Caldeirão da Bolsa

Pequena incursão no Crude...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 11/12/2004 20:24

Coloquei um comentário ao post do incognitus no link que ele aqui deixou a propósito da defesa - com a qual concordo - da igualização do ISP sobre a gasolina e o gasóleo sem com isso penalizar os transportadores profissionais, que reproduzo aqui:

Flying Turtle Escreveu:De facto, a criação de um novo gasóleo marcado não é uma solução eficaz, devido à facilidade (e à tentação) da fraude.

Mas há em minha opinião uma maneira simples e relativamente segura de chegar ao mesmo resultado - taxar igualmente os dois tipos de combustíveis despenalizando aqueles que o usam profissionalmente, isto é, os transportadores profissionais - que é a utilização dos meios já hoje obrigatórios, por exemplo, nos transportadores pesados de mercadorias e, creio, também de passageiros: Trata-se dos tacógrafos selados, hoje já completamente digitalizados. Estes são facilmente aplicáveis também aos Táxis.

Nada mais simples: O transportador procede ao registo do seu veículo e do respectivo tacógrafo e depois, de tempos a tempos (mensalmente, bimensalmente, qualquer coisa) procede à verificação do número de quilómetros realizado com a viatura junto da entidade certificadora. Esta emite um certificado da distância percorrida com o veículo o qual, mediante uma tabela legalmente fixada (em função do tipo de veículoe do seu consumo médio), transforma os mesmos em crédito fiscal para o transportador. Este veria assim o ISP (ou parte deste, isso depende da política a seguir) creditado, como se de IVA se tratasse, deixando assim de ser custo.

Com algumas grandes vantagens adicionais:

Incentivo à disciplina na utilização dos transportes profissionais e nos horários dos motoristas - a entidade certificadora pode retirar do tacógrafo muita outra informação útil para defesa dos tempos de repouso dos motoristas por exemplo, passaríamos a ter uma fiscalização sistemática em vez de por amostragem;

Incentivo à utilização de transportes profissionais em detrimento dos transportes privados, pessoais e de mercadorias - muitas pequenas empresas e comerciantes passariam a utilizar os transportes profissionais por estes passarem a ser mais competitivos do que as suas viaturas comerciais individuais - isto significaria racionalização destes transportes, poupança de combustíveis, melhoria do tráfego e redução da poluição;

Benefício da indústria nacional de transportes, por este sistema se aplicar apenas aos transportadores com viaturas matriculadas em Portugal.

Sinceramente, não percebo porque o Governo não faz isto, ninguém iria reclamar - antes pelo contrário, os profissionais só poderiam aplaudir -, o Estado arrecadava maisuns milhões bons em ISP, etc., etc., etc. Andará tudo a dormir ou eu não estou a ver bem?

Um abraço
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por Incognitus » 11/12/2004 19:25

Sempre que existem choques petrolíferos (sempre que o preço do petróleo sobe muito), a Gasolina e Gasóleo sobem. Sempre que a Gasolina e o Gasoleo sobem, os impostos sobre as ditas sofrem uma alteração do método de calculo, de tal forma a que quando desce o petróleo, a Gasolina e o Gasóleo já não descem o mesmo que subiram. E vai sendo assim ao longo do tempo, até aos preços presentes. Se o Petróleo voltar para os mesmos níveis do início do ano, os combustíveis não voltam.

Não tenho agora presente qual foi a alteração fiscal este ano, mas penso já ter existido uma dentro desta lógica.

É uma forma fácil de ir aumentando os impostos, porque quando os preços sobem existe a desculpa "é o petróleo", e quando descem as pessoas ficam satisfeitas com a descida e não perguntam se ela devia ter sido maior ou menor.
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Análise

por Emanuel Santos » 11/12/2004 18:07

Era o que estava a pensar: um gráfico que correlacionasse o preço do crude com o preço dos combustíveis principais...

Alguem que se dedique à AT da gasolina e gasóleo, disponibiliza a respectiva BD? :mrgreen:
Emanuel Santos

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por djovarius » 11/12/2004 17:29

Realmente, Marco, não é fácil de achar certas coisas, tão simples, do nosso país.

Mas eu lembro-me de ter regressado a Portugal nessa altura e de ter ficado espantado com o preço da gasolina, que estava já acima de € 0.90 mas seguramente ainda abaixo de € 1.00 !!
E eu acho que apesar do efeito retardado, já estamos a ser "comidos" em mais de 5 cêntimos / litro !!

A propósito dos preços do CL1, a tendência é para uma ida aos suportes entre 35 e 38 USD, que são ainda valores neutros em termos de equilibrio entre países produtores e consumidores.
Isso implica uns 32 USD no brent ou 25 a 27 euros por barril, o que dá a gasolina a cerca de 0.90 cêntimos aqui em Portugal, ou até menos, embora eu não acredite muito nesse "menos".

Um abraço

djovarius
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por MarcoAntonio » 11/12/2004 17:18

Emanuel Santos, acresce que a queda do crude é ainda acentuada pela queda do Dolar.

Portanto, o crude está agora a preços sensivelmente equivalentes aos de Abril...

Por acaso gostava de dispor de uma BD da evolução do preço da Gasolina para fazer a comparação. Aí tirar-se-íam todas as dúvidas.

Ninguém consegue disponibilizar o preço da gasolina em Portugal ao longo do último ano ou quê?
:mrgreen:
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Incognitus » 11/12/2004 17:16

Visitante, isso só não acontece em Portugal e na maioria dos países europeus, por uma questão fiscal.

Aliás, mesmo sendo os impostos sobre o gasóleo mais baixos do que os que pesam sobre a gasolina, ainda assim mais de 50% do preço final é imposto.

Já escrevi alguma coisa sobre o tema, aqui:
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Preço do gasóleo

por Visitante » 11/12/2004 16:19

É inevitável que o preço do gasóleo irá ser semelhante ao da gasolina.
Nos mercados internacionais isso já acontece.
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Crude

por Emanuel Santos » 11/12/2004 15:37

Isto é meio offtopic, mas como estamos em fim de semana, acho que ninguem leva a mal... :mrgreen:

Acho que não deixa de ser curioso, o facto de numa altura em que o petróleo está a cotar 25 % abaixo do seu máximo, os combústiveis em Portugal estão a cerca de 2 centimos dos máximos históricos. Mesmo descontando o factor inércia, do aumento do preço dos combústiveis, na altura da escalada do crude, acho que os preços praticados actualmente são um roubo. Se fosse só o gasóleo ainda se poderia entender como sendo uma penalização por este ser mais poluente, mas o mesmo acontece na gasolina.
Engraçado tambem que a BP que chegou a ter os melhores preços, neste momento é a mais cara, qualquer que seja o combustível. O GPL por exemplo, está a módica quantia de 2,7 centimos na BP em relação à Galp, o que representa "apenas" cerca de 5 %... dá que pensar...
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por MarcoAntonio » 10/12/2004 20:32

Não há muito para acrescentar aos comentários anteriores, hoje o crude estabeleceu novo mínimo relativo.

Fica o gráfico actualizado...
Anexos
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por MarcoAntonio » 8/12/2004 16:21

Não há forma de parar a queda brutal do Crude, cujo preço está a ser esmagado pelo peso da especulação.

A queda, que caminha para os 30% desde os máximos é ainda, para nós europeus, amplificada pela queda do Dolar pelo que estamos agora practicamente de volta aos preços do início do ano (sensivelmente a preços correspondentes a meados de Abril.

Para já e como target de curto-prazo vejo um possível teste por volta dos 38USD muito embora não me pareça já nesta altura (dada a dimensão e violência da queda) avançar com targets muito precisos.
Anexos
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por MarcoAntonio » 4/12/2004 16:17

Bem, aqui fica a actualização do gráfico.

É para nós uma excelente notícia dado que Portugal está excessivamente dependente do petroleo: com o crude na casa dos 42 USD e com a subida do Euro face ao Dolar o valor actual corresponde sensivelmente aos valores de Junho, conforme assinalado no gráfico.

Entretanto a LT ascendente foi quebrada em baixa e a tendência de alta de médio/longo-prazo está agora francamente em perigo. Na minha opinião existem sinais mais do que suficientes para considerar uma inversão de curto/médio-prazo e agora espero sinceramente encontrar o Crude em valores mais baixos nos próximos meses independentemente dos movimentos intermédios que irá certamente realizar...
Anexos
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por MarcoAntonio » 2/12/2004 17:12

Bem, estamos a assistir a um autêntico crash no crude!

Entretanto temos já o crude na casa dos 42 USD (fez há pouco 42.50 USD). Uma queda de 15% em dois dias...

Tantas vezes se fala de crash, por vezes exageradamente, e temos aqui um caso de um crash real.

Repare-se bem: o crude demorou cerca de 3 semanas a subir estes cerca de 8 dolars na fase mais forte da bolha.

Agora, caiu esses 8 dolars em... dois dias!
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por marafado » 2/12/2004 17:03

Trichet apela ao fim de especulações nos preços petrolíferos

02/12/2004 16:00

Trichet apela a fim da especulação nos preços petrolíferos
Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE) apelou hoje aos mercados onde se transacciona o petróleo que «funcionem o melhor possível», adequando o preço da matéria-prima à real equação entre procura e oferta.

«É óbvio que o preço do petróleo é uma incerteza que temos de ter em conta», defendeu hoje Jean Claude Trichet. Como membro da comunidade internacional o BCE «apela aos mercados que funcionem o melhor possível e que os preços desçam». Ao nível actual, acrescentou, «[o preço] não respeita completamente o preço normal que adviria do normal encontro entre a oferta e a procura».

O contrato futuro de crude [cl1] negociava nos 44,50 dólares (33,40 euros), a recuar 2,18% em Nova Iorque, enquanto os futuros do â¿¿brentâ¿¿ â¿¿ petróleo que serve de referência à Europa â¿¿ transaccionava nos 40,90 dólares (30,70 euros), a cair 3,33%.

É no petróleo que se encontra a maior pressão sobre os preços, defende Trichet, ao afirma que «os desenvolvimentos dos preços do petróleo estão a ter um impacto considerável nos preços no consumidor na Zona Euro ao mesmo tempo que não existe evidência significativa que estão a aumentar as pressões inflacionistas domésticas».

Inflação pode avançar até 2,5% em 2005

As declarações hoje proferidas por Trichet confirmam ainda as previsões ontem apontadas pela Bloomberg de previsão de evolução da inflação para a Zona Euro. O BCE reviu em baixa as suas estimativas apontando agora para um intervalo de 2,1% a 2,3% para 2004 (média de 2,2%); de 1,5% a 2,5% para 2005 (média de 2% contra 1,8%); e entre 1% e 2,2% em 2006 (média de 1,6%).

O presidente do BCE reiterou que o cenário de médio prazo para a inflação mantém-se «preocupante», com as baixas taxas de juro a impulsionarem a procura de crédito.

Descida das taxas de juro foi afastada

O BCE, que hoje se reuniu para tomar decisões de política monetária relativas à Zona Euro, não equacionou a descida dos juros, de acordo com Jean Claude Trichet. A taxa de referência manteve-se inalterada nos 2%.

Em conferência de imprensa realizada no início desta tarde, logo após a reunião dos responsáveis do BCE, o presidente do banco central da Zona Euro afirmou: «não examinámos descer as taxas», embora «as duas outras hipóteses tenham sido examinadas».

Aos jornalistas presentes na conferência, Jean Claude Trichet afirmou: «analisámos a situação e concluímos que manter a actual taxa de juro era correcto e que vigilância continuada era essencial».

A manutenção das taxas de juro recebeu assim «um largo consenso» por parte dos representantes dos bancos centrais dos Estados-membros, acrescentou.

Sobre o euro, Trichet reiterou que as recentes movimentações são consideradas «indesejáveis» pelo BCE. Considerando que tudo o que o secretário do Tesouro dos EUA, John Snow, tem dito «é importante», o presidente do BCE acrescentou contudo: «é muito importante que o governo norte-americano estivesse a comprometer-se a corrigir o desequilíbrio fiscal».

Em reacção à decisão de manter os juros inalterados e aos comentários de Trichet, o euro [eur] recuava 0,42%, para 1,3289 euros.

Trichet apela ao fim de especulações nos preços petrolíferos
Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE) apelou hoje aos mercados onde se transacciona o petróleo que «funcionem o melhor possível», adequando o preço da matéria-prima à real equação entre procura e oferta.

«É óbvio que o preço do petróleo é uma incerteza que temos de ter em conta», defendeu hoje Jean Claude Trichet. Como membro da comunidade internacional o BCE «apela aos mercados que funcionem o melhor possível e que os preços desçam». Ao nível actual, acrescentou, «[o preço] não respeita completamente o preço normal que adviria do normal encontro entre a oferta e a procura».
 
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por MarcoAntonio » 2/12/2004 16:46

Entretanto temos o crude a realizar novos mínimos e já bastante perto dos 44USD. Por estes níveis, mais dolar menos dolar, o crude encontrará o suporte ascendente que serviu de base à subida do último ano.

A hipotese desse suporte ser quebrado em baixa dando um forte sinal de que a tendencia de médio-prazo virou é uma hipotese que mantenho em aberto e tendo em linha de conta o comportamento dos últimos meses - primeiro uma aceleração da tendência de alta e depois uma correcção bem mais expressiva do que as anteriores - é, do meu ponto de vista, uma hipotese com alguma sustentação.

Vamos aguardar para ver, mas caso o antigo suporte ascendente não funcione então poderemos começar a apontar targets na casa dos 30's...
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por MarcoAntonio » 1/12/2004 22:46

Ia ontem realizar um update ao crude, como referi a meio da tarde... só que a crise política veio alterar os meus planos e «roubou» a minha atenção.

Pena porque o crude estava de novo num ponto importante, junto dos 50/51USD que agora eram importante resistência.

Em todo o caso estava longe de imaginar o desfecho brutal de hoje!

Esta queda no entanto só vem demonstrar que a minha perspectiva (de que as quedas ainda não tinham provavelmente acabado) está provavelmente correcta. Isto é, que as recentes subidas não passaram de uma correcção à queda (de 55 para 45USD) e não de um retorno às subidas...

Deixo o gráfico actualizado (os futuros são os de Fevereiro pois estou com alguma dificuldade a conseguir visualizar os de Janeiro) e mais tarde voltarei certamente ao assunto...
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por MarcoAntonio » 19/11/2004 17:36

O crude quebrou há pouco em alta aquela linha azul pelo que está aberto o caminho - pela primeira vez desde que entrou em queda - a uma correcção significativa a este forte movimento.

No entanto estou renitente quanto a considerar a um regresso às subidas, por enquanto vejo mais como a possibilidade de estarmos perante uma correcção (necessária/saudável) a uma queda quase ininterrupta dos 55 para os 45 USD...

Esta correcção pode dar-se inclusivamente sobre a forma de uma consolidação (idêntica à que assistimos durante a primeira quinzena de Setembro).

Aguardemos mais um pouco para ver...
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por MarcoAntonio » 18/11/2004 21:06

Já agora, aqui fica o meu gráfico actualizado, embora não difira muito do que o Red colocou...
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por MarcoAntonio » 18/11/2004 20:38

Estava aqui mesmo a meditar se devería colocar um update ou não ao crude, precisamente.

O que noto nesta altura, além de alguma indefinição nas últimas sessões (está a consolidar dentro da barra realizada no dia 15) é a perda de momentum de queda.

Poderá dar-se uma correcção em alta a este movimento (que não teve até ao momento qualquer correcção ou consolidação que considere suficientemente significativa) mas ainda não foi dado qualquer sinal nesse sentido. Talvez a quebra em alta do máximo da barra do dia 15 (ou seja, mais ou menos onde tes a primeira linha a tracejado) lance o crude para a tal correcção em alta...
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por Red » 18/11/2004 20:34

olá,
O crude está a fazer uma correcção mais significativa do que tinha vindo a fazer até aqui. Será que vai até aos 42/43 ou vai-se 'apoiar' na LT verde e arranca para outro swing de alta? Mais vale esperar que ele se defina.
red
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Também vou por aí

por Lógico » 15/11/2004 22:52

Acredito no desenvolvimento de outras formas de energia em paralelo, e há lugar para todas. No nuclear; a fissão já temos, a fusão há anos em desenvolvimento ainda está muito longe de ter de utilização rentável

As alternativas vão entrar no jogo mas as indústrias pesadas dificilmente dispensarão o nuclear e até o carvão(pese todos os inconvenientes)

Repara que Moçambique entrou,esta semana, no aproveitamento das importantes reservas de carvão de Moatiz, através de um concurso internacional, ganho pela Vale do Rio Doce ,mas apresentaram-se a concurso os maiores playres mundiais . É sinal que o carvão ainda não foi ,nem será, posto de lado a curto prazo. Até é possivel que seja descoberta uma maneira de evitar a poluição da sua queima...quem sabe?
Lógico
 

por MarcoAntonio » 15/11/2004 20:56

Dado o conteúdo da notícia diría que sim mas estas questões geopolíticas são muito complexas e evito comenta-las na superficilidade.

Em todo o caso e voltando à questão inicial (do enriquecimento do Uranio) e repito aquilo que já disse aqui várias vezes: apesar de todos os senão que se colocam actualmente estou convencidíssimo que a energia nuclear será a prazo (talvez dentro de 10 a 20 anos se comecem a notar sinais efectivos disso) a alternativa ao Petróleo. E são os próprios Estados Unidos que estão na vanguarda da investigação nesse campo...

Ainda há alguns passos a dar no campo da segurança (militar e ecológica) mas é para lá que vamos, tenho muito poucas dúvidas.

Nos entretantos...
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Ok , M.António

por Lógico » 15/11/2004 20:49

Estava apenas a pôr o ênfase no recuo do Irão.

Certamente, a esse facto,não estão alheias as eleições nos USA. Será já o 1º dado a ter em conta?
Lógico
 

por MarcoAntonio » 15/11/2004 20:12

Já agora, aqui ficam dados de 2000 que tirei do site da GALP:

O Irão enquanto produtor:

:arrow: 9.2% das Reservas

:arrow: 5.6% da Produção

Mas isto enquanto produtor porque enquanto consumidor os numeros devem ser irrisórios: o Irão representa cerca de 1% da população mundial e é um país subdesenvolvido.


E segundo este site com dados do Irão:
http://www.indexmundi.com/pt/fatos/2004/irao/

o consumo de petroleo do Irão deverá rondar os 1.8% do consumo mundial (estimativa).
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Re: Esperem um pouco

por MarcoAntonio » 15/11/2004 19:58

Lógico Escreveu:A informação de que o Irão vai deixar de enriquer urânio vai ser gravíssima para o aumento do consumo de petróleo!

Esse urânio era para acionar uma central eléctrica,sem ele, o Irão vai gastar muito mais crude que será retirado ao consumo mundial

Não sei que ideia foi essa do Irão tomar uma decisão tão drástica!


Eu não costumo comentar esta vertente de análise mas há aqui algo que não faz sentido, quer dizer, está no mínimo desproporcionado...

O Irão não é nem pouco mais ou menos um importante consumidor de petroleo (é um produtor e exportador e nem sequer o maior).

Qual o impacto de uma central eléctrica que não vai avançar no Irão no consumo global de petróleo no planeta?

Certamente insignificante...

Não concordo de todo que se diga que esta decisão vai ser gravíssima para o aumento do consumo de petroleo (isto é uma «gota no oceano» no que diz respeito ao consumo de petroleo).
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Esperem um pouco

por Lógico » 15/11/2004 19:07

A informação de que o Irão vai deixar de enriquer urânio vai ser gravíssima para o aumento do consumo de petróleo!

Esse urânio era para acionar uma central eléctrica,sem ele, o Irão vai gastar muito mais crude que será retirado ao consumo mundial

Não sei que ideia foi essa do Irão tomar uma decisão tão drástica!
Lógico
 

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