Caldeirão da Bolsa

Consequências para o mercado ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 30/11/2004 23:26

Sinceramente, penso que o impacto vai ser nulo. É triste eu dizer isso, pois penso que a decisão de hoje vai ter consequências sérias no futuro do país mas, infelizmente, a nossa Bolsa raramente reage a notícias que influenciam decisivamente o futuro do país.

Espero estar enganado e ver uma reacção forte do nosso mercado amanhã (seja para cima ou para baixo), pois seria sinal de vitalidade do nosso mercado. Infelizmente, não acredito nisso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re

por JAS » 30/11/2004 22:50

djovarius Escreveu:A propósito, Marco ou algum participante, alguém tem ou sabe onde arranjar algum softwarezinho para calculo do método de Hondt ??

djo, o método é tão simples que não precisas de software para isso... Basta uma simples folha de excel por exemplo.

Divides os votos (ou percentagens) de cada partido por 1, 2 ,3 ...n.

Se forem, por exemplo, 10 deputados escolhes os 10 números maiores.

Um abraço,
JAS
----------------

Quanto à possível reacção do mercado hoje reparei que houve uma queda acentuada de várias acções por volta das 16 horas...
Foram insiders de Belém?

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

re

por Info.... » 30/11/2004 22:49

djovarius... à falta de melhor... a ver se te safas com isto:

http://www.stape.pt/hondt/simulacao.htm


Cump.
Info....
 

por djovarius » 30/11/2004 22:41

Também acho que o que se passar nos mercados lá fora será mais relevante para o médio - longo prazo.

A propósito, Marco ou algum participante, alguém tem ou sabe onde arranjar algum softwarezinho para calculo do método de Hondt ??

Obrigado e um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9287
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

..

por Aragorn » 30/11/2004 22:40

Boas!

Não me pronunciando face ao obvio (porque é que mecanicamente o mercado sobe ou desce) penso que o cerne da questão que terá ficado por opinar do colega forense user.
Deixo por isso a minha humilde opinião, certo que mentes mais esclarecidas a complementarão, contra-argumentarão:

:arrow: O nosso mercado é caracteristicamente ineficiente, isto é, não incorpora historicamente de uma forma dita "transparente" e directa as boas / más noticias. Para tal acontecer sistematicamente muitas teses podem estar certas em conjunto ou isoladamente: a da falta de liquidez, a da manipulação dos fundos, a da falta de informação por parte dos investidores (onde começa uma e acaba outra?). Isto para argumentar que provavelmente a reacção do mercado será uma não-reacção, a meu ver. Senão imagine-se o que seria uma situação politica destas em França ou na Alemanha, ou ainda pior, nos EUA!

:arrow: Em termos historicos recentes, considero a instabilidade vivida ainda durante umas semanas aquando da saida do Durão Barroso, na incerteza de eleições ou não, mais prejudicial em termos de mentalidade bolsista (a incerteza duradoura de uma indecisao) do que esta surpreendente (ou não?) decisão por parte do PR.

:arrow: A dita decisao vem como uma consequencia essencialmente da escandalosa demissao recente do ministro "amigo" do Santana Lopes, ou seja, a sensaçao de instabilidade politica já lá estava, e nao foi esta decisao do PR que a veio instaurar / agravar. Veio no entanto (e numa opiniao muito pessoal) abrir caminho para uma alternativa de governação (já dei por mim antes de votar numa eleiçao "renhida": se tivessemos a oportunidade de "experimentar" durante uns meses o k cada partido faria... pois bem, pelo menos de um lado (psd/pp) isso aconteceu: tivemos essa chance de saber algo (nao tudo claro, já que o governo esteve sempre com esta espada sobre a cabeça - espada essa que acabou por cair agora).

:arrow: Economicamente, não consigo ver onde é que as empresas portuguesas possam ver directamente beneficios / prejuizos consideraveis no curto prazo derivados desta decisao (excepto talvez uma EDP, ou uma Brisa e eventualmente uma PT).
Agora se com esta governação elas também nao variaram grandemente, tambem nao o farão com "mais do mesmo", sim, porque não se esqueçam que a oposição tem-se oposto recentemente a politicas ditas quase "socialistas" deste governo de direita. Ora se assim foi, se lhes calha o estado, como se vão descalçar de fazer aquilo que fortemente hoje se opoem (reduções de impostos, SCUTS, etc)

:arrow: Por fim: Amanhã é feriado! Por estupido que possa parecer, é incrivel o numero de investidores portugueses que investe regularmente e que é bem capaz de passar o feriado sem sequer se lembrar que a bolsa está a funcionar...

Enfim, certas ou erradas, ficam as opinioes...

Abraços
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 323
Registado: 6/11/2002 2:27

por MarcoAntonio » 30/11/2004 22:25

Sinceramente, creio que poderá ter algum impacto no imediato (que até poderá nem ser de alta nem de baixa mas de indefinição) mas a um nível mais global não creio que venha trazer grandes alterações nos tempos mais próximos.

Se, no entanto, a prazo (e só dentro de alguns meses isso será mensurável) a actuação do governo tiver um impacto positivo na confiança dos cidadãos e nas empresas (em particular nos agentes de mercado: investidores, institucionais, etc), obviamente que poderá ter um reflexo positivo.

Negativo, e questões partidárias à parte, não me parece muito provável.

Em todo o caso, aqueles que augurarem (seja qual for a cor do próximo governo) um futuro mais sorridente por via de uma maior estabilidade, que não espere um impacto imediato no mercado. No mínimo há que aguardar alguns meses para ver reflexos de uma estabilidade desejável, de uma consolidação orçamental há muito requisitada, etc, etc.

Com promessas o mercado não vai lá (o mercado não é o eleitorado)...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41742
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Visitante » 30/11/2004 22:19

Então em que ficas Marco António? Qual achas que vai ser o sentimento?
Cumps
Visitante
 

por INICIADO_2000 » 30/11/2004 22:15

Boa explicaçao :P
INICIADO_2000
 

por MarcoAntonio » 30/11/2004 22:13

user Escreveu:Se todos desatarem a vender, desce.Se desatarem a vender na mesma quantidade que desatarem a comprar mantem-se.Se desatarem a comprar , desalmadamente, sobe.


Convém relembrar que, sejam quais forem as circunstâncias, os títulos vendidos são exactamente iguais aos comprados.

Quando o mercado está a cair estão a vender-se tantos títulos quantos os que se estão a comprar e com o mercado a subir, acontece o mesmo.

O que muda é o sentimento dos investidores, a pressão compradora/vendedora e a avaliação dos investidores (pre-disposição para comprar/vender mais caro ou mais barato, disposição para ceder, etc)...

Agora, se alguém desatar a vender uma determinada quantidade de títulos e essa quantidade for efectivamente vendida é porque alguém comprou precisamente a mesma quantidade de títulos.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41742
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por INICIADO_2000 » 30/11/2004 22:09

Se todos desatarem a vender, desce.Se desatarem a vender na mesma quantidade que desatarem a comprar mantem-se.Se desatarem a comprar , desalmadamente, sobe.

No fundo..a questao e so uma, em que medida os lucros das empresas poderao ser afectados, bem como os respectivos investimentos, por 3 meses de "paragem". Em que medida o C privado vai efectado bem com as exportaçoes.Dado que , o investimento publico tem sido bastante improdutivo ( nos ultimas legislaturas),em tudo aquilo que dele se possa imaginar ( designadamente quanto á falta de merito do mesmo)

Na minha opiniao, como ja nao temos governo ja la vao demasiados anos( desde Guterres), isto nem vai atar nem desatar.
Cumps desatados :P
INICIADO_2000
 

Consequências para o mercado ?

por Moina » 30/11/2004 22:01

Algum de vós, com certeza mais entendidos do que eu em mercados, me poderá fazer um prognóstico de como o futuro da nossa bolsa será afectado? Aceitam-se apostas para ela subir ou descer. OBR
Moina
 

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, Mmmartins, nmgm15787, Phil2014, SalvaFP e 169 visitantes