Caldeirão da Bolsa

Acções da EDP ao preço da "uva mijona" 1.84

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

edp

por Visitante » 1/12/2004 18:14

Recuperação espantosa! Mais um pouco e não dava para entrar na zona de suporte. Um sinal poderoso de que o espírito comprador saí a ganhar.
Visitante

Re: Edp

por Visitante » 1/12/2004 11:23

jarc Escreveu:Que pancada! Já há uns dias andava a dar sinal e hoje esta a ir ao fundo. Para quem investe a médo prazo é provavelmente um bom investimento entar a este preço.

Na minha modesta opinião, eu esperava mais uns dias até ver o pessoal que foi ao AC, a negociar as deles.
Bons trades
Visitante

Edp

por jarc » 1/12/2004 11:13

Que pancada! Já há uns dias andava a dar sinal e hoje esta a ir ao fundo. Para quem investe a médo prazo é provavelmente um bom investimento entar a este preço.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Visitante » 1/12/2004 3:28

Substituem Mira Amaral e Vitor Martins
João Freixa e Sucena Paiva entram no Conselho de Administração da EDP
A Energias de Portugal anunciou hoje que nomeou João Freixa, vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e José Sucena Paiva, professor do Instituto Superior Técnico, para administradores, depois das renúncias de Mira Amaral e Vitor Martins.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Freixe entra no CA da EDP
A Energias de Portugal anunciou hoje que nomeou João Freixa, vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e José Sucena Paiva, professor do Instituto Superior Técnico, para administradores, depois das renúncias de Mira Amaral e Vitor Martins.

Num comunicado a EDP [Cot] afirma que «no seguimento da renúncia às funções de vogal do Conselho de Administração apresentadas por Fernando de Mira Amaral e Vitor Ângelo Mendes da Costa Martins, o Conselho de Administração deliberou hoje proceder à sua substituição e cooptou, para o desempenho do cargo de Administrador no mandato do triénio em curso, 2003/2005, João Eduardo Freixa e José Pedro Sucena Paiva».

João Freixa substituiu Mira Amaral como vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos, tendo o antigo Governante na altura anunciado que renunciava ao cargo de administrador da EDP.

Vitor Martins, que era administrador da EDP, foi nomeado presidente da instituição financeira estatal e renunciou ao cargo que detinha na eléctrica. A CGD controla cerca de 5% do capital da EDP.

Vai ser substituído por José Sucena Paiva, que é Professor Catedrático de Sistemas de Energia Eléctrica no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, desde 1980.

O novo administrador da EDP foi também secretário de Estado da Ciência e Tecnologia entre 1988 e 1991 e sócio fundador da Enersis, empresa de energias renováveis da Semapa.

As acções da EDP fecharam a descer 0,45% para os 2,23 euros.
Visitante

por Visitante » 1/12/2004 2:01

DONALD:

Tiveste 157 no rateio. Quantas tiveste por exercício dos direitos que possuias? Já te foi debitada a conta?

Um abraço
Visitante

por Donald » 1/12/2004 1:47

Candidatei-me a 50000 no rateio e apenas me atribuiram 157 !?
Quac , quem me dera ser o tio patinhas...sou mesmo um nabo

Registado: 3/9/2004 14:12

por Rural » 1/12/2004 1:38

Tinha 4000 direitos acçõesrectamente atribuídas 5.280)e candidatei-me a acções sobrantes até um máximo de 10.000.
Não faço ideia de quantas me serão atribuídas e julgo que ninguém saberá com toda a certeza.

2.nda não me foi debitada qualquer importância apesar da data prevista em relação às 5.280 ser 30 de Novembro.Que se passará? Qual será a causa deste incumprimento? Isto não describilizará a empresa[/url]
Rural

por Visitante » 30/11/2004 16:57

j.pinto Escreveu:Não é assim tão linear porque cada um é livre de pedir o nº de acções que quizer em rateio. Pode por exemplo ter direitos para subscrever 1000 acções e pedir em rateio mais 20000 ou mais 50000 etc.

Mesmo que tenha pedido 1 milhão, e de acordo com os números acima avançados, apenas vai ter acções proporcionalmente ao n°. de acções subscritas com direitos, porque por norma toda a gente que subscreveu 100 acções e pediu para subscrever em rateio, tb, pediu pelos menos o mesmo n° ou superior de acções.

Bons trades
Visitante

por j.pinto » 30/11/2004 15:43

Estes pedidos de acções no rateio, que superaram o total disponível da oferta, foram executados por investidores que tinham subscrito 236.030.721 acções (40% do total disponível) através do exercício dos direitos.
O que equivale a dizer que quem subscreveu acções e simultâneamente pediu para subscrever mais em rateio, vai ter cerca de mais 13.6% accões.
Num caso hipotético, quem comprou direitos a 0.09 e subscreveu as acções correspondentes e garantiu mais 13.6% de acções no rateio, vai ter um preço médio de aquisiçâo final (subscrição+rateio) de 2.19 (sem considerar qq custos).

Não é assim tão linear porque cada um é livre de pedir o nº de acções que quizer em rateio. Pode por exemplo ter direitos para subscrever 1000 acções e pedir em rateio mais 20000 ou mais 50000 etc.

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

por Visitante » 30/11/2004 9:18

Anonymous Escreveu:Mais palpites sem grande fundamento. Quem tiver direito a acções a 1,84 tinha de ter ou comprar direitos no mínimo a 0,08 ( raro)/0,09 o que colocaria a cotação da EDP a 2,20(raro)/2,25 sem qualquer lucro. Daí não haver grande interesse em vender umas migalhas de acções do rateio que só iriam dar prejuizo nas outras acções a que teve direito.

As acções restantes acções que não foram subscritas através do exercício de direitos (32.171.888) ficaram disponíveis para rateio, onde foram pedidas 842.720.313 acções.

Estes pedidos de acções no rateio, que superaram o total disponível da oferta, foram executados por investidores que tinham subscrito 236.030.721 acções (40% do total disponível) através do exercício dos direitos.
O que equivale a dizer que quem subscreveu acções e simultâneamente pediu para subscrever mais em rateio, vai ter cerca de mais 13.6% accões.
Num caso hipotético, quem comprou direitos a 0.09 e subscreveu as acções correspondentes e garantiu mais 13.6% de acções no rateio, vai ter um preço médio de aquisiçâo final (subscrição+rateio) de 2.19 (sem considerar qq custos).
Bons trades.
Visitante

por Visitante » 30/11/2004 0:09

Mais palpites sem grande fundamento. Quem tiver direito a acções a 1,84 tinha de ter ou comprar direitos no mínimo a 0,08 ( raro)/0,09 o que colocaria a cotação da EDP a 2,20(raro)/2,25 sem qualquer lucro. Daí não haver grande interesse em vender umas migalhas de acções do rateio que só iriam dar prejuizo nas outras acções a que teve direito.
Visitante

comentário

por jotabil » 29/11/2004 21:47

Pois...Caro herói grego.....a inquietação do Calimerozinho....parece ter algum fundamento.....de facto...são cerca de 40 milhões de acções a serem compradas a 1.84.......quando a cotação actual está nos 1.24......Podemos antever que os beneficiários do rateio .....irão vender as acções a que tiverem direito....tentando obter o mais possível de lucro do diferencial de 40 centimos......podendo presumir-se que vai ser uma corrida....antes que essa janela de oportunidade se extinga.....com o abaixamento da cotação.
De facto, julgo que a inquietação do Camimero deve ser considerada.
Que se te oferece dizer?

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por j.pinto » 29/11/2004 20:42

Segundo o negocios.pt, não foram subscritas atraves do exercicio dos direitos 32171888 acções que ficaram disponiveis para rateio, onde foram pedidas 842720313.
Logo será aplicado aos pedidos de rateio o seguinte racio 32171888/842720313=0.038176.
Para quem pediu 100 acções em rateio irá receber 3.
Para quem pediu 10000 irá receber 381.
Penso que é isto.

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

por Visitante » 29/11/2004 17:01

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, isso é correcto mas geralmente como uma enorme maioria candidata-se a essas acções sobrantes, elas acabam por ficar tão divididas que os investidores acabam por ver a sua carteira ficar com mais meia dúzia de acções, não crendo que as pensem logo em vender mas sim adicionar esses "trocos" à sua carteira EDP e continuar a pensar como um todo.

Só uma pequena questão, estamos a falar de 18% de acções a entrar em carteira, ou seja, em termos de de custos, um aumento de 18% de endividamento, que no total serão de mais de 40 milhões de contos, o que mesmo para os grandes tubarãos é dinheiro.
Só para dar o meu exemplo, o meu preço de indeferença baixa para 2.15 Euros, e assim se o mercado estiver a cotar 2.26, estou vendedor pois fecho a minha posição com ganhos próximos de 11 cêntimos por acção ou 5% líquidos, e sem ter de me preocupar com a flutuaçâo do título. E estamos a falar de à volta de 110 milhões de acções a 1.84 ...
Visitante

por Ulisses Pereira » 29/11/2004 14:26

Sim, isso é correcto mas geralmente como uma enorme maioria candidata-se a essas acções sobrantes, elas acabam por ficar tão divididas que os investidores acabam por ver a sua carteira ficar com mais meia dúzia de acções, não crendo que as pensem logo em vender mas sim adicionar esses "trocos" à sua carteira EDP e continuar a pensar como um todo.

´Just my opinion ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Qual é a vossa opinião sobre o Warrant 7196Z ?

por Xpto.pt » 29/11/2004 14:11

Caros colegas de Fórum,

Qual é a vossa opinião sobre o Warrant 7196Z EDP
Put 12/04 CBK 2.11 ?

Cumps.
Xpto.pt

por Calimerozinho » 29/11/2004 14:07

Ulisses, se eu comprar amanhã (sem ter direitos para isso) acções a 1.84 (claro que tenho que ter direitos e comprar algumas do AC), se as vender a 2.20 ou a qualquer valor acima de 1.84 estou a ganhar dinheiro, certo?
Claro que só ganho nas acções sobrantes, mas se for verdade que são cerca de 18% do valor do AC, ainda são uns bons milhões e aí pode haver uma queda...

Posso não estar a pensar bem ou ter-me falhado alguma coisa, mas se há acções sobrantes elas vão ser vendidas a 1.84 + 0 direitos, correcto? Logo quem as adquirir está a ganhar para o preço de mercado 4.55 direitos, o que equivale a cerca 40 cêntimos, certo?

Agradecia comentário.

Obrigado e um abraço.
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

por Ulisses Pereira » 29/11/2004 13:19

Calimero, essas acções são vendidas (a 1,84) por aqueles que se candidataram às acções sobrantes. Por isso, alguns "peixinhos" e outros tubarões dividirão essas acções.

Já não entendo bem é esta tua frase:
Isso só pode significar que quem as ditiver as vai colocar no mercado a valores bem mais baixos do que aqueles a que está a ser cotada.

Porquê? Este raciocínio pode ser também aplicado às acções daqueles que subscreveram "normalmente" o aumento de capital. Por que é que ácreditas que aqueles que ficaram com estas acções sobrantes as vão vender a qualquer preço e os outros não?

Não sei se ficou um pouco confuso, mas estou a tentar perceber o teu raciocínio.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Calimerozinho » 29/11/2004 10:58

Boas.
O nº certo de acções a atribuir no rateio só será divulgado na 3ª feira dia 30 de Novembro.
Se na realidade há cerca de 18% de direitos que não foram exercidos por ninguém (a notícia apenas fale que essa percentagem não acompanhou o AC) isso quer dizer que haverá muitas acções a ser vendidas a 1.84 !!! Isso só pode significar que quem as ditiver as vai colocar no mercado a valores bem mais baixos do que aqueles a que está a ser cotada. Estarei certo? Ou ficarão para os tubarões que ainda vão aguardar que engordem um pouco mais?

Agradecia comentários.
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

Ninguém sabe mais do que isto?

por Marco » 28/11/2004 1:28

Quando se sabe ao certo o nº de acções a atribuir em rateio? 2ªF?
Existe algum período de indisponibilidade, ou poderá ser venda imediata?
Marco

Acções da EDP ao preço da "uva mijona" 1.84

por Marco » 27/11/2004 0:28

Diário Economico

http://www.diarioeconomico.com/edicion/ ... 94,00.html

Procura de novas acções da EDP supera 1,64 vezes a oferta

DE

A procura de novas acções da EDP, no âmbito do aumento de capital e de acordo com dados preliminares de hoje, superou em 1,64 vezes a oferta disponível, afirmou à agência Lusa fonte oficial da empresa.

As ordens atingiram 1.081.191 unidades, sendo que, dessas novas acções pedidas, 540.817 correspondem ao exercício de direitos de subscrição e 540.374 a pedidos de rateio.
A mesma fonte salientou que os resultados finais só serão conhecidos na segunda-feira.

O período de subscrição de 656.537.715 novas acções, ao preço unitário de 1,84 euros, decorreu de 12 a 25 de Novembro.

A EDP pretende encaixar 1,2 mil milhões de euros para financiar a aquisição de uma participação adicional na Hidroeléctrica del Cantábrico, de 56,2%, no montante de 1,195 milhões de euros.

Os principais accionistas de referência da EDP - BCP, Brisa, Iberdrola e Caixa Geral de Depósitos- acompanharam o aumento de capital, pelo menos mantendo a sua posição.

Na sessão de hoje da Euronext Lisboa, os títulos da EDP encerraram nos 2,28 euros, em alta de 0,88%.

Isso significa que no rateio, cada pedido vai ser satisfeito em 20% (1/5 parte do pedido)?
(656.537.715 - 540.817.000 = 110.000.000)
110.000.000/540.374.000 = 20%

Nas contas acrescentei os 3 últimos zeros, pois na notícia eles estão claramente em falta. São 540 milhões e não 540 mil obviamente.

Ou seja cerca de 20% dos direitos de subscrição não foram exercidos, logo os "gordos" vão ficar om essas acções ao preço da "uva mijona" 1.84, pois são os que ficam com a grande maioria do rateio. Como são ainda muitas acções, será que ao querem vendê-las de imediato com lucro, isso não irá provocar pressão de venda?!??
Marco

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, bigest, Ferreiratrade, iniciado1, Kooc, latbal, Mmmartins, nmgm15787, Phil2014, SalvaFP e 162 visitantes