Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - nova semana

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Antunes » 22/11/2004 12:20

djovarius Escreveu:...

E eu aproveito para agradecer a forte participação de todos, o que só foi possível, porque o mercado assim o permitiu, batendo todos os recordes de "audiência" deste tópico, para lá da participação.
...
djovarius

Isso pode ser mais um indicador contrário a seguir atentamente para além das já muito badaladas notícias nos média... :mrgreen:

Registado: 4/12/2002 11:16

por Antunes » 22/11/2004 12:01

Anonymous Escreveu:Estamos feitos Antunes........

Vamos ver se cai...

Abraço

Visitante,

A bolsa é um jogo de paciência, sobretudo para quem toma posições como é o meu caso. O meu target está entre 1.26 e 1.27 antes do fim do ano...

por Antunes » 22/11/2004 11:41

TRSM Escreveu:
Antunes Escreveu:Não dj.

Este último é um "Hanging Man". É diferente dos 2 "hammers" das semanas de 8 e 15 porque surge depois de uma clara tendência de alta. A figura é igual mas o significado totalmente oposto por causa desse "pequeno" pormenor. A cor da vela pode ser branca ou preta, embora a preta seja um pouco mais expressiva...

PS: não fiquem pendurados...

Antuninho :wink:

Por acaso na minha opinião isso é um hammer, pq a diferença entre o Hammer e o hanging man é precisamente a côr do corpo.

Mais acrescento que para ser um topo o maximo de ontem não devia ser violado, mas pimba :wink: .

Bem isto é tudo teoria, pq na pratica até podes vir a ter razão, né?

abraço e boa sorte para todos

trsmzinho,

Se acha que é um hammer, quem sou eu para o contrariar... De q está à espera para enchar a carteira de calls EUR/USD??? :shock:

Não percebi essa do máximo de ontem?? O meu gráfico era semanal, caso não tenha reparado...

por Antunes » 22/11/2004 11:38

maisum Escreveu:Eu julgo que o Antunes vê nas candlestiks um homem enforcado e não um martelo (hammer em baixo / hanging man em cima). Estatísticamente funcionam mas estão longe de serem dogmas.

Um abraço

Nos mercados não há dogmas, há padrões que se repetem consistentemente aos longo dos anos. Mas não há dogmas nem certezas absolutas: quem as tem é queimado rapidamente pelo mercado! Há probabilidades e riscos a tomar. Eu já tomei os meus e não irei aumentar mais a minha exposição até ao fim do ano!

por djovarius » 20/11/2004 16:41

Bem, amigos, cá estamos para um after-hours de fim de semana, para informar que Bush, reuniu-se a sós com o primeiro-min. Japonês Koizumi, no decorrer da cimeira Ásia-Pacífico. No final dessa reunião, uma declaração de GW: "vamos reduzir o défice orçamental ao longo dos próximos anos. A América continua a apostar num dólar forte".
Uma questão de retórica e que é aquilo que a América está disposta a fazer - intervenção verbal.

Visitante: nada lhe escapa. Para travar a desvalorização do dólar, o Japão, entre outras Nações, compra dólares, usando simplesmente os seus Yenes, nada complicado o esquema, não é!?

E agora uma palavra para a imprensa "mainstream", a propósito do artigo que o TRSM deixou:
Ai como é bom falar de tudo entendendo pouco de nada.

Qual desarranjo global de moedas? Onde está ele?
Acaso estas pessoas não sabem que, por exemplo, o USD/JPY já esteve tanto a 0.80 como a 1.40 ?
Que o AUD/USD já esteve tanto a 2.00 como a 0.60 ?
Que o USD/CHF já esteve tanto a 3.80 como a 1.10 ?

E, entre outros exemplos, que o EUR/USD está agora apenas 3 cêntimos acima do valor de fecho de 2003?
E apenas 11% acima do valor de introdução do EUR em Janeiro de 1999 ?

Fenómeno cambial, diz-se no artigo!!!! Mas que fenómeno é esse?
Será que nunca viveram num país no meio de uma crise cambial?
Eu já fui "contemplado" com essa experiência. E assisti em 2 a 3 meses a desvalorizações da moeda desse país da ordem de 50%, enquanto os vizinhos viam a moeda desvalorizar-se 300% !!

Será que já se esqueceram da crise asiática ?? Isso sim, foi algo fenomenal. E não era apenas cambial.
Ou não se lembram dos dias em que o Dow subia e descia 500 pontos ??

Às vezes não sei o que me impede de mandar cartas abertas em relação a este tipo de comentários.

Em suma: não há crise cambial nenhuma, nem houve no ano passado. Há reajustes estruturais, aos quais não se pode fugir.
E se os europeus fazem barulho, é apenas por uma questão de política interna da União. Acaso estivéssemos a crescer bem e a conseguir diminuir o desemprego, o EUR até podia estar a valorizar-se 100% - não haveria todo este ruído.

O problema não está na América. O problema é que as Economias mundiais configuraram-se para exportar para lá, desprezando os seus mercados internos. Isso é insustentável.

Bem, já chega :)

Abraço, óptimo fim de semana

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Camisa Roxa » 19/11/2004 23:55

Para os interessados, retomei a actualização do meu blog de acompanhamento dos meus trades forex:

http://trades-do-camisa.blogspot.com

Bom fim de semana!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Visitante » 19/11/2004 23:16

O problema não é, porém, resolvido na questão bilateral. São os europeus que estão a pagar, com menos crescimento e mais desemprego, a depreciação acentuada do dólar, porque os asiáticos, ou não têm regimes de câmbios flexíveis (caso da China), ou põem os seus bancos centrais a vender dólares no mercado e comprando as respectivas divisas (como o Japão anda a fazer por estes dias).

Há aqui qualquer coisa que me escapa, então o Japão para travar a desvalorização do dolar, vende dolares ou compra dolares, vendendo assim as suas respectivas divisas... Serei eu que estou a ver mal a coisa?
BFS
Visitante

por TRSM » 19/11/2004 20:49

Um bom fim se semana para todos :wink:

Sérgio Figueiredo
Brutal...
sf@mediafin.pt
--------------------------------------------------------------------------------

O presidente do nosso banco central, ou seja, Jean-Claude Trichet, acha que a nossa moeda já subiu alto demais. E, por isso, classifica a queda que o dólar já registou como «brutal». Realmente, é caso bicudo. O euro hoje vale face ao dólar mais 50% do que em 2001. Trata-se de um movimento cambial de amplitude brutal.
É um movimento que começa a inquietar aqueles que o contemplam deste lado do Atlântico.

Pelos problemas conhecidos: sector exportador em dificuldades; outro motor que «gripa», já que as procuras internas permanecem paralíticas; a retoma europeia comprometida; economia global novamente descompensada.

Também deveria preocupar americanos, japoneses ou chineses. E, pelo menos nas aparências, o senhor Snow, do Tesouro americano, assume uma atitude relaxada perante a debilidade da sua moeda - «demasiado relaxada», para o FT.

Só que o fenómeno cambial parece ter outros contornos quando se atravessa o oceano e se olha para o mundo a partir de lá.

A América, se não ajusta pelo câmbio, terá de pagar a correcção do seu défice externo provavelmente com uma recessão económica.

Desde que atingiu o pico mais alto das cotações, no início de 2002, o dólar regista uma depreciação com algum significado, cerca de 15% em relação ao cabaz das outras moedas relevantes.

Sucede que, como a Economist vem agora lembrar, depois de corrigido da inflação e medido pelo respectivo peso no comércio internacional, o valor do dólar está em linha com a média dos últimos trinta anos.

Ou seja, talvez o senhor Snow lá tenha as suas razões para pensar que a sua moeda ainda está «barata». Várias estimativas sustentam que, para chegar a uma taxa de câmbio de equilíbrio, o dólar precisava desvalorizar ainda 20%. Pelo menos.

O problema não é, porém, resolvido na questão bilateral. São os europeus que estão a pagar, com menos crescimento e mais desemprego, a depreciação acentuada do dólar, porque os asiáticos, ou não têm regimes de câmbios flexíveis (caso da China), ou põem os seus bancos centrais a vender dólares no mercado e comprando as respectivas divisas (como o Japão anda a fazer por estes dias).

Com a globalização ninguém ficou imune à desgraça alheia. Nem os EUA. Além disso, esta forma de ajustamento de desequilíbrios estruturais não é sustentável. Apenas abre um escape para o problema.

E, pela primeira vez nesta fase de «défices gémeos», a locomotiva global começa a sentir o pior efeito-boomerang de uma divisa fraca: a inflação.

Os defensores do modelo americano, como António Borges, admitiam que um «mundo novo» estava ali a florescer. Taxas de juro negativas, défices orçamentais e fortes desequilíbrios externos coabitavam com inflação quase inexistente.

A fórmula mágica esgotou-se. E, por cruel ironia, será um americano a travar os ávidos consumidores e governantes do seu país, afinal a principal razão deste desarranjo global das moedas.

Greenspan ajudará o euro, continuando a aumentar os juros. Desta vez, agradeceremos a unilateralidade.

Registado: 5/11/2002 11:30

por JAOR » 19/11/2004 20:36

baaaaaaaa, não tens nada a gradecer Djo, tu e o próprio Fórex é que estimulam isto e porque não...as meninas forexianas :P :P

Um BFS a todos :!:

jinhossssssss

e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Stratega » 19/11/2004 20:32

JAOR, era sobre a intervenção desconcertante daqueles senhores todos poderosos, só isso...
:roll:

Aproveito também pra deixar um bom fim de semana a todos.

Recarreguem essas energias. 2ª feira há mais. Esperemos q sejam ganhos pra todos.

DJ, com um DJ assim q esperavas? Assim vem tudo pra pista dançar! :wink:

Beijinhos
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por djovarius » 19/11/2004 20:23

Oh, well :roll: que discussão engraçada que para aqui vai !!

Quanto ao EUR/USD, pouco há a dizer.
Mais um fecho semanal no máximo, à espera de novidades de fim de semana.
Será em torno de 1.3030 se não for mais longe ainda...
Aproximam-se tempos interessantes nos mercados, aliás, já estamos a vivê-los, não ?

E eu aproveito para agradecer a forte participação de todos, o que só foi possível, porque o mercado assim o permitiu, batendo todos os recordes de "audiência" deste tópico, para lá da participação.

A todos um excelente fim de semana, que para mim será sobretudo de reflexão.

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Re: O dolar

por JAOR » 19/11/2004 20:14

Stratega Escreveu:
JAOR Escreveu:Hó menina fórexiana, atão se não há AT que nos salve, porquê as entradas curtas :roll: porquê uma ida a 1.37....não é pela AT :roll:

continuação de bons trades.....

jinhosss

Ó Sr. Galináceo, as entradas curtas, quando ele desce e por acreditar numa retracção.
A ida a 1.37 pq é um dos máximos absolutos e históricos.

E a AT estará comprometida pla intervenção dos senhores presidentes de bancos centrais.

Entenditi? :lol: :lol: :lol:

Beijinho

Vamos lá a ver se nos entendemos.....

Nas entradas curtas e apesar de não entender a justificação, diz que é por acreditar numa retracção....não é isso AT :roll:

A ida a 1.37, como máximo histórico, não é AT :roll:

Quanto à possivel intervenção dos senhores dos BC's,mesmo isso....tá lá...no gráfico, nada escapa...penso eu de quê :roll:

Afinal o que será a AT :roll: ( passatempo para o FSM :P )

Haaaaaaaa e quanto ao Ó Sr. Galináceo sou galo velho ....mas nem tanto :P :P :P pode retirar o Sr......menina :P

jinhossssssssss

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

por Stratega » 19/11/2004 20:09

Stratega Escreveu:E a AT estará comprometida pla intervenção dos senhores presidentes de bancos centrais.

Explicando melhor esta....

Se decidirem intervir no mercado fazendo correções ou deixando de as fazer), de q nos servirá a AT?
As análises e projecções q fazemos agora poderão ficar comprometidas plas decisões de quem ter poder pra mudar o cenário.

beijinhos ao menino :wink:

por Stratega » 19/11/2004 20:03

JAOR Escreveu:Hó menina fórexiana, atão se não há AT que nos salve, porquê as entradas curtas :roll: porquê uma ida a 1.37....não é pela AT :roll:

jinhosss

Ó Sr. Galináceo, as entradas curtas, quando ele desce e por acreditar numa retracção.
A ida a 1.37 pq é um dos máximos absolutos e históricos.

E a AT estará comprometida pla intervenção dos senhores presidentes de bancos centrais.

Entenditi? :lol: :lol: :lol:

Beijinho

por JAOR » 19/11/2004 19:57

Stratega Escreveu:
Jobeta Escreveu:Boa tarde Stratega:

Pareceu-me entender do post que puseste que continuas bull no par euro/dolar ao contrário do meu posicionamento e tb porque porque foi o gráfico que retive.

Nada mais
Boa sorte nos negócios
Cmps

Oias.
Por acaso... nópes...

Por acaso já ñ me lembro de abrir um longo...

Tenho andado a apanhar curtos em swings.
Por isso tive bem enrascada na 4ªfeira e ontem acabei por fechar tudo em bom terreno e hoje já lá vão mais uns belos duns curtinhos. :P

O último gráfico q pus foi uma imagem q me chamou muito a atenção (time frame de 3 horas).

Um duplo topo em formação. E tão direitinho... A ver vamos.

Eu acho q inda vai a 1.37, mas penso q seria muitooo bom uma retracção. É pra essa q tento andar inclinada.

Mas já só me limito a ver pra onde vai e a segui-lo. Esta questão dos presidentes dos BCentrais intervirem ou não e, a questão dos cowboys ñ ajudarem numa queda suave do dólar, deixa-me à espera de tudo.

Ñ sei se há AT q nos salve nesta altura.

Beijinhos aos meninos

Hó menina fórexiana, atão se não há AT que nos salve, porquê as entradas curtas :roll: porquê uma ida a 1.37....não é pela AT :roll:

jinhosss

por Stratega » 19/11/2004 19:48

Jobeta Escreveu:Boa tarde Stratega:

Pareceu-me entender do post que puseste que continuas bull no par euro/dolar ao contrário do meu posicionamento e tb porque porque foi o gráfico que retive.

Nada mais
Boa sorte nos negócios
Cmps

Oias.
Por acaso... nópes...

Por acaso já ñ me lembro de abrir um longo...

Tenho andado a apanhar curtos em swings.
Por isso tive bem enrascada na 4ªfeira e ontem acabei por fechar tudo em bom terreno e hoje já lá vão mais uns belos duns curtinhos. :P

O último gráfico q pus foi uma imagem q me chamou muito a atenção (time frame de 3 horas).

Um duplo topo em formação. E tão direitinho... A ver vamos.

Eu acho q inda vai a 1.37, mas penso q seria muitooo bom uma retracção. É pra essa q tento andar inclinada.

Mas já só me limito a ver pra onde vai e a segui-lo. Esta questão dos presidentes dos BCentrais intervirem ou não e, a questão dos cowboys ñ ajudarem numa queda suave do dólar, deixa-me à espera de tudo.

Ñ sei se há AT q nos salve nesta altura.

Beijinhos aos meninos

O dolar

por Jobeta » 19/11/2004 19:38

Boa tarde Stratega:

Nada mais
Boa sorte nos negócios
Cmps
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

Re: o AssimAssim

por Stratega » 19/11/2004 19:29

Jobeta Escreveu:Boa tarde:
Eu não sou o visitante das 17 horas.
Entrei assimassim
Bem não é palpite.É o resultado de queimar as pestanas e de me lamentar muitas vezes hoje por exemplo de não ganhos e às vezes perdas Digo muitas vezes :mrgreen:
Usando o fibonacci e contando correctamente as ondas é possível projectar é o que fiz e tenho isso por ai dito 1.306 .
No intraday como podes ver no boneco tudo converge para um minimo no index CEC a corresponde um máximo no euro e outras moedas.(Embora me palpite uma v pequena mas as relações de fibonacci satisfazem e os meus palpites são despistados.)Neste aspecto talvez a Stratega esteja a pensar o contrário,mas contas são contas.
Só isto..
Boa sorte
abraço

Ñ percebi... tou lentinha hoje, já trabalhei muito...
Troca lá por miúdos... please

Brigada

o AssimAssim

por Jobeta » 19/11/2004 19:25

Boa tarde:
Eu não sou o visitante das 17 horas.
Entrei assimassim
Bem não é palpite.É o resultado de queimar as pestanas e de me lamentar muitas vezes hoje por exemplo de não ganhos e às vezes perdas Digo muitas vezes :mrgreen:
Usando o fibonacci e contando correctamente as ondas é possível projectar é o que fiz e tenho isso por ai dito 1.306 .
No intraday como podes ver no boneco tudo converge para um minimo no index CEC a corresponde um máximo no euro e outras moedas.(Embora me palpite uma v pequena mas as relações de fibonacci satisfazem e os meus palpites são despistados.)Neste aspecto talvez a Stratega esteja a pensar o contrário,mas contas são contas.
Só isto..
Boa sorte
abraço
Anexos
CEC2.jpg
CEC2.jpg (63.99 KiB) Visualizado 1276 vezes
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

por Visitante » 19/11/2004 19:05

assim assim que grande palpite...

Parece que é mesmo para descer.

E mesmo às 17 horas...

Cumprimentos
Visitante

por djovarius » 19/11/2004 18:57

Penso que o mercado vai continuar nervoso.

Qual poderá ser o motivo de alegria para os curtos?
Só um sell the news, o que, do ponto de vista da AT, se chamará uma correcção.

Não sei o que esperar do fim do semana. Talvez uma ausência de notícias. De resto, todo o mercado já sabe que os asiáticos só vão deixar revalorizar as suas divisas quando a China o fizer. Que o Japão acabará por intervir, de uma forma ou de outra, só ou acompanhado. E que a Europa dos 12 não tem "munições" para fazer mais do que uma tentativa de intervenção e que ela não deve estar iminente.

Perante isto, com ou sem correcção, o EUR/USD mantém-se numa caminhada altista.

No início do ano esperava que o par fosse a 1.35 - 1.40, mas seis meses depois pensei que isso seria adiado para o ano que vem. Agora, creio que aqueles valores podem ser atingidos, se não no fim do ano, logo no primeiro trimestre de 2005 - as nada será tão linear como parece. As dificuldades serão muito grandes.

Apesar de tudo, o "momentum" vai-se perdendo e hoje poderemos assistir a um fecho semanal de apenas 50 a 60 pips acima do da semana anterior, o que significa apenas 0.5% - além disso, já temos muitas semanas em alta, sem qualquer interrupção, que costuma ocorrer e durar em média duas semanas.

Até já

dj

por maisum_CALD » 19/11/2004 17:54

Penso que já percebi. Boa sorte.

Registado: 23/9/2004 1:02

Oi

por AssimAssim » 19/11/2004 17:48

Boa tarde:
O que é facto é que não rompe .É forte aqui.
O que parece um triangulo ascendente,(bandeira) é na minha opinião um máximo que está posto.
O mercado dirá em breve se perco ou ganho.
Boa sorte a todos.
AssimAssim

por maisum_CALD » 19/11/2004 17:40

Visitante não sei de onde tiraste esse palpite mas olha que a figura de hoje no intraday Eur/USD é capaz de fazer mossa 2ª feira nos curtos neste cross

Mas há sempre um ...mas

Registado: 23/9/2004 1:02

por Stratega » 19/11/2004 17:11

.....
Anexos
Sem título10.PNG
Sem título10.PNG (90.4 KiB) Visualizado 1373 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Aqui_Vale, As_paus , cali010201, Carrancho_, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, Masterchief, Nuno V, nunorpsilva, Phil2014, zulu404 e 219 visitantes