Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 28/9/2023 8:26

BearManBull Escreveu:PMP, os aliados na WWII em 3 meses tomaram recuperaram a França e a Bélgica. Tu vens aqui comentar preciosismos de menos 1% de território total em área, a este ritmo a guerra ainda vai durar mais 100 anos.

Nao sei qual é o problema em constatar que as frentes se mantêm praticamente inalterados... mais curioso ainda quando esta é uma das guerras mais caras de sempre.

Bear, são situações incomparáveis.

É óbvio que nesta contra-ofensiva de verão os avanços não são os "esperados", mas isso tem explicação é alguns dos factores já foram aqui mencionados.

Às vezes parece que esta guerra começou em 2022, quando não é verdade, já dura à 9 anos, apenas escalou à 19 meses.

Mas concordo, independentemente das conquista ucranianas, esta guerra está para durar, provavelmente numa escala mais pequena.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por BearManBull » 27/9/2023 23:36

Com republicanos no poder presidencial pode ser que o mundo fique menos péssimo.

Neste momento o custo, tanto humano como financeiro, por m2 de território recuperado deve ser dos mais altos de toda a historia bélica.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por rg7803 » 27/9/2023 22:05

BearManBull Escreveu:O mapa de guerra actualizado, continua praticamente inalterado nos últimos 13-14 meses.

Eram favas contadas.....era uma questão de semanas a chegada ao mar Azov.....enfim.

Ainda há pouco estava a ver o oficial na reserva Isidro, com aquela inteligência e raciocínio infantil, e estava a pensar "mas onde é que este gajo é diferente, em termos propaganda, do Branco ou Agostinho"?

Agora o novo sabor do momento serão os tanques Abrams. O sabor F-16 parece ter passado moda.

Se Trump ganha as eleições próximo ano vai ser bonito.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por BearManBull » 27/9/2023 21:43

PMP, os aliados na WWII em 3 meses tomaram recuperaram a França e a Bélgica. Tu vens aqui comentar preciosismos de menos 1% de território total em área, a este ritmo a guerra ainda vai durar mais 100 anos.

Nao sei qual é o problema em constatar que as frentes se mantêm praticamente inalterados... mais curioso ainda quando esta é uma das guerras mais caras de sempre.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por PMP69 » 27/9/2023 16:55

Bear, à 10 meses os russos estavam na margem direita do Rio Dnipro, em Kherson.

È verdade que a área reconquistada não é muita, mas há avanços importantes em Zaporíjia, nomeadamente com a conquista de Robotyne, Novoprokopivka e Verbove, que pode abrir caminho para chegar a ToKmak, um importante eixo ferroviário que separa o sul do leste.

Acrescentar ainda, que o que tem sido feito na Crimeia e à Frota do Mar Negro, é muito significante.

Pedro

por BearManBull » 27/9/2023 16:30

O mapa de guerra actualizado, continua praticamente inalterado nos últimos 13-14 meses.
Anexos
war map all.JPG
war map.JPG
― Leon C. Megginson

por PMP69 » 27/9/2023 16:01

Se o Cáucaso já estava a arder, agora a Georgia colocou mais gasolina na fogueira.

Será o fim da Federação Russa como a conhecemos hoje?

https://www.lusa.pt/international/article/2023-09-27/41574631/ge%C3%B3rgia-pretende-recuperar-pacificamente-territ%C3%B3rios-ocupados-pela-r%C3%BAssia

Pedro

por PMP69 » 27/9/2023 14:55

Um avião de carga IL-76 do Grupo Wagner, aparentemente com soldados da Wagner, despenhou-se no Mali.

https://youtu.be/yUnPmt_zDxg

Pedro

por PMP69 » 27/9/2023 14:34

Por curiosidade, o F-22 Raptor vinha substituir o F-15 Strike Eagle, e hoje temos a linha de montagem do F-22 encerrada e o F-15EX Eagle II, depois de 50 anos de serviço, a ser produzido e com encomendas.

Acho que os americanos erram, quanto tentam substituir aviões que ainda dão provas, gastando milhões de dólares para produzir aviões que muitas vezes não superam os que vêm substituir.

https://www.airandspaceforces.com/first-phase-f-15ex-integrated-testing-concludes/

Pedro

por PMP69 » 27/9/2023 10:11

Voltando ao F-35B que caiu a semana passada, e não sendo fã, pelo contrários, de caças multifunções, aqui vai.

O F-35 foi desenvolvido para substituir os F-22, que são o único avião que os EUA não exportam, devido à tecnologia que ainda possuem, e quando já deviam estar na pré-reforma, continuam a voar e destacados para as missões mais importantes, como na Polónia, Japão, Ártico .... e recentemente foi usado para abater o balão chinês.

O F-35 sempre teve inúmeros problemas e continua a ter, nomeadamente da categoria 1B "impacto crítico na prontidão da missão”, mas já teve da categoria 1A "risco de vida do piloto", isto tem sido apresentado nos relatórios do Government Accountability Office.

Para mim, foi um erro de casting e duvido que algum dia atinjam a meta dos 25.000 dólares por hora de voo.

Para terminar, ouvi muita gente "gozar" com o facto do avião continuar a voar, no entanto, convém recordar que é um F35B, que é diferente das versões A e C, por exemplo ao contrários destas versões, tem um sistema automático de injecção do piloto e permite que continue a voar nesse caso ou de perda de sentidos do piloto, levanta e aterra na vertical .....

Pedro

por PMP69 » 26/9/2023 9:59

Drone marítimo Marichka, desenvolvido por engenheiro voluntários ucranianos, com alcance de 1.000 kms, desconhecendo-se a capacidade de carga.

Mais uma dor de cabeça para o que resta da Frota do Mar Negro.

https://twitter.com/clashreport/status/1706330562409935266?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1706330562409935266%7Ctwgr%5E2d3c99d3a9f943b1fc288345fc08bddb03415754%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2Four-best-look-at-ukraines-marichka-submarine-drone

Pedro

por PMP69 » 23/9/2023 21:39

É um excelente avião e o treino antes de embarcarem no Charles de Gaulle é feito nos EUA.

Pedro

por Opcard » 23/9/2023 21:23

PMP69 Escreveu:
Opcard Escreveu:
PMP69 Escreveu:Peço desculpa pela escrita mas estou no Funchal a escrever depois de beber umas ponchas.

Pedro

Apesar das ditas ponchas tens razão o F-22 apesar dos seus 20 anos é um avião de 5. Geração e que será o melhor avião do mundo , mas consta que está a ser substituído, ha muita coisa que não percebo , tu bebes por estar calor eu vou beber um copo por estar frio .

Excelente, já não estou em condições de argumentar, mas sou fã dos F-15.

Abraço,

Pedro

Mas eu como em tudo o que compro tenho em mente a relação qualidade preço , se um dia comprar um caça será o Rafale de Dassault Aviation que considero ser a melhor compra para quem não é rico , como já tenho umas ações do grupo talvez me façam um desconto .

Um abraço e boa estadia tenho uma bela história na Quinta Vigia veio uma trovoada tremenda quando estava a ser servido o jantar nos jardins , refugiámos no palácio do Aberto João e esvaziamos a garrafeira

Opcard
Editado pela última vez por Opcard em 23/9/2023 21:39, num total de 1 vez.

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 23/9/2023 21:16

Opcard Escreveu:
PMP69 Escreveu:Peço desculpa pela escrita mas estou no Funchal a escrever depois de beber umas ponchas.

Pedro

Apesar das ditas ponchas tens razão o F-22 apesar dos seus 20 anos é um avião de 5. Geração e que será o melhor avião do mundo , mas consta que está a ser substituído, ha muita coisa que não percebo , tu bebes por estar calor eu vou beber um copo por estar frio .

Um bocado mais a sério, tenho uma visão ultrapassada da aviação, que acha que a força aérea serve para apoiar a infantaria, o que hoje está ultrapassada.

Nos EUA ainda há algumas almas que acham o mesmo e que lutaram pelos A10.

Pedro

por PMP69 » 23/9/2023 20:56

Opcard Escreveu:

Pedro

Excelente, já não estou em condições de argumentar, mas sou fã dos F-15.

Abraço,

Pedro

por Opcard » 23/9/2023 20:42

Pedro

Registado: 14/3/2009 0:19

por PMP69 » 23/9/2023 20:23

Peço desculpa pela escrita mas estou no Funchal a escrever depois de beber umas ponchas.

Pedro

por PMP69 » 23/9/2023 19:29

Não é bem assim, o melhor avião da actualidade é o F22, que não vendido a ninguém, o F15 e excelente, o F35 é ...

https://www.gao.gov/products/gao-23-105341

Pedro

por MarcoAntonio » 23/9/2023 19:17

PMP69 Escreveu:Não é bem assim, tem um custo de hora voo absurdo, tem problemas de manutenção que nem daqui a 5 anos resolvem e por aí fora.

Pelo que tenho visto, não é absurdo, está em linha com o de outros aviões militares que vem substituir (um pouco mais caro nalguns casos mas também oferecendo vantagens). Mas não vou ficar aqui a discutir sobre isso porque é o tipo de conversa de que falo acima, não interessa para nada.

PMP69 Escreveu:Tens os F15, F18 e F22 que são melhores.
Pedro

Estes jactos (tirando o F22 que salvo erro custa o dobro por hora que o F35) estão ultrapassados e não têm hipotese comparados com F-35 segundo os profissionais (e nalguns casos custam na mesma ordem em termos de custo por voo hora). Mas, pronto, isto é tudo quanto vou escrever sobre a matéria, não vou ficar aqui a argumentar pelas razões apontadas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PMP69 » 23/9/2023 19:14

Não é bem assim, tem um custo de hora voo absurdo, tem problemas de manutenção que nem daqui a 5 anos resolvem e por aí fora.

É chamado um erro de casting.

Tens os F15, F18 e F22 que são melhores.

Pedro

por MarcoAntonio » 23/9/2023 19:07

PMP69 Escreveu:Falar é fácil, (...)

É precisamente o meu ponto: falar é fácil, a web está cheia de conversa sobre o F-35 (uns a defender, outros a criticar) mas não passa disso mesmo, conversa. Em 99% dos casos por pessoas que nunca puseram as mãos num avião militar e que percebem/sabem tanto como eu, isto é, pouco, muito pouco. Já os profissionais dizem maravilhas dele. Quanto aos problemas, todos os aviões dão problemas durante o desenvolvimento e até depois de colocados ao serviço, incluindo (por exemplo) o F-16. Como foram mais baratos ou como aconteceu no passado, praticamente ninguém fala disso.

Que é caro, é. Mas também é um avião brutal (segundo os profissionais).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PMP69 » 23/9/2023 18:18

Falar é fácil, o F--35 tem problemas desde que nasceu.

É um avião caro, o F-35B custa 100b milhões de dólares e tem um custo de voo absurdo.

Hoje, os F-35 têm 50% de capacidade de voo, quando têm os F-22.

Para pecebe,r ler o relatório do
Government Accountability Office.

Pedro

por MarcoAntonio » 23/9/2023 14:26

Partilho também um artigo precisamente sobre os problemas de juventude do F-16, que não estou a inventar nada disto:

Remember 1977, When the F-16 Was America's Problem Child?

Ajustado, à data da peça, o custo de desenvolvimento do F-35 já ia no dobro do custo de desenvolvimento do F-16 mas isso também não é de estranhar. O F-35 é um caça multi-role que é capaz de fazer praticamente qualquer papel. O F-16 foi desenvolvido para ser um caça ligeiro e barato. Os aviões não são comparáveis nem pouco mais ou menos. Portanto, embora apresente os custos de desenvolvimento mais elevados até à data, convém colocar as coisas em perspectiva....

Entretanto, e porque isto não são só acidentes (na verdade, há apenas uns quantos casos isolados e que não são exclusivo do F-35):

Norwegian F-35 Fighters Landed on a Finnish Highway for the First Time

Não é um avião qualquer!

Pelo que tenho lido, os pilotos adoram-no e dizem maravilhas.

“There has never been an aircraft that provides as much situational awareness as the F-35,” Major Justin “Hasard” Lee, an Air Force F-35 pilot instructor, tells Popular Mechanics. “In combat, situational awareness is worth its weight in gold.”

Tony “Brick” Wilson, who served in the U.S. Navy for 25 years prior to joining Lockheed Martin as a test pilot, has flown over 20 different aircraft, from helicopters to the U-2 spy plane and even a Russian MiG-15. According to him, the F-35 is—by far—the easiest aircraft to fly that he’s come across. “As we moved into fourth-generation fighters like the F-16, we moved from being pilots to being sensor managers,” Wilson says. “Now, with the F-35, sensor fusion allows us to take some of that sensor management responsibility off the pilot’s hands, allowing us to be true tacticians.”

Why the F-35 Fighter Jet Is Such a Badass Plane
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/9/2023 14:23

Opcard Escreveu:Os F-35 têm caído será só fruto da sua juventude ? um foram busca-lo ao fundo do oceano com medo dos chineses .

De uma forma geral, todos os aviões militares têm/registam problemas. E tanto quanto sei, segundo os próprios pilotos, o F-35 não tem o pior historial. O próprio F-16, por exemplo, teve uma série de problemas e hoje é o caça mais vendido no mundo. Há muito mito na web em torno do F-35 (acerca de ser caro e dar supostamente muitos problemas) mas já os pilotos - os profissionais que os pilotam - dizem coisas excelentes deles...

Opcard Escreveu:Houve um apelo a população para encontrar o avião o que achei estranho além de ser invisível aos radares não tramitará nenhum sinal em caso de queda ? Os pilotos são localizados e recuperados em território inimigo .

Pois, o avião é stealth e portanto não é facilmente detectado pelos radares. Segundo um perito, numa das várias notícias sobre o assunto, os transponders terão sido queimados (não percebi bem se de propósito, se como consequência do problema).

Quanto aos pilotos... enfim, quando caiem em território inimigo frequentemente transformam-se em POW's como é natural. Com este ou qualquer outro avião.

:wink:

Opcard Escreveu:O caso é mesmo sério e não é de rir é muito preocupante distância entre o local onde o piloto saiu do F35 e onde foram encontrados os destroços é de cerca de 130 quilómetros , terá andado as curvas pois ainda esteve 30 minutos no ar )
Leva a pensar que alguém pirateou os comandos e o piloto se ejectou por não ter o comando do avião ?!

Segundo algumas das notícias, o F-35 estaria em autopilot (não estou em condições de assegurar se é verdade ou não, mas se for verdade é perfeitamente natural que tenha caído longe). Duas notícias que o referem:

https://www.thedrive.com/the-war-zone/f ... ot-ejected

https://apnews.com/article/marine-f35-j ... 8adfb1daaf
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado: