Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano

por previsor » 30/7/2024 9:27

A média móvel mensal que refiro está a 15,47.
O próximo suporte que vejo é uma linha de suporte ascendente no gráfico mensal na escala aritmética próximo de 14,84 este mês ou 14,93 no próximo mês.
Editado pela última vez por previsor em 31/7/2024 0:41, num total de 3 vezes.

Registado: 15/3/2023 3:21

por previsor » 30/7/2024 8:45

previsor Escreveu:Vejo duas médias móveis que estão próximas e que podem servir de suporte no gráfico mensal.

Não vou colocar as médias móveis, mas vou dizer como cheguei a elas e quem quiser pode verificar.
Se colocarem uma média novel simples no gráfico mensal a passar pelo mínimo da correção em fecho de 2014 vão ver que coincide com o mínimo de uma correção em fecho que aconteceu em 2021. Essa é uma das médias.
Se colocarem outra a passar pelo mínimo da correção em fecho de 2018 vão ver que a cotação atual da JMT está próxima do valor atual dessa média móvel. Essa é a outra.

Eu acho que há a possibilidade de a JMT começar a recuperar já no próximo mês, mas que, apesar da eventual recuperação, vai fechar o ano negativa.

por previsor » 30/7/2024 0:31

previsor Escreveu: Ela parece ter um padrão que é, quando não tem correções grandes durante 5 anos, costuma descer no sexto ano.

Por exemplo, subiu de 2003 a 2007 e depois, em 2008, teve uma descida maior e fechou o ano negativa. Subiu de 2009 a 2013 e depois, em 2014, teve também um ano de descida maior e fechou negativa. E agora subiu de 2019 a 2023 e este ano está também a ter uma descida maior e provavelmente vai fechar negativa.

Se o padrão continuar, e poderá continuar, no próximo ano será uma ação que valerá a pena comprar e manter por alguns anos.

Correções da JMT desde o início do ano

2008 -47,55% (máximo que desceu) -25,65% (fecho do ano)
2014 -51,23%, -41,41%
2024 -32,9% até agora

2018 também desceu, mas já não foi o padrão que falei
-38,9% , -36,4%

por previsor » 29/7/2024 17:16

Ecrã_Inteiro_29_07_24__17_18.png

por previsor » 29/7/2024 14:11

IX Hispana Escreveu:
Em relação as accoes portuguesas que tenho, son, nvg e ren, esse historico é interessante mas nao tem em conta um factor mto importante em todas elas: oa dividendos. Se fizeres o mesmo exercício desde 2007 ou 2008 mas adicionares od dividendos distribuidos vais ter um resultado bastante diferente.

De qq maneira, isso é apenas uma das razões pq as tenho agora. A outra é que nao as tenho pelo passado delas mas sim pelo futuro. Acredito que sao empresas mto lucrativas e com boas perspectivas de crescimento.

Em relação à JMT, estou tentado a entrar mas ainda ha mto "fumo no ar", sao mtas quedas para se perceber. Aquela subida da divida de quase mil milhoes em um ano esta por explicar.. O fecho a descarregar na 6af foi mto feio. Vou esperar para ver se compro ainda mais abaixo. O aspecto tecnico ma200 e a lta de mto longo prazo etc apontam para a zona dos 14 euros. A AT vale o que vale, mas mta gente acredita nela..

Sim, os dividendos são importantes, mas foco mais na valorização das ações e vejo os dividendos como um extra.
Já agora, só para informar, as carteiras do tópico, não contabilizam o valor dos dividendos.

De um modo geral acho que os dividendos são positivos, mas também acho que algumas empresas portuguesas podem ter usado os dividendos para desviar a atenção da má valorização das ações.

Quanto ao passado e futuro, penso que o futuro se baseia no passado. Os dados das empresas que são conhecidos trimestralmente ou anualmente referem-se ao passado e as promessas de crescimento muitas vezes não se concretizam ou não têm impacto.

Eu estou otimista para a bolsa portuguesa a longo prazo, mas acho que em Portugal faltam empresas que sejam realmente boas.

Por exemplo, no PSI, apenas 3 ações tiveram uma variação positiva no indicador Net Operating Cash Flow Growth em 2023: CTT, NOS e SON. E a JMT foi a única que teve mais variações positivas do que negativas nos últimos 4 anos. No ano passado teve uma variação negativa, mas nos 3 anos anteriores tinha tido uma variação positiva. A JMT é também a ação do PSI que valorizou mais no longo prazo.

No ano passado, a CTT teve a maior variação anual no indicador e está a subir este ano. Há dois anos a EGL teve o melhor desempenho nesse indicador e foi a que subiu mais no ano passado. A Mota Engil teve uma variação anual negativa nesse indicador no ano passado e este ano não está a subir como muita gente que escreve no tópico da Mota engil esperava.

Nos EUA, a NVDA, que é vista como uma das melhores ações, teve variações positivas em 3 dos últimos 4 anos. A AMZN também.

A NVDA teve variação positiva no indicador nos últimos 4 trimestres, enquanto em Portugal o melhor que se vê são 2 trimestres positivos em 4. Estou a falar só de um indicador que acho importante, mas existem vários outros que mostram que não tem havido uma consistência de bons resultados nas ações portuguesas.

Em Portugal, continuo a achar que a JMT é a melhor ação do índice PSI e que vai recuperar nos próximos anos, como fez no passado. Eles têm sabido fazer as coisas bem. É possível que a ação esteja a descer porque os donos querem que desça para depois subir. Muitas vezes, as coisas em bolsa parecem manipuladas. A dificuldade está em identificar os padrões e tirar partido da manipulação. A maioria das pessoas não vê padrões nenhuns e acaba por andar muitas vezes ao sabor da sorte.
Editado pela última vez por previsor em 29/7/2024 18:52, num total de 1 vez.

por previsor » 29/7/2024 12:04

ASimoes Escreveu:adorei :!: sobre a JMT, mantenho a minha postura ! Se por noticia negativa, mesmo ainda com muito lucro, alguém vende :wall: :cry: , eu e como outros, somos " burros" e compramos :P 8-)
Boa semana de negócios ou fáérias 8-) \:D/

Se calhar já não te lembras, mas acertaste em relação à JMT. Escreveste há mais de um ano que a JMT era uma bolha. Ela depois subiu cerca de 15%, mas, passados uns meses, caiu e continua a cair até hoje.

Eu errei porque não achei que ela tivesse uma correção tão grande sem o índice PSI acompanhar.

Só mais tarde é que analisei melhor e percebi o padrão que descrevi há pouco.

por previsor » 29/7/2024 11:09

Ainda não decidi abandonar as carteiras antigas que iniciei no ano passado. Estou a acompanhar o que acontece com a JMT. Vejo duas médias móveis que estão próximas e que podem servir de suporte no gráfico mensal. Por isso, talvez continue com as carteiras antigas, mas acho que consigo obter melhores resultados se renovar a carteira a cada 6 a 10 meses.

Tenho carteiras novas que comecei há poucos meses. Por exemplo, acho que a Carteira Top Performers versão 2 é capaz de subir mais do que a versão 1 nos próximos meses. No entanto, só terei a certeza disso se mantiver as carteiras antigas para comparar. O objetivo de continuar com as carteiras antigas é mesmo esse: testar.

Mesmo que a JMT pare de descer em breve, não acho que vá subir muito este ano. Acho que este ano vai ser negativo para ela. Ela parece ter um padrão que é, quando não tem correções grandes durante 5 anos, costuma descer no sexto ano.

Por exemplo, subiu de 2003 a 2007 e depois, em 2008, teve uma descida maior e fechou o ano negativa. Subiu de 2009 a 2013 e depois, em 2014, teve também um ano de descida maior e fechou negativa. E agora subiu de 2019 a 2023 e este ano está também a ter uma descida maior e provavelmente vai fechar negativa.

Se o padrão continuar, e poderá continuar, no próximo ano será uma ação que valerá a pena comprar e manter por alguns anos.

por ASimoes » 28/7/2024 22:03

adorei :!: sobre a JMT, mantenho a minha postura ! Se por noticia negativa, mesmo ainda com muito lucro, alguém vende :wall: :cry: , eu e como outros, somos " burros" e compramos :P 8-)
Boa semana de negócios ou fáérias 8-) \:D/
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por IX Hispana » 28/7/2024 21:33

previsor Escreveu:
IX Hispana Escreveu:
Olá Previsor. Antes de mais, obrigado por animares este tópico sobre accoes do psi20. Eu tb acredito que ha boas empresas no psi20 e continuo com algumas em carteira, sonae, ren e navigator. Esta semana dp das quedas na JMT lembrei-me deste teu post...

Obrigado também pela tua mensagem. A queda da JMT parece uma situação semelhante a essa do ano passado, quando também apresentaram os resultados. No gráfico está escrito: "Quando há um dia de descida grande e inesperada, é melhor partir para outra." E, na maioria das vezes, essa é a decisão acertada, especialmente quando a descida acontece perto do topo, que é quando é mais frequente. Mas desta vez, aconteceu após 13 meses de queda. É difícil prever o que vai acontecer. Faltam 3 dias de negociação até ao fim do mês. Às vezes, as ações sobem no fim do mês e nos primeiros dias do mês seguinte. Pode ser que a tendência de queda pare, mas também pode continuar. É complicado dizer o que vai acontecer.

Não acho que as empresas que referes sejam “boas”. Por exemplo:

A SON já caiu quase 80% e ainda está 50% abaixo do máximo de 2007.
A REN já desceu 55% e está 35% abaixo do máximo de 2007.
A NVG, tem um histórico mais curto, já caiu quase 70% e ainda está 40% abaixo do máximo de 2018.

A JMT até tem sido a melhor ação da bolsa portuguesa, está quase 140% acima do máximo de 2008. Apesar de estar a passar por um mau momento agora, historicamente tem superado os períodos maus e feito novos máximos.

Acho que a lição do que está a acontecer à JMT é que não devemos pensar que há empresas “boas” pois até essas que pensamos serem boas podem cair, e talvez seja melhor não pensar muito a longo prazo.

Aproveito a tua mensagem para escrever sobre as carteiras que tenho no tópico e que têm a JMT. Tenho a JMT em duas carteiras que comecei no ano passado. Na altura, a JMT era uma das ações que mais subia no período de um ano, mas agora é a que mais desce.

Apesar da correção, as carteiras estão positivas mais de 20% porque têm mais ações. A lição que tirei é que as carteiras devem ser renovadas. Eu já tinha essa ideia e por isso criei a "Carteira Top Performers Versão 2", que já não inclui a JMT, mas mantive as carteiras antigas para comparar os resultados e confirmar isso, o que se verifica agora.

Recentemente, criei a "Carteira Top Cash Flow" e essa carteira também tem a JMT, mas na verdade não devia ter. Nessa carteira só usei o indicador "Net Operating Cash Flow Growth" e selecionei as 5 ações do PSI com a variação anual mais positiva nesse indicador. No entanto, a resultado da JMT foi negativo (-3%). Forcei a entrada da JMT para ter 5 ações em vez de 4. Nessa carteira também errei ao incluir a IBS, pois os dados que consultei são de 2022, e não de 2023. A informação sobre a bolsa portuguesa que aparece nos sites às vezes está desatualizada, mais a informação referente aos dados trimestrais, mas os dados anuais às vezes também estão desatualizados. O valor anual do indicador da COR que coloquei no quadro e partilhei no mês passado quando comecei a carteira também é de 2022. Verifiquei ha poucos dias porque tive a confirmar. Os outros valores que coloquei no quadro estão bem.

A "Carteira Top Cash Flow" devia ter apenas 3 ações: CTT, NOS e SON, as únicas confirmadas com variação positiva no indicador. Esta carteira está a descer 1,81% neste momento, o que não é muito, porque a CTT e NOS estão a subir. Mas se tivesse feito só com as 3 ações, como devia ter sido, a carteira estaria positiva.

O que vou fazer daqui a uns dias ou semanas é deixar de ter as duas carteiras do ano passado, agora já se provou que é melhor renovar as carteiras, mas antes disso, vou partilhar os resultados delas no tópico. Vou também deixar de ter a "Carteira Top Cash Flow" e criar outra com os dados fundamentais, mas primeiro vou tambem partilhar os resultados dela no tópico.

Eu por acaso já estava a planear mudar a "Carteira Top Cash Flow" e, por isso, escrevi no meu último post que ia adicionar um novo indicador e usar também os dados trimestrais. No entanto, não suspeitava que a JMT fosse cair tanto outra vez após os resultados. Se tivesse suspeitado, teria feito isso antes da queda.

Em relação as accoes portuguesas que tenho, son, nvg e ren, esse historico é interessante mas nao tem em conta um factor mto importante em todas elas: oa dividendos. Se fizeres o mesmo exercício desde 2007 ou 2008 mas adicionares od dividendos distribuidos vais ter um resultado bastante diferente.

De qq maneira, isso é apenas uma das razões pq as tenho agora. A outra é que nao as tenho pelo passado delas mas sim pelo futuro. Acredito que sao empresas mto lucrativas e com boas perspectivas de crescimento.

Em relação à JMT, estou tentado a entrar mas ainda ha mto "fumo no ar", sao mtas quedas para se perceber. Aquela subida da divida de quase mil milhoes em um ano esta por explicar.. O fecho a descarregar na 6af foi mto feio. Vou esperar para ver se compro ainda mais abaixo. O aspecto tecnico ma200 e a lta de mto longo prazo etc apontam para a zona dos 14 euros. A AT vale o que vale, mas mta gente acredita nela..

Registado: 21/2/2007 18:27

por previsor » 28/7/2024 18:13

IX Hispana Escreveu:
Olá Previsor. Antes de mais, obrigado por animares este tópico sobre accoes do psi20. Eu tb acredito que ha boas empresas no psi20 e continuo com algumas em carteira, sonae, ren e navigator. Esta semana dp das quedas na JMT lembrei-me deste teu post...

Obrigado também pela tua mensagem. A queda da JMT parece uma situação semelhante a essa do ano passado, quando também apresentaram os resultados. No gráfico está escrito: "Quando há um dia de descida grande e inesperada, é melhor partir para outra." E, na maioria das vezes, essa é a decisão acertada, especialmente quando a descida acontece perto do topo, que é quando é mais frequente. Mas desta vez, aconteceu após 13 meses de queda. É difícil prever o que vai acontecer. Faltam 3 dias de negociação até ao fim do mês. Às vezes, as ações sobem no fim do mês e nos primeiros dias do mês seguinte. Pode ser que a tendência de queda pare, mas também pode continuar. É complicado dizer o que vai acontecer.

Não acho que as empresas que referes sejam “boas”. Por exemplo:

A SON já caiu quase 80% e ainda está 50% abaixo do máximo de 2007.
A REN já desceu 55% e está 35% abaixo do máximo de 2007.
A NVG, tem um histórico mais curto, já caiu quase 70% e ainda está 40% abaixo do máximo de 2018.

A JMT até tem sido a melhor ação da bolsa portuguesa, está quase 140% acima do máximo de 2008. Apesar de estar a passar por um mau momento agora, historicamente tem superado os períodos maus e feito novos máximos.

Acho que a lição do que está a acontecer à JMT é que não devemos pensar que há empresas “boas” pois até essas que pensamos serem boas podem cair, e talvez seja melhor não pensar muito a longo prazo.

Aproveito a tua mensagem para escrever sobre as carteiras que tenho no tópico e que têm a JMT. Tenho a JMT em duas carteiras que comecei no ano passado. Na altura, a JMT era uma das ações que mais subia no período de um ano, mas agora é a que mais desce.

Apesar da correção, as carteiras estão positivas mais de 20% porque têm mais ações. A lição que tirei é que as carteiras devem ser renovadas. Eu já tinha essa ideia e por isso criei a "Carteira Top Performers Versão 2", que já não inclui a JMT, mas mantive as carteiras antigas para comparar os resultados e confirmar isso, o que se verifica agora.

Recentemente, criei a "Carteira Top Cash Flow" e essa carteira também tem a JMT, mas na verdade não devia ter. Nessa carteira só usei o indicador "Net Operating Cash Flow Growth" e selecionei as 5 ações do PSI com a variação anual mais positiva nesse indicador. No entanto, a resultado da JMT foi negativo (-3%). Forcei a entrada da JMT para ter 5 ações em vez de 4. Nessa carteira também errei ao incluir a IBS, pois os dados que consultei são de 2022, e não de 2023. A informação sobre a bolsa portuguesa que aparece nos sites às vezes está desatualizada, mais a informação referente aos dados trimestrais, mas os dados anuais às vezes também estão desatualizados. O valor anual do indicador da COR que coloquei no quadro e partilhei no mês passado quando comecei a carteira também é de 2022. Verifiquei ha poucos dias porque tive a confirmar. Os outros valores que coloquei no quadro estão bem.

A "Carteira Top Cash Flow" devia ter apenas 3 ações: CTT, NOS e SON, as únicas confirmadas com variação positiva no indicador. Esta carteira está a descer 1,81% neste momento, o que não é muito, porque a CTT e NOS estão a subir. Mas se tivesse feito só com as 3 ações, como devia ter sido, a carteira estaria positiva.

O que vou fazer daqui a uns dias ou semanas é deixar de ter as duas carteiras do ano passado, agora já se provou que é melhor renovar as carteiras, mas antes disso, vou partilhar os resultados delas no tópico. Vou também deixar de ter a "Carteira Top Cash Flow" e criar outra com os dados fundamentais, mas primeiro vou tambem partilhar os resultados dela no tópico.

Eu por acaso já estava a planear mudar a "Carteira Top Cash Flow" e, por isso, escrevi no meu último post que ia adicionar um novo indicador e usar também os dados trimestrais. No entanto, não suspeitava que a JMT fosse cair tanto outra vez após os resultados. Se tivesse suspeitado, teria feito isso antes da queda.

por IX Hispana » 28/7/2024 10:28

previsor Escreveu:Lição na JMT e NVG

JMT

IMG_2127.jpeg

NVG

IMG_2126.jpeg

Registado: 21/2/2007 18:27

por previsor » 19/7/2024 19:15

O BCP está a subir um pouco mais que os CTT desde 31 de Maio, mas é uma pequena diferença.

Carteira Top Performers Versao 2

Ecrã_Inteiro_19_07_24__18_26.png
Ecrã_Inteiro_19_07_24__18_26.png (75.05 KiB) Visualizado 7336 vezes

Estive a ver como melhorar o resultado desta estratégia mantendo a mesma ideia, adicionei um novo critério, mas se continuar a escolher 5 ações do PSI, na prática, não muda nada.

A classificação das ações com o novo critério seria:

1º Galp
2º BCP
3º CTT
4º ALTR
5º EGL

Ou seja, são as mesmas ações do PSI que aparecem. Podia usar menos açoes e assim dava para remover a EGL e manter a mesma ideia da estratégia, mas nao vou mudar nada e daqui a uns meses vejo se fiz mal ou bem em manter a EGL.

Eu tambem adicionei um novo critério à carteira que usa os dados fundamentais, mas sobre isso só vou escrever mais tarde quando sairem os resultados trimestrais

por previsor » 19/7/2024 17:36

Ontem a Galp abriu em alta após ter dito no dia anterior de que podia subir em breve, mas desceu no próprio dia e hoje também desceu. Ela está difícil de analisar. Já tinha escrito que costumo evitar ações com gaps grandes, mas tive a ideia de falar dela, então agora vou continuar a falar dela. O indicador que uso, que me dá a ideia de que pode subir, continua a dar-me a mesma ideia. Posso estar errado, mas acho que ela vai subir nas próximas semanas.

Falando de outra ação, a CTT já começa a mostrar porque foi a única ação que escolhi na carteira de timing de mercado

por previsor » 17/7/2024 21:33

Tal como ontem, parece-me que a Galp não está com muita vontade de descer e há um indicador técnico que uso que dá-me a ideia que ela pode subir em breve. Por isso, passei novamente para otimista

IMG_2312.jpeg

por previsor » 16/7/2024 19:02

previsor Escreveu:Mudei de moderadamente otimista para otimista na Corticeira Amorim.

Desde que mudei para otimista na Corticeira Amorim, ela subiu mais 7% e o gráfico semestral dela tem uma coisa interessante. A vela do semestre passado foi negativa, semelhante à vela da Mota-Engil, e no entanto, ela está a conseguir subir. Poucas vezes subiu depois de velas deste género, mas se a Corticeira Amorim está a conseguir, a Mota-Engil também pode conseguir

IMG_2302.jpeg

por previsor » 16/7/2024 18:34

A Galp desceu hoje, mas também não parece estar com muita vontade de descer, porque recuperou na quinta feira parte do que desceu nesse dia e hoje desceu pouco. Acho que é mais provável que ela suba e não desça para fechar o gap, mas por causa do gap acho arriscada e por isso preferi dizer que ficava neutro.
No entanto, acho possível que ela pare de descer muito em breve e suba, mas por enquanto não há nenhum sinal disso, apenas a questão de parecer-me estar com pouca vontade de descer.

IMG_2300.jpeg

por previsor » 16/7/2024 7:44

A Galp fechou ontem abaixo do preço de fecho de quinta feira e parece ter perdido o suporte. Por isso, deixo de estar otimista e passo a neutro.
A Galp parece mais arriscada por causa do gap que ficou aberto.

por previsor » 12/7/2024 12:21

Com o gráfico assim, é mais fácil ver como tracei a linha a tracejado que era uma linha de resistência e agora é uma linha de suporte. Provavelmente algumas pessoas não perceberam, embora ninguém tenha dito nada.
Para já, parece estar a reagir, mas só daqui a uns dias se vai ver se subiu ou desceu.

IMG_2277.jpeg

por previsor » 11/7/2024 17:33

Na verdade, a Galp já estava em queda antes de hoje. Desceu mais de 3% em 6 dias sem haver qualquer notícia. Talvez até suba agora que saiu a notícia, parece ter parado numa possível linha de suporte, mas vamos ver o que acontece

IMG_2272.jpeg

por previsor » 11/7/2024 17:15

Acho que a notícia que o Marco colocou no tópico da Galp, “Galp afunda quase 5%. Morgan Stanley acredita que retorno de exploração na Namíbia pode tardar”, pode ser um exemplo prático para testar as conclusões do estudo sobre o impacto das notícias nos mercados de ações.

As conclusões do estudo indicam que o mercado é elástico e tende a ajustar-se, com os preços geralmente a estabilizarem-se até ao final do dia de negociação. Neste caso, isso verificou-se em parte, pois a Galp chegou a estar a cair 4,33% e acabou o dia a descer 2,52%.

O estudo também concluiu que, na maioria das vezes, as notícias têm um impacto quase nulo na volatilidade das ações nos 10 dias seguintes à sua divulgação. Agora, daqui a 10 dias, vamos ver se o preço das ações da Galp estarão acima ou abaixo do fecho de ontem. Se estiver acima, isso vai ao encontro das conclusões do estudo.

por previsor » 11/7/2024 14:23

Vou colocar isto aqui, embora não esteja diretamente ligado com o título do tópico

### Conclusão do Estudo: The Effect of News on Intra-Day Stock Prices & their Volatility

**Autores: Luc Bellintani, Junior Sophistor**

O objetivo da análise realizada foi investigar como as notícias afetam os preços das ações. Os resultados mostraram que notícias positivas, negativas ou neutras têm um efeito pequeno, mas estatisticamente significativo nos preços das ações a nível intradiário. Isso significa que, estatisticamente falando, as notícias têm um impacto detectável nos preços das ações a curto prazo, embora esse efeito seja considerado pequeno em termos práticos.

Além disso, foi observado que essas notícias têm um impacto quase nulo na volatilidade das ações nos 10 dias seguintes à sua publicação. Isso sugere que, embora as notícias possam afetar os preços a curto prazo, esses efeitos tendem a dissipar-se rapidamente ao longo do tempo.

O mercado de ações demonstrou ser altamente elástico na sua resposta a choques de notícias, com a maioria das mudanças de preço devido às notícias a regressarem ao normal até ao final do dia. Isso significa que, mesmo que ocorram movimentos significativos de preços devido a notícias, o mercado geralmente ajusta-se e os preços tendem a estabilizar-se no fecho do mercado.

Estas conclusões foram geradas pelo ChatGPT.

por previsor » 2/7/2024 17:41

Carteira de timing de mercado

Ecrã_Inteiro_02_07_24__17_43.png

Talvez tivesse um resultado melhor se escolhesse mais de uma ação, mas quero experimentar escolher só uma e depois comparar o resultado com as outras duas carteiras deste ano

por previsor » 2/7/2024 15:15

Mudei de moderadamente otimista para otimista na Corticeira Amorim. Com a descida do mês passado, ficou próxima da linha vermelha de baixo, que penso poder funcionar como suporte.
Acho que a Corticeira pode estar perto de sair desta lateralização em que está há uns anos e que pode subir muito. Digo isto por causa de uns indicadores que uso de longo prazo e vejo que está demasiado vendida. Ela esteve assim também antes de ter a subida grande que se vê no início do gráfico. Mas também não consigo dizer quando ela vai mesmo arrancar. Pode permanecer demasiado vendida e por enquanto não superou as resistências.

No fundo, estou otimista em todas as ações do PSI.

Gráfico mensal

IMG_2232.jpeg

por previsor » 1/7/2024 14:53

O PSI está a subir como esperava. A maioria das ações do PSI está a subir agora, incluindo aquelas que desceram mais nos últimos dias e estão próximas dos suportes, como por exemplo JMT. O que é positivo.

Há dias também disse que a correção podia estar a terminar e subiu no dia seguinte, mas depois desceu mais um pouco, enquanto que as bolsas dos eua continuaram a subir. Agora os suportes são mais evidentes e acho que pode ir mesmo para cima, mas vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias/semanas.

por previsor » 30/6/2024 23:15

Estou um pouco indeciso em relação à mota engil. Vou manter a opinião otimista por enquanto.
No gráfico anual em 2011 a mota engil fez uma vela parecida com a que fez este semestre e foi para cima no ano seguinte. No gráfico trimestral também aconteceu uma vez em 2020. É raro subir depois da vela que fez, mas já aconteceu parecido.
Como ainda estou otimista no psi e na maioria das ações vou manter ainda o otimismo na mota engil. Nos próximos dias vejo se mantenho ou não.

Acho que os próximos dias/ semanas podem ser importantes para o PSI. Algumas ações estão próximo de zonas de suporte e vai-se ver se reagem e sobem ou não. Acho que pode subir.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, Bing [Bot], Carrancho_, danielme1962, darkreflection, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, lito, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006 e 137 visitantes