Caldeirão da Bolsa

Porque é que não acredito nos meus gráficos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Porque é que não acredito nos meus gráficos?

por GAB » 2/12/2004 12:28

Quico Escreveu:Coisas como a que se passou hoje com a SON é que me faz achar piada à Análise Técnica. È que foi tocar milimétricamente na linha inferior do canal (ver gráfico)!

Agora eu, há uns dias,queria reentrar e dei ordem pra comprar a 0.98. Mais tarde fiquei impaciente e acabei por comprar a 1.02(burro!). Ou seja, não acredito nos meus próprios gráficos.

Alguém aqui padece do mesmo problema? Desabafos aceitam-se!

Viva Quico
Parece-me mais que antes de acreditar nos seus gráficos TEM DE ACREDITAR EM SI.
Voce Traçou a sua estratégia que passaria pela entrada a 0,98€, começou a não acreditar em si e dai surgiu a IMPACIENCIA(natural em pessoas inseguras) deixou de ACREDITAR EM SI e com insegurança aparece a ganância ( o "medo" de não aproveitar TUDO) e acabou por se LAMENTAR POR UMA PERDA devido ao "MEDO" DE SE LAMENTAR DE UMA PERDA DE OPORTUNIDADE...

Toda a EXPERIENCIA que passou deve Escreve-la e Por num placard de forma a que lhe seja util no futuro (caso contrário vai não ser a unica - parece irreal mas acaba por acontecer).

Vejo o que lhe digo como algo para MEDITAR e não como conselho, pq:
"SE conselhos fossem bons não se davam, VENDIAM-SE"

Abraço Forense

Registado: 18/11/2004 16:43

por Jim Beam » 2/12/2004 11:46

Se o que o meu amigo Quico quer ouvir são más experiências, eu conto-lhe uma menos boa...
:roll:
Ainda há bem pouco tempo entrei na Impresa a 4,65. Tinha definido a minha stop loss nos 4,50 e o meu target nos 5 Euros (não gosto do termo stop win, pois na verdade por vezes deixo correr mais algum tempo, conforme o aspecto). O mesmo já não se passa com as stop losses, que apesar de serem manuais (pois acompanho os mercados no intraday), aplico-as maquinalmente.
Ora acontece que a cotação bateu nos 4,49. Não tendo os 4,5 sido claramente quebrados resolvi esperar, pronto para dar a ordem de venda caso descê-se mais... Bateu nos 4,48 e eu vendi...
Passado um dia a Impresa subiu fortemente, tal como eu esperava que ela subisse quando entrei no papel... cotando-se hoje já nos 5,18....
:cry:
Foi azar... ou então defini um stop loss muito apertado...
Mas não me arrependo, pois assim protegi o meu capital de possíveis perdas mais avultadas... tendo perdido apenas uma pequena percentagem que recuperarei facilmente noutros trades...
De vez enquando perco algum dinheiro, mas sei que as probabilidades jogam a meu favor, e os bons trades compensam largamente os menos bons...

Bons negócios !

Registado: 20/7/2004 20:24

por Maestro_Ba » 2/12/2004 10:11

Bem, eu com a brincadeira de ontem apanhei uma chicotada dos meus stop losses (que supostamente me protegem das quedas do mercado, mas com a oscilação intraday que se deu ontem dispararam, fazendo-me vender 2 títulos).

Como só analiso os gráficos no fim do dia até dei um salto ao ver que o BCP atingiu os 1.82... :(

Registado: 21/9/2004 10:26

resp.

por sol » 2/12/2004 2:01

Se bem percebi, vendeu a posição q tinha na Sonae?
Não percebi muito bem qual foi o erro que cometeu a não ser ter entrado a 1,02, mas excluindo o facto politico do dia até poderia ter sido uma excelente compra, se não vendeu está tudo em aberto.

Sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por JAOR » 2/12/2004 1:59

Quico Escreveu:Tudo o que disseram estou eu farto de ler, compreender e aceitar. Mas o curioso é que, estas coisas só verdadeiramente apreendemos quando sentimos na pele! :wall:

Obrigado a todos!

P.S. - Esperava ler outros lamentos de situações semelhantes. Também seria pedagógico e interessante! E por favor, "dont spare me the sordid details!" :twisted:

Caro Quico, eu não me lamento mas já passei, por diversas vezes, pelo mesmo, assim um conselho se me é permitido, analisa e entra/sai conforme as tuas análises, não tenhas emoção(medo...ganancia...etc)depois de analisado....é como um tiro, se depois sobe/desce, não te arrependas o mercado esta aí todos os dias :P.... tenta uma vez e vais ver como até é facil.....

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Bolseiro » 2/12/2004 1:54

Fica aqui um topico antigo,que é um genero de testemunho,para satisfazer a curiosidade do Quico:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=33368&highlight=ma%E7arico
Bolseiro

por MarcoAntonio » 2/12/2004 1:51

Quería sintetizar o que disse numa frase:

Os problemas com que nos deparamos no mercado não podemos esperar que os outros nos resolvam, temos de superá-los por nós.

Penso que esta é uma daquelas questões centrais no investimento nos mercados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 2/12/2004 1:48

E nem é só o facto de sentir na pele, por vezes nem o facto de sentir na pele (uma vez) é suficiente. Algumas destas coisas só se superam com a experiência.

A maior parte dos investidores deparam-se com o mesmo problema e uma e outra e outra vez (bem, uma boa parte deles nunca os chega realmente a superar).

O período mínimo de aprendizagem «básica» no mercado é de 1 a 2 anos. E mesmo este valor considero-o modesto...

É precisamente por essa razão que por mais que se escreva/leia, os investidores terão de o aprender (também) por si, o que vem só com o tempo e com a experiência.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Bolseiro » 2/12/2004 1:46

Na sequência deste topico,conto-vos uma situaçao que me aconteceu hoje.
Com a descida intraday vertiginosa da EDP até aos 2.16.Tive a tentação de reforçar a minha posição,no entanto ao reforçar iria ultrapassar a cota que estipulei para investir em bolsa(1/3 do patrimonio financeiro).Decidi por não investir!
Não se tratou de uma má/boa decisão de trading.Simplemente o cumprimento de uma regra de money management.

Por enquanto a minha disciplina ainda não chega aos pontos mais minuciosos do trading.Até porque invisto a médio prazo(30-90 dias).
Bolseiro

por Quico » 2/12/2004 1:42

Tudo o que disseram estou eu farto de ler, compreender e aceitar. Mas o curioso é que, estas coisas só verdadeiramente apreendemos quando sentimos na pele! :wall:

Obrigado a todos!

P.S. - Esperava ler outros lamentos de situações semelhantes. Também seria pedagógico e interessante! E por favor, "dont spare me the sordid details!" :twisted:

Registado: 12/5/2004 19:52

por MarcoAntonio » 2/12/2004 0:59

Um pouco na linha do que referiu o anonimo eu costumo dizer: mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda.

A paciência joga para os dois lados portanto, após ocorrer uma situação destas (que ainda para mais é atípica e dá-se em circunstâncias especiais) convém ter a paciência para esperar pela próxima boa oportunidade.

É que os traders, muitas vezes depois de verem passar um par de «oportunidades perdidas» acabam por substituir a impaciência (não aguentar estar de fora a assistir) pela precipitação (ir a todas, por vezes, prematuramente).

O mercado prega-nos muitas partidas: a maior delas e que só se vence com a experiencia é a de que à posteriori parece tudo muito fácil.

Se eu tivesse feito isto, se eu tivesse feito aquilo, se eu tivesses esperado, se eu tivesse acreditado...
:lol:

O melhor é esquecer todos estes ses e partir para outra planeando o próximo trade e a próxima estratégia (e depois cumpri-los).
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

é melhor

por anonimo » 2/12/2004 0:52

Nesta vida é melhor estar arrependido do que lamentar
anonimo

Re: Porque é que não acredito nos meus gráficos?

por Jim Beam » 2/12/2004 0:18

Quico Escreveu:Coisas como a que se passou hoje com a SON é que me faz achar piada à Análise Técnica. È que foi tocar milimétricamente na linha inferior do canal (ver gráfico)!

Agora eu, há uns dias,queria reentrar e dei ordem pra comprar a 0.98. Mais tarde fiquei impaciente e acabei por comprar a 1.02(burro!). Ou seja, não acredito nos meus próprios gráficos.

Eu quando comecei a investir na bolsa tb era assim, impaciente. A experiência ensinou-me a ser mais paciente, a tomar decisões de cabeça fria e a ser mais disciplinado...
Basicamente um trader tem que ser fiel aos seus métodos de trading que pré-estabelece. No fundo para isso acontecer temos que controlar o nosso medo e a nossa ganância, e agir friamente...

Bons negócios !

Registado: 20/7/2004 20:24

por Touro » 1/12/2004 21:59

Parece-me que o seu problema se resume a uma palavra: indisciplina.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Quico » 1/12/2004 20:47

Faltava o gráfico!
Anexos
Sem título.PNG
Sem título.PNG (26.69 KiB) Visualizado 1013 vezes

Porque é que não acredito nos meus gráficos?

por Quico » 1/12/2004 20:46

Coisas como a que se passou hoje com a SON é que me faz achar piada à Análise Técnica. È que foi tocar milimétricamente na linha inferior do canal (ver gráfico)!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, caganixo7, Ferreiratrade, icemetal, Kooc, slbnnbobadela e 36 visitantes