Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
macau5m Escreveu:A ultima vez que subscrevi obrigações apenas me foram atribuídas 10 no valor total de 1000€, apesar de ter subscrito um valor muito mais elevado no final tive prejuízo.
(...)
Agora com este aumento do valor da oferta da Mota, será que se subscrever agora não me vai acontecer o que aconteceu na ultima vez que tentei investir num activo igual?
(...)
Se só tem 1000€ para investir e estando as obrigações sujeitas a rateio, comissões e outros encargos é bem possível que lhe aconteça algo semelhante novamente.
Para a Mota ter aumentado a oferta significa que a procura já deve ter superados os 50M€.
Arriscar por arriscar, as probabilidades neste momento favorecem o investimento em ações da Mota (ao preço a que estão de 2.54€). Repare que, a concretizar-se o atual price target médio, previsto a 12 meses, de 5.563€ por ação, significaria que num ano ganharia 119% brutos e pagava "apenas" 28% de imposto sobre essas mais valias. E ainda encaixava um previsivel dividendo bruto de 0.11€ por ação lá para abril.
Ambas as opções são arriscadas se só tem 1000€ para investir, você é que decide, mas se quer dormir descansado... o melhor é ir para os certificados de aforro

Re: Mota Engil - Tópico Geral
A ultima vez que subscrevi obrigações apenas me foram atribuídas 10 no valor total de 1000€, apesar de ter subscrito um valor muito mais elevado no final tive prejuízo. Aparentemente deveria ter subscrito no inicio e não no fim.
Agora com este aumento do valor da oferta da Mota, será que se subscrever agora não me vai acontecer o que aconteceu na ultima vez que tentei investir num activo igual?
O ativo que me foram atribuídas 1000€ em obrigações foram do Benfica. Foi bem feito, para não ter ido para a concorrência.
Agora com este aumento do valor da oferta da Mota, será que se subscrever agora não me vai acontecer o que aconteceu na ultima vez que tentei investir num activo igual?
O ativo que me foram atribuídas 1000€ em obrigações foram do Benfica. Foi bem feito, para não ter ido para a concorrência.
Que nunca por vencidos se conheçam
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil sobe emissão de dívida verde de 50 para 80 milhões de euros

A construtora decidiu elevar o montante da emissão de obrigações a cinco anos dos 50 milhões de euros inicialmente anunciados para 80 milhões de euros. A taxa de juro bruta é de 5%.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
hugob0ss Escreveu:(...)
Ou seja, o governo fez uma má avaliação dos custos do primeiro troço, que pode ser mais caro do que o inicialmente previsto. Além disso, este troço é mais arriscado por ser o primeiro e, se não for bem executado, pode implicar custos adicionais. Por outro lado, o segundo troço, entre Oiã e Soure, o valor já foi revisto em alta e para esse já existe concorrência no processo.
hugob0ss, a Mota-Engil apresentou uma proposta fruto do trabalho de um ano e meio de preparação para enfrentar os desafios do custo e conseguir ter uma vantagem competitiva na proposta, não só do primeiro, mas também dos concursos dos troços seguintes.
Recomendo a leitura desta entrevista com o CEO sobre os concursos do TGV https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ceo-da-mota-engil-espero-nao-ser-discriminado-no-lote-2-da-alta-velocidade
Como o conteúdo é premium (e nem todos têm acesso), o Jornal de Negócios (que eu assino e recomendo a todos fazerem o mesmo) terá de me perdoar, mas eu vou ter de deixar aqui um excerto com duas perguntas muito relevantes dirigidas ao CEO sobre estes concursos:
Jornalista: Em maio disse ao Negócios que o preço-base do concurso para o troço de alta velocidade Porto-Oiã (1,66 mil milhões de euros) era um desafio. Não é surpresa que o consórcio da Mota-Engil acabe por ir sozinho a este concurso?
Carlos Mota dos Santos: Não é surpresa. O preço-base estipulado para a solução-base do primeiro troço é, não diria insuficiente, mas muito difícil. E daí a razão pela qual aparentemente houve pouca concorrência. Não consigo perceber a lógica por trás desta estratégia da Infraestruturas de Portugal (IP) de ter preços-base tão curtos, mas a realidade é essa. Por isso, desde há um ano e meio que estamos a trabalhar em soluções de ‘value engineering’ para o projeto e foi só através deste trabalho que encontrámos soluções que nos permitiram apresentar proposta.
Jornalista: Apesar do valor baixo, o consórcio da Mota-Engil apresentou uma proposta que encaixou no preço. As empresas portuguesas querem estar presentes nesse projeto a qualquer preço, mesmo que implique riscos?
Carlos Mota dos Santos Não é a qualquer preço. Conseguimos apresentar proposta porque trabalhámos ao longo de muitos meses no projeto em soluções com maior eficiência, que visam a pré-fabricação, e benéficas até em termos de sustentabilidade, o que nos permitiu encaixar no preço. E é isso que iremos fazer para o lote 2 – Oiã-Soure – e para os seguintes. Estamos comprometidos em ter o melhor projeto possível, a melhor solução técnica possível e, consequentemente, a solução mais económica e mais competitiva. Espero que seja a prova provada de que as alegações de que o setor da construção português não tem a capacidade necessária para fazer face aos desafios caia de uma vez por todas. O facto de nos termos apresentado ao primeiro concurso é a prova de que temos engenharia e capacidade de apresentar projetos diferenciados e otimizados.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Agradecer unicamente todas as partilhas feitas, cujo conhecimento de causa me ajudam igualmente a arrumar informação na minha cabecita.
Acrescentar ainda que subscrevo as palavras do Rolling na íntegra e partilho da ideia dos likes... Assim sendo, teria todos os meus quantos os seus posts.
Recordo que cheguei a este fórum pela sua partilha e para não perder pitada do tanto conhecimento que o Rolling nos vai ofertando de forma gratuita.
Finalmente, uma palavra de igual apreço aos que vão igualmente contribuindo com os "bonecos" da análise técnica.
Bem-hajam!
Acrescentar ainda que subscrevo as palavras do Rolling na íntegra e partilho da ideia dos likes... Assim sendo, teria todos os meus quantos os seus posts.
Recordo que cheguei a este fórum pela sua partilha e para não perder pitada do tanto conhecimento que o Rolling nos vai ofertando de forma gratuita.
Finalmente, uma palavra de igual apreço aos que vão igualmente contribuindo com os "bonecos" da análise técnica.
Bem-hajam!
Woman_Trader
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A subscrição de 50 milhões é um proforma. Deviam duplicar a oferta.
Devem ter chegado à conclusão que está tudo mais que absorvido pelo mercado.
Devem ter chegado à conclusão que está tudo mais que absorvido pelo mercado.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Alfa Trader Escreveu:É por isto que ela sobe?
Primeira PPP da alta velocidade adjudicada esta quinta-feira ao consórcio da Mota-Engil
O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas vão anunciar amanhã a adjudicação do contrato para a concessão do primeiro troço da alta velocidade entre Porto e Oiã.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/primeira-ppp-da-alta-velocidade-adjudicada-esta-quinta-feira-ao-consorcio-da-mota-engil
Pode ser por isso sim Alfa.
Apesar de ser já um dado adquirido (dado que só a proposta do consórcio da Mota é que foi aceite), a assinatura do contrato significa que não ocorreu nenhuma impugnação (atendível) por parte do consórcio da Sacyr.
Recordo que a Sacyr entregou também uma proposta para o primeiro troço que não foi aceite pela IP (Infraestruturas de Portugal) por ter sido entregue fora de prazo.
Resta agora que o Tribunal de Contas não levante problemas sobre esta PPP (tal como aconteceu com a construção do Hospital Oriental de Lisboa) e esta obra passará a ser contabilizada na carteira de encomendas e a ter impacto (ainda que parcial) no volume de negócios e EBITDA do terceiro trimestre de 2024 da Mota-Engil.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
É por isto que ela sobe?
Primeira PPP da alta velocidade adjudicada esta quinta-feira ao consórcio da Mota-Engil
O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas vão anunciar amanhã a adjudicação do contrato para a concessão do primeiro troço da alta velocidade entre Porto e Oiã.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/primeira-ppp-da-alta-velocidade-adjudicada-esta-quinta-feira-ao-consorcio-da-mota-engil
Primeira PPP da alta velocidade adjudicada esta quinta-feira ao consórcio da Mota-Engil
O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas vão anunciar amanhã a adjudicação do contrato para a concessão do primeiro troço da alta velocidade entre Porto e Oiã.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/primeira-ppp-da-alta-velocidade-adjudicada-esta-quinta-feira-ao-consorcio-da-mota-engil
Re: Mota Engil - Tópico Geral
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/primeira-ppp-da-alta-velocidade-adjudicada-esta-quinta-feira-ao-consorcio-da-mota-engil
Ou seja, o governo fez uma má avaliação dos custos do primeiro troço, que pode ser mais caro do que o inicialmente previsto. Além disso, este troço é mais arriscado por ser o primeiro e, se não for bem executado, pode implicar custos adicionais. Por outro lado, o segundo troço, entre Oiã e Soure, o valor já foi revisto em alta e para esse já existe concorrência no processo.
..."A avaliação financeira da proposta é mais baixa, por ter sido apresentado um valor atualizado líquido (VAL), com referência a dezembro de 2023, de 1.661.362.811,55 euros, muito próximo do preço base de referência", foi indicado.
O júri deliberou assim "propor a sua adjudicação ao órgão competente para a decisão de contratar". No entanto, alertou que, "tendo presente a circunstância de apenas ter sido apresentada uma proposta, de forma atempada, revela-se necessária uma especial ponderação sobre a mais-valia da adjudicação da única proposta apresentada, a realizar pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do projeto em causa".
PPP da alta velocidade vão custar 5,3 mil milhões à IP
O Governo aprovou também já o lançamento da segunda PPP para a alta velocidade Lisboa-Porto, o troço entre Oiã e Soure, terminando a 6 de janeiro o prazo para a entrega das propostas. Para este troço, cujo valor inicial foi já revisto em alta, é esperada a entrega de pelo menos duas propostas, uma das quais do consórcio da Mota-Engil, que publicamente já assumiu que irá concorrer....
Ou seja, o governo fez uma má avaliação dos custos do primeiro troço, que pode ser mais caro do que o inicialmente previsto. Além disso, este troço é mais arriscado por ser o primeiro e, se não for bem executado, pode implicar custos adicionais. Por outro lado, o segundo troço, entre Oiã e Soure, o valor já foi revisto em alta e para esse já existe concorrência no processo.
Editado pela última vez por hugob0ss em 9/10/2024 16:22, num total de 1 vez.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:Obrigado pela resposta, Rolling. E pela informação muito detalhada que tens partilhado nos últimos dias, cheia de conteúdo. Pode-se concordar ou não com a posição, mas ninguém a pode acusar de não ser fundamentada.
Obrigado eu tami.
Como já referi noutro fórum, o que principalmente me move a fazer estes posts é ajudar-me a pensar e a desafiar as minhas próprias convicções e teorias (o objetivo não é dos mais altruístas eu sei, mas tento compensar partilhando o máximo de informação factual que consigo)
Já agora, à administração/donos do fórum, para quando uns botõezinhos de like e dislike nos comentários?
Confesso que é o que sinto falta dos fóruns do investing.com, parecendo que não é um incentivo à partilha (receber likes vicia

Fica a sugestão, não sei o que os restantes foristas pensam sobre o tema (mas gostava de saber).
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Obrigado pela resposta, Rolling. E pela informação muito detalhada que tens partilhado nos últimos dias, cheia de conteúdo. Pode-se concordar ou não com a posição, mas ninguém a pode acusar de não ser fundamentada.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:trend=friend Escreveu:Importante hoje perceber se a Mota aumenta o valor da emissão de dívida, prazo limite… revelará o interesse que existe no produto.
É hoje? Não terminava na sexta?
O prazo da oferta de subscrição termina na sexta, dia 11, às 15h00 sim, no entanto a Mota-Engil pode aumentar a oferta dos 50M€ iniciais até ao dia de hoje inclusive (sem montante máximo pré estabelecido).
A divulgação dos resultados será no dia 14 de Outubro e a admissão das obrigações na Euronext Lisboa no dia 16 de Outubro (estas duas últimas datas, de divulgação e admissão, são indicativas)
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eh lá...é a sério ou falsa partida?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Diria que este spike ou tem a ver com as obrigações ou com algo que se saberá muito em breve. Passando 2,60/2,65 caminho fica livre
Editado pela última vez por trend=friend em 9/10/2024 14:56, num total de 1 vez.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esta confiança nas obrigações diz tudo.



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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eles andam lá a picar....
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Importante hoje perceber se a Mota aumenta o valor da emissão de dívida, prazo limite… revelará o interesse que existe no produto.
É hoje? Não terminava na sexta?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
"Boas, preparem-se, a subida está próxima. Se não for hoje, certamente será nos próximos dias, ou então já não percebo nada disto. Está a formar-se o coquetel ideal para a respectiva subida. A ver vamos."
J.f.vieira
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Importante hoje perceber se a Mota aumenta o valor da emissão de dívida, prazo limite… revelará o interesse que existe no produto.
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Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Caros “Rolling_Trader” e “J.f.vieira”, depois de confortado com uma arrozada de cabeça de Rocaz (Açoriano, claro) atarraxada com um Branco João Pires, de 2017. Voltamos ao trabalho para ganhar mais uns trocos com horas extraordinárias.
Sem dúvida que é assim, falando, que as pessoas se entendem.
Estou esclarecido quanto à minha questão, os meus agradecimentos por isso.
Rolling_Trader “A sua estratégia é tão válida como outra qualquer estratégia menos informada (desculpe a franqueza).”
Aprecio a frontalidade das pessoas, desculpas aceites.
Cumpre-me acrescentar que nunca me considerei suficientemente informado, e como tal aproveito todas as oportunidades (fora de ironias).
Rolling_Trader “Quanto a mim, pessoalmente (e isto sim é uma opinião), vender Mota-Engil, a estes valores, em prejuízo, é um erro porque, quando a Muddy fechar o short estou em crer que a cotação sobe em flecha, sem grande margem de reação por parte de quem não acompanha o intraday”.
Rolling_Trader … “quando a MuddY fechar … a cotação sobe em flecha”…
Aqui estamos completamente de acordo (quando a Muddy fechar), mas quando é isso? Alguém tem a chave?
Voltemos à minha estratégia, muito embora “menos informada”.
É provável que depois de uma queda acumulada de 59,6% (sem respirar) o papel mude de rumo. Mas nada nos garante (?) que a sangria não seja para continuar. Estamos pois perante o dilema de: “ o copo meio cheio e o copo meio vazio”.
Assim sendo, optei por pôr a pastar, metade do gado. Portanto, estou meio dentro e meio fora.
Se subir, repito, comprarei o papel com a liquidez da venda.
Vou perder, claro, quanto? A diferença entre o valor da venda e a recompra (uns 5 a 7%). Mas se cair, então acumulo ganhos e com as vendas a perder desconto nas Mais Valias. Ou estarei a ficar baralhado?
Uma das minhas regras: sobe +/_ 3% com volume, compro.
Quanto ao valor dos meus bonecos (é essa a minha intenção) para as discussões no Fórum, agradeço o reconhecimento.
E vai mais um boneco.
Onde andam 38.416 Milhões de papéis (as minhas incluídas)?
CumPrim/
ValeAquilino
Sem dúvida que é assim, falando, que as pessoas se entendem.
Estou esclarecido quanto à minha questão, os meus agradecimentos por isso.
Rolling_Trader “A sua estratégia é tão válida como outra qualquer estratégia menos informada (desculpe a franqueza).”
Aprecio a frontalidade das pessoas, desculpas aceites.
Cumpre-me acrescentar que nunca me considerei suficientemente informado, e como tal aproveito todas as oportunidades (fora de ironias).
Rolling_Trader “Quanto a mim, pessoalmente (e isto sim é uma opinião), vender Mota-Engil, a estes valores, em prejuízo, é um erro porque, quando a Muddy fechar o short estou em crer que a cotação sobe em flecha, sem grande margem de reação por parte de quem não acompanha o intraday”.
Rolling_Trader … “quando a MuddY fechar … a cotação sobe em flecha”…
Aqui estamos completamente de acordo (quando a Muddy fechar), mas quando é isso? Alguém tem a chave?
Voltemos à minha estratégia, muito embora “menos informada”.
É provável que depois de uma queda acumulada de 59,6% (sem respirar) o papel mude de rumo. Mas nada nos garante (?) que a sangria não seja para continuar. Estamos pois perante o dilema de: “ o copo meio cheio e o copo meio vazio”.
Assim sendo, optei por pôr a pastar, metade do gado. Portanto, estou meio dentro e meio fora.
Se subir, repito, comprarei o papel com a liquidez da venda.
Vou perder, claro, quanto? A diferença entre o valor da venda e a recompra (uns 5 a 7%). Mas se cair, então acumulo ganhos e com as vendas a perder desconto nas Mais Valias. Ou estarei a ficar baralhado?
Uma das minhas regras: sobe +/_ 3% com volume, compro.
Quanto ao valor dos meus bonecos (é essa a minha intenção) para as discussões no Fórum, agradeço o reconhecimento.
E vai mais um boneco.
Onde andam 38.416 Milhões de papéis (as minhas incluídas)?
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Rolling_Trader Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Meu caro "Rolling_Trader", porque razão o papel subiu até aos: 8,35 e 6,399 em 2007 e 2014 respetivamente? Será que nesses períodos a Mota estava mais saudável que atualmente?
Vale,
A subida record entre 2005 e 2007 deveu-se a vários fatores:• Em 2005 a Mota-Engil integrou o PSI20, aumentando assim o interesse por parte dos investidores, bem como a liquidez do título;
• Ocorreu um forte crescimento do grupo fruto da diversificação geográfica para África, América Latina e Europa Central, que permitiu à Mota reduzir a exposição ao ciclo económico português, adotando desde 2002 o euro como moeda predominante para celebração dos contratos;
• Crescimento significativo da economia mundial (4.3% em 2005, 5.3% em 2006);
• Crescimento em acelerado da economia angolana desde 2002, alicerçado na exploração do petróleo, em alta nos mercados internacionais. (15,5%, em 2005, 11% em 2006 e 14% em 2007) em virtude da paz continuada e dos novos contratos de exploração de petróleo (um dos países do mundo com maior taxa de crescimento do PIB)
• Diversificação operacional do grupo, que embora mantendo na engenharia e construção o seu negócio principal, dinamizou outras áreas, diminuindo a sua exposição aos ciclos do sector da construção e ao mesmo tempo criando sinergias com ele.
• A Martifer, participada da Mota-Engil, cresce organicamente através de uma OPA sobre a REPower aumentando substancialmente a avaliação da Mota-Engil
• Oferta Pública de Subscrição e consequente entrada em bolsa da participada Martifer, SGPS, SA, da qual resultou um ganho de capital de 67 milhões de euros para a MOTA-ENGIL SGPS
Na prática, foram estes dois últimos catalisadores (OPA da Martifer sobre a Repower e a dispersão do capital da Martifer em Bolsa) que fizeram escalar o preço da Mota-Engil muito acima dos price targets da altura.
O “Millennium BCP Investimento” era uma das casas que acompanhava o título da Mota-Engil e deu um price target de 5,10€ após a OPA da Martifer sobre a REPower, porém o mercado, eufórico devido à conjuntura, descontou o futuro e o além, fazendo a cotação subir demais, até aos 8.35€.
Repare mesmo assim Vale que, na altura, como o j.f.vieira referiu, a Mota Engil tinha menos ações em circulação que hoje. Mais precisamente tinha 196 531 724 ações em circulação que, ao preço de 8.35€ dava uma capitalização bolsista de 1 641M€
Já em 2023, quando subiu aos 5.90€, a Mota-Engil atingiu uma capitalização bolsista record de 1 774M€, superior à de 2007, porque atualmente tem 300 684 369 ações em circulação (mais do que em 2007).
E porque é que a Mota-Engil chegou a valer mais em 2023?
Em termos comparativos, entre 2007 e 2023, posso-lhe adiantar o seguinte:• A carteira de encomendas era, em 2007, de 1 900M€ e em 2023 de 13 000M€, um aumento de 584%.
• O volume de negócios era, em 2007, de 1 401M€ e em 2023 de 5 500M€, um aumento de 292%.
• O resultado operacional EBIT era, em 2007, de 148M€ e em 2023 de 516M€, um aumento de 248%.
• O lucro foi, em 2007, de 40M€ e em 2023 de 113M€, um aumento de 182%.
• A dívida líquida, no relatório de contas de 2007 (apresentado em 2008) ficou superior, em termos absolutos, ao atual de 2023, nuns impressionantes 1 852M€, o que colocou o rácio Dívida Líquida / EBITDA nos 5.94x. (recorde que a dívida líquida reportada, referente ao exercício de 2023, foi de 1175M€, o que coloca o rácio DL/EBITDA nos 1,4x, bastante mais controlado e dentro do valor considerado saudável pelas práticas recomendadas do mercado).
Não lhe falei de 2014, nem do porquê da subida de 2022-2023, nem vou falar porque este post já vai extenso, mas pode sempre investigar (foi o que eu fiz).
Não é preciso uma bola de cristal para perceber quando uma cotação subiu ou caiu de mais, basta analisar os fundamentais da empresa, passados, presentes e projeções futuras. Depois sim aí cruzar com análise técnica e análises históricas para formular teorias e estratégias.
Se há “cicatrizes” que os bonecos passados deixaram (como o Vale referiu) foram as cicatrizes de quem comprou ou vendeu na altura errada por não saber o que catalisou as subidas e as descidas nem saber quando o título estava sobre ou subavaliado.
A sua estratégia é tão válida como outra qualquer estratégia menos informada (desculpe a franqueza).
Concordo em absoluto consigo quando diz que cada um deve pensar por si.
Os seus "bonecos" são valiosos para este fórum e já me ajudaram a prespetivar e a formular teorias sobre a Mota-Engil pelo que lhe agradeço o contributo (fora de ironias).
Quanto a mim, pessoalmente (e isto sim é uma opinião), vender Mota-Engil, a estes valores, em prejuízo, é um erro porque, quando a Muddy fechar o short estou em crer que a cotação sobe em flecha, sem grande margem de reação por parte de quem não acompanha o intraday.
Cumprimentos







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Re: Mota Engil - Tópico Geral
afcapitao Escreveu:Rolling, dizer que a queda de 2015 se deve a shorts é assobiar para o lado.
Os shorts são uma consequência dos resultados ou da expetativas dos resultados.
Concordo consigo afcapitao, mas eu não escrevi que a queda se deveu exclusivamente aos shorts.
Eu contrapus a afirmação do Vale de que as quedas de 2007 e 2015 não tinham tido influência de shorters (esses estão sempre lá presentes quando o título sobe demais, ou depressa demais).
Independentemente das verdadeiras causas subjacentes à queda de 2014-2016 (que existiram várias como referiu), o short selling nunca ajuda e acaba por provocar o efeito diametralmente oposto àquele que se verifica quando os mercados compram euforica e desenfreadamente.
O short selling tende a gerar panic sell e descrédito do investidor comum nos fundamentais do título, mesmo quando estes são bons e a conjuntura é favorável (basta ver estes últimos posts).
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Meu caro "Rolling_Trader", porque razão o papel subiu até aos: 8,35 e 6,399 em 2007 e 2014 respetivamente? Será que nesses períodos a Mota estava mais saudável que atualmente?
Vale,
A subida record entre 2005 e 2007 deveu-se a vários fatores:
- • Em 2005 a Mota-Engil integrou o PSI20, aumentando assim o interesse por parte dos investidores, bem como a liquidez do título;
• Ocorreu um forte crescimento do grupo fruto da diversificação geográfica para África, América Latina e Europa Central, que permitiu à Mota reduzir a exposição ao ciclo económico português, adotando desde 2002 o euro como moeda predominante para celebração dos contratos;
• Crescimento significativo da economia mundial (4.3% em 2005, 5.3% em 2006);
• Crescimento em acelerado da economia angolana desde 2002, alicerçado na exploração do petróleo, em alta nos mercados internacionais. (15,5%, em 2005, 11% em 2006 e 14% em 2007) em virtude da paz continuada e dos novos contratos de exploração de petróleo (um dos países do mundo com maior taxa de crescimento do PIB)
• Diversificação operacional do grupo, que embora mantendo na engenharia e construção o seu negócio principal, dinamizou outras áreas, diminuindo a sua exposição aos ciclos do sector da construção e ao mesmo tempo criando sinergias com ele.
• A Martifer, participada da Mota-Engil, cresce organicamente através de uma OPA sobre a REPower aumentando substancialmente a avaliação da Mota-Engil
• Oferta Pública de Subscrição e consequente entrada em bolsa da participada Martifer, SGPS, SA, da qual resultou um ganho de capital de 67 milhões de euros para a MOTA-ENGIL SGPS
Na prática, foram estes dois últimos catalisadores (OPA da Martifer sobre a Repower e a dispersão do capital da Martifer em Bolsa) que fizeram escalar o preço da Mota-Engil muito acima dos price targets da altura.
O “Millennium BCP Investimento” era uma das casas que acompanhava o título da Mota-Engil e deu um price target de 5,10€ após a OPA da Martifer sobre a REPower, porém o mercado, eufórico devido à conjuntura, descontou o futuro e o além, fazendo a cotação subir demais, até aos 8.35€.
Repare mesmo assim Vale que, na altura, como o j.f.vieira referiu, a Mota Engil tinha menos ações em circulação que hoje. Mais precisamente tinha 196 531 724 ações em circulação que, ao preço de 8.35€ dava uma capitalização bolsista de 1 641M€
Já em 2023, quando subiu aos 5.90€, a Mota-Engil atingiu uma capitalização bolsista record de 1 774M€, superior à de 2007, porque atualmente tem 300 684 369 ações em circulação (mais do que em 2007).
E porque é que a Mota-Engil chegou a valer mais em 2023?
Em termos comparativos, entre 2007 e 2023, posso-lhe adiantar o seguinte:
- • A carteira de encomendas era, em 2007, de 1 900M€ e em 2023 de 13 000M€, um aumento de 584%.
• O volume de negócios era, em 2007, de 1 401M€ e em 2023 de 5 500M€, um aumento de 292%.
• O resultado operacional EBIT era, em 2007, de 148M€ e em 2023 de 516M€, um aumento de 248%.
• O lucro foi, em 2007, de 40M€ e em 2023 de 113M€, um aumento de 182%.
• A dívida líquida, no relatório de contas de 2007 (apresentado em 2008) ficou superior, em termos absolutos, ao atual de 2023, nuns impressionantes 1 852M€, o que colocou o rácio Dívida Líquida / EBITDA nos 5.94x. (recorde que a dívida líquida reportada, referente ao exercício de 2023, foi de 1175M€, o que coloca o rácio DL/EBITDA nos 1,4x, bastante mais controlado e dentro do valor considerado saudável pelas práticas recomendadas do mercado).
Não lhe falei de 2014, nem do porquê da subida de 2022-2023, nem vou falar porque este post já vai extenso, mas pode sempre investigar (foi o que eu fiz).
Não é preciso uma bola de cristal para perceber quando uma cotação subiu ou caiu de mais, basta analisar os fundamentais da empresa, passados, presentes e projeções futuras. Depois sim aí cruzar com análise técnica e análises históricas para formular teorias e estratégias.
Se há “cicatrizes” que os bonecos passados deixaram (como o Vale referiu) foram as cicatrizes de quem comprou ou vendeu na altura errada por não saber o que catalisou as subidas e as descidas nem saber quando o título estava sobre ou subavaliado.
A sua estratégia é tão válida como outra qualquer estratégia menos informada (desculpe a franqueza).
Concordo em absoluto consigo quando diz que cada um deve pensar por si.
Os seus "bonecos" são valiosos para este fórum e já me ajudaram a prespetivar e a formular teorias sobre a Mota-Engil pelo que lhe agradeço o contributo (fora de ironias).
Quanto a mim, pessoalmente (e isto sim é uma opinião), vender Mota-Engil, a estes valores, em prejuízo, é um erro porque, quando a Muddy fechar o short estou em crer que a cotação sobe em flecha, sem grande margem de reação por parte de quem não acompanha o intraday.
Cumprimentos
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Meu caro "Rolling_Trader", porque razão o papel subiu até aos: 8,35 e 6,399 em 2007 e 2014 respetivamente? Será que nesses períodos a Mota estava mais saudável que atualmente?
CumPrim/
ValeAquilino
Boas ValeAquilino, não esquecer que nessa altura 2007 e 2014 havia menos ações no mercado e 2007 ainda estava mos no bom momento da bolsa.
J.f.vieira
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling, dizer que a queda de 2015 se deve a shorts é assobiar para o lado.
Os shorts são uma consequência dos resultados ou da expetativas dos resultados.
Se o papel naquela altura estivesse barato, outros investidores teriam aproveitado o short para comprar.
Eu seguia o título na altura, e houve uma queda acentuados do preço do petróleo, houve grandes obras canceladas (Camarões, 2.6B), houve uma subsequente redução dos dividendos, e anos mais tarde houve um aumento de capital.
Será que a culpa disto tudo foi dos shorts?
Os shorts são uma consequência dos resultados ou da expetativas dos resultados.
Se o papel naquela altura estivesse barato, outros investidores teriam aproveitado o short para comprar.
Eu seguia o título na altura, e houve uma queda acentuados do preço do petróleo, houve grandes obras canceladas (Camarões, 2.6B), houve uma subsequente redução dos dividendos, e anos mais tarde houve um aumento de capital.
Será que a culpa disto tudo foi dos shorts?
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