divulgação dos resultados anuais essa pressão deverá ter aliviado o suficiente para que se possa dar o ressalto, sempre e quando se confirmem bons resultados. Até lá, a EGL dificilmente sairá deste marasmo, julgo que a situação da posição short não ajuda, mas não é ela a principal causa do travão à subida.

Já agora, um fecho abaixo dos 2,40 seria um péssimo sinal.

por Investor Tuga » 20/11/2024 16:24

Eu acho até que eles esperaram pelo dia de ontem para voltarem aos “negócios”…intencionalmente para “sinalizar” que os resultados são maus.
Não se pode dizer que a estratégia não esteja bem delineada e bem executada. É só olhar para o dia de hoje…

por muad'dib » 20/11/2024 15:55

Se o CEO já veio para os jornais várias vezes dizer que a cotação já não reflete o valor justo, estará à espera do quê para colocar dinheiro a sério nessa afirmação?

o CEO não pode mandatar terceiros, ou a empresa, para esse efeito, devido a existir uma inutilidade superveniente da lide

:-"

por Investor Tuga » 20/11/2024 15:48

hugob0ss Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Está na altura da administração da Mota Engil justificar o salário que ganha.

Sendo o capital disperso em bolsa uma potencial fonte de financiamento para a empresa, há que agir, com mais do que meras palavras proferidas em entrevistas ou eventos públicos.

Em 2016 e 2018 a Mota engil procedeu à compra de ações próprias por entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor. Comprando 2 080 070 ações em 2016 e 2 451 769 ações em 2018.

Se o CEO já veio para os jornais várias vezes dizer que a cotação já não reflete o valor justo, estará à espera do quê para colocar dinheiro a sério nessa afirmação?

O mero anúncio de recompra de 2 milhões de ações (+/- o que a Muddy shortou) iria catapultar a cotação, o que em termos técnicos seria a quebra definitiva da tendência descendente que se verifica desde março.
Esse breakout seria identificado em várias plataformas de trading (que detetam esses padrões), o que poderia atrair novos investidores para a Mota, quem shortou a ação nos 3€ iria provavelmente fechar as posições curtas o quanto antes, gerando uma reação em cadeia.

Esta reação em cadeia pode ser aproveitada, a menos que a administração prefira continuar a assobiar para o lado e a achar que consegue vencer a Muddy Waters pelo cansaço.

A fazer recompra é agora, para a semana pode ser tarde demais (na minha modesta opinião).

Acho que a administração não se tem que preocupar com isso, aliás na minha opinião quanto mais falar sobre isso pior. Tem é que se preocupar em ter uma direção correta para a empresa, para os trabalhadores, clientes e fornecedores. O valor da empresa em mercado acaba por ser o resultado do trabalho dessas pessoas e da liderança da companhia.

Tudo isso é verdade…e esses são fundamentais importantes…
Em termos normais também concordo mas as armas usadas pela “Muddys e amigos” são de outra índole e a empresa também tem de defender a sua reputação e os seus acionistas atuais.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], caldeirum, Doreen, Mavericks7 e 31 visitantes