Caldeirão da Bolsa

Sonaecom não vai retirar Optimus Home do mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 28/11/2004 4:09

Eu acho que as pessoas devem perceber em quem colocar as culpas. Não gostem da lei? Coloquem as culpas no legislador, não na entidade que a faz cumprir. Antes a PT protestava pelo excesso de zelo da Anacom. Agora é a Sonae.com que protesta.

Sinceramente, depois de todos os conflitos que já houve entre a PT e a Anacom (com alguns episódios bem acalorados) , dizer que a Anacom protege a PT para mim não faz sentido nenhum, sobretudo tendo em conta todo o historial desta relação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 28/11/2004 3:28

Anonymous Escreveu:Dizer «quem quer» é, obviamente, uma força de expressão, uma figura de estilo

Caro Marco sabe escrever melhor do que eu ,e arranja sempre uma maneira hábil de dar outro mudar o sentido daquilo que escreveu antes.
Costumo ler os seus comentários de bolsa ,os quais aprecio e agradeço ,mas tambem costuma reparar que quando erra e outros forenses lhe fazem uma chamada de atenção o Marco dá sempre a volta ao assunto.
Ia jurar que você é politico. :lol: lol

Não, não sou político (na realidade até sou apartidário).

Deixo-lhe duas considerações:

:arrow: Numa discussão (publica) limito-me o mais possível aos argumentos e deixou as considerações pessoais de lado (se tiver algo a dizer digo de preferencia em particular). Querer «ganhar discussões» dizendo que fulano é teimoso, dá sempre a volta ao assunto, tem sempre uma resposta ou gosta de ser o último a dá-la, em publico, nunca foi o meu estilo. Afinal, vejo (quase) toda a gente a fazê-lo (normalmete os que fazem mais são até os que mais acusam os outros de o fazer).

:arrow: No assunto acima repito (e parece-me óbvio) que «toda a gente» ou «quem quer» são forças de expressão. Raramente, quando o ouço da boca de alguém, o levo no sentido literal. O visitante leva?
Além disso, no caso presente estamos a falar de algo que foi lançado recentemente e, tendo em conta situações recentes identicas, podemos considerar de propagação rápida. Não tardará muito a practicamente toda a gente poder fazê-lo de facto...

E porquê lateralizar o assunto?

O essencial não era isso sequer... cinjamo-nos ao essencial.

A PT cobra assinatura porque quer cobrar e só a impediram de fazer quando era a única que podía fazê-lo (o que era, na altura, uma situação desleal).

Não coloquemos as culpas em quem obviamente não as tem!

Agora não há lugar a deslealidade alguma e a PT cobra assinatura a todos. Pelo menos por enquanto...

Até lhe digo mais, a minha posição aqui é de mero consumidor e tem sido o mais objectiva possível.

É que eu até tería razões pessoais e familiares para defender a PT: foi ela que me pagou (em parte) os estudos, pão, cama e roupa lavada.

Fiz-me entender?
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 28/11/2004 3:16

Anonymous Escreveu:Caro Marco o pt mobilé se bem me recordo desse produto não tinha nada a ver com este produto da nóvis.
Este produto da novis não é mais que um telemovel que opera na rede gsm , que tem o nº fixo.

O PT Mobile também era isso. Além de ser isso era ainda algo mais...

Anonymous Escreveu:O pt mobilé era um equipamento tipo telefone portátil que podia ter um cartão gsm e quando fora de casa funcionava pela rede gsm e com Nº da rede móvel, não era nada mais nada menos que um telemóvel.

Bem, não era fora de casa (os telemóveis são evoluídos mas não tanto). Ele não distinguia se estava dentro ou fora de casa, apenas se conseguia ou não alcançar a base.

Se não alcançasse (fosse porque razões fosse) funcionava exactamente como o Optimus Home.

Se alcançasse, podería funcionar como um normal telefone fixo... ou não.

Ver aqui mais detalhes sobre o PT Mobilé:
http://www.telecom.pt/InternetResource/ ... 2_1999.htm

Note que as mesmas questões foram levantadas na altura à PT e esta disponibilizou-se a abrir a rede à concorrência.

Desta vez não foi dada qualquer oportunidade à Sonae.com, a Anacom não a ouviu, não quis saber das suas intenções e limitou-se a suspender o serviço.

Anonymous Escreveu:Quando em casa e ligado á base onde carregava as baterias como um telefone portátil ficava ligado á rede fixa por uma linha fixa com o respectivo nº fixo atribuido a essa linha ,linha essa que poderia receber qualquer tipo de aparelho fixo que conhecemos.

Quer dizer que um só aparelho fazia as duas funções penso não estar errado.
A duvida dos outros operadores surgiu como voce sitou haver subsidiação cruzada desse equipamentoe comercializado nas lojas pt.

E não só.

A Anacom (então ICP) assegurou-se de que não existia subsidiação cruzada e que a PT abriria a rede a outros operadores (tal como o proprio visitante sugeriu atrás e no que eu concordo).

Com a Sonae.com nem se assegurou de uma coisa nem de outra...

Os aparelhos não são exactamente iguais?

Pois não, o da PT/TMN era um pouco mais sofisticado, o da Novis/Optimus é mais simples. Mas o resultado práctico é o mesmo (uma vez que a PT assegurava a interligação entre as duas redes e a Novis já o tem assegurado por natureza uma vez que usa sempre a mesma rede - a GSM - a partir do aparelho).

Mas note, em circunstâncias identicas podería ocorrer o mesmo com o PT Mobile: estar em casa e o aparelho funcionar como GSM ou mesmo fazer chamadas como GSM!

Resumindo e dito de outra forma: o aparelho da PT em casa funcionava quer via GSM quer via rede fixa normal, o da Novis/Optimus funciona sempre via rede GSM.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Visitante » 28/11/2004 3:10

Dizer «quem quer» é, obviamente, uma força de expressão, uma figura de estilo

Caro Marco sabe escrever melhor do que eu ,e arranja sempre uma maneira hábil de dar outro mudar o sentido daquilo que escreveu antes.
Costumo ler os seus comentários de bolsa ,os quais aprecio e agradeço ,mas tambem costuma reparar que quando erra e outros forenses lhe fazem uma chamada de atenção o Marco dá sempre a volta ao assunto.
Ia jurar que você é politico. :lol: lol
Visitante

por marafado » 28/11/2004 3:04

Muitos Parabens Marco António.

É que acima de tudo há pessoas que ainda não perceberam que o futuro se constroi actualmente na base do conhecimento, e que a sociedade aberta que actualmente temos não se compadece com monopólios que tentam tapar o Sol com a peneira.

Somos um país pobre e atrasado mas não somos todos estúpidos e temos de sair deste pântano, com soluções que melhorem as nossas condições de vida e um melhor acesso ao conhecimento.

Actualmente o mercado das comunicações é básico para o nosso desenvolvimento. A Pt continua práticamente com o monopólio à custa de uma superprotecção que os sucesasivos governos e interesses instalados lhe têm dado, e que lhe permitem acumular impressionates cash flows que à falta de melhor perspectiva tem servido para comprar acções próprias com que depois vai amortizar o capital. Cada empresa em princípio tem o direito de fazer o que entende. Já o Páis tem o direito de dizer BASTA a esta situação de prática anti-concorrencial.

Um abraço, os meus parabens e agradecimentos

Registado: 5/10/2004 16:59

por Visitante » 28/11/2004 2:55

Caro Marco o pt mobilé se bem me recordo desse produto não tinha nada a ver com este produto da nóvis.
Este produto da novis não é mais que um telemovel que opera na rede gsm , que tem o nº fixo.
O pt mobilé era um equipamento tipo telefone portátil que podia ter um cartão gsm e quando fora de casa funcionava pela rede gsm e com Nº da rede móvel,não era nada mais nada menos que um telemóvel.Quando em casa e ligado á base onde carregava as baterias como um telefone portátil ficava ligado á rede fixa por uma linha fixa com o respectivo nº fixo atribuido a essa linha ,linha essa que poderia receber qualquer tipo de aparelho fixo que conhecemos.
Quer dizer que um só aparelho fazia as duas funções penso não estar errado.
A duvida dos outros operadores surgiu como voce sitou haver subsidiação cruzada desse equipamentoe comercializado nas lojas pt.
Visitante

por MarcoAntonio » 28/11/2004 2:28

Anonymous Escreveu:Caro Marco António acabou de descobrir a pólvora só lamento que não conheça o paìs real.Não sei onde foi descobrir que só paga assinatura quem quer ou deve pensar que todos moram em algumas zonas Lisboa ,Porto.

Eu conheço o país real.

Dizer «quem quer» é, obviamente, uma força de expressão, uma figura de estilo.

Tendo em conta o passado recente em situações semelhantes é previsível que num relativo curto espaço de tempo a maior parte do país seja abrangida.

Em todo o caso o importante não é isso...

O importante é que a PT cobra assinatura porque quer cobrar. Podía não cobrar mas opta (por enquanto) por cobrar.

Tentou não cobrar unicamente numa altura em que a concorrência não podería responder. Hoje, a concorrência pode responder e até tomou a iniciativa. A PT pode agora fazê-lo e no entanto não o faz!

Essa é que é a questão. Dizer que não cobra assinatura por culpa da Novis é obviamente falso (isso foi verdade enquanto a Novis não podía fazê-lo e a PT quería ser a única a fazê-lo).

E num espírito de livre, real e sadía concorrência considero absolutamente correcto que tal tenha sido - nessa altura - impedido!

Anonymous Escreveu:Venha a concorrência sim senhor só lamento é que tantos operadores fixos todos eles só queiram encher os bolsos sem investir quase nada e só apostam na desagregação do lacete local em zonas onde há pilim.

É natural... A PT faría o mesmo se as posições fossem invertidas. Duvida?

Basta recordar que a PT (então TLP - Telefones Lisboa e Porto) começou precisamente da mesma forma!

É pura lógica empresarial, de investimento e sobrevivência. Tem de se começar por onde o serviço é mais viável (depois, se houver condições, vai-se aos outros lados).

O mercado livre é como a democracia, tem vantagens e tem desvantagens. As alternativas... são piores!

Em todo o caso concordo que devem ser estabelecidos limites temporais (mas também racionais) para que todo o território seja abrangido.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 28/11/2004 2:15

A verdade é que quem quiser pode ter telefone fixo sem assinatura (basta por exemplo mudar para a Novis). Só paga a assinatura quem quer (quem se mantiver na PT) e esta cobra assinatura porque quer (nem se dá - ou pelo menos até ao momento não seu deu - ao trabalho de responder à concorrência e deixar de cobrar).
Caro Marco António acabou de descobrir a pólvora só lamento que não conheça o paìs real.Não sei onde foi descobrir que só paga assinatura quem quer ou deve pensar que todos moram em algumas zonas Lisboa ,Porto.
Venha viver para o interior do país e verá a diferença.
Venha a concorrência sim senhor só lamento é que tantos operadores fixos todos eles só queiram encher os bolsos sem investir quase nada e só apostam na desagregação do lacete local em zonas onde há pilim.
Qualquer operador licenciado para operar na rede fixa deveria estar obrigado a cobrir o país com desagregação de lacete local no prazo de 5 anos com acontece com a rede móvel ,assim sim tinhamos concorrência.
Visitante

por anas » 28/11/2004 2:04

estao mas e todos com medo da concorencia da sonae.com mas eu tenho fe que desta vez a sonae.com vai ganhar a questao,nem que tenham de ir aos tribunais.força sonae.

Registado: 29/2/2004 22:20

por MarcoAntonio » 28/11/2004 1:59

Anonymous Escreveu:Caro Marco António ,não percebendo eu nada de leis ,mas parando um pouco para pensar ,a sonae.com não descubriu a pólvora ,possivelmente já muitos operadores pensaram em chegar ao cliente dessa forma ,mas tambem pensaram na lei.Técnicamente como todas as redes móvel e fixa são digitalizadas é possivel ter um nº fixo no móvel e o nº móvel no fixo e encaminhar as chamadas para onde quer que seja.
Neste produto o que acontece é a portabilidade de um Nº fixo que faz parte do plano de numeração fixo 2xxxxxxxx para uma rede mòvel com plano de numeração 9xxxxxxxx.
Portabilidade entre operadores é diferente de portabilidade entre redes .Como vai a oni por exemplo poder oferecer esse serviço ,será que a optimus fica obrigada a abrir a rede a outros operadores da rede fixa?
Ou a sonae.com já não acha que por ter uma rede móvel não esta vantagem sobre a oni por exemplo?
Será que quando a optimus não deu interligação á oniway não estavam a pensar nesta estratégia?

Bem, este caso é realmente deveras interessante. Senão vejamos...

Fui pesquisar sobre o produto referido pela Sonae.com, o PT Mobile e o que descobri?

Uma incogruência e critérios de actuação objectivamente diferentes.

Aparentemente o PT Mobile apresenta características e uma filosofia idêntica à do Optimus Home (comparar os sublinhados com os textos acima sobre o Optimus Home):

Nota - o que se segue foi retirado do site da Anacom.

Por deliberação de 27 de Janeiro de 2000, foi definida a posição relativa ao "PT Mobilé", a nova oferta lançada pela Portugal Telecom (PT) em 15 de Dezembro de 1999 e apresentada como o primeiro produto da convergência fixo-móvel. Esta oferta assentou num acordo de agenciamento estabelecido pela TMN com a PT, sendo o PT Mobilé comercializado nas lojas Portugal Telecom.
Por sua vez, a Telecel e a Optimus solicitaram a intervenção ao ICP, considerando esta oferta como concorrência desleal e pretendendo a garantia da igualdade de oportunidades a todos os operadores do serviço móvel terrestre.

Uma vez analisada esta oferta, em todas as suas vertentes, e pedidos à PT os esclarecimentos tidos por indispensáveis, foi decidido:

Solicitar à PT informações que permitam verificar a não existência de subsidiação cruzada entre a PT e a TMN, resultante desta oferta. Para além de resultar em distorção de concorrência, a subsidiação cruzada poderia eventualmente resultar em aumento dos custos do serviço universal.
Comunicar à Telecel e à Optimus que a PT manifestou a sua disponibilidade para integrar nesta oferta os serviços dos restantes operadores do serviço móvel terrestre. A possibilidade de acesso a esta oferta em igualdade de circunstâncias permitiria eliminar eventuais efeitos anti-concorrenciais da mesma, sem necessidade de prejudicar os utilizadores face à oferta de produtos inovadores.

Bem, o último sublinhado é esclarecedor: Uma vez analisada esta oferta, em todas as suas vertentes, e pedidos à PT os esclarecimentos tidos por indispensáveis

É preciso dizer mais :?:
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 28/11/2004 1:47

Caro Marco António ,não percebendo eu nada de leis ,mas parando um pouco para pensar ,a sonae.com não descubriu a pólvora ,possivelmente já muitos operadores pensaram em chegar ao cliente dessa forma ,mas tambem pensaram na lei.Técnicamente como todas as redes móvel e fixa são digitalizadas é possivel ter um nº fixo no móvel e o nº móvel no fixo e encaminhar as chamadas para onde quer que seja.
Neste produto o que acontece é a portabilidade de um Nº fixo que faz parte do plano de numeração fixo 2xxxxxxxx para uma rede mòvel com plano de numeração 9xxxxxxxx.
Portabilidade entre operadores é diferente de portabilidade entre redes .Como vai a oni por exemplo poder oferecer esse serviço ,será que a optimus fica obrigada a abrir a rede a outros operadores da rede fixa?
Ou a sonae.com já não acha que por ter uma rede móvel não esta vantagem sobre a oni por exemplo?
Será que quando a optimus não deu interligação á oniway não estavam a pensar nesta estratégia?
Visitante

por MarcoAntonio » 28/11/2004 1:42

Como intervim anteriormente neste tópico gostaría de deixar alguns esclarecimentos e também algumas opiniões relativamente ao seu comentário:

Anonymous Escreveu:...
Para os anti-pt convem lembrar...

Pessoalmente não sou anti-pt nem anti-empresa_nenhuma. Sou pró - real, sã e livre concorrência.

Se eu pudesse falar directamente com esse senhor queria perguntar-lhe se já não se recordava quando a ptcomunicações á 2 ou 3 anos quando atrás lançou um produto "linha de rede sem assinatura" e a sonae.com apresentou queixa na ANACOM tendo a pt acatado a decisão e suspender o produto.Queria pergunta-lhe nessa altura não havia interesse público.Se eu e mais 4 milhões de portugueses que já podiamos estar a usufruir á mais de 3 anos de telefone sem assinatura continuamos a pagar por causa da sonae.com ,se isso é interesse público.
...

Isto não é obviamente verdade!

Já pode usufruir de telefone (fixo) sem assinatura.

A Novis oferece-lhe essa possibilidade para clientes particulares (residência)!

Não o faz para empresas (cobra assinatura) porque não quer.

A PT cobra assinatura quer a particulares quer a empresas... porque quer cobrar em ambos os casos.

Note-se, a Novis só o pode fazer agora porque só agora é que tal é realmente possível a partir do momento que a PT deixou de ter o monopólio das infra-estruturas.

A questão é que anteriormente a PT tentou não cobrar assinatura porque era a única que o podería fazer e assim elimiaría a concorrência.

Era uma situação desleal e não havía condições de concorrência reais pois a PT tentou fazer algo que só ela podía fazer.

Hoje, a concorrência já o pode fazer... e faz.

A PT pode fazer... e não faz.

Portanto, é falso que não tenhamos telefone fixo sem assinatura porque a Sonae.com não deixa.

A verdade é que quem quiser pode ter telefone fixo sem assinatura (basta por exemplo mudar para a Novis). Só paga a assinatura quem quer (quem se mantiver na PT) e esta cobra assinatura porque quer (nem se dá - ou pelo menos até ao momento não seu deu - ao trabalho de responder à concorrência e deixar de cobrar).

Nota pessoal: eu estou em processo de mudança e vou deixar de ser cliente da PT já tendo solicitado a denúncia do serviço PT e solicitado a instalação de uma linha Novis. Deixarei de pagar assinatura telefonica. A minha perspectiva nesta questão é puramente de consumidor. A Novis não me está a fazer nenhum favor nem lhe estou particularmente agradecido por me disponibilizar tal produto: é apenas a livre e real concorrência finalmente a funcionar.

O serviço de que estou a falar nada tem que ver com o Optimus Home (parecería Optimus/Novis), a própria Novis já tem serviços disponíveis para particulares sem assinatura no telefone fixo.

,primeiro disse ser um serviço inovador que não existe igual depois vem dizer que já existe ( o que não é verdade)ou não sabe o que diz ou só é presidente por ser filho de quem é.

Onde é que ele disse que o serviço era inovador e que não existia igual?

Poderá ter dito, mas não foi nestas declarações (e tb numa rápida pesquisa, em declarações anteriores e na apresentação do produto não o disse).

Já agora deixo o link e o texto da notícia e as declarações aquando a apresentação do produto. Há passagens que são realmente curiosas e merecem meditação:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... timus+home

«O grupo Sonae, através de uma parceria entre as suas operadoras Novis e Optimus, lançou hoje um novo serviço de chamadas fixas, onde irá investir quatro milhões de euros em publicidade. Com a «Optimus Home», a Sonae pretende captar 10% do mercado nacional.

--------------------------------------------------------------------------------

Rui Neves
rneves@mediafin.pt

O grupo Sonae, através de uma parceria entre as suas operadoras Novis e Optimus, lançou hoje um novo serviço de chamadas fixas, onde irá investir quatro milhões de euros em publicidade. Com a «Optimus Home», a Sonae pretende captar 10% do mercado nacional entre 1,5 a dois anos, afirmou hoje Paulo Azevedo, presidente da operadora móvel.

A «Optimus PT» implica para já um investimento de quatro milhões de euros em publicidade, recusando a administração da operadora móvel revelar o valor global do custo de arranque do novo produto, considerando-o de «marginal».

O novo produto irá funcionar através da parceria entre as operadoras móvel (Optimus) e fixa (Novis) do grupo Sonae, através da optimização das suas redes, e utilizará a tecnologia GSM, avançou a mesma fonte.

O «Optimus Home», que a partir de amanhã estará disponível em 1.700 postos de venda, será concorrente do congénere «PT Simples» da Portugal Telecom. Paulo Azevedo estima que dentro de um ano e meio a dois anos a Optimus obtenha 10% do mercado, prevendo que metade dessa previsão seja alcançada em seis meses.

Questionado pelos jornalistas sobre se tinha receio da concorrência da maior operadora de telecomunicações portuguesa, Paulo Azevedo afirmou não recear a PT, acrescentando: «mas que tenho a certeza que irão bloquear isto de qualquer forma».

Sobre este novo produto, Paulo Azevedo avançou ainda que «informalmente» a Anacom já foi avisada da sua existência. A comunicação «formal» à entidade que regula o sector das telecomunicações em Portugal será feito ainda hoje pela operadora, assegurou.

O «Optimus Home» não terá assinatura mensal, estando disponível em regime pré-pago (12,5 euros, obrigatórios, por mês) e pós-pago (25 euros de dois em dois meses). O preço inicial de venda do terminal é de 69,90 euros, com 15 euros de chamadas incluídas.

A portabilidade do número é possível, mediante o pagamento de uma tarifa de 40 euros, convertível posteriormente em chamadas.

Os preços a praticar será de cinco cêntimos por minuto para a rede fixa e 30 cêntimos para a rede móvel.

Paulo Azevedo garantiu ainda que a Novis terá, em breve, um produto semelhante ao agora lançado, que reunirá todas as características agora oferecidas.

As acções da Sonaecom [Cot] encerraram hoje a recuar 0,29%, para 3,40 euros.»

Notas: Assinalei 3 passagens, a primeira é evidente, a Sonae.com já o tinha antecipado (e provavelmente já estaría preparada); a segunda para assinalar que a Anacom já estava informada do produto e nada tinha feito (deixou o produto ser divulgado e aderido por clientes para quase duas semanas depois descobrir razões objectivas tais que nem necessita de ouvir uma das partes interessadas); a terceira para assinalar que provavelmente a Novis (a outra parceira no produto em causa) provavelmente vai lançar produto igual (aqui também haverá problema com o indicativo?... É que na verdade a PT já apresentou um produto com estas características através da própria PT Comunicações).

Para finalizar gostaría de repetir:

Eu não sou nem anti-pt nem sou pró-sonaecom. Sou pró concorrência real, livre e sadía, coisa que não tem existido, no caso por culpa da PT que tem utilizado todos os artificios possíveis e a vantagem de controlar as principais infra-estruturas (até há bem pouco tempo atrás) para manter tudo como está e manter a concorrência controlada.

Se houver livre concorrência tanto me faz ser cliente da PT como de outra empresa qualquer. É uma questão de comparar o preço que me apresentam e os respectivos serviços...

Não tenho nada contra a PT, que fique bem claro!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/11/2004 1:48, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Boas!

por maya » 28/11/2004 1:27

De facto existe sempre a "letra e o espírito da lei" contudo por mais voltas que se vá dar não poderá nunca (pelo menos na nossa terra!É certo que aqui temos corrupção e essas coisas nenos correctas, mas é mais subtil... noutros países é mais complicado!)ser tomada uma posição que esteja em completo desacordo com a Justiça (eles a tomarem uma posição dessas teriam de a fundamentar muito bem... e no caso esse seria um trabalho bastante tortuoso)

Mas imaginemos que era tomada uma posição contra a sonae: Depois de tomada uma decisão dessas a sonae ia recorrer para a Comunidade Euopeia (Eu sei alguns de vós dir-me-iam que não ha recurso direto para a comunidade europeia, mas sim recurso para os nosso tribunais com base nos directivas e regulamentos europeus -rxacto, mas se depois desse recurso, se mesmo assim os nosso tribunais continuassem a ir contra a legislação europeia (agora nao estive a ver... mas bastara olhar com olhos de ver para o TCE e concerteza se encontram vários pontos interessantes para pegar!) o que vai acontecer é que se os tribunais continuassem a incorrer no erro, a Sonae poderia aí sim, recorrer para Supremo Tribunal Europeu alegando violação por parte do Estado Português dos regulamentos, directivas e Tratado da CE... (Bastaria até uma queixa à comissão e esta (nos termos do 226º estaria obrigada a investgar e a apresentar ao estado as observações, estando aquele obrigado a proceder em conformidade com este parecer...(e esteja la quem estiver não pode dar demasiado nas vistas!...pois aí teriamos a possibilidade de recorrer ao recurso por omissão 232º do TCE contra a Comissão...)

Bem isto passado uns anos, (e intentada também uma acção de responsabilidade extracontratual contra o estado Português - ja existem vários acordãos comunitários - Humblet 1960, Franchovich 1991, Basserie du pecheur 1996 que levam a caminhos idênticos contra outros estados da CE) que ia incluir juros... iria concerteza fazer o nosso estado pagar uns trocos muito interessantes à Sonae. Algo em que o estado não quer incorrer (penso eu de que!Outra coisa, (salvo o erro,)mas penso também que ja esta em vigor aquela lei que responsabiliza os intevenientes que ajam em nome da administração - o que implica que qualquer decisão tomada tem de ser muito bem pensada pois estes podem ser responsabilizados pessoalmente... e não apenas o orgão de ode emana a decisão...

O que quero dizer é: no caso isto pode ser uma tentativa de bloqueio, contudo acredito que nao tem muito por onde pegar...

Transcrevi aqui os meus pensamentos, pelo que alguma coisa pode estar menos certa ou com imperfeições... e agora não tenho tempo de ir confirmar... contudo penso que dá para terem uma ideia do que se pode avizinhar se...
(Se considerarem que estes post mais "legais" estão deslocados, eu abster-me-ei de os colocar bastará que me avisem... só estou a tentar juntar mais uns ingredientes à "sopa de pedra")

Cumprimentos,
M
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

por Visitante » 28/11/2004 1:22

e quanto a rapidez nem se fala...
Visitante

Ora bem!

por Asco » 28/11/2004 1:19

Se é como os srs dizem, a lei foi cumprida!

deve ser a PRIMEIRA lei que foi cumprida em Portugal no mais curto espaço de tempo!!

É OBRA....é OBRA!!!
Asco

por Visitante » 28/11/2004 1:06

Tenho de concordar com o Ulisses a ANACOM não fez mais que o seu dever.
Que o produto tem ilegalidades ninguem tenha duvidas.
Para os anti-pt convem lembrar que quem pediu esclarecimentos á ANACOM foi a oni e não a pt o que não quer dizer que a pt não o venha a fazer.
Já sabemos que a sonae.com não tem por hábito não acatar as decisões da Anacom julgam-se acima da lei,basta lembrar que a optimus não deu interligação á onyway o que levou ao seu encerramento e lá eliminaram a concorrência.
O sr Paulo Azevedo fala do interesse pùblico como se a preocupação da sua principal preocupação fosse essa.

O presidente da empresa diz também ter ficado surpreendido com o facto de não ter sido ouvido antes da decisão da Anacom. "É difícil entender que o regulador alegue interesse público para não ouvir a Sonaecom antes de tomar a decisão. Se há produto que defende o interesse público é o Optimus Home, por criar uma verdadeira concorrência no mercado das infra-estruturas fixas", salientou.
(in publico)
Se eu pudesse falar directamente com esse senhor queria perguntar-lhe se já não se recordava quando a ptcomunicações á 2 ou 3 anos quando atrás lançou um produto "linha de rede sem assinatura" e a sonae.com apresentou queixa na ANACOM tendo a pt acatado a decisão e suspender o produto.Queria pergunta-lhe nessa altura não havia interesse público.Se eu e mais 4 milhões de portugueses que já podiamos estar a usufruir á mais de 3 anos de telefone sem assinatura continuamos a pagar por causa da sonae.com ,se isso é interesse público.
Desculpem os forenses mas quando alguem presidente de uma diz que já existe um produto igual,(A empresa "estudou com muito detalhe antes de lançar o Optimus Home e está confiante que cumpre todos os requisitos", por isso, ficou surpreendida com a decisão, adiantou o responsável, que afirma haver no mercado outros produtos, incluindo um produto da Portugal Telecom, PT Mobiles, que usa tecnologia móvel (GSM) e tem uma numeração fixa.)
(in publico)
,primeiro disse ser um serviço inovador que não existe igual depois vem dizer que já existe ( o que não é verdade)ou não sabe o que diz ou só é presidente por ser filho de quem é.
Visitante

por MarcoAntonio » 28/11/2004 0:29

Ulisses Pereira Escreveu:Em outras circunstâncias, aconteceu o mesmo com a PT. Depois de uma denúncia, eles verificam a irregularidade e quando a detectam, decidem. Aqui são questões objectivas, pelo que não há lugar a audições :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, raramente estas questões são objectivas.

Não vou afirmar que a Sonae.com tem razão ou a Anacom tem razão porque não estou na posse de todos os dados mas por exemplo a Sonae.com afirma ter estudado detalhadamente a lei antes de lançar o produto e que este cumpre os requesitos. Verdade ou não?

Provavelmente depende da interpretação da lei...

Aliás há sempre esta questão (que aqueles de Direito poderão discutir melhor): a letra da lei versus o espírito da lei.

Uma vírgula mal colocada, por exemplo, poderá alterar o espírito da lei e «legalizar» aquilo que à partida sería uma ilegalidade segundo o espírito da lei.

Termino como comecei: estas questões raramente são objectivas.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 28/11/2004 0:22

tenho impressão que neste caso a Lei funciona: o loby, a mafia, os compadres, o dinheiro, o poder, os teorizadores da concorrência estão todos com medo de perder esta almofada gigantesca, fornecedora de gigantescos cah flows, que continua à custa de preços superiores a boas rentabilidades à escala mundial nas comunicações a ser alimentada à custa dos comsumidores portugueses.

Muito densa esta prosa. Julgo que deve ser muito mais clara que os interesses que estão por trás da Pt.

Vamos ver se a dita "Autoridade da concorrência" tambem se vai pôr de cócoras perante os jogos de poderes da PT. A Anacom podemos ver que continua bem domesticada e amestrada.
Visitante

por Ulisses Pereira » 28/11/2004 0:22

Em outras circunstâncias, aconteceu o mesmo com a PT. Depois de uma denúncia, eles verificam a irregularidade e quando a detectam, decidem. Aqui são questões objectivas, pelo que não há lugar a audições :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 28/11/2004 0:20

Ulisses, a Anacom poderá ter cumprido o seu papel, mas o que me parece muito sinceramente é que o cumpriu com pouca isenção.

Ora, a Anacom - sem ouvir a Sonae.com e por «solicitação» de outros operadores - ordenou de forma peremptória a suspenção imediata de um produto.

É um comportamento estranhamente autista e impulsivo...

Ouvir a concorrência e não ouvir a Sonae.com antes de divulgar uma decisão destas a mim parece-me no mínimo estranho!

PS: É caso para dizer... então e o contraditório?!
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

sonae.com-ulisses pereira

por anas » 27/11/2004 23:39

como sera o comportamento da cotaçao sonae.com na segunda feira,visto que ela fechou muito bem 3.58 mas com estas noticias nao sei,podia dar uma dica .obrigado.

por Ulisses Pereira » 27/11/2004 23:26

A entidade reguladora não faz leis. Zela pelo seu cumprimento. Por isso, na minha opinião cumpriu o seu papel.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por anas » 27/11/2004 22:23

mais uma vez a sonae.com esta a mostrar a certas pessoas que e uma grande impresa.ja aranjou soluçao para este caso.viva a sonae.com. :clap:

....

por andraderui » 27/11/2004 22:04

A decisão da autoridade é uma vergonha nacional...

A Anacom surgiu para defender o consumidor e ser um verdadeiro regulador ou para fazer jeitos à PT????

1 abraço
andrade

Registado: 12/11/2002 16:18

por Andre Gita » 27/11/2004 21:47

"O presidente da empresa diz também ter ficado surpreendido com o facto de não ter sido ouvido antes da decisão da Anacom. "É difícil entender que o regulador alegue interesse público para não ouvir a Sonaecom antes de tomar a decisão. Se há produto que defende o interesse público é o Optimus Home, por criar uma verdadeira concorrência no mercado das infra-estruturas fixas", salientou.

A empresa está confiante que conseguirá chegar a acordo com a Anacom, mas alerta que não aceitará "cobrar muito mais ao cliente".

Ao ponto que isto chegou. Esta Anacom... Este poder público mete nojo. Estao alguns a encher o bedulho e quando veem o poder ameaçado recorrem a estratagemas às claras.
Espero e acredito que a Sonae.com venca esta "guerra".
Desculpem o desabafo mas como tou farto deste país e da maneira como os grandes agem...
Remember this: When you are doing nothing, those speculators who feel they must trade day in and day out, are laying the foundation for your next venture. You will reap benefits from their mistakes.

Registado: 23/9/2004 23:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, AAA_, aaugustobb_69, Bing [Bot], cali010201, Ferreiratrade, iniciado1, m-m, MarketGodzilla, navaldoc, Phil2014 e 125 visitantes