Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Procuram-se culpados"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Patdav » 30/11/2004 19:11

atidos :oops:

:arrow: activos
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Patdav » 30/11/2004 19:10

No mercado financeiro, manipular é agir ou usar informações de forma irregular, para provocar distorções no mercado, desconsiderando as regras vigentes. Manipulação é crime. Em geral está associada ao objectivo de conseguir lucros indevidos ou provocar prejuízos. É o caso de investidores que soltam boatos mentirosos ou que tentam forçar os preços dos atidos a subirem ou caírem. A concentração dos activos na mão de poucos vendedores facilita a manipulação do mercado, mesmo quando ela não ocorra de fato. O mercado financeiro tem regras e mecanismos para evitar a manipulação. A manipulação é péssima para o mercado, porque reduz a credibilidade na eficiência e justiça das operações financeiras, provocando perdas para a maioria dos agentes do mercado.
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Nataile » 30/11/2004 18:58

Desculpem a minha ignorância... mas como é que se pode manipular o mercado???
Nataile

por Visitante » 30/11/2004 16:38

Faltou mencionar no teu artigo os foruns de bolsa, tambem responsaveis por perdas/ganhos de muitos investidores
Visitante

O mercado?

por Gambino » 30/11/2004 15:15

O mercado é aquilo que os "homens" quiserem.

Vejamos: a Sacyr entrou na bolsa de Lisboa e já está a perder 10%.Que intenções estavam nesta entrada na nossa bolsa? Não há responsáveis? Isto não é enganar o zé? Se não acreditamos em orgãos bancários que fazem as OPVs como podemos ter algum dinheiro num banco desses?

Há anos apareceram os bancos a impingir acções da Deuth telecon a 60 euros, estão a menos de 20. Não há responsabilidade de ninguém?

Como vão os governos vender empresas com o descrédito das que venderam?Não há responsáveis?
´
É o mercado? Pois bem, mas ele é feito para enganar e não como devia,para investimento como está nos manuais.

Rasguem-se os manuais
Gambino

por Ulisses Pereira » 30/11/2004 14:00

Não disse que não havia. Só disse que ir à procura dos culpados não faz de nós melhores investidores. Só serve para deixarmos de nos preocupar com os nossos erros.

O caminho fácil é sempre o da responsabilização dos outros, seja na Bolsa, no desporto, na política, ou em outra qualquer actividade. E mesmo quando os outros são efectivamente responsáveis, essa é uma atitude dos perdedores e nunca dos ganhadores.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ok Ulisses,

por Xanax » 30/11/2004 13:59

mas se o mercado fosse totalmente transparente, eu era capaz de procurar outros titulos ou alanvacava confortavelmente noutros produtos, o que eu quero dizer é que, por exemplo o mercado de futuros em portugal foi á vida com a manipulação concertada do cash e os warrants para lá caminham. Em relação ao Psi 20, excluindo 3 ou 4 papeis, o comportamento de certos titulos é assustadoramente manipulado por isso é que eu me defendo e por muito tentado que esteja nem lá entro. Enquanto a CMVM não for completamente independente dos interesses financeiros instalados da nossa praça, existiram uma série de inequidades que continuarão a por em causa o funcionamente e a transparência do mercado nacional.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por Visitante » 30/11/2004 13:51

Mas aquilo que considero o cúmulo da desresponsabilização acontece quando os investidores culpam o próprio mercado pelas suas perdas! Apesar de terem perdido bastante dinheiro, continuam a acreditar que eles estavam certos e o mercado é que estava errado. Mas o objectivo de qualquer investidor não é tentar antecipar os movimentos do mercado?

Parece-me exagerado considerar o mercado como um ser pensante e com vida própria, ele é o somatório de muitos interesses (venda e compra, informações, "desinformações, especulações, etc).

o mercado certo estava quando? quando a PT multimédia foi aos 120E ou quando desceu aos 8E???
Não é ou foi isto uma manipulação de mercado? não houve aqui tubarões?

Não houve tubarões na OPV da Sonae.com?

O mercado é aquilo que dele fazem.... e não são os pequenos investidores que lhe traçam o caminho

Em relação à sorte...
Muitas pessoas deve ter havido que por alturas do 11/09 acreditavam na descida do mercado e estavam curtos... para elas não foi sorte?

e se formos para o mercado do petroleo... há justificação (hoje) para estes preços?

Em relação aos analistas...
antes do último crash... vejam os price tarjets as análises técnicas da altura (que saiam em todos os sites), as recomendações, etc.
se há muita gente que não se guia por eles, outra há que vai atrás deles

Somos culpados porque somos (muitos de nós) "ganhanciosos", vamos atrás dos outros, não pensamos por nós próprios, etc

Mas que há manipulações de mercado, analistas que deveriam ser presos, fuga de informação prevelegiada aos potes, ah isso HÁ
Visitante

por Ulisses Pereira » 30/11/2004 13:50

Zemen, pode encontrar esses livros que eu recomendo no artigo "Os meus livros":

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=25

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Zemen » 30/11/2004 13:43

Podes me informar do nome dessas biblias.

Obrigado
Zemen

por Ulisses Pereira » 30/11/2004 13:39

Xanax, tu já sabes como o mercado funciona. Se optas por negociar tens que contar com isso tudo e procurares os culpados só te ajuda a ultrapassar a tua frustração, não faz de ti melhor trader.

Zemen, um método? Não te consigo responder... penso que se fores acompanhando com frequência algumas das pessoas que regularmente deixam aqui análises podes ir conhecendo o método deles e talvez retires algumas ideias. Para quem gosta de Análise técnica, ler algumas "bíblias" é altamente recomendado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Zemen » 30/11/2004 13:36

gostei do artigo, acho que fizeste uma boa abordagem do tema.
Mas agora pergunto para um novato nestas andanças do mundo da bolsa que metodo deverá utilizar para não culpar ninguém pelo seu inssucesso.
No meu caso investi á algum tempo (+/- 1 ano)na bolsa porque achei que depois da crise existente haveria uma retoma, seleccionando as compras de acções das empresas que mais me confiança davam.
Por acaso ganhei até agora mas depois do investimento inicial n voltei a comprar ou vender acções, devido ao facto de não conseguir prever as flutuações das acções.
Desde já o meu muito obrigado por tudo o que tenho aprendido com o forum.
Continuem
Zemen

Eu por acaso ....

por Xanax » 30/11/2004 13:28

ainda não sofro dessa artrite, por outras palavras, não culpo ninguém pelos meus prejuizos, mas por aquilo que vejo, nomeadamente para quem negoceia futuros ou warrants, aì sim, julgo que o pequenino muitas das vezes leva lambada injustamente e por vezes até tem razão em procurar culpados.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

Novo artigo: "Procuram-se culpados"

por Ulisses Pereira » 30/11/2004 13:01

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Procuram-se culpados":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, caganixo7, icemetal, Kooc, Phil2014, slbnnbobadela, Tosta mista e 167 visitantes