Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Qual a percentagem da posicao a descoberto e representa que quantidade de ações?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 20/6/2022 9:55
Uma explicação do analista do Banco Carregosa:
https://imprensadehoje.com/mota-engil-a ... 97776.html
https://imprensadehoje.com/mota-engil-a ... 97776.html
- Registado: 8/3/2012 17:31
SalvaFP Escreveu:fez um aumento capital não totalmente subscrito a 1.5 eur,( tal era o desinteresse na ação ) depois foi quase a 6 euros...parecia uma tecnológica !!
Agora vem para se calhar um valor mais justo !!
è uma construtora..
E qual consideras o valor justo?
valor de marcado igual ao Ebidta, lucro em 2023 de 113 ME, e tudo indica que em 2024 ainda apresentará melhores resultados.
nao sou o maior conhecedor do mota-engil e do setor, mas analisando os resultados considero que esta sub-avaliada. Considero que a reduçao da divida deveria ser uma prioridade da empresa, nem que para isso reduzisse o dividendo, mas é a minha opniao
- Registado: 29/12/2016 23:06
fez um aumento capital não totalmente subscrito a 1.5 eur,( tal era o desinteresse na ação ) depois foi quase a 6 euros...parecia uma tecnológica !!
è uma construtora..
è uma construtora..
- Registado: 3/7/2023 13:03
Jj, enquanto a Mota não fizer o que fez o CTT as posições curtas brincam a desvalorizar a empresa. Só um programa de compras de ações os põe a fiar fininho. Hoje quase estive a largar a minha segunda posição para reforçar na Mota, mas há que ser racional e esperar. Isto é um bluff alimentado pela pressão feita sobre o capital chinês. Querem estímulos e Xi quer outra coisa. No que vai dar? Não sabemos, mas quanto vejo cotações como a Tesla dá me vontade de rir, tal é a brincadeira.
- Registado: 31/5/2014 23:07
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:38, num total de 1 vez.
Muito dos negócios da Mota estão em África e o comportamento da China pode afectar os seus negócios .
Em 2016 a China emprestou a África um total de 28 000 milhões em 2023 nao passou dos 4 000 milhões e apenas 2 países tem os favores Angola e A. do Sul o resto nada , em África os chineses ficam com 1/3 dos contratos .
Em 2016 a China emprestou a África um total de 28 000 milhões em 2023 nao passou dos 4 000 milhões e apenas 2 países tem os favores Angola e A. do Sul o resto nada , em África os chineses ficam com 1/3 dos contratos .
- Registado: 9/9/2013 15:13
Reentrei a 2.81.
Pode descer mais mas como está muito barata e não ligo à AT vou esperar por ela nos mil milhões de market cap.
Tenho tempo. Pode ser daqui a 3 meses como daqui a 3 anos.
Pode descer mais mas como está muito barata e não ligo à AT vou esperar por ela nos mil milhões de market cap.
Tenho tempo. Pode ser daqui a 3 meses como daqui a 3 anos.
- Registado: 21/10/2010 13:08
Fotografia da Mota após mais uma sessão atribulada.

Big picture:

Big picture:
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:37, num total de 1 vez.
Vamos ver se recupera mais um pouco até ao fecho, porque não é grande sinal ter ido só dos 2,70 aos 2,80 quando o SP500 está a fazer uma subida simpática.
Está a ser shortada até mais não, diria que vamos ver mais de 1% de posições curtas em breve.
E se o SP regressa às quedas já na sexta com o emprego, não sei se assim os 2,70 aguentam… era bom fechar perto dos 2,90
Está a ser shortada até mais não, diria que vamos ver mais de 1% de posições curtas em breve.
E se o SP regressa às quedas já na sexta com o emprego, não sei se assim os 2,70 aguentam… era bom fechar perto dos 2,90
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Mota é das ações mais interessantes da nossa bolsa basta ter os tempos certos de entrada e saída , que tempos são esses quando esteve perto dos 6 deixei de acreditar que iria mais acima , pelo contrário quando andou abaixo de 1,5 era de comprar e guardar
Desta vez não as vou esperar a 1,5 , espere-as a2,7 uma pequena posição só para estar atento , se começo a acumular talvez .
Desta vez não as vou esperar a 1,5 , espere-as a2,7 uma pequena posição só para estar atento , se começo a acumular talvez .
- Registado: 9/9/2013 15:13
Até nem se está a aguentar mal.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Tx9262 Escreveu:Nao creio.
Os resultados estão absorvidos há dias, o movimento teria sido antecipado, e não refletido agora.
A ME está claramente melhor agora do que 1 ou 10 anos atrás, na maioria das rubricas. A divida é o que é, existe e é gerida, o aumento das taxas de juro tem reflexo brutal nos resultados mas não mata a atividade!
Mas o que importa realçar é que os encargos financeiros estão refletidos nas contas e a empresa é rentável (muito ou pouco isso é relativo!)
Acredito sim num movimento de curto prazo técnico, à espera que os indicadores estabeleçam o rumo para norte.
Existiam certamente uns milhoes de ações com stop apertadissimo na barreira 2.90-3.00. Ao quebrar foi só limpar...
Se fica por aqui e se os 2.70 aguentam? Começo a ter dúvidas...
Parece que não deixou de estar pressionada durante estes dias. Estava convencido do mesmo, que o mercado já tinha digerido, mas a vela de hoje prova que estava errado.
Em termos fundamentais, compreendo que seja difícil confiar numa empresa que se sustenta à conta de resultados não recorrentes.
Há grandes melhorias no VN, a empresa ganhou uma grande dimensão nos últimos anos. Fiz alguns posts anteriores justificando a minha posição bullish. Mas devo aceitar o facto de o mercado ser soberano e a empresa, neste semestre, não ter evoluiu como eu esperava.
O facto de o anúncio de obras não se traduzir em subidas da cotação penso que se deve à necessidade de um aumento de capex, que pressiona as contas, num contexto em que os juros permanecem altos.
A estes valores a minha expectativa era que a FM estivesse a entrar fortíssimo, uma vez que deu esse sinal a 3.50€. Mas não está a comprar.
Aguardemos
Editado pela última vez por afcapitao em 4/9/2024 15:14, num total de 1 vez.
supostamente o FED vai cortar taxas de juro nos próximos dias e antecipa-se que o dólar vá sofrer com isso, há quem lhe chame o início do descalabro americano. Aconselho que assistam ao canal de YouTube Redacted.
Dado que parte dos negócios são em USD$ talvez seja isso... o que limita igualmente as perspetivas de rápida recuperação, a ver vamos! Como parte interessada e com pm 2.06€ dava-me todo o jeito que o caminho fosse para norte
Dado que parte dos negócios são em USD$ talvez seja isso... o que limita igualmente as perspetivas de rápida recuperação, a ver vamos! Como parte interessada e com pm 2.06€ dava-me todo o jeito que o caminho fosse para norte
- Registado: 26/8/2016 16:16
afcapitao Escreveu:Diria que o que está em causa são os resultados. Os 22M de mais valias a sustentaram o crescimento do RL.
Certezas não tenho, obviamente. Mas depois de reler o relatório, penso que esta foi uma manobra com resultados não recorrentes. Além disso, atendendo à distribuição dividendos de 2023, esta baseou-se nos resultados recorrentes. Logo parece-me difícil haver distribuições extraordinárias que aqui foram referidas.
E a autonomia financeira baixou ligeiramente.
Nao creio.
Os resultados estão absorvidos há dias, o movimento teria sido antecipado, e não refletido agora.
A ME está claramente melhor agora do que 1 ou 10 anos atrás, na maioria das rubricas. A divida é o que é, existe e é gerida, o aumento das taxas de juro tem reflexo brutal nos resultados mas não mata a atividade!
Mas o que importa realçar é que os encargos financeiros estão refletidos nas contas e a empresa é rentável (muito ou pouco isso é relativo!)
Acredito sim num movimento de curto prazo técnico, à espera que os indicadores estabeleçam o rumo para norte.
Existiam certamente uns milhoes de ações com stop apertadissimo na barreira 2.90-3.00. Ao quebrar foi só limpar...
Se fica por aqui e se os 2.70 aguentam? Começo a ter dúvidas...
- Registado: 13/4/2024 0:05
Boas
Short-selling!!
Bons negócios!
Short-selling!!
Bons negócios!
Diria que o que está em causa são os resultados. Os 22M de mais valias a sustentaram o crescimento do RL.
Certezas não tenho, obviamente. Mas depois de reler o relatório, penso que esta foi uma manobra com resultados não recorrentes. Além disso, atendendo à distribuição dividendos de 2023, esta baseou-se nos resultados recorrentes. Logo parece-me difícil haver distribuições extraordinárias que aqui foram referidas.
Crissssx Escreveu:alguém se desfez , resta saber o motivo .
Engraçado que neste caso não aparecerem noticias .
Álvaro estás aí ?
Compraste mais ?
Motivo?
Noticias?
Mercado a trabalhar, muitos stop a disparar!
Não vejo mais do que isso...
alguém se desfez , resta saber o motivo .
Álvaro estás aí ?
Compraste mais ?
Álvaro estás aí ?
Compraste mais ?
- Registado: 22/2/2019 14:19
Vamos ver se os 2,70 não aguentam. Não os dou já por perdidos.
Edit: já lá foi duas vezes esta manhã e fez o seu trabalho fazendo de trampolim para os 2,80s.
Edit: já lá foi duas vezes esta manhã e fez o seu trabalho fazendo de trampolim para os 2,80s.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:afcapitao Escreveu:Nova posição curta na comunicada na CMVM, 0.65%.
Alguém está a ver algo que me ultrapassa
Deverão ter a posição global a rondar os 3,30, construída naquele dia dos resultados… é isto a Mota como dizia o jj há uns dias. Só surpreende quem não anda nela.
Diria que se os 2,70 não aguentarem, nem esses 2,50 o farão. Só vejo suporte ali pelos 2,30.
Também me parece, a realidade dos 2.30/2.40, antes da recuperação, faz cada vez mais sentido!
Está a doer, mas agora é aguentar.
Bons negócios.
afcapitao Escreveu:Nova posição curta na comunicada na CMVM, 0.65%.
Deverão ter a posição global a rondar os 3,30, construída naquele dia dos resultados… é isto a Mota como dizia o jj há uns dias. Só surpreende quem não anda nela.
Diria que se os 2,70 não aguentarem, nem esses 2,50 o farão. Só vejo suporte ali pelos 2,30.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Eu avisei. Ainda vamos apanha-la a 2,5. Claro que se houver algum desastre internacional (alastrar da guerra por exemplo) ainda virá muito mais abaixo.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Nova posição curta na comunicada na CMVM, 0.65%.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 182 visitantes