Caldeirão da Bolsa

Consequências para o mercado ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HM » 1/12/2004 18:56

Estamos proximo do fim do ano e os bancos precionam os seus clientes para produtos que conteem acções, admito que haja pressão compradora.
HM

Desculpem

por INICIADO_2000 » 1/12/2004 18:49

Acham que o facto de ser feriado afectou ou impediu que fossem dadas ordens de institucionais, incluindo Bancos ( ou de seus clientes)!!???Penso que nao!Para todos os efeitos, o resultado seria o mesmo , fosse ou nao feriado.Quem acompanha a Bolsa, e tem alguma influencia no mercado, acompanha-o, mesmo quando e feriado, e , sobretudo, quando ha noticias relevantes.
Cumps
INICIADO_2000

por Pata-Hari » 1/12/2004 18:41

Bem, para mim a questão é se os bancos que estiveram fechados hoje vão achar que isto mexe de algum modo com o valor do que detêm em carteira e se alteram a sua posição no mercado. Francamente custa-me a acreditar que o façam a não ser para aproveitar os saldos...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re

por JAS » 1/12/2004 18:21

MA, as ordens foram grandes.
quando escrevi o post já tinha olhado para os gráficos intraday com volumes e há por lá enormes transacções pontuais.

Febo, não me parece que as notícias sejam de que o OE seja aprovado.
E mesmo que o PSD e o PP digam que aprovam a última palavra cabe ao Jardim que não costuma alinhar em fantochadas...

A não ser que venha a ser votado favoravelmente pelo PS ou pelo BE...
Era só o que faltava mas no meio desta demagogia já acredito em tudo.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por djovarius » 1/12/2004 16:05

Já se vê que as mãos fracas do costume vão saindo a perder e em pânico !!

O PSI-20 recupera de uns 2% de perdas para 0.75% de perdas.

No fundo, há quem esteja é a aproveitar estes saldos de feriado.
Como sempre, quem vendeu hoje pela fresquinha, vai comprar mais caro daqui a alguns dias !!

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

OE para 2005

por josema » 1/12/2004 13:49

Jas diz que a maioria pode pregar uma partida ao PR e não aprovar o OE. Mas este OE não pode ser aprovado pela simples razão de que não há um sector de actividade que dê um pataco por ele. Mais: que governo é que vai querer governar com um OE que é regeitado por todos? Mesmo que a maioria o aprove, o PR vai ter que o vetar. No meu humilde entender a situação política tinha chegado a um tal estado de gangrena que a única hipótese era acabar com este (des)governo. As eleições não são um drama, nem o viver 3 ou 4 meses no regime de duodécimos constitui problema. Os povos dão passos en frente quando assumem a verdade do que são, mesmo que isso tenha custos. Recuam sempre que se instalam no "faz de conta". Tenho esperança que entremos agora num clima de maior transparência. É que a alternativa chama-se caos.

Registado: 11/2/2004 18:30

por marafado » 1/12/2004 13:43

O que mais me admira hoje é o total movimentado até ao momento. Já passa dos 114 milhões de euros, e certamente que o volume não está neste montante à custa de passagens. Deve ser negociação. Acresce que é um dia feriado e pensava que os bancos e demais pesos pesados não estariam a trabalhar. Penso que este movimento tão grande para esta hora não pode ser só de particulares.

Um dia (penso eu de que) interessante para mais tarde analisar.

Um abraço

Registado: 5/10/2004 16:59

por djovarius » 1/12/2004 13:11

Obrigado pelas respostas sobre o software do método de Hondt.
Info, aquela página do Stape nada tem.
E JAS, eu queria era evitar as folhas de Excel.
Eu fiz este pedido porque tenho um belo software que faz isso espectacularmente, só que não funciona em win XP, daí que estava a perguntar se alguém tinha alguma coisa dessas.

Vou continuar a procurar !!

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 1/12/2004 12:44

GAB Escreveu:Marco,

será que se deve logo designar de "panico" um comportamento bolsista de 1/2 sessão?

GAB, eu não defini o comportamento de hoje como sendo de panico em parte alguma, descrevi como uma reacção a quente.

Quando falei de panico não estava a falar do caso de hoje em particular.

Em todo o caso convém dizer que o panico ou o medo não «é ou não é», existem diferentes níveis de panico e de medo, pelo que podemos falar de muito, de algum, de pouco ou de nenhum.

Por isso, se a questão é se hoje houve panico eu diría que houve algum ou um pouco. Particularmente na abertura, bastante intempestiva, a qual já foi em parte corrigida...

Por outro lado, nota ainda outra coisa: o facto de ser 1/2 sessão também não nos diría nada acerca de se tratar de panico ou não. Um panico pode durar alguns minutos e normalmente o seu maior efeito faz-se precisamente sentir num curto espaço de tempo.

Resumindo e concluindo: eu não tenho estado a definir a situação de hoje como sendo de panico (parece-me exagerado colocar as coisas nesses termos).

GAB Escreveu:Penso que perante actual situação,*instabilidade governativa *; o pessimismo é normal e pressão vendedora surge como consequencia NORMAl.

A prazo, a minha opinião é a de que o mercado vai esquecer rapidamente estes acontecimentos e que a tendência será a de corrigir esta brusca reacção a quente. É o que me diz a experiência que tenho do acompanhamento dos mercados. E enquanto a situação se mantiver indefinida e por arrumar os mercados por cá poderão andar um pouco às aranhas mas não creio que com uma tendência de baixa definida (acredito mais rapidamente numa lateralização com alguma volatilidade).

E, no médio/longo-prazo, ou as alterações ao governo não terão grande impacto ou se tiveram deverá ser positivo. Porque digo isto?

Porque, em termos de sectores da sociedade portuguesa, esta convocação de novas eleições revela um consenso ou uma anuência bastante alargada.

Ontem tive ocasião de ouvir durante um largo período as diversas intervenções na TSF desde os quadrantes da esquerda aos quadrantes da direita, passando pelos sindicatos às entidades patronais. Confesso que não ouvia um consenso (ou pelo menos aproximação e não discordância) há bastante tempo.

Claro, cada um com as suas preocupações. O OE, em particular, era tal que não agrava a ninguém: nem aos sindicatos, nem às entidades patronais, nem ao Banco de Portugal, etc.

Isto não é sequer uma questão partidária (muitos destes comentários vinham de pessoas que ou são militantes do PSD ou lhe são mais próximas do que a outras cores políticas).

Dito de outra forma: o país não estava bem, portanto, piorar é improvável e melhorar (seja qual for a cor do proximo governo) é uma forte probabilidade. E isso poderá vir a ter, a prazo, reflexos nos mercados por via da confiança e do sentimento geral dos investidores, consumidores, etc.

Mas, tal como já disse ontem, se tal se vier a verificar só dentro de meses o poderemos constatar. No imediato teremos reacções a quente, tendencialmente exageradas e que na minha opinião serão entretanto corrigidas.

Um cenário quer de grandes quedas ou de fortes subidas, no imediato, não me parece credível.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por GAB » 1/12/2004 12:24

Marco,

será que se deve logo designar de "panico" um comportamento bolsista de 1/2 sessão?

Penso que perante actual situação,*instabilidade governativa *; o pessimismo é normal e pressão vendedora surge como consequencia NORMAl.

Tb me parece que será para Durar tal "negatividade" e respectivas consequências bolsistas...

Abraço Forense

Registado: 18/11/2004 16:43

Pela complacência demonstrada...

por Scubawarrior » 1/12/2004 12:20

....no mercado nacional, as uedas não devem ficar or aqui!

O que aconteceu é pior que um atentado terrorista para o mercado nacional. Ao contrário o panico criado que pela efemeridade do acontecimeto cria mts vezes boas oportunidaes de compra, neste caso os efeitos são mais duradouros.

Vamos ver quanto tempo levará o mercado a incorporar todos os problemas e incertezas que a situação despoletou.

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

..

por Febo » 1/12/2004 12:17

Primeiro saimos, depois fazemos perguntas".
A minha opiniao assemelha-se bastante a esta..
e isso no caso bcp , acho que foi bem notorio , houve como que um despejar de meia duzia de ordens de "grandoes" que resumiram.se a limpar os cofres até aos 1.83 .(fazendo isso qs 4milhoes de accoes negociadas ) Nao havendo propriamente uma luta bull/bear comum nestas situcoes ...

Em termos politicos , parece.me que o mair foco de instabilidade é a aprovacao do OE...e parece ,pelas ultimas noticias , que ,com a maoir das ironias, vai mesmo avancar.
Febo

Re: Re

por MarcoAntonio » 1/12/2004 12:02

JAS Escreveu:Pelos volumes vê-se bem que não foram pequenos a despejar...

Os volumes não querem dizer nada, JAS (quanto muito poderíam dizer as tranches... se tivessem sido tranches de de milhões ou centenas de milhares de acções então não tinham sido certamente pequenos investidores).

Agora, o volume acumulado em si não diz muito: os pequenos investidores podem perfeitamente gerar muito volume em situações destas (aliás em situações de panico, medo, etc, tipicas de criar fortes volumes, são geradas principalmente pelos pequenos investidores).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re

por JAS » 1/12/2004 11:57

Pelos volumes vê-se bem que não foram pequenos a despejar...
Mas é evidente que nestes casos se cria uma bola de neve e a certa altura já vendem todos.

Eu fui dos que vendi pela simples razão de terem sido accionados os meus stops.
No BCP voaram 100% e na PTM apenas 50%...

Até acredito que o PSI recupere parcialmente ainda hoje das perdas da manhã.

Mas, no médio prazo, continuo a pensar que a crise política se vai agravar sobretudo se a maioria resolver pregar a partida ao Sampaio e não aprovar o OE.2005 na próxima semana.
Bastam os votos negativos do PSD-Madeira...

JAS

por HM » 1/12/2004 11:53

Lá fora está tudo verdinho,não demora muito e a coisa por cá tende a subir.
HM

por Presa36 » 1/12/2004 11:47

Até o Ulisses apareceu por aqui antes das 11:00h.

Realmente hoje não é um dia igual aos outros.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por Ulisses Pereira » 1/12/2004 11:46

Os institucionais estrangeiros na hora de entrar e sair não costumam perguntar o preço. Os portugueses tem outra forma de actuar, mas os estrangeiros saem e entram sem pedir autorização :)

Não sei.. fica a dúvida para as dissiparmos daqui a uns dias no "replay" ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 1/12/2004 11:42

Ulisses Pereira Escreveu:Para um dia feriado, há aqui volumes bastante elevados, como no caso da EDP, BCP e Sonae. Parece-me que houve alguns instuticionais que provavelmente pensaram: "Primeiro saimos, depois fazemos perguntas".

Mas vai ser interessante observar o desenrolar de uma sessão, onde a força dos touros está a ser posta à prova. Veremos se eles se mostram lá para a 2ª metade da sessão.

Um abraço,
Ulisses

Terão sido institucionais, Ulisses?

Estava inclinado a pensar que se trataram mais de pequenos investidores numa reacção a quente, para mais tratando-se de um dia feriado que chutaram a bolsa para baixo logo na abertura o que levou a nossa praça rapidamente a perder quase 2%.

Entretanto, as coisas moderaram já bastante e tem estado mais ou menos estabilizado entre os -1.5% e os -1.1%.

Eu vejo os insitucionais, em particular nestes casos, como moderadores e como criadores de inércia. Não os imagino a ter reacções intempestivas e a quente, descarregando no mercado. Esse tipo de comportamento é mais próprio do pequeno investidor quer por ser mais flexível quer por ser mais temperamental...
Imagem

Administrador Fórum

Não posso dizer...

por Scubawarrior » 1/12/2004 11:33

...que esteja surpreendido!

cumps
scuba

por Ulisses Pereira » 1/12/2004 11:29

Para um dia feriado, há aqui volumes bastante elevados, como no caso da EDP, BCP e Sonae. Parece-me que houve alguns instuticionais que provavelmente pensaram: "Primeiro saimos, depois fazemos perguntas".

Mas vai ser interessante observar o desenrolar de uma sessão, onde a força dos touros está a ser posta à prova. Veremos se eles se mostram lá para a 2ª metade da sessão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

impacto negativo

por Febo » 1/12/2004 9:42

realmente as coseqencias mesmo que mt imediatas estao a ser bastante negativas...
o nosso psi20 está a perder 1.70 %
com bcp 1.84 , edp 2.17 , brisa 6.45 , ptc 8.8 etc

eu no meu caso nao esperaria tamanha variacao...
e secalhar já cometi uma imprudencia de já ter reentrado nas accoes da Brisa (que tinha alianado ainda onteontem )
os volumes nao têm sido nada de especial ..(mas hoje feriado)
esperar pra ver..
Febo

Eu ontem quando li este ....

por Xanax » 1/12/2004 9:25

post, fui para a cama a pensar, epá este governo é mesmo muito mau, o pessoal do caldeirão até pensa que o efeito na bolsa vai ser nulo senão positivo.
Mas na realidade por muito que não a queiramos assumir, esta situação politica é de facto muito má para o mercado de capitais. Eu já estou a levar lambada.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por Touro » 30/11/2004 23:56

Parece-me também que o impacto nos mercados vai ser nulo. Primeiro, porque considero que a economia depende muito pouco da política, e segundo, porque em termos gerais as empresas cotadas em bolsa dependem na sua grande parte do exterior. A influência do mercado interno na globalidade das suas contas é diminuta. As empresas são 'players' globais, não sendo muito afectadas pelas instabilidades internas.

Salvo o caso de uma ou outra empresa que possa estar mais dependente de decisões políticas que venham eventualmente a ser adiadas, não vejo razões para a generalidade da Bolsa cair.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

Re

por JAS » 30/11/2004 23:50

Ulisses, amanhã é feriado e o volume vai ser muito reduzido.
Por outro lado estes dias de fraca volatilidade costumam ser propícios a grandes oscilações...

Quanto a mim teremos quedas em termos de médio prazo devido aos "duodécimos da Manuela" que vão fazer parar muita coisa...

JAS

Tudo mais constante...

por Scubawarrior » 30/11/2004 23:48

...a decisão de dissolução do parlamento trás mais incertezas do que certezas, pelo que independentemente do que se vai passar lá fora o mercado nacional deve descer em consequência das noticias.

Arrisco mesmo dizer que os papeis mais líquidos da nossa praça vão cair e amanhã caso a europa quebre, nós concerteza deveremnos ser os que mais vamos descer!

Os mercados perferem qualquer certeza em troca da incerteza!

Naturalmente e escusado será dizer não se fazem trading plans ou se tomam decisões de trading em função das noticias!

cumps a todos
scuba

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: A_investidor, aaugustobb_69, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Kooc, latbal, SalvaFP e 151 visitantes