Factos Relevantes 10 Dezembro - Empresas & Sectores
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Factos Relevantes 10 Dezembro - Empresas & Sectores
Factos Relevantes 10 Dezembro - Empresas & Sectores
(EDP:LIS, Comprar, Preço Alvo Eur2.55) A Comissão Europeia confirmou ontem oficialmente o chumbo à reestruturação do sector energético português, através do veto da aquisição da Gás de Portugal por parte da EDP e da ENI. Este chumbo foi o primeiro dos últimos três anos e é justificado pelo facto de resultar numa previsível subida de preços para os consumidores portugueses. Relembramos, mais uma vez, que a GDP representaria apenas 2.5% do EV da EDP. Para além disso, consideramos que o chumbo já estava descontado o chumbo de Bruxelas.
(PTC:LIS, Comprar, Preço Alvo Eur10.35) Segundo entrevista do presidente do BES, Ricardo Salgado ao Jornal de Negócios, a Portugal Telecom ter como accionista um operador chinês "seria um bom sinal", dado que permitiria reforçar "os interesses portugueses e chineses em tornos dos telefones daquela zona". Para Ricardo Salgado "faz sentido equacionar outras alternativas (além da Telefónica) para o desenvolvimento da própria PT". Recorde-se que o presidente da PT, Miguel Horta e Costa tem referido a importância de Macau na expansão do negócio internacional da operadora e da possibilidade de aprofundar as operações na região, nomeadamente na China. Recordamos que a PT já é accionista da CTM, em Macau.
(DCX:FRA) De acordo com o Wall Street Journal, o Chrysler Group (DaimlerChrysler) vai ser obrigado a retirar cerca de 600 mil viaturas do mercado, por problemas nos pneus.
(PHIA:AMS) A Royal Philips Electronics vendeu mais de metade da sua participação (de 31.9% para 15.4%) na Atos Origin por Eur550Mn. Esta decisão vem na sequência da estratégia da empresa em alienar activos não estratégicos e da intenção de prosseguir com aquisições na área de equipamento médico.
(UNA:AMS) A Goldman Sachs reviu em baixa a Unilever de in-line para underperform.
(IBLA:MAD) A Smith Barney reviu em baixa a recomendação da Iberia de buy para hold.
(UTX:NYS) A United Technologies anunciou que o EPS irá crescer entre 10 a 15% em 2005, ou seja entre $6.05 e $6.30, beneficiando do crescimento do mercado da construção e viagens. O consenso apontava para $6.14, abaixo do ponto médio do intervalo agora estimado pela empresa ($6.175). Prevê ainda que as vendas irão crescer 8.1% para $40Bn em 2005 e $37Bn em 2004, acima da anterior estimativa de $36Bn para o final do corrente ano.
(GM:NYS) A General Motors confirmou que irá reduzir cerca de 11.500 postos de trabalho na Europa, ou seja, 1/5 do total na região (cerca de 9.500 serão na Opel na Alemanha), com o objectivo de reduzir os custos em $672Mn.
(CIEN:NAS) A Ciena apresentou registou um prejuízo (excluindo alguns custos) de $0.06/acção no 4º trimestre, vs consenso de $0.07.
2004/12/10 - 09:54
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks
PSI20. No âmbito da próxima revisão semestral do índice, a Euronext Lisboa irá anunciar a partir de 15 de Dezembro a nova composição do PSI20 que entrará em vigor a partir de 01 de Janeiro de 2005. De acordo com os volumes negociados, apenas a Teixeira Duarte deverá abandonar a carteira do PSI20 em Janeiro próximo, devendo ser substituída pela Reditus. Para já, uma segunda exclusão é menos provável, dado que a Novabase não conseguiu ter um volume suficiente para ficar classificada em décimo oitavo lugar (um título poderá ser excluído do PSI20 se estiver abaixo da vigésima segunda posição no ranking a nível do volume negociado nos seis meses até 30 de Novembro, ou então, se estiver entre a vigésima primeira e a vigésima segunda posição e um novo membro estiver na décima oitava posição ou acima). Caso haja uma segunda exclusão, a Corticeira Amorim poderá ser substituída pela Novabase. A nível de ranking, a Teixeira Duarte encontra-se em vigésimo quarto lugar, a Corticeira Amorim em vigésimo primeiro, a Novabase em vigésimo e a Reditus em décimo sétimo.
2004/12/10 - 09:53
Fonte: Millennium bcp investimento
Europa abre em recuperação
A recuperação de Nova Iorque para terreno positivo ajudou as principais praças europeias a abrirem em alta, registando ganhos na ordem dos 0.5%.
Está agendada para hoje o inicio da reunião da OPEP, na qual existem receios que sejam avançadas medidas para evitar os excessos de produção além das quotas autorizadas. O preço do petróleo (contracto de Janeiro no NYMEX) subia 0.4% para os $42.38.
O Euro desceu ontem 0.2% para os 1.3311, e esta manhã continuava em queda (-0.4%) para os 1.3252. As declarações das autoridades europeias (Schroeder e BCE) e japonesas (ministro das finanças) poderão estar a contribuir para a valorização do Dólar. Além disso, o receio que o índice japonês Tankan a ser revelado no próximo dia 15 registe uma queda, está a afastar os investidores do Iene em detrimento do Dólar.
O Eurostoxx subia 0.6%, com os sectores farmacêuticos e segurador a liderarem as valorizações. O sector energético também registava ganhos significativos, beneficiando da subida do preço do petróleo pelo terceiro dia consecutivo.
Os títulos tecnológicos recuperavam das quedas de ontem, reagindo aos resultados melhor que o esperado da Ciena e da National Semiconductor. A Nokia subia 0.7%, a Alcatel 0.5%, a Infineon 0.6%, a STM 0.6% a ASML 0.9%.
De acordo com o Wall Street Journal, o Chrysler Group (DaimlerChrysler) vai ser obrigado a retirar cerca de 600 mil viaturas do mercado, por problemas nos pneus. A DaimlerChrysler subia 0.6%.
A Royal Philips Electronics (+0.6%) vendeu mais de metade da sua participação (de 31.9% para 15.4%) na Atos Origin (-3.4%) por €550Mn. Esta decisão vem na sequência da estratégia da empresa em alienar activos não estratégicos e da intenção de prosseguir com aquisições na área de equipamento médico.
A Goldman Sachs reviu em baixa a Unilever (+0.4%) de in-line para underperform.
A Smith Barney reviu em baixa a recomendação da Iberia (0%) de buy para hold.
No plano macro-económico, destaque para a divulgação do índice preços no produtor e índice confiança dos consumidores medido pela Universidade de Michigan.
2004/12/10 - 09:32
Fecho dos Mercados
Portugal. O mercado nacional encerrou em ligeira alta, não acompanhando a queda dos mercados europeus e norte-americanos, que encerraram perto dos mínimos da sessão, penalizados pela subida do preço do petróleo e revisões em baixa de estimativas de receitas por parte de algumas empresas tecnológicas norte-americanas. O PSI20 valorizou-se 0.1% para os 7.474 pontos, suportado pelas subidas da Portugal Telecom e da Brisa, registando 8 subidas e 9 descidas, sendo ainda de destacar a subida do sector dos Media (Media Capital, Impresa, Sonaemcom) em contra-ciclo com a queda na Europa.
Europa. As principais praças europeias terminaram em terreno negativo, com o sector tecnológico a liderar as quedas. Os títulos ligados aos semicondutores foram os mais penalizados após a Xilinx e Altera terem revisto em baixa a estimativa de vendas para o 4ºtrimestre. A ASML perdeu 3.3%, a STM 2.8% e a Infineon 2.9%. Os media estiveram hoje em foco, após a Vivendi Universal (+1.3%) anunciar que vai reduzir a sua participação na Veolia Environnement de 20.3% para 5.3% com o objectivo de reduzir divida e concentrar esforços no negócio de media. A Veolia valorizou quase 6%, na expectativa de possa vir a ser alvo de uma aquisição.
EUA. Mercados norte-americanos encerraram positivos, beneficiando das noticias de uma possível fusão entre as empresas de telecomunicações Sprint (+7.9%) e Nextel (+6.6%). Além disso, as perspectivas optimistas por parte da Procter&Gamble (+2.5%) também contribuíram para a valorização dos mercados. As estimativas algo negativas da Xilinx (-3.3%) e da Altera (-7.8%) limitaram os ganhos do sector tecnológico, que, no entanto, beneficiou dos resultados positivos da National Semiconductor (+4.9%). Transaccionaram-se 1.54Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.32Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 1.12.
2004/12/10 - 09:52
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
EDP desiste de recorrer do veto para Tribunal (Jornal de Negócios) A EDP desistiu de recorrer do chumbo de Bruxelas em Tribunal das Comunidades. Nunca admitido publicamente, essa era uma intenção da eléctrica que defendia, antes da formalização do relatório de objecções de Bruxelas, que tinha argumentos fortes para contestar o chumbo em tribunal.
Parmalat em dívida com a Caixa Geral de Depósitos (Jornal de Negócios) A Caixa Geral de Depósitos (CGD) entrou com uma acção judicial para resgatar o dinheiro do empréstimo que a Parmalat Participações do Brasil lhe ficou a dever. O caso remonta a Março de 2003, meses antes do «escândalo» Parmalat, segundo o processo judicial inscrito na 29ª Vara Cível Judicial de São Paulo a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Barreto quer deixar de ser ministro (Diário Económico) Álvaro Barreto não voltará a ser ministro mesmo que o PSD seja novamente Governo. O ministro das Actividades Económicas invoca razões pessoais para esta decisão, mas não exclui participar na campanha para as legislativas nem a hipótese de ser deputado depois das eleições de Fevereiro.
Fisco notifica 40 mil firmas por prestações em falta (Diário Económico) Em 2004, houve cerca de 40 mil empresas que não efectuaram qualquer pagamento por conta de IRC, apesar de estarem obrigados a fazer o adiantamento do imposto. Estas sociedades já foram notificados pelo Fisco, que fez seguir os avisos no final do mês passado.
Montagem de blindados do Exército na Bombardier ainda por acordar (Público)A montagem final de uma parte dos 260 carros de combate encomendados pelo Ministério da Defesa para o Exército e para a Marinha, nas antigas instalações industriais da Bombardier, na Amadora, só agora vai começar a ser negociada e está ainda por acordar, indicaram ontem a administração da Bombardier Portugal e um dirigente da OGM, empresa portuguesa que é parceira da Steyr no negócio dos blindados.
Investidores brasileiros apostam forte em Portugal (Público)A Associação Portuguesa de Investimento (API) tem em cima da mesa três propostas de investimentos brasileiros do sector do «agrobusiness», orçados em 110 milhões de euros, e está também a apreciar outros projectos, como um de reflorestação de áreas ardidas.
Comissões dão cada vez mais lucros aos bancos (Diário de Notícias) De acordo com os dados semestrais da Associação Portuguesa de Bancos (APB), ontem divulgados, os bancos portugueses centram cada vez mais o seu negócio nas comissões por serviços bancários, face à queda da margem financeira.
Presidente da ENI vem negociar com Barreto dia 22 (Diário de Notícias)O presidente da ENI, Vittorio Mincato, vai estar em Portugal no dia 22 para debater com Álvaro Barreto o futuro da presença da empresa italiana no País. O homem-forte da ENI nem sequer delegou a sua presença nesta reunião com o Governo, como fez várias vezes no passado, o que poderá dar uma ideia da atenção que presta ao assunto. Em causa, nesta reunião, estará a possibilidade de a ENI ficar ou não com a maioria da Galp
CN
(EDP:LIS, Comprar, Preço Alvo Eur2.55) A Comissão Europeia confirmou ontem oficialmente o chumbo à reestruturação do sector energético português, através do veto da aquisição da Gás de Portugal por parte da EDP e da ENI. Este chumbo foi o primeiro dos últimos três anos e é justificado pelo facto de resultar numa previsível subida de preços para os consumidores portugueses. Relembramos, mais uma vez, que a GDP representaria apenas 2.5% do EV da EDP. Para além disso, consideramos que o chumbo já estava descontado o chumbo de Bruxelas.
(PTC:LIS, Comprar, Preço Alvo Eur10.35) Segundo entrevista do presidente do BES, Ricardo Salgado ao Jornal de Negócios, a Portugal Telecom ter como accionista um operador chinês "seria um bom sinal", dado que permitiria reforçar "os interesses portugueses e chineses em tornos dos telefones daquela zona". Para Ricardo Salgado "faz sentido equacionar outras alternativas (além da Telefónica) para o desenvolvimento da própria PT". Recorde-se que o presidente da PT, Miguel Horta e Costa tem referido a importância de Macau na expansão do negócio internacional da operadora e da possibilidade de aprofundar as operações na região, nomeadamente na China. Recordamos que a PT já é accionista da CTM, em Macau.
(DCX:FRA) De acordo com o Wall Street Journal, o Chrysler Group (DaimlerChrysler) vai ser obrigado a retirar cerca de 600 mil viaturas do mercado, por problemas nos pneus.
(PHIA:AMS) A Royal Philips Electronics vendeu mais de metade da sua participação (de 31.9% para 15.4%) na Atos Origin por Eur550Mn. Esta decisão vem na sequência da estratégia da empresa em alienar activos não estratégicos e da intenção de prosseguir com aquisições na área de equipamento médico.
(UNA:AMS) A Goldman Sachs reviu em baixa a Unilever de in-line para underperform.
(IBLA:MAD) A Smith Barney reviu em baixa a recomendação da Iberia de buy para hold.
(UTX:NYS) A United Technologies anunciou que o EPS irá crescer entre 10 a 15% em 2005, ou seja entre $6.05 e $6.30, beneficiando do crescimento do mercado da construção e viagens. O consenso apontava para $6.14, abaixo do ponto médio do intervalo agora estimado pela empresa ($6.175). Prevê ainda que as vendas irão crescer 8.1% para $40Bn em 2005 e $37Bn em 2004, acima da anterior estimativa de $36Bn para o final do corrente ano.
(GM:NYS) A General Motors confirmou que irá reduzir cerca de 11.500 postos de trabalho na Europa, ou seja, 1/5 do total na região (cerca de 9.500 serão na Opel na Alemanha), com o objectivo de reduzir os custos em $672Mn.
(CIEN:NAS) A Ciena apresentou registou um prejuízo (excluindo alguns custos) de $0.06/acção no 4º trimestre, vs consenso de $0.07.
2004/12/10 - 09:54
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks
PSI20. No âmbito da próxima revisão semestral do índice, a Euronext Lisboa irá anunciar a partir de 15 de Dezembro a nova composição do PSI20 que entrará em vigor a partir de 01 de Janeiro de 2005. De acordo com os volumes negociados, apenas a Teixeira Duarte deverá abandonar a carteira do PSI20 em Janeiro próximo, devendo ser substituída pela Reditus. Para já, uma segunda exclusão é menos provável, dado que a Novabase não conseguiu ter um volume suficiente para ficar classificada em décimo oitavo lugar (um título poderá ser excluído do PSI20 se estiver abaixo da vigésima segunda posição no ranking a nível do volume negociado nos seis meses até 30 de Novembro, ou então, se estiver entre a vigésima primeira e a vigésima segunda posição e um novo membro estiver na décima oitava posição ou acima). Caso haja uma segunda exclusão, a Corticeira Amorim poderá ser substituída pela Novabase. A nível de ranking, a Teixeira Duarte encontra-se em vigésimo quarto lugar, a Corticeira Amorim em vigésimo primeiro, a Novabase em vigésimo e a Reditus em décimo sétimo.
2004/12/10 - 09:53
Fonte: Millennium bcp investimento
Europa abre em recuperação
A recuperação de Nova Iorque para terreno positivo ajudou as principais praças europeias a abrirem em alta, registando ganhos na ordem dos 0.5%.
Está agendada para hoje o inicio da reunião da OPEP, na qual existem receios que sejam avançadas medidas para evitar os excessos de produção além das quotas autorizadas. O preço do petróleo (contracto de Janeiro no NYMEX) subia 0.4% para os $42.38.
O Euro desceu ontem 0.2% para os 1.3311, e esta manhã continuava em queda (-0.4%) para os 1.3252. As declarações das autoridades europeias (Schroeder e BCE) e japonesas (ministro das finanças) poderão estar a contribuir para a valorização do Dólar. Além disso, o receio que o índice japonês Tankan a ser revelado no próximo dia 15 registe uma queda, está a afastar os investidores do Iene em detrimento do Dólar.
O Eurostoxx subia 0.6%, com os sectores farmacêuticos e segurador a liderarem as valorizações. O sector energético também registava ganhos significativos, beneficiando da subida do preço do petróleo pelo terceiro dia consecutivo.
Os títulos tecnológicos recuperavam das quedas de ontem, reagindo aos resultados melhor que o esperado da Ciena e da National Semiconductor. A Nokia subia 0.7%, a Alcatel 0.5%, a Infineon 0.6%, a STM 0.6% a ASML 0.9%.
De acordo com o Wall Street Journal, o Chrysler Group (DaimlerChrysler) vai ser obrigado a retirar cerca de 600 mil viaturas do mercado, por problemas nos pneus. A DaimlerChrysler subia 0.6%.
A Royal Philips Electronics (+0.6%) vendeu mais de metade da sua participação (de 31.9% para 15.4%) na Atos Origin (-3.4%) por €550Mn. Esta decisão vem na sequência da estratégia da empresa em alienar activos não estratégicos e da intenção de prosseguir com aquisições na área de equipamento médico.
A Goldman Sachs reviu em baixa a Unilever (+0.4%) de in-line para underperform.
A Smith Barney reviu em baixa a recomendação da Iberia (0%) de buy para hold.
No plano macro-económico, destaque para a divulgação do índice preços no produtor e índice confiança dos consumidores medido pela Universidade de Michigan.
2004/12/10 - 09:32
Fecho dos Mercados
Portugal. O mercado nacional encerrou em ligeira alta, não acompanhando a queda dos mercados europeus e norte-americanos, que encerraram perto dos mínimos da sessão, penalizados pela subida do preço do petróleo e revisões em baixa de estimativas de receitas por parte de algumas empresas tecnológicas norte-americanas. O PSI20 valorizou-se 0.1% para os 7.474 pontos, suportado pelas subidas da Portugal Telecom e da Brisa, registando 8 subidas e 9 descidas, sendo ainda de destacar a subida do sector dos Media (Media Capital, Impresa, Sonaemcom) em contra-ciclo com a queda na Europa.
Europa. As principais praças europeias terminaram em terreno negativo, com o sector tecnológico a liderar as quedas. Os títulos ligados aos semicondutores foram os mais penalizados após a Xilinx e Altera terem revisto em baixa a estimativa de vendas para o 4ºtrimestre. A ASML perdeu 3.3%, a STM 2.8% e a Infineon 2.9%. Os media estiveram hoje em foco, após a Vivendi Universal (+1.3%) anunciar que vai reduzir a sua participação na Veolia Environnement de 20.3% para 5.3% com o objectivo de reduzir divida e concentrar esforços no negócio de media. A Veolia valorizou quase 6%, na expectativa de possa vir a ser alvo de uma aquisição.
EUA. Mercados norte-americanos encerraram positivos, beneficiando das noticias de uma possível fusão entre as empresas de telecomunicações Sprint (+7.9%) e Nextel (+6.6%). Além disso, as perspectivas optimistas por parte da Procter&Gamble (+2.5%) também contribuíram para a valorização dos mercados. As estimativas algo negativas da Xilinx (-3.3%) e da Altera (-7.8%) limitaram os ganhos do sector tecnológico, que, no entanto, beneficiou dos resultados positivos da National Semiconductor (+4.9%). Transaccionaram-se 1.54Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.32Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 1.12.
2004/12/10 - 09:52
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
EDP desiste de recorrer do veto para Tribunal (Jornal de Negócios) A EDP desistiu de recorrer do chumbo de Bruxelas em Tribunal das Comunidades. Nunca admitido publicamente, essa era uma intenção da eléctrica que defendia, antes da formalização do relatório de objecções de Bruxelas, que tinha argumentos fortes para contestar o chumbo em tribunal.
Parmalat em dívida com a Caixa Geral de Depósitos (Jornal de Negócios) A Caixa Geral de Depósitos (CGD) entrou com uma acção judicial para resgatar o dinheiro do empréstimo que a Parmalat Participações do Brasil lhe ficou a dever. O caso remonta a Março de 2003, meses antes do «escândalo» Parmalat, segundo o processo judicial inscrito na 29ª Vara Cível Judicial de São Paulo a que o Jornal de Negócios teve acesso.
Barreto quer deixar de ser ministro (Diário Económico) Álvaro Barreto não voltará a ser ministro mesmo que o PSD seja novamente Governo. O ministro das Actividades Económicas invoca razões pessoais para esta decisão, mas não exclui participar na campanha para as legislativas nem a hipótese de ser deputado depois das eleições de Fevereiro.
Fisco notifica 40 mil firmas por prestações em falta (Diário Económico) Em 2004, houve cerca de 40 mil empresas que não efectuaram qualquer pagamento por conta de IRC, apesar de estarem obrigados a fazer o adiantamento do imposto. Estas sociedades já foram notificados pelo Fisco, que fez seguir os avisos no final do mês passado.
Montagem de blindados do Exército na Bombardier ainda por acordar (Público)A montagem final de uma parte dos 260 carros de combate encomendados pelo Ministério da Defesa para o Exército e para a Marinha, nas antigas instalações industriais da Bombardier, na Amadora, só agora vai começar a ser negociada e está ainda por acordar, indicaram ontem a administração da Bombardier Portugal e um dirigente da OGM, empresa portuguesa que é parceira da Steyr no negócio dos blindados.
Investidores brasileiros apostam forte em Portugal (Público)A Associação Portuguesa de Investimento (API) tem em cima da mesa três propostas de investimentos brasileiros do sector do «agrobusiness», orçados em 110 milhões de euros, e está também a apreciar outros projectos, como um de reflorestação de áreas ardidas.
Comissões dão cada vez mais lucros aos bancos (Diário de Notícias) De acordo com os dados semestrais da Associação Portuguesa de Bancos (APB), ontem divulgados, os bancos portugueses centram cada vez mais o seu negócio nas comissões por serviços bancários, face à queda da margem financeira.
Presidente da ENI vem negociar com Barreto dia 22 (Diário de Notícias)O presidente da ENI, Vittorio Mincato, vai estar em Portugal no dia 22 para debater com Álvaro Barreto o futuro da presença da empresa italiana no País. O homem-forte da ENI nem sequer delegou a sua presença nesta reunião com o Governo, como fez várias vezes no passado, o que poderá dar uma ideia da atenção que presta ao assunto. Em causa, nesta reunião, estará a possibilidade de a ENI ficar ou não com a maioria da Galp
CN
- Mensagens: 23939
- Registado: 5/11/2002 11:30
- Localização: 4
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, jprgodinho, novato, PAULOJOAO, Phil2014 e 143 visitantes