Carteira JAS*2004 - Mês 12 - Capital 1,65X
Compreendi perfeitamente
como dizia o empregado de mesa ao Vasco Santana.
Não estávamos exactamente a falar da mesma coisa.
Penso que eu e o Semprefrio nos estamos a referir ao trader por conta própria (aquele gajo de pijama e barba por fazer) e tu ao trader de corretora.
Os traders de trazer por casa são uns faz-tudo. Research, análise, desenvolvimento e adaptação de indicadores, you name it.
Os traders por conta de outrem têm analistas, researchers, têm até como li no Disciplined Trader, pessoal a traçar suportes e resistências permanentemente nos charts. O seu valor acrescentado é a intuição e a capacidade decisional, características psicológicas por definição.
Concordo que para estes faça todo o sentido o acompanhamento motivacional e psicológico de que falas.
Na realidade só estão limitados por si próprios e definição de objectivos é um factor relevante para se ultrapassarem.
Para os home made traders já não será assim.
Abraço,
Não estávamos exactamente a falar da mesma coisa.
Penso que eu e o Semprefrio nos estamos a referir ao trader por conta própria (aquele gajo de pijama e barba por fazer) e tu ao trader de corretora.
Os traders de trazer por casa são uns faz-tudo. Research, análise, desenvolvimento e adaptação de indicadores, you name it.
Os traders por conta de outrem têm analistas, researchers, têm até como li no Disciplined Trader, pessoal a traçar suportes e resistências permanentemente nos charts. O seu valor acrescentado é a intuição e a capacidade decisional, características psicológicas por definição.
Concordo que para estes faça todo o sentido o acompanhamento motivacional e psicológico de que falas.
Na realidade só estão limitados por si próprios e definição de objectivos é um factor relevante para se ultrapassarem.
Para os home made traders já não será assim.
Abraço,
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Dou-te o exemplo que estava no tal livro q ainda n me lembrei qual é mas agora tb não me apetece procurar...
A "casa" tinha um grupo de cerca de 10 traders. No início do ano cada um tinha de dizer para quanto iria trabalhar no novo ano que está a começar; uns diziam que iam trabalhar para 30% e no ano passado tinham feito 20% outros dizim que iam trabalhar para 55% e o ano passado tinham feito 50% outros diziam que iam para os 45%, ou seja, o mesmo que o ano passado...
Havia um, o melhor, tinha conseguido 90% o ano passado e este ano propunha-se conseguir 125%...
Os valores são somente exemplificativos, já não me lembro quais eram os valores concretamente, mas era mais ou menos esta a relação entre o ano passado e o que se ia iniciar e a relação entre os resultados efectivos.
O trabalho do tal psicólogo era por um lado tentar rever o que concretamente era preciso ser feito em termos de trading para atingir os objectivos (ou seja, ajudar-lo a mentalizar-se) e por outro lado, tentar perceber o que estava a limitar alguns traders para demonstrarem tão pouca ambição em termos relativos.
Em relação a este assunto, que pode sugerir neste contexto como noutros contextos extra bolsa, gosto muito desta frase:
Nunca me é dado um desejo sem que hajam meios de o conseguir.
Ou seja, se eu concebo algo como desejável, então é porque consegue-se senão nem tinha esse desejo no início. Uns são mais fáceis, outros mais difíceis, mas tudo se consegue; basta querer
É como aquele estudante que anda a fazer exames para 10 valores... umas cadeiras faz, outras não. Se fizer exames para 20, até pode ter uns 10 e até nem fazer algumas cadeiras à primeira, mas vai haver muitas cadeiras em que tem mais de 10...
A "casa" tinha um grupo de cerca de 10 traders. No início do ano cada um tinha de dizer para quanto iria trabalhar no novo ano que está a começar; uns diziam que iam trabalhar para 30% e no ano passado tinham feito 20% outros dizim que iam trabalhar para 55% e o ano passado tinham feito 50% outros diziam que iam para os 45%, ou seja, o mesmo que o ano passado...
Havia um, o melhor, tinha conseguido 90% o ano passado e este ano propunha-se conseguir 125%...
Os valores são somente exemplificativos, já não me lembro quais eram os valores concretamente, mas era mais ou menos esta a relação entre o ano passado e o que se ia iniciar e a relação entre os resultados efectivos.
O trabalho do tal psicólogo era por um lado tentar rever o que concretamente era preciso ser feito em termos de trading para atingir os objectivos (ou seja, ajudar-lo a mentalizar-se) e por outro lado, tentar perceber o que estava a limitar alguns traders para demonstrarem tão pouca ambição em termos relativos.
Em relação a este assunto, que pode sugerir neste contexto como noutros contextos extra bolsa, gosto muito desta frase:
Nunca me é dado um desejo sem que hajam meios de o conseguir.
Ou seja, se eu concebo algo como desejável, então é porque consegue-se senão nem tinha esse desejo no início. Uns são mais fáceis, outros mais difíceis, mas tudo se consegue; basta querer
É como aquele estudante que anda a fazer exames para 10 valores... umas cadeiras faz, outras não. Se fizer exames para 20, até pode ter uns 10 e até nem fazer algumas cadeiras à primeira, mas vai haver muitas cadeiras em que tem mais de 10...
Re: A gestão por objectivos
Dwer Escreveu:Uma boa performance ao fim do ano (ou do mês ou da semana) decorre de uma boa prática em cada dia (minuto para os daytraders). Vermos a conta bem redondinha ao fim do mês é um resultado e não um objectivo.
Dwer, vamos pôr as coisas nestes termos: eu prefiro que o meu Glorioso jogue mal todos os jogos e ganhe todas competições, a jogar bem a esmagadora maioria dos jogos e não ganhar nenhuma taça no final da época.
Não defendo que se jogue mal... mas o mais importante é o resultado.
Dwer Escreveu:Aceito que para outro tipo de actividades - de gestão, industriais, comerciais - a gestão por objectivos seja adequada.
Vejo este labor mais perto do trabalho artesanal (no sentido de craftsmanship), em que não há mapa nem manual, mas sim registo de experiências e feitos passados.
Apoiamo-nos no que há de mais moderno e sofisticado no mundo actual; computadores, telecomunicações, estatística, cálculo diferencial e integral, matemática ainda mais avançada, programação, análise gráfica.
Mas no fim do dia o que fica de bom ou de mau deve-se à aplicação de todos os intrumentos e experiência na hora de negociar.
O s instrumentos existem para um determinado fim. Se eu chegasse à conclusão que uma random entry é mais rentável que as entradas usando AT, mandava a AT às urtigas in a heart beat! Porque na realidade, se usamos os mais variados métodos e tácticas e estratagemas e etc e tal, é sempre porque queremos melhorar o resultado final.
Se existe quem demonstra que os resultados finais são melhores usando objectivos ambiciosos mas realistas, ao invés de não definir objectivos ou defini-los pouco ambiciosamente, porque não farei o que me é sugerido? Por causa da pressão? Bring it on... se não gostasse de pressão não bebia imperial
Dwer Escreveu:Se tivermos em mente o atingimento de um objectivo, será prejudicial ao momento da decisão. Podemos prolongar um trade, que já deviamos ter fechado, para
alcançar o objectivo do dia, deixar um outro passar o fim-de-semana para chegar ao objectivo do mês e com isso tomarmos (ou na verdade deixar de tomar) decisões penosamente erradas.
Eu acho que é precisamente o contrário. Por estar a trabalhar para um objectivo, não me foco na árvore, fechando um trade perdedor com facilidade, porque sei que a floresta, o resultado final do ano, não está dependente de um trade...
abraço
A gestão por objectivos
e a 'auto-gestão' por objectivos neste tipo de actividade é questionável...
Na MHO, o que o Semprefrio diz está correcto.
Uma boa performance ao fim do ano (ou do mês ou da semana) decorre de uma boa prática em cada dia (minuto para os daytraders
). Vermos a conta bem redondinha ao fim do mês é um resultado e não um objectivo.
Aceito que para outro tipo de actividades - de gestão, industriais, comerciais - a gestão por objectivos seja adequada.
Vejo este labor mais perto do trabalho artesanal (no sentido de craftsmanship), em que não há mapa nem manual, mas sim registo de experiências e feitos passados.
Apoiamo-nos no que há de mais moderno e sofisticado no mundo actual; computadores, telecomunicações, estatística, cálculo diferencial e integral, matemática ainda mais avançada, programação, análise gráfica.
Mas no fim do dia o que fica de bom ou de mau deve-se à aplicação de todos os intrumentos e experiência na hora de negociar.
Se tivermos em mente o atingimento de um objectivo, será prejudicial ao momento da decisão. Podemos prolongar um trade, que já deviamos ter fechado, para
alcançar o objectivo do dia, deixar um outro passar o fim-de-semana para chegar ao objectivo do mês e com isso tomarmos (ou na verdade deixar de tomar) decisões penosamente erradas.
Abraço,
Na MHO, o que o Semprefrio diz está correcto.
Uma boa performance ao fim do ano (ou do mês ou da semana) decorre de uma boa prática em cada dia (minuto para os daytraders
Aceito que para outro tipo de actividades - de gestão, industriais, comerciais - a gestão por objectivos seja adequada.
Se tivermos em mente o atingimento de um objectivo, será prejudicial ao momento da decisão. Podemos prolongar um trade, que já deviamos ter fechado, para
Abraço,
Abraço,
Dwer
Dwer
Olá, D1as.
E quem disse que os meus objectivos não são ambiciosos?
O objectivo de actuar de forma disciplinada e de acordo com as regras que eu próprio estabeleci, é o mais ambicioso objectivo que eu posso estabelecer para mim próprio!
Por outro lado, trata-se de reconhecer que o mercado é rei e senhor. Eu só quero fazer aquilo que o mercado me permitir. Esse é o meu objectivo. É como tudo, há anos melhores e anos piores. Para mim foi essencial aceitar isto. É como aceitar que as condições nem sempre são as melhores para estar dentro.
Como eu disse, o estabelecimento de objectivos de ganho quantitivos é apenas mais um factor de pressão absolutamente desnecessário. Para outros traders será diferente.
Abraço,
semprefrio
E quem disse que os meus objectivos não são ambiciosos?
O objectivo de actuar de forma disciplinada e de acordo com as regras que eu próprio estabeleci, é o mais ambicioso objectivo que eu posso estabelecer para mim próprio!
Por outro lado, trata-se de reconhecer que o mercado é rei e senhor. Eu só quero fazer aquilo que o mercado me permitir. Esse é o meu objectivo. É como tudo, há anos melhores e anos piores. Para mim foi essencial aceitar isto. É como aceitar que as condições nem sempre são as melhores para estar dentro.
Como eu disse, o estabelecimento de objectivos de ganho quantitivos é apenas mais um factor de pressão absolutamente desnecessário. Para outros traders será diferente.
Abraço,
semprefrio
Semprefrio,
Não sou eu que acho ou digo que se deve trabalhar com um objectivo ambicioso mas realista bem cravado em mente:
Já não me lembro se foi o Larry Williams, se foi aquele dos livros "Market Wizards" ou o Van qualquer-coisa-que-começa-por-T, mas li algures num dos livros destes autores (acho que foi o dos Wizards) advocar (peraí... se calhar foi o Tudor Jones... bom, esquece! foi um deles
) que é fundamental no início do ano definir um objectivo ambicioso e ao mesmo tempo realista. Falava inclusivé que através do acompanhamento psicológico que os trades recebiam, notava-se inúmeras vezes uma grande relutância em assumir um objectivo ambicioso, talvez com "medo" de não o atingir. Tambem dizia que a maior parte do seu trabalho consistia portanto em rever com cada trader o que o poderia "atrapalhar" esta falta de "ambição". E também dizia que os traders que impunham a si mesmos, objectivos mais ambiciosos, tinham realmente melhores performances...
abraço
ps- JAS, desculpa lá ter feito um pequeno "rapto" à tua thread. abraço e parabéns por teres recuperado a carteira.
Não sou eu que acho ou digo que se deve trabalhar com um objectivo ambicioso mas realista bem cravado em mente:
Já não me lembro se foi o Larry Williams, se foi aquele dos livros "Market Wizards" ou o Van qualquer-coisa-que-começa-por-T, mas li algures num dos livros destes autores (acho que foi o dos Wizards) advocar (peraí... se calhar foi o Tudor Jones... bom, esquece! foi um deles
abraço
ps- JAS, desculpa lá ter feito um pequeno "rapto" à tua thread. abraço e parabéns por teres recuperado a carteira.
Está "thinkado" há muito, caro visitante.
Mas o meu objectivo é fazer aquilo que me dispus a fazer. E que os resultados obtidos sejam consequência das minhas acções em conjunção com o movimento do mercado. Não quero nem mais, nem menos.
Percebi que sempre que estabelecia objectivos quantitativos de ganho estava a introduzir mais um factor de pressão dispensável e que em nada me ajudava.
Mas como eu disse ... "para mim ...".
Abraço,
semprefrio
Mas o meu objectivo é fazer aquilo que me dispus a fazer. E que os resultados obtidos sejam consequência das minhas acções em conjunção com o movimento do mercado. Não quero nem mais, nem menos.
Percebi que sempre que estabelecia objectivos quantitativos de ganho estava a introduzir mais um factor de pressão dispensável e que em nada me ajudava.
Mas como eu disse ... "para mim ...".
Abraço,
semprefrio
Re: Re
semprefrio Escreveu:Também acho que um objectivo como esse (ficar acima de 30%) seria demasiado redutor. Até te posso dizer que quanto aos objectivos do tipo fazer x% por dia ou por mês ou por ano, eu, pessoalmente, não os estabeleço. Para mim, esse tipo de postura não faz sentido. O meu principal objectivo é a cada momento fazer o melhor que sei e que posso, de acordo com as condições do mercado.
think again...
-
Visitante
JAS Escreveu:Já publico aqui a carteira há quase 2 anos e acabo por perder bastante tempo com o assunto.
JAS
Acredito no trabalhão que dá.
JAS Escreveu:Tenho a noção que a publicação de uma carteira no Caldeirão só se deve fazer se englobar títulos do PSI dado que são os que interessam á maioria dos que por aqui andam.
Acontece que as acções me interessam cada vez menos...
JAS
Aqui não concordo. Apenas concordaria se os mercados financeiros se resumissem ao PSI!
JAS Escreveu:Por outro lado, este ano e quando as coisas correram mal, fiquei com a noção que era extremamente perigoso publicar uma carteira exclusivamente virada para warrants.
Houve quem copiasse, houve quem se lixasse e houve por aqui muitos posts desagradaveis que na maior parte dos casos reflectiam isso mesmo.
JAS
Pois, esta é a velha questão. Cada um tem que se responsabilizar pelo seu trading. Assim, quem quiser copiar deve assumir todas as consequências.
Se houve quem o fizesse e quem perdesse pode ser que tenha aprendido uma lição: muito dificilmente as acções de um trader podem ser copiadas. Porquê? Porque à sempre algo que não é visível (pelo menos para a maioria
Copiar alguém que faz imensos trades diariamente ainda mais difícil é.
Mas acho que há muito mais gente interessada na tua carteira, cuja motivação não seja a cópia.
JAS Escreveu:
É uma decisão complicada...
Continuar ou não continuar, eis a questão.
JAS
A decisão é tua.
JAS Escreveu:semprefrio Escreveu:Será que está na altura de procurares suavizar um pouco a linha de variação do capital?
O objectivo de um investidor deve ser ganhar dinheiro...
Parar apenas porque se atingiu já determinado resultado parece-me um erro.
Sobretudo se estamos num período em que me parece haver uma direcção nitidamente definida em termos de médio prazo.
JAS
Bem, nunca me passou pela cabeça sugerir que parasses ou que não continuasses a aproveitar o momento da melhor forma possível.
No entanto, se conseguisses evitar os altos e baixos demasiado pronunciados, na minha opinião, apenas terias a ganhar. E, pelo menos na maioria da vezes, altos muito acentuados implicam também baixos muito acentuados.
Agora, se conseguires, de alguma forma, apenas suavizar a parte dos baixos ... melhor.
JAS Escreveu:
Publicar a Carteira é um desafio a mim próprio e não "uma necessidade de ficar acima dos 30%"...
JAS
Quanto a esta matéria, também não vejo a publicação da tua carteira como uma necessidade premente de provar algo a alguém que não seja a ti próprio.
Também acho que um objectivo como esse (ficar acima de 30%) seria demasiado redutor. Até te posso dizer que quanto aos objectivos do tipo fazer x% por dia ou por mês ou por ano, eu, pessoalmente, não os estabeleço. Para mim, esse tipo de postura não faz sentido. O meu principal objectivo é a cada momento fazer o melhor que sei e que posso, de acordo com as condições do mercado.
Abraço,
semprefrio
JAS Escreveu:JAOR Escreveu:mas cuidado, esse gráfico esta a formar um possível duplo
eheheheh... Antes um duplo topo que um duplo fundo!
Um abraço,
JAS
P.S.- Eu estou atento aos teus gráficos do DAX
Achas???
Forte abraço e
Cmpts
PS: Já imaginava
- Anexos
-
- sem nome1.gif (9.43 KiB) Visualizado 1821 vezes
-
- sem nome2.gif (9.5 KiB) Visualizado 1780 vezes
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Re
É gratificante ver que aparecem posts também nos bons momentos.
Mas, diga-se de passagem, que nos maus momentos eles geravam muito mais controversia, me davam bastante mais trabalho e me davam muito mais gozo pois gosto de luta.
Acertaste na mouche.
Se calhar influenciaste a minha decisão de não os vender todos hoje.
(mas se correr mal a culpa é minha...)
Um abraço,
JAS
-------------------------
Já publico aqui a carteira há quase 2 anos e acabo por perder bastante tempo com o assunto.
Tenho a noção que a publicação de uma carteira no Caldeirão só se deve fazer se englobar títulos do PSI dado que são os que interessam á maioria dos que por aqui andam.
Por outro lado, este ano e quando as coisas correram mal, fiquei com a noção que era extremamente perigoso publicar uma carteira exclusivamente virada para warrants.
Houve quem copiasse, houve quem se lixasse e houve por aqui muitos posts desagradaveis que na maior parte dos casos reflectiam isso mesmo.
Sobretudo se estamos num período em que me parece haver uma direcção nitidamente definida em termos de médio prazo.
Publicar a Carteira é um desafio a mim próprio e não "uma necessidade de ficar acima dos 30%"...
Um abraço,
JAS
---------------------
Não me lembro desse...
Tenho saudades é da minha querida Consciência...
Um abraço,
JAS
---------------------
A rentabilidade da Carteira está agora fortemente condiccionada pelo comportamento do DAX.
E como muito bem sabes tanto pode continuar no mesmo ritmo como cair...
Um abraço,
JAS
Mas, diga-se de passagem, que nos maus momentos eles geravam muito mais controversia, me davam bastante mais trabalho e me davam muito mais gozo pois gosto de luta.
Ertai Escreveu:Hem JAS, o DAX foi ou não foi aos 4210 ?
Acertaste na mouche.
Se calhar influenciaste a minha decisão de não os vender todos hoje.
(mas se correr mal a culpa é minha...)
Um abraço,
JAS
-------------------------
semprefrio Escreveu:Não sei quais as tuas intenções para o próximo ano e seguintes, no que toca à publicação da tua carteira e respectivos movimentos
Já publico aqui a carteira há quase 2 anos e acabo por perder bastante tempo com o assunto.
Tenho a noção que a publicação de uma carteira no Caldeirão só se deve fazer se englobar títulos do PSI dado que são os que interessam á maioria dos que por aqui andam.
Por outro lado, este ano e quando as coisas correram mal, fiquei com a noção que era extremamente perigoso publicar uma carteira exclusivamente virada para warrants.
semprefrio Escreveu:Será que está na altura de procurares suavizar um pouco a linha de variação do capital?
Um abraço,
JAS
---------------------
jarc Escreveu:Que é do OVNI?
Não me lembro desse...
Tenho saudades é da minha querida Consciência...
Um abraço,
JAS
---------------------
JacSilva Escreveu:Jas espero que termines o ano na embalagem com que vais.
A rentabilidade da Carteira está agora fortemente condiccionada pelo comportamento do DAX.
E como muito bem sabes tanto pode continuar no mesmo ritmo como cair...
Um abraço,
JAS
Carteira
Estava a espreitar a carteira e a pensar: "Se a decisão em relação à carteira dependesse de um orgão colegial eleito pelos forenses, estavas agora dissolvido e a marcar empréstimos com a banca para arriscar quando o bull viesse." Boa...! Que é do OVNI?
PS: Cá para mim amanhã o Dax amanhece a corrigir!Nada de grave. Mas pelo sim pelo não aguardo que o nosso psi arrebite, lá mais para a próxima semana, digo eu. Vamos lá deixar assentar a poeira que o Sampaio com o tempo ainda vai empossar uma solução de Bloco Central.
PS: Cá para mim amanhã o Dax amanhece a corrigir!Nada de grave. Mas pelo sim pelo não aguardo que o nosso psi arrebite, lá mais para a próxima semana, digo eu. Vamos lá deixar assentar a poeira que o Sampaio com o tempo ainda vai empossar uma solução de Bloco Central.
Boa noite, JAS.
Não sei quais as tuas intenções para o próximo ano e seguintes, no que toca à publicação da tua carteira e respectivos movimentos, mas, se continuares a publicá-la mais uns anos, é possível que se venha a tornar num "Caso de Estudo" de grande interesse.
Portanto, eu gostava que continuasses a publicá-la no actual formato (se bem que aqui o que interessa é a tua decisão).
Gostei da tua resposta ao Jaor, "antes um duplo topo do que um duplo fundo".
Deixo uma pergunta:
Será que está na altura de procurares suavizar um pouco a linha de variação do capital?
Abraço,
semprefrio
Não sei quais as tuas intenções para o próximo ano e seguintes, no que toca à publicação da tua carteira e respectivos movimentos, mas, se continuares a publicá-la mais uns anos, é possível que se venha a tornar num "Caso de Estudo" de grande interesse.
Portanto, eu gostava que continuasses a publicá-la no actual formato (se bem que aqui o que interessa é a tua decisão).
Gostei da tua resposta ao Jaor, "antes um duplo topo do que um duplo fundo".
Deixo uma pergunta:
Será que está na altura de procurares suavizar um pouco a linha de variação do capital?
Abraço,
semprefrio
Boas JAS, gosto de ver a tua carteira a encher
mas cuidado, esse gráfico esta a formar um possível duplo topo
.....continuação de bons negócios...
Cmpts
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
Carteira JAS*2004 - Mês 12 - Capital 1,65X - dia 02
Com a ajuda do DAX a carteira atingiu hoje um MÁXIMO ANUAL...
- Se há uns meses a minha esperança era conseguir recuperar das enormes perdas;
- Se depois passou a ser conseguir bater os míseros pontinhos do nosso PSI;
- Agora chegou a altura de eleger como objectivo primordial "conservar estes lucros"...
Mas tomar a decisão de vender, e fechar o trade do DAX, torna-se difícil enquanto o estamos a ver subir...
Movimentos do Dia:
JMT
Há vários indicadores da AF que me levam a reforçar a posição até à zona dos 20%.
Compra a 9,65.
PTM
Estou ceptico quanto ao país e quanto ao PSI e só não fechei o trade por este estar negativo...
Mais uma venda a 17,95.
BPI
Pode parecer estranha a decisão de entrar hoje nele mas gosto sempre de comprar quando atingem o limite inferior de um canal.
DAX
Continua a subir e não me admira nada que acabe o ano acima dos 4300...
- Fechei o trade no 7185z que continua a deliciar-me com as amplitudes do intraday e com o volume que tem.
Venda do resto a 0,19 (comprados a 0,07, uma verdadeira pechincha...).
- Também fechei o 7231I a 3,00.
- Mantive quase intacta a posição principal no 7134I embora tenha feito pequenas vendas na zona 1,66-1,89.
Para amanhã fico só com este. Para não me distrair muito dado que espero uma sessão com manhã positiva e com uma tarde de mais-valias...
JAS
- Se há uns meses a minha esperança era conseguir recuperar das enormes perdas;
- Se depois passou a ser conseguir bater os míseros pontinhos do nosso PSI;
- Agora chegou a altura de eleger como objectivo primordial "conservar estes lucros"...
Mas tomar a decisão de vender, e fechar o trade do DAX, torna-se difícil enquanto o estamos a ver subir...
Movimentos do Dia:
JMT
Há vários indicadores da AF que me levam a reforçar a posição até à zona dos 20%.
Compra a 9,65.
PTM
Estou ceptico quanto ao país e quanto ao PSI e só não fechei o trade por este estar negativo...
Mais uma venda a 17,95.
BPI
Pode parecer estranha a decisão de entrar hoje nele mas gosto sempre de comprar quando atingem o limite inferior de um canal.
DAX
Continua a subir e não me admira nada que acabe o ano acima dos 4300...
- Fechei o trade no 7185z que continua a deliciar-me com as amplitudes do intraday e com o volume que tem.
Venda do resto a 0,19 (comprados a 0,07, uma verdadeira pechincha...).
- Também fechei o 7231I a 3,00.
- Mantive quase intacta a posição principal no 7134I embora tenha feito pequenas vendas na zona 1,66-1,89.
Para amanhã fico só com este. Para não me distrair muito dado que espero uma sessão com manhã positiva e com uma tarde de mais-valias...
JAS
- Anexos
-
- cart 12-02.png (35.07 KiB) Visualizado 2136 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 12 - Capital 1,65X
A crise política instalou-se no País e, num dia feriado, alastrou ao PSI.
Ontem estava convicto de que iria ter consequências negativas e deixei ordens stop no BCP e na PTM.
Voaram 100% do BCP a 1,85 e 50% da PTM a 17,76...
BCP
Como não gosto de ficar muito tempo de fora do BCP comecei logo por recomprar a 1,83 mas apenas 1/3 do que tinha vendido.
As notícias do dia não me animaram nada e acabei por as despachar outra vez a 1,86 e ficar de fora.
PTC
Queda acentuada e comprei a 8,79 que me pareceu já estavel.
Recuperou pouco e devolvi-as à procedência ao memso preço.
Mantive os W's porque ainda tenho alguma folga...
PTM
Fiquei sem metade mas também não tive vontade de as recomprar.
2ª feira é que é dia de compras e temos tempo.
JMT
Fora a única, do nosso PSI, onde nem sequer tinha colocado stops por ser um investimento AF baseado, como de costume, na importante componente da Polónia.
Mas durante a manhã já estava a ver que fora asneira não seguir o mesmo princípio...
Depois comecei a pensar que podia muito bem ter reforçado aqueles preços de saldo.
Não sei porquê puxaram por ela no fecho muito mais do que eu esperava.
Nenhum movimento, continuo dentro.
DAX
A Alemanha é um país civilizado onde não se dissolvem parlamentos.
E como tal o DAX porta-se bem e eu continuo longo.
De qualquer forma (não vá acontecer como na última subida em que quase não vendi nada...) decidi vender qualquer coisinha...
Do 7234I vendi 10% apenas na zona do 1,39-1,40 mas depois parei.
Do 7131I nem vendi nada.
Do 7185z saíu metade a 0,11 e a 0,12.
Até pode ser que o DAX venha a corrigir no final da semana mas para amanhã ainda acho que vamos ter um novo teste a máximos do ano.
Ver se consigo mesmo perservar os lucros...
Como se vê estou tão "crente" neste País que passei ao estado quase líquido no nosso PSI...
E graças ao DAX a rentabilidade subiu de 32% ontem para 40% hoje.
JAS
Ontem estava convicto de que iria ter consequências negativas e deixei ordens stop no BCP e na PTM.
Voaram 100% do BCP a 1,85 e 50% da PTM a 17,76...
BCP
Como não gosto de ficar muito tempo de fora do BCP comecei logo por recomprar a 1,83 mas apenas 1/3 do que tinha vendido.
As notícias do dia não me animaram nada e acabei por as despachar outra vez a 1,86 e ficar de fora.
PTC
Queda acentuada e comprei a 8,79 que me pareceu já estavel.
Recuperou pouco e devolvi-as à procedência ao memso preço.
Mantive os W's porque ainda tenho alguma folga...
PTM
Fiquei sem metade mas também não tive vontade de as recomprar.
2ª feira é que é dia de compras e temos tempo.
JMT
Fora a única, do nosso PSI, onde nem sequer tinha colocado stops por ser um investimento AF baseado, como de costume, na importante componente da Polónia.
Mas durante a manhã já estava a ver que fora asneira não seguir o mesmo princípio...
Depois comecei a pensar que podia muito bem ter reforçado aqueles preços de saldo.
Não sei porquê puxaram por ela no fecho muito mais do que eu esperava.
Nenhum movimento, continuo dentro.
DAX
A Alemanha é um país civilizado onde não se dissolvem parlamentos.
E como tal o DAX porta-se bem e eu continuo longo.
De qualquer forma (não vá acontecer como na última subida em que quase não vendi nada...) decidi vender qualquer coisinha...
Do 7234I vendi 10% apenas na zona do 1,39-1,40 mas depois parei.
Do 7131I nem vendi nada.
Do 7185z saíu metade a 0,11 e a 0,12.
Até pode ser que o DAX venha a corrigir no final da semana mas para amanhã ainda acho que vamos ter um novo teste a máximos do ano.
Ver se consigo mesmo perservar os lucros...
Como se vê estou tão "crente" neste País que passei ao estado quase líquido no nosso PSI...
E graças ao DAX a rentabilidade subiu de 32% ontem para 40% hoje.
JAS
- Anexos
-
- cart 12-01.png (23.89 KiB) Visualizado 2260 vezes